Publicações:


Livro de Receitas do Professor de Português: Atividades para a sala de aula
Novas Tecnologias, Novos Textos, Novas Formas de Pensar
Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas




0800 2831322
 www.autenticaeditora.com.br


COSCARELLI, C. V. Um modelo de leitura. Revista de Estudos da Linguagem,  Belo Horizonte:UFMG. Ano 4, n. 3, v.2. p. 5-20. 1995.

COSCARELLI, C. V.  Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. In: GUIMARÃES, Ângelo de M. (Ed.) Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo Horizonte: DCC/UFMG, nov. 1996, p. 449-456.

COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió: Imprensa Universitária, dez.1996. p. 163-174.

COSCARELLI, C. V. Estratégias de Aprendizagem de Língua Estrangeira: uma breve introdução. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte: CEFET-MG, v. 4, n.4, p. 23-29, jan./jul., 1997

COSCARELLI, C. V. Os alunos aprendem o que os professores ensinam? In: Gonçalves, Gláucia, Ravetti, Graciela (Orgs.). Lugares Críticos. Belo Horizonte: Orobó,UFMG, 1998, p. 23-29.

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.

COSCARELLI, C. V. A nova aula de português: o computador na sala de aula. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1999.

COSCARELLI, C. V. Leitura numa sociedade informatizada. In: Mendes, Eliana Amarante M, Oliveira, Paulo M, Benn-Ibler, Veronika (Orgs.). Revisitações. Belo Horizonte: UFMG, 1999, p. 83-92.

COSCARELLI, C. V.  A critical look at the new technology. XXe Congrès de la Fédération Internationale des Professerus de Langues Vivantes. Paris: Université René Descartes Paris V, 2000. 
http://cvlium.univ-lemans.fr:8900/public/FIPLV/FIPLVtitresR%E9sum%E9s.htm#c

COSCARELLI, C. V.  
Língua Portuguesa. Programa Salto para o Futuro da TVE, série SAEB 2001.  http://www.tvebrasil.com.br/salto/saeb/saebtxt3.htm

DELL´ISOLA et. al.
Língua Portuguesa e literatura brasileira no vestibular: provas do Vestibular 2001 resolvidas e comentadas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

SAEB 2001: novas perspectivas / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. – Brasília: O Instituto, 2001.http://www.inep.gov.br/basica/saeb/matrizes.htm

COSCARELLI, C. V.  Educação a Distância: mitos e verdades. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

COSCARELLI, C. V.  A informática na escola. Revista Viva Voz. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2002.

COSCARELLI, C. V., Martins, Else. Viciados em F7? Nossa resposta ao JB. (mimeo)


COSCARELLI, C. V.  Avaliar o quê, pra quê, pra quem? Seminário Virtual Internacional: L'Hermitage: Experiências transgressoras em educação, maio de 2002. http://www.seminariovirtual.com.br

COSCARELLI, C. V.  Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002

COSCARELLI, C. V. Martins, Diana, Bicalho, Carolina N. Comunicação: Redigir: uma experiência de ensino a distância. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002

COSCARELLI, C. V. Martins, Diana, Bicalho, Carolina N. Comunicação: Redigir: leitura e produção de textos à distância. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002

COSCARELLI, C. V.  Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Línguagem.
Belo Horizonte: UFMG. v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002.

Dell'Isola et. al.
Língua Portuguesa e literatura brasileira no vestibular: provas do Vestibular 2002 resolvidas e comentadas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

COSCARELLI, C. V.  
(Org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

COSCARELLI, C. V.  e CAFIERO, Delaine. Análise do discurso e a sala de aula: compreensão de textos. Anais do II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.

Bonamino, Alícia, Coscarelli, Carla, Franco, Creso. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao Saeb e ao Pisa. Dossiê: Letramanto. Educação & Sociedade: Revista da Ciência da Educação. v. 23, nº 81. São Paulo: Cortez; Unicamp; Cedes. Dez, 2002. p. 91-113. http://www.cedes.unicamp.br/revista.html

COSCARELLI, C. V. Erros sem aspas. In.: Caderno do Professor. Belo Horizonte: Secretaria do Estado da Educação-MG / Centro de Referência do Professor.
Nº 10, out. 2002. p.33-36.

