|
Publicações:
Livro de Receitas do Professor de Português: Atividades para a sala de aula
Novas Tecnologias, Novos Textos, Novas Formas de Pensar
Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas
0800 2831322
www.autenticaeditora.com.br
COSCARELLI, C. V. Um modelo de leitura. Revista de Estudos
da Linguagem, Belo Horizonte:UFMG. Ano 4, n. 3, v.2. p. 5-20.
1995.
COSCARELLI, C. V. Leitura em ambiente multimídia e a produção de
inferências. In: GUIMARÃES, Ângelo de M. (Ed.) Anais do VII
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo Horizonte: DCC/UFMG,
nov. 1996, p. 449-456.
COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva
psicolingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística.
Maceió: Imprensa Universitária, dez.1996. p. 163-174.
COSCARELLI, C. V. Estratégias de Aprendizagem de Língua Estrangeira:
uma breve introdução. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte: CEFET-MG, v. 4,
n.4, p. 23-29, jan./jul., 1997
COSCARELLI, C. V. Os alunos aprendem o que os professores ensinam?
In: Gonçalves, Gláucia, Ravetti, Graciela (Orgs.). Lugares Críticos. Belo
Horizonte: Orobó,UFMG, 1998, p. 23-29.
COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de
ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte,
mar./abr., 1998, p.36-45.
COSCARELLI, C. V. A nova aula de português: o computador na
sala de aula. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1999.
COSCARELLI, C. V. Leitura numa sociedade informatizada. In:
Mendes, Eliana Amarante M, Oliveira, Paulo M, Benn-Ibler, Veronika (Orgs.).
Revisitações. Belo Horizonte: UFMG, 1999, p. 83-92.
COSCARELLI,
C. V. A critical look at the new technology. XXe Congrès de la
Fédération Internationale des Professerus de Langues Vivantes. Paris:
Université René Descartes Paris V, 2000.
http://cvlium.univ-lemans.fr:8900/public/FIPLV/FIPLVtitresR%E9sum%E9s.htm#c
COSCARELLI, C. V. Língua
Portuguesa. Programa Salto para o
Futuro da TVE, série SAEB 2001. http://www.tvebrasil.com.br/salto/saeb/saebtxt3.htm
DELL´ISOLA et. al. Língua
Portuguesa e literatura brasileira no vestibular: provas do Vestibular 2001 resolvidas e comentadas.
Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
SAEB 2001: novas perspectivas / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais. – Brasília: O Instituto, 2001.http://www.inep.gov.br/basica/saeb/matrizes.htm
COSCARELLI, C. V. Educação a Distância: mitos e verdades. Revista
Presença Pedagógica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.
COSCARELLI, C. V. A informática na escola. Revista Viva
Voz. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2002.
COSCARELLI, C. V., Martins, Else. Viciados em F7? Nossa resposta ao JB.
(mimeo)
COSCARELLI, C. V. Avaliar o quê,
pra quê, pra quem? Seminário Virtual Internacional: L'Hermitage: Experiências
transgressoras em educação, maio de 2002. http://www.seminariovirtual.com.br
COSCARELLI, C. V. Reflexões sobre as inferências.
Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de
Letras da UFMG, CD Rom, 2002
COSCARELLI, C. V. Martins, Diana, Bicalho, Carolina N. Comunicação: Redigir: uma experiência de ensino a distância. Anais do VI CBLA - Congresso
Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002
COSCARELLI, C. V. Martins, Diana, Bicalho, Carolina N. Comunicação: Redigir: leitura e produção de textos à distância.
Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de
Letras da UFMG, CD Rom, 2002
COSCARELLI, C. V. Entendendo a leitura. Revista de
Estudos da Línguagem. Belo Horizonte: UFMG. v. 10, n. 1, p.7-27,
jan./jun. 2002.
Dell'Isola et. al. Língua
Portuguesa e literatura brasileira no vestibular: provas do Vestibular 2002 resolvidas e comentadas.
Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
COSCARELLI, C. V. (Org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de
pensar. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
COSCARELLI, C. V. e CAFIERO, Delaine. Análise do discurso e a sala de aula: compreensão
de textos. Anais do II Simpósio Internacional sobre Análise do
Discurso, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.
Bonamino, Alícia, Coscarelli, Carla, Franco, Creso. Avaliação e letramento:
concepções de aluno letrado subjacentes ao Saeb e ao Pisa. Dossiê:
Letramanto. Educação & Sociedade: Revista da Ciência da Educação.
v. 23, nº 81. São Paulo: Cortez; Unicamp; Cedes. Dez, 2002. p. 91-113. http://www.cedes.unicamp.br/revista.html
COSCARELLI, C. V. Erros sem aspas. In.: Caderno do
Professor. Belo Horizonte: Secretaria do Estado da Educação-MG / Centro
de Referência do Professor. Nº 10, out. 2002. p.33-36.
