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Notícias: Cursos e oficinas

21/05/2009

Cursos e oficinas Programa A tela e o texto

O Programa A tela e o texto tem como seu principal objetivo a democratização da leitura. Uma das formas de se conseguir realizar essa ação é capacitar os educadores, ou seja, as pessoas que estão diretamente responsáveis pela formação dos leitores.
Sendo assim, visando à capacitação de educadores, o Programa oferece uma série de oficinas que vão desde a produção literária, passando pela área do audiovisual, até a produção de eventos.
Confira mais detalhes aqui.
As oficinas poderão ser atender a grupos, escolas, instituições e pessoas interessadas, que devem entrar em contato para detalhamento da proposta.
Contatos:
telatexto@gmail.com
(31) 3586-2511 (13 às 17)
Simone Catalan – 8861-5114
Giulliana Souza – 8762-2901
Lavínia Resende – 9817-2264.



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24/04/2009

Projeto Escola Integrada: 5 bolsistas selecionados

Os resultados da entrevista realizada em 23 de abril de 2009 (sala 4012 da FALE/UFMG, de 14h00min às 16h20min) e da análise da documentação apresentada pelos candidatos levaram à aprovação e à classificação dos seguintes bolsistas:

1º. Cristiane Medrano Ribeiro
2º. Reginaldo Albert Dutra Teixeira
3º. Thais de Carvalho Morato
4º. Rayanne Teixeira Teles Alves
5º. Tássia de Souza Lima

Aos candidatos aprovados, é obrigatória a participação num curso de capacitação que será oferecido em ocasião oportuna a ser agendada.

OS APROVADOS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA A TELA E O TEXTO, PELO FONE 3586-2511, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 27/04/2009, DE 13 ÀS 17 HORAS. O CANDIDATO QUE NÃO FIZER CONTATO ATÉ AS 17 HORAS DO DIA 27/04/2009 SERÁ AUTOMATICAMENTE SUBSTITUÍDO.

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16/03/2009

Relação para a entrevista de seleção do dia 17 de março

Os seguintes alunos, que enviaram ou revalidaram seu formulário até as 17 horas do dia 16 de março de 2009, estão participando da seleção de bolsistas:

Aline Silva de Brito
Amarildo Viana Marra
Ana Paula Rezende de Mello
Bárbara Amaral da Silva
Bruna Caroline Cunha da Silva
Bruna Márcia Gomes
Camila Horta Ribeiro
Cristiane Medrano Ribeiro
Denise Ribeiro Frade
Éderson Silva dos Anjos
Eduardo Rodrigues de Siqueira
Fernanda Raquel Marra de Oliveira
Florence Barbosa Gomes Santos
Guiomar Timóteo Coura
Iliana Honorina Lôbo
Leandro Sangy da Silva
Maria Tereza do Monte Lima Pereira de Souza
Millena Lopes Pitanguy
Polyana Cristina de Souza Vergara
Rayanne Teixeira Teles Alves
Reginaldo Albert Dutra Teixeira
Tábata Morelo Vianna
Tássia de Souza Lima
Thais de Carvalho Morato

As entrevistas serão realizadas, por ordem de chegada, no dia 17 de março de 2009, no horário das 14 às 18 horas, no gabinete 4012 da Faculdade de Letras da UFMG.
Os candidatos já entrevistados no dia 12 de março de 2009 não precisam se reapresentar. Suas entrevistas continuarão válidas para fins de concorrência no processo seletivo.

Documentação a ser apresentada no ato da entrevista:
1) Curriculum Vitae;
2) comprovante de endereço (xerox);
3) comprovante de matrícula na UFMG (xerox).

O(a) candidato(a) que não apresentar os documentos acima indicados será automaticamente eliminado.

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13/03/2009

BOLSAS DE MONITORIA DO ESCOLA INTEGRADA: INSCRIÇÕES REABERTAS

Com o objetivo de contornar problemas ocorridos na divulgação da seleção de monitores para o Programa Escola Integrada (parceria UFMG/PROEX e SMED/PBH), o Programa A tela e o texto dá continuidade ao processo seletivo de bolsistas.

Essa decisão visa a garantir o direito de ampla participação dos candidatos interessados, no interesse do próprio Programa a ser atendido. Os bolsistas selecionados trabalharão na oferta de atividades a alunos do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Ficam, assim, reabertas as inscrições para novos interessados. Os candidatos devem ser alunos da FALE/UFMG ou da FaE/UFMG e devem fazer a inscrição, exclusivamente pela Internet, até às 17 horas do dia 16 de março de 2009.