COSCARELLI, C. V. Em busca de um modelo de leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG. v. 11, nº 1 jan/jun, 2003. p.119-147.

COSCARELLI, C. V.  Reading Hypertexts.
San Diego: UCSD. Abril de 2003. http://cogsci.ucsd.edu/~faucon/253/readings.html

Dell'Isola et. al.
Língua Portuguesa e literatura brasileira no vestibular: provas do Vestibular 2003 resolvidas e comentadas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

Coscarelli, C. V.
Espaços hipertextuais. Anais do II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, 17/07/2003, Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte. Coordenação geral: Eduardo Fleury Mortimer,  Ana Luiza B. Smolka. ISBN: 85-86091 (CD- ROM)

Coscarelli, C. V. Livro de receitas do professor de português. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Livro indicado pela Câmara Brasileira do Livro como finalista ao Prêmio Jabuti 2004 na Categoria Paradidático de Ensino Fundamental e Médio.)

Coscarelli, C. V. Não adianta resistir. A informática está aí. Mesa-redonda: Letramento digital: textos e hipertextos na escola e na formação do professor”. IV Seminário sobre Leituras do Professor. 14º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). 24 de julho de 2003.
Unicamp, Campinas.

Coscarelli, Carla Viana.
Acompanhando e avaliando a alfabetização. Congresso Estadual de Alfabetização: Ensino fundamental de 9 anos. SEE / CEALE,  5 de dezembro de 2003, Belo Horizonte, Ouro Minas. (Conferência)

Coscarelli, C. V., Mitre, Daniela, Patto, Rafael. Material Didático para Oficina de Leitura de Produção de Textos. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

Souto, Ângela, Cafiero, Delaine, Coscarelli, Carla, Paulino, Graça, Toledo, Hercules. Projeto Escolas - Referência Projeto de desenvolvimento profissional de educadores - PDP - Proposta curricular de Língua Portuguesa Ensino Fundamental 5a. à 8a. série e Ensino Médio – Belo Horizonte, SEE/MG. Versão preliminar para discussão - 2004.

Coscarelli, C. V. Reading Hypertexts: an advertisement. San Diego: UCSD. Maio de 2005. http://cogsci.ucsd.edu/~faucon/238/readings.html

Bianchet, Sandra, Amarante, Eliana, Dias, Luiz Francisco, Coscarelli, Carla V., Chiaretto, Marcelo, Marques, Reinaldo Martiniano, Pereira, Maria Antonieta. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Vestibular 2005 – provas do vestibular – resolvidas e comentadas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005. 74p. ISBN: 85-7041-548-6 e 85-7041-228-2(série)

Coscarelli, C. V., Ribeiro, Ana Elisa (Orgs). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. ISBN: 85-7526-170-3

Coscarelli, C. V. Entrevista: Hipertexto. Letra Magna: Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura. Ano 02, n.03, 2005 - ISSN 1807-5193. http://www.letramagna.com

Coscarelli, C. V. Da leitura de hipertexto: um diálogo com Rouet et al. In: Araújo, Júlio César, Biasi-Rodrigues, Bernadete (Orgs.). Interação na Internet: Novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p 109-123.

Coscarelli, C. V. Leitura de hipertextos. Anais do Encontro Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE.  Outubro de 2005.

Coscarelli, C. V. Alfabetização e letramento digital. Anais do Encontro Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE.  Outubro de 2005.

Cafiero, Marcelo, Coscarelli, C. V. Um olhar sobre o processo hipertextual da leitura no gênero anúncio. Anais do Encontro Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE.  Outubro de 2005.

Duarte, Viviane Martins, Coscarelli, C. V. Leitura de hipertexto: a compreensão de um gráfico nas versões contínua e hipertextual. Anais do Encontro Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE.  Outubro de 2005.

Coscarelli, C. V. Poussin em muitas telas. TXT: leituras transdisciplinares de telas e textos. Ano I, nº 2. Dezembro de 2005. http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/revistatxt2/coscarelli.htm

Coscarelli, C. V. Entrevista: Uma conversa com Gilles Fauconnier. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v.5. n.2. 2005. p. 291-303.

Coscarelli, C. V. Hipertexto na sala de aula. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mai./jun., 2006, p.18-23.

