ISBN

 

O ISBN - International Standard Book Number - é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação. A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. Ela é composta de 13 números que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.

Fonte: https://servicos.cbl.org.br/isbn/manual/manual-do-ISBN.pdf

 

Informações adicionais:

Quais publicações recebem ISBN: https://servicos.cbl.org.br/isbn/atribuicao/

Aplicações especificas do ISBN: https://servicos.cbl.org.br/isbn/aplicacao-do-isbn/

Localização e exibição do ISBN: https://servicos.cbl.org.br/isbn/localizacao-e-exibicao/

 

O serviço de solicitação de ISBN é um serviço pago e os custos ficam a cargo do solicitante:

 

Serviço                                                            Preço

 ISBN                                                                R$ 22,00

Arquivo de Código de Barras                            R$ 36,00

 

A Biblioteca da Faculdade de Letras é responsável por solicitar ISBN para as obras que serão publicadas pela editora da Faculdade de Letras (FALE/UFMG).

 

A partir do dia 1º de março de 2020, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) passa a ser a responsável por realizar os serviços de ISBN no Brasil. Esses serviços não serão mais realizados pela Fundação Biblioteca Nacional e seu parceiro, Fundação Miguel de Cervantes.

 

Para solicitar um número de ISBN por intermédio da biblioteca, preencha o formulário e envie junto com a folha de rosto da publicação para qual deseja solicitar o ISBN para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Selecione o formulário de acordo com o suporte da publicação:

 

Formulário publicação formato impresso: http://www.letras.ufmg.br/biblioteca/pdfs/formulario_publicacao_formato_impresso_ISBN.xls

Formulário publicação formato digital: http://www.letras.ufmg.br/biblioteca/pdfs/formulario_publicacao_formato_digital_ISBN.xls

 

Instruções para preenchimento do formulário:

 

Passo 1 : Preencha os dados da obra :

 

Título da Obra: Toda publicação que recebe um ISBN deve contar metadados (informações pertinentes a publicação). Onde o Título é uma chave de busca imprescindível, ele deve ser escrito utilizando a norma da língua portuguesa.

 

Subtítulo da Obra: Este atributo é opcional, oferecido para obras que contém subtítulos.

 

Tipo de Obra: INDIVIDUAL, COLEÇÃO ou SÉRIE

INDIVIDUAL: quando uma obra é única e não tem uma continuidade.

COLEÇÃO: quando a obra é parte de uma continuidade de títulos ou a obra é uma coleção completa. Caso a coleção seja organizada em volumes você pode preencher o número do volume referente a obra a ser atribuída ISBN, além de acrescentar o nome da coleção.

SÉRIE: Assim como na coleção a SÉRIE pode conter uma continuidade e ser acrescentado um nome SÉRIE.

 

Idiomas da publicação: Uma obra pode conter um ou mais idiomas, nos casos de bilíngue, trilíngue, etc, basta acrescentar os idiomas que a obra contém.

 

Passo 2: Preencha a autoria da obra

 

Nome: preencha o nome completo do profissional que participa da obra. Utilize da norma da língua portuguesa para preencher corretamente.

 

Profissional: preencha o papel, cargo ou profissão exercida da pessoa citada no campo nome. É imprescindível que seja adicionado todos os participantes na criação da publicação, como autores, tradutores, organizadores e todo o pessoal técnico relacionado a publicação da obra.

 

País: selecione o país de origem da pessoa.

 

Passo 3: Preencha os dados complementares

 

A obra é tradução? : Caso a obra seja Traduzida, preencha a opção, nela irá ativar novos atributos para preenchimento, como Título Original, subtítulo origina, e idioma original, relacionado a obra que foi traduzida.

 

Veiculação: Físico ou Digital, se destina a atribuir em qual formato essa obra será publicada, em físico as opções de PAPEL, CD, DVD entre outras e em DIGITAL as opções de LIVRO DIGITAL OU ÁUDIO DIGITAL, e respectivamente as seus formatos e subformatos, além de atributos específicos conforme a seleção do formato, como dimensão ou extensão.

 

Edição: número da edição (a troca do número da edição só é feita quando há alguma alteração no conteúdo da obra, título ou autoria).

 

Ano: Ano em que a publicação está sendo publicada.

 

UF: Estado em que a obra esta sendo publicada.

 

Cidade: Cidade em que a obra esta sendo publicada.

 

Coeditores: Caso haja uma coedição entre duas ou mais editoras, você deve inseri-las.

 

Passo 4: Preencha a classificação da obra

 

Público-alvo da obra: Qual o público que se destina essa obra? Classificação que direciona o publico alvo do conteúdo da obra.

 

Assunto da obra: Qual o assunto? Classifica um assunto relacionado ao conteúdo da obra.

(ver tabela de códigos de assunto : http://www.letras.ufmg.br/biblioteca/pdfs/ISBN%20-%20Tabela%20de%20C%C3%B3digos%20de%20Assunto.pdf )

 

Palavras-chave: Utilizado como complemento da classificação da obra.

 

Publicação possui acessórios: Caso a publicação possua acessórios extras, como CD, DVD entre outros.

 

Fonte: https://servicos.cbl.org.br/isbn/como-solicitar-um-isbn/

 

A biblioteca irá encaminhar o boleto referente ao pedido para o solicitante efetuar o pagamento. O boleto deverá ser pago até a data do vencimento. Após esse período o mesmo é cancelado. Após efetuar o pagamento o solicitante deverá aguardar a emissão do número de ISBN. O número de ISBN gerado será enviado pela biblioteca para o solicitante por e-mail.

 

Maiores esclarecimentos favor entrar em contato com o Setor de Referência da Biblioteca da FALE pelo telefone 3409-5118 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

BIBLIOTECA

 

CURSOS

Serviços