OBSERVAÇÃO: os candidatos que já enviaram fichas de inscrição até às 23h59min do dia 10 de março têm suas inscrições automaticamente revalidadas e aceitas.
Se você é um novo interessado e deseja inscrever-se, clique aqui.

As entrevistas serão realizadas, por ordem de chegada, no dia 17 de março de 2009, no horário das 14 às 18 horas, no gabinete 4012 da Faculdade de Letras da UFMG.
Os candidatos já entrevistados no dia 12 de março de 2009 não precisam se reapresentar. Suas entrevistas continuarão válidas para fins de concorrência no processo seletivo.

Vagas: 04
Turno de atuação: manhã ou tarde
Pré-requisitos:
- ser aluno(a) regularmente matriculado(a) na UFMG, nos cursos de Letras ou Pedagogia;
- ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuar no Programa Escola Integrada;
- apresentar habilidades para trabalhar com crianças de primeiro e segundo ciclos, demonstrando experiência na área;
- não receber qualquer outro tipo de bolsa.

Atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas: planejar e ministrar oficinas em Escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, no âmbito do Programa Escola Integrada; participar da equipe responsável pelo planejamento e pela avaliação das atividades a serem realizadas no Programa, contribuindo para a discussão de metodologias adequadas para se inovar o ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nas séries iniciais (apresentação de novas idéias, sugestão e confecção de materiais, seleção de atividades etc.).

Valor da bolsa: R$350,00 (trezentos e cinqüenta reais) + vale-transporte.

Documentação a ser apresentada no ato da entrevista:
1) Curriculum Vitae;
2) comprovante de endereço (xerox);
3) comprovante de matrícula na UFMG (xerox).

O(a) candidato(a) que não apresentar os documentos acima indicados será automaticamente eliminado.

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11/03/2009

Relação para a entrevista de seleção

Os seguintes alunos, que enviaram o formulário até as 17 horas do dia 10 de março de 2009, estão participando da seleção de bolsistas:

01- Frederico
02 -Fernanda Ricardo Campos
03 -Fernanda Marra
04 -Isadora Almeida Perdigão
05 -Lorena Coelho
06 -Karen Oliveira Melo
07 -Solange Rocha
08 -Vilma Marli
09 -Lara Spagnol
10- Gustavo Bleme
11 -Débora Salomão
12 -Fernanda Gonçalves
13 -Isis Castro Rocha
14 -Lívia Melo
15 -Paulo Gouveia

As entrevistas serão realizadas, por ordem de chegada, no dia 12/03/2009, no horário de 14h às 16h, no gabinete 4012 da Faculdade de Letras.

Documentação a ser apresentada no ato da entrevista:
1) Curriculum Vitae;
2) comprovante de endereço (xerox);
3) comprovante de matrícula na UFMG (xerox).

O(a) candidato(a) que não apresentar os documentos acima indicados será automaticamente eliminado.

Os demais interessados, que enviaram seus dados após o horário estabelecido, terão seus nomes salvos em nosso arquivo para receberem Boletim informativo das próximas seleções.
Agradecemos a participação de todos!

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BOLSAS DE MONITORIA - ESCOLA INTEGRADA

O Programa A tela e o texto seleciona bolsistas para trabalharem, durante o 1º semestre de 2009, no Programa Escola Integrada (parceria UFMG/PROEX e SMED/PBH), com oferta de atividades a alunos do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os candidatos devem ser alunos da FALE ou da FaE/UFMG e podem fazer a inscrição exclusivamente pela Internet, até 17:00h do dia 10/03/2009. Para inscrever-se, clique aqui.

As entrevistas serão realizadas, por ordem de chegada, no dia 12/03/2009, no horário de 14h às 16h, no gabinete 4012 da Faculdade de Letras.

Vagas: 04
Turno de atuação: manhã ou tarde
Pré-requisitos:
- ser aluno(a) regularmente matriculado(a) na UFMG, nos cursos de Letras ou Pedagogia;
- ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuar no Programa Escola Integrada;
- apresentar habilidades para trabalhar com crianças de primeiro e segundo ciclos, demonstrando experiência na área;
- não receber qualquer outro tipo de bolsa.

Atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas: planejar e ministrar oficinas em Escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, no âmbito do Programa Escola Integrada; participar da equipe responsável pelo planejamento e pela avaliação das atividades a serem realizadas no Programa, contribuindo para a discussão de metodologias adequadas para se inovar o ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nas séries iniciais (apresentação de novas idéias, sugestão e confecção de materiais, seleção de atividades etc.).

Valor da bolsa: R$350,00 (trezentos e cinqüenta reais) + vale-transporte.