COSCARELLI, Carla Viana. Os dons do hipertexto. Littera: Revista de Lingüística e Literatura. Pedro Leopoldo: Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, v.4, n.4, jul/dez, 2006. p.7-19.

COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na escola. Veredas Online (UFJF), v. 2, 2007.

COSCARELLI, Carla Viana. Cognição e linguagem: introduzindo alguns problemas. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, FALE/UFMG, v.15, n.1. jan/jul, 2007. p.57-70.

COSCARELLI, Carla Viana ; MITRE, Daniela . Oficina de Leitura e Produção de Textos (Livro do Professor). 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. v. 1. 101 p. http://www.editoraufmg.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=23&nome_categoria=Cole%E7%E3o+Did%E1tica

COSCARELLI, Carla Viana ; MITRE, Daniela . Oficina de Leitura e Produção de Textos (Livro do Aluno). 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. v. 1. 61 p.

http://www.editoraufmg.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=23&nome_categoria=Cole%E7%E3o+Did%E1tica

COSCARELLI, Carla Viana. A leitura de hipertextos: charges. In. ARAÚJO, Júlio César e DIEB, Messias. Linguagem & Educação: fios que se entrecruzam na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp.65-88. ISBN: 978-85-7526-244-3.  (http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/334 )

COSCARELLI, Carla Viana. A produção de gêneros textuais. Texto apresentado no CEALE Debate no dia 10 de abril, Faculdade de Educação da UFMG, 2007.

http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/noticias/materias/2007/abril_2007/Generos_artigo_carla_coscarelli.pdf

COSCARELLI, Carla Viana. Examining Reading Comprehension through the use of Continuous Texts and Hypertexts. Colombian Applied Linguistics Journal. Bogotá – Colombia, Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Nº9, September, 2007. p. 44-68.

COSCARELLI, Carla Viana, RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Revista Língua Escrita. Belo Horizonte: CEALE / FaE / UFMG. Ano I, vol.II, nº II, 2007. http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/rede/projetos/didatica_da_lingua_escrita/arquivos/lingua_escrita_numero_2/volume_2

COSCARELLI, Carla Viana. Hipertexto: quem ensina o quê?. Revista Língua Escrita. Belo Horizonte: CEALE / FaE / UFMG. Ano I, vol.II, nº II, 2007. http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/rede/projetos/didatica_da_lingua_escrita/arquivos/lingua_escrita_numero_2/volume_2

CAFIERO, Delaine, COSCARELLI, Carla Viana. Competências e habilidades na alfabetização: como construir uma matriz de desempenho para um jogo? Revista Língua Escrita. Belo Horizonte: CEALE / FaE / UFMG. Ano I, vol.II, nº II, 2007. http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/rede/projetos/didatica_da_lingua_escrita/arquivos/lingua_escrita_numero_2/volume_2

BIANCHET, Sandra M. G. B., DRUMOND, Adriano, COSCARELLI, Carla Viana, MENDES, Eliana A. de M, MIRANDA, José Américo, DIAS, Luiz Francisco, BOECHAT, Maria Cecília. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no vestibular, 2007. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. ISBN: 978-85-7041-639-1. 74p.

COSCARELLI, Carla Viana. Leitura, literatura e hipertextualidade. In.: Veredas de Rosa III. Belo Horizonte: CESPUC, 2007. ISBN 85-86480-55-X

COSCARELLI, Carla Viana, CAFIERO, Delaine, GONÇALVES, Juliana A. Preconceito Lingüístico. Entrevista com o Prof. Marcos Bagno. Belo Horizonte: Presença Pedagógica. v.14, n.79, Jan/Fev, 2008. p. 5-11. ISBN: 1413-1862.

