DADOS BIOGRÁFICOS 

Nascida em Santo André-SP, Kiusam Regina de Oliveira é Professora da Universidade Federal no Espírito Santo. Possui Mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, sendo também Especialista em Educação Especial. Educadora há vinte e cinco anos, com experiência desde a educação infantil até o ensino superior. Arte-educadora, atuou como orientadora pedagógica do projeto Geração XXI, o primeiro de Ação Afirmativa do país. Foi Chefe de Educação Especial do município de Diadema-SP de 2005 a 2008. Assessorou a implementação da Lei 10.639/03 em Diadema, de 2005 a 2016. Em 2010 e 2011, atuou como assessora na Secretaria de Cultura de Diadema nos assuntos da cultura voltada para as questões de gênero e raça, tendo como foco a dança. Em 2013, assessorou a PMSP-DOT-P-Guaianases para a implementação da lei 10.639/03 na região. Em 2010, representou o Brasil no FESMAN – Festival Mundial de Artes Negras –, no Senegal. É Iyalorixá. Integrante da ONG Olhares Cruzados. Artista multimídia e coreógrafa, tem palestrado pelo Brasil sobre a temática das relações étnico-raciais, focando em: candomblé e educação; corporeidade afro-brasileira; danças afro-brasileiras e cultura; e Lei 10.639/03. Nessa linha, tem ministrado oficinas sobre Corporeidade Poética, racismo e gênero. Criadora e diretora do programa de rádio Povinho de Ketu – as africanidades brasileiras no ar, transmitido por rádios públicas nacionais. Contadora de histórias da mitologia afro-brasileira. Escritora.

Em 2009, publicou pela editora Mazza Omo-Oba: histórias de princesas, no qual recupera os mitos dos orixás femininos como princesas aproximando-as do universo feminino negro do passado e da contemporaneidade. O livro obteve boa recepção crítica, tendo sido recomendado em 2010 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ – e selecionado em 2011 para integrar o acervo do PNBE – Plano Nacional da Biblioteca Escolar.

Em 2013, a autora retorna ao universo infantil com o livro O mundo no black power de Tayó, editado pela Peirópolis. O texto tem como centro das atenções uma menina de seis anos e seu belo cabelo black power, que é relacionado ao universo da memória ancestral africana e às tradições culturais vigentes na diáspora. E novamente emerge a valorização do corpo e da identidade negra como forma de questionamento de estereótipos racistas.

Em 2014, pela mesma editora, lança O mar que banha a ilha de Gorè, texto que aborda a história do tráfico de seres humanos escravizados no processo de colonização europeia das Américas. A narrativa tem como protagonista uma menina de nove anos que viaja ao Senegal, especificamente para a ilha de Gorè, conhecido entreposto de onde vieram centenas de milhares de africanos vendidos como mercadoria. O texto volta ao passado de angústias e sofrimentos a partir de uma perspectiva identificada às vítimas e traduz o fato histórico numa linguagem acessível ao leitor iniciante. Como os anteriores, O mar que banha a ilha de Gorè é valorizado por ilustrações de extremo bom gosto que o embelezam e chamam a atenção para os fatos narrados.

A propósito, afirma a autora no paratexto inserido neste último volume: “nos livros que escrevo, procuro voltar meu olhar para o processo de construção de identidades infantis e juvenis saudáveis, buscando contribuir para uma educação antirracista e para o empoderamento feminino”.

Tal procedimento permeia de fato toda a sua obra, marcada pela representação do universo africano e afro-brasileiro de maneira lúdica e pelo propósito de cativar e prender a atenção das crianças de todas as cores e idades, numa postura de respeito e valorização da alteridade – atitudes mais do que necessárias nesse começo de século marcado pela intolerância para com as diferenças étnicas e sociais.

 

PUBLICAÇÕES 

Obra Individual

Omo-Oba Histórias de Princesas. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. (Infantojuvenil)

O Mundo no Black Power de Tayó. São Paulo: Peirópolis, 2013. (Infantil)

O mar que banha a ilha de Goré. São Paulo: Peirópolis, 2014. (Infantojuvenil)

Não ficção

Yabas, mulheres negras, deusas, heroínas e orixás - personalidades sem fronteiras. In: Negros da diáspora: Todo o poder para as yabas. Revista Vozes. Nª - Ano 93, volume 93, 1999.

Duas Historias de Autodeterminação. In: A construção da Identidade de Professoras Negras. São Paulo, [S. I.], 2001, 153 p.

O papel da consciência sociorracial na luta contra o racismo. In: Multiplicidades Culturais – Projetos de Formação e Trabalho Escolar. Organização de Cynthia Pereira de Souza e Denice Bárbara Catani. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

Um mito de presente a você: tecendo as memórias femininas ancestrais afro-brasileiras. In: Diadema Programa Diversidade na Escola: Escola de todas as cores. Organização de Kiusam Regina de Oliveira. Diadema: Secretaria Municipal de Educação, gestão 2005- 2008.

 

TEXTOS

Kiusam de Oliveira - O Mundo no Black Power de Tayó
Kiusam de Oliveira - O mar que banha a ilha de Gorè
Kiusam de Oliveira - OMO-OBA História de Princesas

 

 

 

CRÍTICA 

 

 

 

FONTES DE CONSULTA

Links 

http://omo-oba-historiasdeprincesas.blogspot.com.br/

http://povinhodeketu.blogspot.com.br/

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2011/01/866994-a-escritora-kiusam-oliveira-narra-uma-historia-sobre-iemanja.shtml

https://www.youtube.com/watch?v=uH7LwI1SV3I