Documentação a ser apresentada no ato da entrevista:
1) Curriculum Vitae;
2) comprovante de endereço (xerox);
3) comprovante de matrícula na UFMG (xerox).

O(a) candidato(a) que não apresentar os documentos acima indicados será automaticamente eliminado.

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21/10/2008

A tela e o texto na Semana do Conhecimento e Cultura

O Programa A tela e o texto estará presente na VII Semana de Conhecimento e Cultura da UFMG, representado pelo setor de Letramento Literário Infanto-Juvenil. Éder Lúcio, Camila Barros e Cíntia Cristina, membros do Programa e bolsistas do Projeto Escola Integrada, exporão os resultados das oficinas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte ao longo de 2008, sob a coordenação de Maria das Graças Nogueira.

Éder e Camila apresentarão um pôster sobre a oficina Histórias em Quadrinhos e Cíntia, sobre oficina Contação de Histórias e Jogos Teatrais. A participação acontece na quarta-feira, 22 de outubro.

O trabalho realizado pelos bolsistas pode ser conhecido em detalhe no artigo "Método ludus: aprender por meio de jogos e brincadeiras", escrito pela equipe do Setor e publicado como capítulo do livro Dez anos formando leitores: literatura, política e teorias de Rede. A obra foi lançada no último dia 14, pela Linha Editorial Tela e Texto.

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1610/2008

Jornada lúdica: A tela e o texto leva Oficina de Quadrinhos para escola em Lagoa Santa

A Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, localizada no bairro Aeronautas, Lagoa Santa, recebeu no dia 6 de outubro os oficineiros Eder Lúcio, Cintia, Camila e Juliana, todos integrantes do Setor de Letramento Literário Infanto-Juvenil do Programa A tela e o texto, que desenvolveram atividades referentes ao gênero história em quadrinhos. Essa oficina foi o carro-chefe do trabalho que envolveu desde alunos do maternal III até o 5º ano do Ensino Fundamental da escola.

As atividades tiveram seu início às 09:00h, desenvolveram-se durante todo o dia e terminaram às 17:00h. O turno da manhã contou com o trabalho de Cintia e Camila, que promoveram contação de estórias e transferências de gêneros textuais para os quadrinhos, com destaque para a contação de uma estória protagonizada pela personagem Emília do Sítio do Pica-pau-amarelo, da clássica obra de Monteiro Lobato. Após ouvir a narrativa da oficineira, as crianças realizaram atividades de síntese, recontando e montando um quebra-cabeças com quadrinhos referentes à estória. Em seguida, eles criaram quadrinhos para a narrativa, num ambiente de produção de conhecimento e muita diversão.

Os alunos do turno da tarde, além do trabalho de Cintia e Camila, receberam a oficina ministrada por Eder e Juliana, os quais realizaram contação de estórias e motivando o trabalho de ilustração das crianças do maternal III. Além disso, desenvolveram exercícios de leitura da linguagem dos quadrinhos, sobretudo do que é expressado pelos balões, com os alunos dos demais ciclos. Também foram apresentadas dinâmicas que abordaram a função das onomatopéias, por meio de jogos que trabalharam a percepção de sons e a leitura de imagens e textos. Para encerrar as atividades, as crianças participaram de brincadeiras e jogos, sempre voltados para a interpretação/leitura e a interação coletiva. Nesse dia, alunos e oficineiros realizaram uma animada, lúdica e pedagógica jornada de leituras.

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14/08/2008

URGENTE — BOLSAS DE MONITORIA

O Programa A tela e o texto seleciona bolsistas para trabalhar, durante o 2º semestre de 2008, no Programa Escola Integrada (parceria UFMG/PROEX e SMED/PBH), com oferta de atividades a alunos do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os candidatos devem ser alunos da FALE/UFMG e podem fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, das 14 horas de 15/08/2008 às 17 horas de 21/08/2008. Para inscrever-se, clique aqui, e envie o formulário para telatexto@gmail.com, colocando no assunto do e-mail “Seleção Escola Integrada”.

As entrevistas de seleção acontecerão no dia 26/08/2008, entre 8 e 12 horas, na FALE/UFMG. A partir de 22/08, a página do Programa A tela e o texto divulgará a sala das entrevistas e o horário em que cada candidato será entrevistado. No momento da entrevista, será obrigatória a entrega de cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na FALE/UFMG. O candidato que não cumprir esse requisito será automaticamente eliminado.



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12/06/2008

Oficina de Literatura de língua portuguesa no CAC São Paulo

Durante todo o mês de junho, o Programa A tela e o texto estará presente no CAC (Centro de Apoio Comunitário) do bairro São Paulo, em Belo Horizonte. Lá está acontecendo uma oficina sobre a Literatura de Língua Portuguesa na qual estão sendo discutidos textos de autores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Mia Couto e Álvaro de Campos.