RIBEIRO, Ana Elisa, COSCARELLI, Carla Viana. É possível facilitar a vida do professor. Resenha. Revista Língua Escrita, número 4, março de 2008. (ISBN: 1981-6847)

Gonçalves, Lucas, Dallapicula, Valério, Coscarelli, Carla V., Mota, Rosilane. A importância dos jogos e novas formas de interação na alfabetização. Anais do SBGames 2008. BH, PUC-MG, 2008. ISBN: 85-766-9215-5

Gonçalves, Lucas, Dallapicula, Valério, Coscarelli, Carla V. Jogos e alfabetização: analisando a prática. Anais do SBGames 2008. BH, PUC-MG. ISBN: 85-766-9215-5

COSCARELLI, Carla Viana. Likando as ideias dos textos (Prefácio). In. Araújo, Júlio César. Dieb, Messias. Letramentos na Web. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

COSCARELLI, Carla Viana. Um exercício de compreensão e aplicação da teoria dos espaços mentais. In. Costa , Jorge Campos da e Pereira, Vera Wannmacher (Orgs.). Linguagem e Cognição: Relações Interdisciplinares. EDIPUCRS, 2009. p. 183-207.  ISBN 978-85-7430-880-7 (http://www.pucrs.br/edipucrs/online/livro43.html#livro )

COSCARELLI, Carla Viana. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. In. Araújo, Júlio César (Org).  Linguagem em (Dis)curso. Palhoça, Santa Catarina: PPGCL / UNISUL. vol 9 nº 3, set. / dez., 2009 ISSN1982-4017 (online); ISSN 1518-7632 (impressa) p. 549-564. 

RIBEIRO, Ana Elisa. Receitas sobre pesquisa em leitura e letramento digital: entrevista com Carla Viana Coscarelli. In Educação e tecnologia. Belo Horizonte, CEFET/MG. V.14, n. 1, p.4-9., jan/abr. 2009. Disponível em: http://www.revista.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/Volume_14_n1_09_baixa.pdf

COSCARELLI, Carla Viana e Martins, Else. O livro didático como agente de letramento digital. In: Costa Val, Maria da Graça. Alfabetização e língua portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Ceale/FaE, 209. p.171-188. (http://www.autenticaeditora.com.br )

Coscarelli, Carla Viana e MARINHO, Francisco Carlos. Professor, escola e aluno em tempos digitais. Revista Presença Pedagógica. Edição 92, de março/abril, 2010. p.20-27. (http://www.presencapedagogica.com.br/ )

RIBEIRO, Ana Elisa, Coscarelli, Carla Viana. O que dizem as matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais. Educ. rev., Dez 2010, vol.26, no.3, p.317-334. ISSN 0102-4698. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300016&lng=en&nrm=iso

RIBEIRO, Ana Elisa, Coscarelli, Carla Viana e ROCHA, Jorge.  Linguagem, tecnologia e gêneros textuais: dez anos de diálogo com Luiz Antônio Marcuschi. Revista Anpoll, Vol. 1, No 29, 2010. Disponível em: http://www.anpoll.org.br/revista/index.php/rev/article/viewFile/177/190

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias digitais no ensino. In: Anais do XV Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (CD). Belo Horizonte. FaE/UFMG, 2010.

COSCARELLI, Carla Viana. Jogos digitais e novas interfaces para alfabetização. In: Anais do XV Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (CD)., Belo Horizonte. FaE/UFMG, 2010.

COSCARELLI, Carla Viana, NovaiS, Ana Elisa. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Org. Vera Wannmacher Pereira. Revista Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul./set. 2010 Vol. 45, n.3. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/article/view/8118

NovaiS, Ana Elisa, COSCARELLI, Carla Viana. Cultura digital na escola. Revista Presença Pedagógica. nov/dez, 2010, v.16, n.96. p.78-80. ISSN: 1413-1862

 

NOGUEIRA, Denise, Coscarelli, Carla, CHAIMOWICZ, Luiz, Prates, Raquel. “Papa Letras: Um Jogo de Auxílio à Alfabetização Infantil”.SBGames 2010, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Florianópolis, SC.  ISSN 21792259

 

 

 

Aqui está um texto que não publiquei e que, provavelmente, não serão publicados.
(Quem sabe pode ser útil pra alguém, não é mesmo?)

Esse artigo é parte da  minha tese de doutorado: Coscarelli, C. V. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 1999:
COSCARELLI, C. V.  Inferência: Afinal o que é isso? Belo Horizonte: maio de 2003.

Relatórios de algumas pesquisa que orientei:

Silva, Sônia Aparecida de O. Silva. Ensino Virtual. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002. Relatório de Estágio.

Santos, Marcos Cerílio, Araújo, Maria Aparecida. A leitura de hipertextos: uma análise da compreensão. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002. Monografia.