COSCARELLI, C. V. Em busca de um modelo de leitura.
Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG. v. 11, nº 1 jan/jun,
2003. p.119-147.
COSCARELLI, C. V. Reading Hypertexts. San Diego: UCSD. Abril de
2003. http://cogsci.ucsd.edu/~faucon/253/readings.html
Dell'Isola et. al. Língua
Portuguesa e literatura brasileira no vestibular: provas do Vestibular 2003 resolvidas e comentadas.
Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
Coscarelli, C. V. Espaços hipertextuais. Anais do II Encontro Internacional Linguagem,
Cultura e Cognição, 17/07/2003, Faculdade de Educação da UFMG, Belo
Horizonte. Coordenação geral: Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza B.
Smolka. ISBN: 85-86091 (CD- ROM)
Coscarelli, C. V. Livro de receitas do professor de português. Belo
Horizonte: Autêntica, 2003. (Livro indicado pela
Câmara Brasileira do Livro como finalista ao Prêmio Jabuti 2004 na Categoria
Paradidático de Ensino Fundamental e Médio.)
Coscarelli, C. V. Não adianta resistir. A informática está aí.
Mesa-redonda: Letramento digital: textos e hipertextos na escola e na
formação do professor”. IV Seminário sobre Leituras do Professor. 14º
Congresso de Leitura do Brasil (COLE). 24 de julho de 2003. Unicamp,
Campinas.
Coscarelli, Carla Viana. Acompanhando e avaliando a alfabetização. Congresso Estadual de Alfabetização: Ensino
fundamental de 9 anos. SEE / CEALE, 5 de dezembro de 2003, Belo
Horizonte, Ouro Minas. (Conferência)
Coscarelli, C. V., Mitre, Daniela, Patto, Rafael. Material Didático para
Oficina de Leitura de Produção de Textos. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
Souto, Ângela, Cafiero, Delaine, Coscarelli, Carla, Paulino, Graça, Toledo,
Hercules. Projeto Escolas - Referência Projeto de desenvolvimento
profissional de educadores - PDP - Proposta curricular de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental 5a. à 8a. série e Ensino Médio – Belo Horizonte, SEE/MG.
Versão preliminar para discussão - 2004.
Coscarelli,
C. V. Reading Hypertexts: an advertisement. San Diego: UCSD. Maio de 2005. http://cogsci.ucsd.edu/~faucon/238/readings.html
Bianchet, Sandra, Amarante, Eliana, Dias, Luiz Francisco, Coscarelli, Carla
V., Chiaretto, Marcelo, Marques, Reinaldo Martiniano, Pereira, Maria Antonieta.
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Vestibular 2005 – provas do
vestibular – resolvidas e comentadas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005.
74p. ISBN: 85-7041-548-6 e 85-7041-228-2(série)
Coscarelli, C. V., Ribeiro, Ana Elisa (Orgs). Letramento
Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005. ISBN: 85-7526-170-3
Coscarelli, C. V. Entrevista: Hipertexto. Letra Magna: Revista
Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e
Literatura. Ano 02, n.03, 2005 - ISSN 1807-5193. http://www.letramagna.com
Coscarelli, C. V. Da leitura de hipertexto: um diálogo com Rouet et al. In:
Araújo, Júlio César, Biasi-Rodrigues, Bernadete (Orgs.). Interação
na Internet: Novas formas de usar a linguagem. Rio de
Janeiro: Lucerna, 2005. p 109-123.
Coscarelli, C. V. Leitura de hipertextos. Anais do
Encontro Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE. Outubro
de 2005.
Coscarelli, C. V. Alfabetização e letramento digital. Anais do Encontro
Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE. Outubro de 2005.
Cafiero,
Marcelo, Coscarelli, C. V. Um olhar sobre o processo hipertextual da leitura no
gênero anúncio. Anais do Encontro Nacional sobre Hipertexto
(CD Rom). Recife: UFPE. Outubro de 2005.
Duarte, Viviane Martins, Coscarelli, C. V. Leitura de hipertexto: a
compreensão de um gráfico nas versões contínua e hipertextual. Anais do
Encontro Nacional sobre Hipertexto (CD Rom). Recife: UFPE. Outubro
de 2005.
Coscarelli, C. V. Poussin em muitas telas. TXT: leituras
transdisciplinares de telas e textos. Ano I, nº 2. Dezembro de 2005. http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/revistatxt2/coscarelli.htm
Coscarelli, C. V. Entrevista:
Uma conversa com Gilles Fauconnier. Revista Brasileira de Lingüística
Aplicada, v.5. n.2. 2005. p. 291-303.
Coscarelli, C. V. Hipertexto na sala de aula. Presença Pedagógica.
Belo Horizonte, mai./jun., 2006, p.18-23.