O público-alvo da oficina são vestibulandos que têm um grande interesse em literaturas escritas em língua portuguesa. Os objetivos da oficina são: preparar o vestibulando para a leitura de textos em prosa e em verso, levar ao conhecimento desse público obras de autores brasileiros, portugueses e africanos bem como ampliar os níveis de leitura dos alunos.

Até o presente momento, há seis estudantes participando da oficina, que tinham como motivação principal, em um primeiro momento, a prova do vestibular, porém, com as frequentes perguntas a respeito do enredo, dos autores, do período histórico em que as obras foram escritas e das possíveis interpretações dos textos em verso, eles têm percebido que a Literatura é um caminho para ampliar o conhecimento.

A oficina está sendo ministrada por Cláudia Parreira Inácio, que é membro do Setor de Alfabetização literária infanto-juvenil do Programa A tela e o texto. Se existirem outros estudantes interessados na oficina, podem entrar em contato pelo fone 9196-2428.

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13/05/2008

Coletores de pilhas e letramento ecológico-literário!

O Setor Verde já passou a informação: agora, temos onde descartar pilhas e baterias usadas. As agências do Banco Real estão com um programa de reciclagem chamado de Papa-pilhas. A idéia é muito importante e necessária, pois as pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controles remotos, relógios etc. contêm cádmio, mercúrio, níquel e chumbo, materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos, deixando-os impróprios para a utilização dos seres vivos. No caso dos humanos e de outros animais, esses materiais podem provocar danos nos rins, no fígado e nos pulmões.

A partir da informação do Setor Verde, Rejane H. Neves, integrante do Programa A tela e o texto, resolveu trabalhar a questão com seus alunos do Projeto Escola Integrada, na Escola Municipal José de Calazans. Fazendo um trabalho de conscientização ambiental por meio de sua oficina História em Quadrinhos - uma abordagem para além da diversão, Rejane discutiu com os alunos a história do lixo, desde 8.000 anos a.C, a partir do livro Seis razões para diminuir o lixo no mundo, de Silmara e Nilson J. Machado. Além disso, foi usada também uma reportagem sobre os perigos da pilha para o meio ambiente. A partir daí, surgiu a idéia de se tomar atitudes em benefício da natureza e todos concordaram em coletar as pilhas de suas casas. Ao longo de uma semana, já foram retiradas 50 (cinqüenta) pilhas dos lixos domésticos, as quais serão entregues ao Papa-pilhas.

O trabalho continua, com grande participação e interesse dos estudantes. A natureza agradece a iniciativa e o empenho dessa educadora e de seus alunos. Parabéns a todos os envolvidos nesse letramento ecológico-literário! De cada pequeno gesto de cuidado com a vida é que vai nascer um futuro promissor para o Planeta Terra.

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08/05/2008

Ginástica do afeto na Escola Municipal José de Calasanz

No próximo dia 08 de maio, nos turnos manhã e tarde, acontecerá na Escola Municipal José de Calasanz a oficina Ginástica do afeto. O trabalho é uma ação integrada do Setor Verde e do Setor Cursos e Oficinas. A escola municipal, situada no bairro Ipê, é uma das que recebem os bolsistas da Escola Integrada, orientados por Maria das Graças Nogueira, coordenadora do setor de Cursos e Oficinas. Marise Pontes Marques, coordenadora do Setor Verde, vai ministrar a oficina que terá a programação a seguir.

Título da atividade: Ginástica do afeto.

Tempo de duração: 50 minutos.

Local sugerido: quadra com boa acústica; chão liso e limpo.

Material: aparelhagem de som para CD e microfone.

Público-alvo: Crianças já sensibilizadas para a atividade. Haverá conversa com elas para saberem que tudo será feito com ajuda mútua, que as atividades serão dirigidas por microfone e permeadas por música. Para cada atividade explicada ao microfone, há uma música correspondente. O fim de cada música anuncia o término de uma atividade e o início da explicação de outra. Cada grupo de crianças deve ter um orientador que já conviva, anteriormente, com o grupo.

