DADOS BIOGRÁFICOS LAVÍNIA ROCHA
Lavínia Rocha é uma escritora, palestrante, professora e influenciadora nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1997. Com uma carreira que combina criatividade, educação e militância, Lavínia começou a escrever aos 11 anos, quando publicou seu primeiro livro, Um amor em Barcelona, de forma independente. Seus pais foram seus grandes apoiadores, financiando a publicação e incentivando seu talento literário. Aos 13 anos, o talento precoce de Lavínia chamou a atenção da editora D’Plácido, que relançou o livro, marcando o início de sua trajetória como autora publicada.
Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lavínia descobriu, durante sua graduação, a importância dos movimentos sociais e da representação negra na literatura e na sociedade. Foi nesse período que ela consolidou sua identidade e começou a buscar referências em escritoras como Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. A influência dessas autoras moldou sua visão criativa e a inspirou a levar representação às suas obras, especialmente para jovens e crianças negras. Lavínia escreveu 17 livros infanto-juvenis e adultos adotando o pseudônimo Lia Rocha para seu público jovem e adulto e usando seu nome, Lavínia Rocha, para o público infantil.
Além de sua atuação como escritora, Lavínia é professora e palestrante, tendo participado de mais de 200 eventos escolares e literários. Ela ministra palestras sobre feminismo, protagonismo negro e literatura, considerando o vínculo com o ambiente escolar um dos maiores presentes de sua carreira. Lavínia recebeu o prêmio Perestroika para professores criativos em 2022 e segue sendo um exemplo de profissional na área da educação básica.
“Um pouquinho da minha história...”, por Lavínia Rocha
Lavínia Rocha nasceu no dia 24 de maio de 1997 em Belo Horizonte. Concluiu o Ensino médio no Colégio Santo Antônio, é licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada em Docência e Prática de Ensino em História.
Influenciada pela família e pela escola, desenvolveu o hábito da leitura desde muito nova, mas, até os doze anos, nunca havia ousado sonhar em se tornar escritora, pois acreditava que só pessoas mais velhas podiam publicar.
Percebeu que gostava de escrever com as aulas de Produção de Texto na escola, mas detestava o limite de trinta linhas imposto pela professora. Então, aos onze, Lavínia decidiu escrever seu próprio romance sem precisar se importar com limites ou temas pré-estabelecidos.
Embora nunca tenha sido tímida ou introvertida, morria de vergonha só de imaginar alguém lendo o que escrevia. Mas influenciada por sua prima Lorena Rocha e sua amiga Mariana Cardoso, decidiu mostrar à mãe sua primeira história.
Lançamento de Um amor em Barcelona
Com os esforços dos pais, em 2010, lançou de forma independente seu primeiro romance, Um amor em Barcelona, aos treze anos – e desde então nunca parou de escrever. Em 2014, foi publicada pela editora D’Plácido, em 2021 pelo Grupo Autêntica, e em 2022 pela Editora Rocco e Mazza Edições. Hoje também é autora dos livros O mistério da Sala Secreta, De olhos fechados, Entre 3 mundos, Entre 3 segredos, Entre 3 razões, Coisas incríveis acontecem (Lia Rocha), além fazer parte das antologias Raízes do amanhã, Flores ao mar, As artes mágicas do Ignoto, Amores Improváveis – No Colégio, Formas Reais de Amar (Lia Rocha) e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens) (Lia Rocha).
Aos 17, passou a se engajar em lutas de minorias, como o movimento negro e o feminista, e trouxe para seus livros mais atuais temas de relevância social. Foi colaboradora do blog “Desejo Adolescente” nas categorias “comportamento” e “feminismo”, e em 2017, a convite da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, ministrou palestras com o tema Feminismo não é palavrão para adolescentes de 10 a 16 anos. Logo depois do primeiro convite, recebeu diversos outros para repetir a palestra.
