Tatiana Nascimento

DADOS BIOGRÁFICOS

Tatiana Nascimento nasceu em 1981 em Brasília, onde reside atualmente. É formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília) e fez doutorado em Estudos da Tradução na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A autora é poeta, slammer, cantora e compositora. Atua também nos campos editorial, educacional, cultural e audiovisual. Enquanto educadora ministra atualmente o curso “privilégio branco: uma questão feminista?”.

A menina que sonhou poemas desde a infância saiu da gaveta literária aos 35 anos com a publicação de lundu, sua primeira coletânea de poesias. O livro traz textos fortes que carregam chamados à luta negra atual mesclados à ancestralidade. Publicado pela Padê Editorial em 2016 está atualmente na terceira edição, com milhares de exemplares vendidos e arquivo em pdf disponível para download gratuito no site da escritora. lundu, foi uma das publicações selecionadas pelo Projeto Nacional Leia Mulheres na categoria "Melhores Livros de 2016". A coletânea foi também o “Livro do Mês” de maio de 2018 na edição do projeto "Lendo Mulheres Negras", em Salvador, e em dezembro de 2017 na edição de Brasília. E Esboço. Brasília: Padê editorial, 2016.

Seu segundo livro de poemas, mil994 foi lançado em 2018 também pela padê editorial. Tatiana Nascimento foi convidada a integrar o quadro de autores da Martelo Casa Editorial, de Goiânia, pela qual lançará Um ebó de boca y otros [silêncios] e Três tigres tortas, este último sua estreia enquanto contista. Os lançamentos estão agendados para o segundo semestre de 2019 como parte das atividades do calendário nacional da visibilidade lésbica. A autora tem também convite da editora soteropolitana Organismos para publicar o volume Palavra preta em 2019. Recentemente lançados, 07 notas sobre o apocalipse, ou, poemas para o fim do mundo, pela editora carioca KZA1, cuírlombismo literário: poesia negra lgbtqi desorbitando o paradigma da dor, ensaio publicado pela n-1 editora, e um sopro de vida no meio da morte, publicado pela Macondo Editora, já estão disponíveis para o público. Em paralelo, a escritora está finalizando seu primeiro romance, Água de maré, que terá o afrofuturismo como temática.

Os poemas de Tatiana Nascimento refletem, em todos os sentidos da palavra, a sociedade brasileira. São como um espelho que traz consigo o reflexo das mazelas da periferia e suas condições. Dentro do sentido antropológico, a autora traça considerações diacrônicas quando fala da história negra desde a escravidão.

A sincronia, também marcante na poesia da autora, enfatiza a vida atual dos negros enquanto concede a eles lugar de fala e pensamento. Nascimento é uma mulher negra e sua fala gera representatividade. Assim, o reflexo do espelho junta-se à reflexão, e os poemas trazem ambos em uma mistura de rimas e efeitos visuais. As Letras “tatiânicas” atuam como exercícios críticos sobre a estrutura social vigente e demonstram de maneira explícita os respectivos acontecimentos através da combinação entre precisão e leveza, que, por mais antagônicas que sejam, tornam o composto poético delicioso aos olhos do leitor.

um sopro de vida no meio da morte, ensaio, Juiz de Fora: macondo, 2019.

cuírlombismo literário: poesia negra lgbtqi desorbitando o paradigma da dor, ensaio, n-1 edições, 2019.

07 notas sobre o apocalipse, ou, poemas para o fim do mundo. Garupa e Kza1 edições, 2019.

cuírlombismo literário: poesia negra lgbtqi desorbiando o paradigma da dor. n-1 edições, 2019.

esboço. Brasília: Padê editorial, 2016.

lundu,. Brasília: Padê editorial, 2016.

mil994. Brasília: Padê editorial, 2018.

um sopro de vida no meio da morte. Juiz de Fora: macondo editora, 2019.

TEXTOS

Textos selecionados