Justificativa: Partindo do princípio de que a convivência é o espaço/tempo dos sistemas e um lugar de perene criação/recriação da vida na medida em que se constitui como social propõe-se, para as crianças de 5 e 6 anos, uma atividade em que a técnica é o brincar por meio de um jogo de linguagem em que a regra é o conviver. Já que brincar é um saber tornado secundário na sociedade em que vivemos e por entendendo que situações de aprendizagem estão entre as que mais pedem uma boa dose de diversão, propõe-se uma atividade em que estejam juntos os dois aspectos: seriedade e diversão. A atividade nascida da técnica do brincar tem como objetivo fazer da convivência afetiva um passo para se alcançar maior consciência de uma ecologia social, necessária para o direcionamento das relações humanas rumo à tão sonhada auto-sustentabilidade e à paz social. Esse é um micro-movimento que precisa de espaço para expansão - portanto, é imprescindível a participação conjunta de crianças, professores, monitores e até mesmo coordenadores e diretores da escola. Não se trata de uma atividade feita para uma platéia, mas de um exercício de interação grupal.

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28/02/2008

Projeto Escola Integrada: 2 bolsistas selecionados

Os resultados da entrevista realizada em 27 de fevereiro de 2008 (sala 2005 da FALE/UFMG, de 15h às 17h) e da análise da documentação apresentada pelos candidatos levaram à aprovação dos seguintes bolsistas:

1º. Priscila Cecília Mesquita
2º. Maria Zilda Santos Freitas

OS APROVADOS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA A TELA E O TEXTO, PELO FONE 3409-6054, NO HORÁRIO DE 14h30min ÀS 17h. O CANDIDATO QUE NÃO FIZER CONTATO ATÉ AS 17h DO DIA 29/02/2008 SERÁ AUTOMATICAMENTE SUBSTITUÍDO.

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20/02/2008

Seleção de Bolsistas Escola Integrada

As entrevistas de seleção ocorrerão no dia 27/02/2008, das 15 às 17 horas, na sala 2005, no segundo andar da Faculdade de Letras da UFMG. Os candidatos deverão comparecer nos horários indicados na tabela abaixo.

HoráriosBanca ABanca B
15:001 Janete Dias14 Fábio Vasconcelos
15:102 Priscila Freire15 Raquel Lopes
15:203 Éder Lúcio16 Eduarda Toledo
15:304 Érica Abreu17 Jozelma Ramos
15:405 Soraia Feliciana18 Raquel Resende
15:506 Felipe Martins19 Ana Carolina
16:007 Fabiane dos Santos20 João Paulo da Silva
16:108 Maria Zilda21 Lara Luiza
16:209 Jonas Barbosa22 Airton dos Santos
16:3010 Fernanda Braga23 Valter dos Santos
16:4011 Sérgio Lima24 Cíntia Cristina
16:5012 Maria Rosiley25 Priscila Mesquita **
17:0013 Charles Tavares26 Maria Isabel **

** O arquivo do formulário veio no corpo do e-mail e ocorreu erro de leitura. Aguardando formulário anexado.

Lembramos aos concorrentes que, no momento da entrevista, será obrigatória a entrega de cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na FALE/UFMG. O candidato que não cumprir esse requisito será automaticamente eliminado.

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20/02/2008

BOLSAS DE MONITORIA
2ª CHAMADA

O Programa A tela e o texto seleciona bolsistas para trabalharem, durante o 1º semestre de 2008, no Programa Escola Integrada (parceria UFMG/PROEX e SMED/PBH), com oferta de atividades a alunos do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os candidatos devem ser alunos da FALE/UFMG e podem fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, das 14 horas de 20/02/2008 às 17 horas de 24/02/2008. Para inscrever-se, clique aqui.

A data da entrevista será divulgada neste site, no dia 25/02/2008, a partir das 8 horas.

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28/01/2008

Capacitação para bolsistas do Escola Integrada

Depois dos novos integrantes do Contar-te e do Leitura para todos passarem por cursos de capacitação interna, agora é a vez dos novos integrantes do setor de Cursos e oficinas – Escola Integrada passarem por uma capacitação. O curso acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, totalizando 24 horas/aula. Aos bolsistas selecionados para a nova etapa do Projeto Escola Integrada será apresentado o Programa A tela e o texto, no intuito de familiarizá-los com os objetivos do projeto, seus setores e atividades em andamento. Além disso, terão a oportunidade de aprender noções sobre teoria de rede e hipertexto, além de um panorama dos gêneros textuais contemporâneos. Após essas aulas, os bolsistas terão aulas práticas de elaboração de planos de aula. Ainda em janeiro os alunos irão participar de outra capacitação, desta vez, oferecida pela PROEX-UFMG. Dessa forma, estarão aptos para começarem os trabalhos nas escolas municipais de Belo Horizonte.

Boa sorte aos novos integrantes d’A tela e o texto!!

