Entre você também nessa rede!!!


Nome:
Email:
 

PROJETOS













  HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO



    Voltar


Relação de cursos e oficinas

OFICINA INTRODUTÓRIA DE ROTEIRO PARA VÍDEOS

Ementa: O curso de roteiro pretende apresentar técnicas básicas do roteiro para vídeo, documentário ou ficcional. O principal objetivo é desenvolver, em primeira instância, o processo criativo da produção literária como um todo, abrindo as perspectivas dos participantes, para que eles possam tirar suas idéias das “gavetas”.

Público-alvo: Professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

OFICINA DE IMAGENS (Criação: Elisa Amorim)

Ementa: O objetivo central é o de promover a formação de um arquivo de imagens que participem, junto com as narrativas orais, de uma reflexão acerca da consciência social dessa comunidade e da construção de seu imaginário. Assim, no sentido contrário ao das imagens saturadas veiculadas pela mídia, aqui o que se propõe é o resgate de uma memória icônica capaz de reconstruir, ao menos em parte, as ficções advindas das relações que determinado grupo mantém com o mundo.

Público-alvo: Professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

LITERATURA E TV BRASILEIRA

Ementa: Reflexão sobre os níveis de leitura da população. Análise das relações entre a mídia contemporânea e o texto impresso, numa perspectiva transdisciplinar. Visa capacitar professores do ensino básico e superior para a realização de atividades transdisciplinares envolvendo a leitura de telas (especialmente das imagens veiculadas pela TV e pelo cinema) e textos (principalmente literários e jornalísticos). Discutir o pré-conceito presente nas escolas brasileiras acerca das leituras de telas e textos. Verificar a potencialidade das traduções audiovisuais da Literatura Brasileira.

Público-alvo: Professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

LEITURAS E ESCRITAS DE TELAS E TEXTOS: O VÍDEO EM SALA DE AULA E A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Ementa: Desenvolvimento das práticas de leitura e produção de texto, utilizando os recursos das artes, das tecnologias e das mídias contemporâneas. Experimentação de diferentes leituras e reflexões sobre a leitura, a produção de textos e a vida. Discutir os vários conceitos de leitura e produção de texto (sentidos amplo e restrito); experimentar diversas formas de leitura e produção de texto, a partir de necessidades concretas; comparar as habilidades de leitura formadas pela escola com as formadas pelas artes e mídias; identificar, no próprio corpo e na própria vida, os recursos motores, neurológicos, culturais e lingüísticos que podem ser usados na leitura e na produção de textos; desenvolver experiências compartilhadas de leitura e produção de textos.

Público-alvo: Professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

OFICINA SOBRE PRODUÇÃO DE JORNAL NA SALA DE AULA

Ementa: Discutir a importância da imprensa na escola e as inúmeras vantagens de se trabalhar o jornal escolar. Os objetivos são a aprendizagem natural, sem esforço, da leitura e da escrita das palavras. Esforço permanente na construção de frases corretas. Aprendizagem da ortografia pela globalização e análise de palavras e frases ao mesmo tempo. Sentido de responsabilidade pessoal e coletiva.

Público-alvo: Professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

LEITURA DE QUADRINHOS — UMA ABORDAGEM ALÉM DA DIVERSÃO

Ementa: Leitura e análise de histórias em quadrinhos para reconhecer as características próprias do gênero textual dessas narrativas e também realizar um exercício de leitura extratextual das mesmas junto ao contexto no qual elas estão inseridas. Esse exercício de leitura permitirá que sejam encontrados nos quadrinhos temas os mais diversos que, por sua vez, dialogam com outros gêneros discursivos, além de abordarem assuntos que são objeto de preocupação de diversas comunidades urbanas. Objetivos: Mostrar que existem outras possibilidades de leitura das histórias em quadrinhos e os tipos de relações que se podem estabelecer entre elas e outras narrativas. Mostrar como o ensino do Português pose ser mais agradável para os alunos por meio dessa “brincadeira”.

Público-alvo: Estudantes do ensino médio, professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

OFICINA INVENTANDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DE JOGOS TEATRAIS

Ementa: A oficina visa trabalhar a capacidade de criação de estórias através dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos. No primeiro momento, o professor/monitor coloca um tema em discussão. Os alunos irão sistematizar essa discussão colocando-a em forma de texto dramático incluindo outras vivências de sala de aula. Tais jogos poderão se desenvolver também a partir de uma imagem, um brinquedo e/ou um objeto qualquer, e também através da criação espontânea. Conforme o desenrolar as atividades, os alunos construirão as estórias/histórias individualmente e/ou coletivamente, possibilitando o desenvolvimento dos jogos e da construção dramática proposta. Os objetivos são: desenvolver a capacidade de expressão, interpretação e a habilidade de ler e falar em público.

Público-alvo: Estudantes do ensino médio, professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

OFICINA DE RECONTO: O LIVRO ILUSTRADO

Ementa: Reler e recontar histórias clássicas (contos de fadas) com o objetivo de trabalhar o imaginário e a capacidade criativa e imaginativa; despertar o interesse nas crianças e também nos adultos pela leitura dos mesmos, explorando pontos negativos e positivos do gênero; incentivar a visão crítica sobre esse tipo de leitura. Recontar tais histórias/estórias remontando cenários, novas realidades, elaborando novos versões para os finais das mesmas. Construindo um livro ilustrado utilizando sucatas diversas (papel reciclado, madeira, botões, linhas, desenho a mão livre, grafites, colagens etc.) Objetivo principal: desconstruir a idéia do livro como objeto sagrado e distante das mãos das crianças; pensar o livro como um objeto, um brinquedo instrutivo.

Público-alvo: Estudantes do ensino médio, professores de ensino básico e superior; estudantes dos cursos de licenciatura, agentes culturais, educadores sociais e comunidade em geral.

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Aline Cota Geisa Buzelin Douglas Veloso Alberto Giacometti Geisa Buzelin