Lavínia Rocha também já participou de bienais e feiras (como as de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Resende, Contagem, Ubá, Alfenas, Lavras, Rio Novo, entre outras), foi entrevistada por programas de rádio, televisão e por jornais impressos, teve seus livros adotados em inúmeras escolas do Brasil e já ministrou a palestra “Não existe idade para começar a sonhar: como me tornei escritora aos 13 anos” em escolas, faculdades e instituições.
Em 2021 foi criado o pseudônimo Lia Rocha, que tem a finalidade de separar os públicos para que leitores que estão na fase da infância até o início da adolescência saibam o que foi pensado para eles (Lavínia Rocha) e o que foi escrito para leitores jovens e adultos (Lia Rocha).
Em 2022 entrou em sala de aula como professora de História e passou a compartilhar nas redes sociais um pouco da metodologia criativa que utiliza com os alunos. No mesmo ano, recebeu o prêmio Perestroika para professores criativos e viu um de seus vídeos viralizar na Internet. Abriu a temporada de 2023 do Provoca, apresentado por Marcelo Tas na TV Cultura, e foi entrevistada por diversos canais de comunicação.
*Texto publicado no site da escritora.
Referência
ROCHA, Lavinia. Sobre mim. Disponível em: https://laviniarocha.com.br/sobre-mim/. Acesso em: 22 maio 2025.
PUBLICAÇÕES
Obra individual
Um amor em Barcelona. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2010. (infantojuvenil).
De olhos fechados. Rio de Janeiro: Editora Plutão, 2015. (infantojuvenil)
O mistério da Sala Secreta. São Paulo: Editora Gutenberg, 2021. (infantojuvenil).
Coisas incríveis acontecem. Belo Horizonte: Clube P.S., 2021 (romance).
Entre 3 mundos. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2022. (trilogia infantojuvenil, livro 1).
Entre 3 segredos. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2023. (trilogia infantojuvenil, livro 2).
Entre, corra e pula: aventuras (nada) virtuais pela África. ilustrações Douglas Lopes e Vitória Gomes. Belo Horizonte: Leiturinha, 2023. (infantil).
Entre 3 razões. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2024. (trilogia infantojuvenil, livro 3).
Mas por quê?. ilustrações de Elizabeth Builes. Belo Horizonte: Leiturinha, 2024. (infantil).
Problemas inspiram soluções. ilustrações Flávia Borges. Belo Horizonte: PeraBook, 2024. (infantojuvenil).
O que você pensa quando falo África? ilustrações Letícia Moreno. Belo Horizonte: Yellowfante, 2025. (infantil).
Antologias
Amores improváveis no colégio. Rio de Janeiro: Editora Plutão, 2016.
Contos de Natal para viajar. São Paulo: Clube P.S., 2018.
Formas reais de amar. Belo Horizonte: Agência Página 7, 2018.
As artes mágicas do Ignoto. São Paulo: Editora Ignoto, 2021.
Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas. São Paulo: Editora Gutenberg e Plutão, 2021.
Flores ao Mar. Três Pontos: Brasil, 2022.
Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens). São Paulo: Rocco, 2022.
TEXTOS
Lavínia Rocha - Entre 3 mundos
Lavínia Rocha - Status de relacionamento: enrolados
CRÍTICA
FONTES DE CONSULTA
CARVALHO, Thainá Cristine de. A voz dos jovens escritores e seu papel na formação de leitores. 2023. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
BARTH, Pedro Afonso. Autoria feminina negra na literatura juvenil: a memória coletiva na formação de identidades. Eixo Roda, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 384-404, 2023. DOI: 10.17851/2358-9787.32.4.384-404.
FRANÇA, Julliane Santana da; CAZUMBÁ, Renailda Ferreira. Autoria negro-feminina nos romances brasileiros independentes de entretenimento: temáticas, trajetórias, autopublicação e comunidades leitoras. In: XXVII Seminário de Iniciação Científica da UEFS, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Feira de Santana, 2024. Universidade Estadual de Feira de Santana.
PEREIRA, Maryane Rodrigues Sales. Relatório sobre a produção da reportagem em quadrinhos: “Vozes Negras”. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/fb886c55-a4e7-438d-a107-f44247bfe13f - acesso em 17 abril 2025.
LINKS