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21/01/2008

Projeto Escola Integrada: 7 bolsistas selecionados

Os resultados da entrevista realizada em 21 de janeiro de 2008 (sala 3000 da FALE/UFMG, de 9h00min às 10h20min) e da análise da documentação apresentada pelos candidatos levaram à aprovação dos seguintes bolsistas:

1º. Rejane Helena C. Lage Neves
2º. Cristina Maria dos Santos
3º. Camila Barros de Abreu
4º. Bárbara Emanuelle Maia
5º. Priscila Abreu Borges Trevizani
6º. Renata Alves Pinto
7º. Mariana Carneiro Mendes

Aos candidatos aprovados, é obrigatória a participação num curso de capacitação que será oferecido nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, das 14 às 18 horas, na sala 4012 da FALE/UFMG.

OS APROVADOS DEVERÃO ENTRAR IMEDIATAMENTE EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA A TELA E O TEXTO, PELO FONE 3409-6054, NO HORÁRIO DE 13 ÀS 17h. O CANDIDATO QUE NÃO FIZER CONTATO ATÉ AS 17 HORAS DO DIA 23/01/2008 SERÁ AUTOMATICAMENTE SUBSTITUÍDO.

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16/01/2008

BOLSAS DE MONITORIA

As entrevistas de seleção ocorrerão no dia 21/01/2008, das 9 às 10 horas, na FALE/UFMG. O local das entrevistas será divulgado na sala 4012 e os candidatos deverão comparecer no horário indicado na tabela abaixo.

Lembramos aos concorrentes que no momento da entrevista, será obrigatória a entrega de cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na FALE/UFMG. O candidato que não cumprir esse requisito será automaticamente eliminado.

HORÁRIO
CANDIDATO

9:00

Graciele Batista Gonzaga
Bárbara Emanuelle Maia
Mariana Carneiro Mendes
Michel Mingote F. de Azara
Priscila Abreu B. Trevizani
Renata Alves Pinto

9:20

Fábio Chadid Vasconcelos
Dayse Raquel S. de Amorim
Alexandra Silva Montes
João Paulo Xavier
Priscila Freire C. Guimarães
Geizielle Nathália F. Athouguia

9:40

Ludmila Karina S. Deslandes
Camila Barros de Abreu
Paulo Gouveia Sampaio Neto
Rejane Helena C. Lage Neves
Eduarda Toledo E. Ferraz
Jordana Andrade Borges

10:00

Cristina Maria dos Santos
Silvia Mara R. P. R. Torres
Maryelle Joelma Cordeiro
Airton Almeida Dos Santos
Adilson Raimundo dos Santos
Hadinei Ribeiro Batista


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16/01/2008

BOLSAS DE MONITORIA

As inscrições para a obtenção de bolsas do Programa Escola Integrada estão encerradas. Será divulgado, nesta págiana, dia 17/01/08, a partir das 8 horas, o quadro de horários para seleção dos bolsistas.

Os candidatos deverão apresentar à banca cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na FALE/UFMG.

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14/01/2008

URGENTE — BOLSAS DE MONITORIA

O Programa A tela e o texto seleciona bolsistas para trabalhar, durante o 1º semestre de 2008, no Programa Escola Integrada (parceria UFMG/PROEX e SMED/PBH), com oferta de atividades a alunos do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os candidatos devem ser alunos da FALE/UFMG e podem fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, das 14 horas de 14/01/2008 às 17 horas de 16/01/2008. Para inscrever-se, clique aqui.

As entrevistas de seleção acontecerão no dia 21/01/2008, entre 8 e 12 horas, na FALE/UFMG. A partir de 17/01, a página do Programa A tela e o texto (www.letras.ufmg.br/atelaeotexto) divulgará a sala das entrevistas e o horário em que cada candidato será recebido. No momento da entrevista, será obrigatória a entrega de cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na FALE/UFMG. O candidato que não cumprir esse requisito será automaticamente eliminado.

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18/12/2007

A tela e o texto e Escola Integrada:
de mãos dadas

O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
C. D. de Andrade

O setor de Cursos e Oficinas, do Programa A tela e o texto, desde 2006, atua em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UFMG (PROEX) e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH) no Programa Escola Integrada, que tem como objetivo a formação integral de alunos de 6 a 15 anos, do Ensino Fundamental da Rede Municipal, ampliando sua jornada educativa diária.

No 1º semestre de 2007, tivemos seis bolsistas trabalhando em quatro escolas: Escola M. José de Calazans, E. M. São Rafael, E. M. Cora Coralina e E. M. Governador Ozanam Coelho. No 2º. semestre, houve três bolsistas na Escola M. José de Calazans e E. M. Cora Coralina. Nesses dois semestres, as oficinas oferecidas foram: Histórias em Quadrinhos, Estratégias de leitura do texto literário, Relendo os clássicos e Inventando histórias com jogos teatrais. Todas elas tiveram como objetivo principal difundir a Literatura Brasileira e despertar o interesse dos alunos pela leitura.