COSCARELLI,
Carla Viana. Os
dons do hipertexto. Littera: Revista de Lingüística e Literatura.
Pedro Leopoldo: Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, v.4, n.4, jul/dez,
2006. p.7-19.
COSCARELLI,
Carla Viana. Gêneros textuais na escola. Veredas Online (UFJF), v. 2, 2007.
COSCARELLI,
Carla Viana. Cognição
e linguagem: introduzindo alguns problemas. Revista de Estudos da
Linguagem. Belo Horizonte, FALE/UFMG, v.15, n.1. jan/jul, 2007. p.57-70.
COSCARELLI, Carla Viana ; MITRE, Daniela . Oficina de
Leitura e Produção de Textos (Livro do Professor). 1. ed. Belo Horizonte:
Editora UFMG, 2007. v. 1. 101 p. http://www.editoraufmg.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=23&nome_categoria=Cole%E7%E3o+Did%E1tica
COSCARELLI, Carla Viana ; MITRE, Daniela . Oficina de
Leitura e Produção de Textos (Livro do Aluno). 1. ed. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2007. v. 1. 61 p.
http://www.editoraufmg.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=23&nome_categoria=Cole%E7%E3o+Did%E1tica
COSCARELLI, Carla Viana. A leitura de hipertextos:
charges. In. ARAÚJO, Júlio César e DIEB, Messias. Linguagem &
Educação: fios que se entrecruzam na escola. Belo Horizonte: Autêntica,
2007. pp.65-88. ISBN: 978-85-7526-244-3. (http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/334
)
COSCARELLI, Carla Viana. A produção de gêneros textuais. Texto apresentado no
CEALE Debate no dia 10 de abril, Faculdade de Educação da UFMG, 2007.
http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/noticias/materias/2007/abril_2007/Generos_artigo_carla_coscarelli.pdf
COSCARELLI, Carla Viana. Examining Reading Comprehension through the use of
Continuous Texts and Hypertexts. Colombian Applied Linguistics
Journal. Bogotá – Colombia, Universidad Distrital Francisco José de
Caldas. Nº9, September, 2007. p. 44-68.
COSCARELLI, Carla Viana, RIBEIRO,
Ana Elisa (Orgs.). Revista Língua Escrita. Belo Horizonte: CEALE / FaE / UFMG. Ano
I, vol.II, nº II, 2007. http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/rede/projetos/didatica_da_lingua_escrita/arquivos/lingua_escrita_numero_2/volume_2
COSCARELLI, Carla Viana. Hipertexto: quem ensina o
quê?. Revista Língua Escrita. Belo Horizonte: CEALE / FaE / UFMG. Ano
I, vol.II, nº II, 2007. http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/rede/projetos/didatica_da_lingua_escrita/arquivos/lingua_escrita_numero_2/volume_2
CAFIERO, Delaine, COSCARELLI,
Carla Viana. Competências e habilidades na
alfabetização: como construir uma matriz de desempenho para um jogo? Revista
Língua Escrita. Belo Horizonte: CEALE / FaE / UFMG. Ano I, vol.II, nº II, 2007. http://www.fae.ufmg.br/Ceale/menu_abas/rede/projetos/didatica_da_lingua_escrita/arquivos/lingua_escrita_numero_2/volume_2
BIANCHET, Sandra M.
G. B., DRUMOND, Adriano, COSCARELLI, Carla Viana, MENDES, Eliana A. de M, MIRANDA, José Américo,
DIAS, Luiz Francisco, BOECHAT, Maria Cecília. Língua Portuguesa e Literatura
Brasileira no vestibular, 2007. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. ISBN:
978-85-7041-639-1. 74p.
COSCARELLI, Carla Viana. Leitura,
literatura e hipertextualidade. In.: Veredas
de Rosa III. Belo Horizonte: CESPUC, 2007. ISBN 85-86480-55-X
COSCARELLI, Carla Viana, CAFIERO,
Delaine, GONÇALVES, Juliana A. Preconceito Lingüístico. Entrevista com o
Prof. Marcos Bagno. Belo Horizonte: Presença
Pedagógica. v.14, n.79, Jan/Fev, 2008. p. 5-11. ISBN: 1413-1862.
RIBEIRO,
Ana Elisa, COSCARELLI, Carla Viana. É
possível facilitar a vida do professor.