Para o primeiro semestre de 2008, a PROEX nos solicitou sete bolsistas para atender a um total de quatro escolas (E. M. Agenor Alves de Carvalho, Escola M. J. Calazans, E. M. Wladimir de Paula Gomes e E. M. Acidália Lott). Além das oficinas já mencionadas, haverá uma de Teatro e outra de Memórias em retalhos. Atenção, estudantes de Letras, fiquem atentos, pois haverá seleção de bolsistas no início de 2008!

O Programa A tela e o texto congratula-se com a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG, pelas iniciativas no sentido de melhorar as condições de leitura e de vida da população de Belo Horizonte. “Vamos de mãos dadas...” Que os trabalhos de 2008 sejam frutíferos!

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18/12/2007

A tela e o texto e Escola Integrada:
de mãos dadas

O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
C. D. de Andrade

O setor de Cursos e Oficinas, do Programa A tela e o texto, desde 2006, atua em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UFMG (PROEX) e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH) no Programa Escola Integrada, que tem como objetivo a formação integral de alunos de 6 a 15 anos, do Ensino Fundamental da Rede Municipal, ampliando sua jornada educativa diária.

No 1º semestre de 2007, tivemos seis bolsistas trabalhando em quatro escolas: Escola M. José de Calazans, E. M. São Rafael, E. M. Cora Coralina e E. M. Governador Ozanam Coelho. No 2º. semestre, houve três bolsistas na Escola M. José de Calazans e E. M. Cora Coralina. Nesses dois semestres, as oficinas oferecidas foram: Histórias em Quadrinhos, Estratégias de leitura do texto literário, Relendo os clássicos e Inventando histórias com jogos teatrais. Todas elas tiveram como objetivo principal difundir a Literatura Brasileira e despertar o interesse dos alunos pela leitura.

Para o primeiro semestre de 2008, a PROEX nos solicitou sete bolsistas para atender a um total de quatro escolas (E. M. Agenor Alves de Carvalho, Escola M. J. Calazans, E. M. Wladimir de Paula Gomes e E. M. Acidália Lott). Além das oficinas já mencionadas, haverá uma de Teatro e outra de Memórias em retalhos. Atenção, estudantes de Letras, fiquem atentos, pois haverá seleção de bolsistas no início de 2008!

O Programa A tela e o texto congratula-se com a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG, pelas iniciativas no sentido de melhorar as condições de leitura e de vida da população de Belo Horizonte. “Vamos de mãos dadas...” Que os trabalhos de 2008 sejam frutíferos!

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OFICINA DE IMAGENS: PROPOSTAS E REFLEXÕES

Elisa Amorim Vieira – FALE/UFMG


Tia, vamos brincar de esconde-esconde?! Natália

A Oficina de Imagens é uma das atividades desenvolvidas pelo Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto da Faculdade de Letras da UFMG, cujo objetivo é desenvolver diferentes níveis de leituras entre educadores e alunos das redes públicas e privadas de ensino. Nesse sentido, são realizados trabalhos que associam os recursos da mídia contemporânea, desde o cinema até a Internet, ao suporte do texto impresso. Através da Oficina de Imagens, propomos a coleta ou recuperação de fotografias de um determinado grupo de pessoas que partilham experiências e memórias sociais comuns. O objetivo central é o de promover a formação de um arquivo de imagens que participem, junto com narrativas orais ou textos escritos, de uma reflexão acerca da consciência social dessa comunidade e da construção de seu imaginário.

Ao longo de três sessões, entre abril e junho de 2006, realizou-se uma Oficina de Imagens na Fundação José Hilário de Souza, situada no Distrito de Vera Cruz de Minas, Pedro Leopoldo, com um grupo de catorze monitores que trabalham com crianças da creche e da casa-lar mantidas pela entidade. O primeiro encontro foi uma introdução ao trabalho com imagens através da análise de uma série de fotografias em preto-e-branco realizadas por diferentes fotógrafos. Nessa ocasião, observamos algumas estratégias de representação do indivíduo; a forma como muitas vezes a fotografia é usada para criar uma identidade padronizada, como no caso dos retratos 3X4; e como, por outro lado, a fotografia pode ser um instrumento de reflexão sobre a identidade individual e coletiva. Por fim, iniciamos um trabalho de conferir significação a determinadas imagens: cada monitor escolheu uma das fotos e, a partir dela, escreveu um pequeno texto. À medida em que esses textos eram lidos, pôde-se perceber não só as imagens como narrativas, mas também como propulsoras de narrativas.