Resenha. Revista Língua Escrita, número 4, março de 2008. (ISBN: 1981-6847)
Gonçalves, Lucas, Dallapicula, Valério, Coscarelli, Carla V., Mota, Rosilane. A importância dos jogos e novas formas de interação na alfabetização. Anais do SBGames
2008. BH, PUC-MG, 2008. ISBN: 85-766-9215-5
Gonçalves, Lucas, Dallapicula, Valério, Coscarelli, Carla V. Jogos e alfabetização: analisando a
prática. Anais do SBGames 2008. BH, PUC-MG. ISBN:
85-766-9215-5
COSCARELLI, Carla Viana. Likando as ideias dos textos (Prefácio). In. Araújo,
Júlio César. Dieb, Messias. Letramentos
na Web. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
COSCARELLI, Carla Viana. Um exercício de
compreensão e aplicação da teoria dos espaços mentais. In. Costa , Jorge Campos da e Pereira, Vera Wannmacher (Orgs.). Linguagem
e Cognição: Relações Interdisciplinares.
EDIPUCRS, 2009. p. 183-207. ISBN 978-85-7430-880-7 (http://www.pucrs.br/edipucrs/online/livro43.html#livro
)
COSCARELLI, Carla Viana. Textos e hipertextos: procurando o
equilíbrio. In. Araújo, Júlio
César (Org). Linguagem em (Dis)curso. Palhoça,
Santa Catarina: PPGCL / UNISUL. vol 9 nº 3,
set. / dez., 2009 ISSN1982-4017 (online); ISSN 1518-7632 (impressa) p.
549-564.
RIBEIRO,
Ana Elisa. Receitas sobre pesquisa em leitura e letramento digital:
entrevista com Carla Viana Coscarelli. In Educação e tecnologia. Belo Horizonte,
CEFET/MG. V.14, n. 1, p.4-9., jan/abr. 2009. Disponível
em: http://www.revista.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/Volume_14_n1_09_baixa.pdf
COSCARELLI,
Carla Viana e Martins, Else. O
livro didático como agente de letramento digital. In: Costa Val, Maria da Graça.
Alfabetização e língua portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, Ceale/FaE, 209. p.171-188. (http://www.autenticaeditora.com.br
)
Coscarelli, Carla Viana e MARINHO, Francisco Carlos.
Professor, escola e aluno em tempos digitais. Revista Presença Pedagógica. Edição
92, de março/abril, 2010. p.20-27. (http://www.presencapedagogica.com.br/
)
RIBEIRO, Ana Elisa, Coscarelli,
Carla Viana. O que dizem as matrizes
de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais. Educ. rev.,
Dez 2010, vol.26, no.3, p.317-334. ISSN 0102-4698. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300016&lng=en&nrm=iso
RIBEIRO, Ana Elisa, Coscarelli,
Carla Viana e ROCHA, Jorge.
Linguagem, tecnologia e gêneros textuais: dez anos de diálogo com Luiz
Antônio Marcuschi. Revista Anpoll, Vol.
1, No 29, 2010. Disponível em: http://www.anpoll.org.br/revista/index.php/rev/article/viewFile/177/190
COSCARELLI, Carla
Viana. Tecnologias digitais no ensino. In:
Anais do XV Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (CD).
Belo Horizonte. FaE/UFMG, 2010.
COSCARELLI, Carla
Viana. Jogos digitais e novas interfaces
para alfabetização. In: Anais do XV Endipe Encontro Nacional de Didática e
Prática de Ensino (CD)., Belo Horizonte. FaE/UFMG, 2010.
COSCARELLI, Carla Viana, NovaiS, Ana Elisa. Leitura: um processo cada vez mais
complexo. Org. Vera Wannmacher Pereira. Revista Letras de Hoje. Porto Alegre,
v. 45, n. 3, p. 35-42, jul./set. 2010 Vol. 45, n.3. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/article/view/8118
NovaiS, Ana Elisa,
COSCARELLI, Carla Viana. Cultura digital na escola. Revista Presença Pedagógica. nov/dez, 2010, v.16, n.96. p.78-80.
ISSN: 1413-1862
NOGUEIRA, Denise, Coscarelli, Carla, CHAIMOWICZ, Luiz, Prates, Raquel. “Papa Letras: Um Jogo de Auxílio à Alfabetização
Infantil”.SBGames 2010, Universidade
do Vale do Itajaí (Univali), Florianópolis, SC. ISSN 21792259
Aqui está um texto que não publiquei e que, provavelmente,
não serão publicados.
(Quem sabe pode ser útil pra alguém, não é mesmo?)
Esse artigo é parte da minha tese de doutorado: Coscarelli, C. V. Leitura
em ambiente multimídia e a produção de inferências. Belo Horizonte:
Faculdade de Letras, UFMG, 1999:
COSCARELLI, C. V. Inferência:
Afinal o que é isso? Belo Horizonte: maio de 2003.
Relatórios de algumas pesquisa que orientei:
Silva, Sônia Aparecida de O. Silva. Ensino
Virtual. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002.
Relatório de Estágio.
Santos, Marcos Cerílio, Araújo, Maria Aparecida. A leitura de
hipertextos: uma análise da compreensão. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002.
Monografia.
|
|