Sou livre para voar!!!

O segundo encontro, realizado na semana seguinte, foi dedicado à produção de imagens da comunidade. Crianças e monitores juntos no seu espaço cotidiano, num momento de interação de todo o grupo e sob um olhar estranho intermediado pela câmera. O processo de ver-se capturado pela lente, tornar-se objeto do olhar do outro, intimida num primeiro momento, mas o sentimento de coletividade acaba prevalecendo e cada um vai, de certa forma, criando uma personagem para si mesmo. Alguns dias depois, as fotos foram enviadas à Fundação José Hilário e cada monitor pôde escolher uma para, a partir dela, escrever algo sugerido ou desencadeado pela imagem. Esse processo - cujo objetivo é o de que as imagens engendrem palavras, pensamentos e ficções - só foi concretizado algumas semanas depois, durante o nosso último encontro. Alguns haviam escrito textos breves, mas a maioria confessou ter tido dificuldades para realizar a tarefa. Juntamos, então, todas as fotos e teve início a montagem de um mural em que cada um poderia escrever o que quisesse.

No processo de organizar as imagens, os monitores começaram a recordar o que cada criança costumava lhes dizer e vice-versa. Nesse momento, as palavras passaram a surgir espontaneamente, desencadeando o fluxo da memória através do eco das vozes ouvidas diariamente, mas nem sempre distinguidas. O arquivo icônico e verbal desta comunidade começou, portanto, a ser concretizado no instante em que houve a recepção dinâmica e coletiva das fotografias. O jogo de encontrar palavras desencadeadas pelas imagens gerou, dessa forma, a possibilidade de sensibilização e auto-conhecimento do grupo. As fotos e os textos que seguem são parte deste trabalho realizado conjuntamente.

(Fotos de Elisa Amorim Vieira)

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NOVAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA — A TELA E O TEXTO

Em parceria com o Centro de Convivência Providência da rede de Saúde Mental da SMSA/PBH, localizado no Centro de Apoio Comunitário (CAC) Providência, o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão “A tela e o texto” , da Faculdade de Letras, e o LabGrupo, do Curso de Psicologia, ambos da UFMG, levaram a cabo uma experiência inovadora de leitura e de trabalho grupal. Partindo do fato de que vivemos numa cultura totalmente audiovisual, as professoras Maria Antonieta Pereira (Letras) e Izabel Friche Passos (Psicologia) e as alunas Leni Nobre de Oliveira (Letras), Ana Paula Lara e Rita Godoy (Psicologia) organizaram e ministraram o curso “A leitura da tela e do texto”, para portadores de sofrimento psíquico que freqüentam o Centro de Convivência Providência. Durante 10 encontros, foram debatidos o conto Dois homens, de Luiz Vilela, os curtas Dois homens, de Helvécio Marins, e Françoise, de Rafael Conde, além de letras de música e textos produzidos pelos próprios alunos. O material escrito pelos estudantes foi exposto, inicialmente, em murais. Nos últimos encontros do curso, o grupo de alunos redigiu e ensaiou uma peça teatral, a qual foi encenada para a comunidade na cerimônia de entrega dos certificados.

Buscando o desenvolvimento de práticas de leitura e produção de texto que utilizassem recursos das artes, das tecnologias e das mídias contemporâneas, a proposta do curso permitiu a professores e alunos a experimentação de diferentes abordagens do texto escrito. Além disso, como essas experiências se pautaram pela discussão intensa de diferentes pontos de vista, a literatura foi articulada profundamente à vida de todos os participantes. Numa perspectiva de trabalho interdisciplinar, a Psicologia integrou a equipe de coordenação da oficina, através da atuação das alunas Rita Godoy e Ana Paula Lara, sob a supervisão da professora Izabel Friche Passos, ajudando a construir a interação, a cooperação, a autonomia e a troca afetiva no grupo. As necessidades concretas da vida — inclusive a necessidade de arte, de ficção e de reflexão crítica — permitiram o desenvolvimento de novas habilidades de leitura e de produção (oral e escrita) de textos.

As experiências compartilhadas por professores e alunos foram tão significativas que geraram a demanda de ampliar o trabalho, envolvendo outros grupos da comunidade da Regional Norte e outros regionais de BH através dos Centros de Convivência de cada região, surgindo novas frentes de trabalho em cada lugar. Na Regional Norte já está sendo realizada a dinamização da Biblioteca Alessandra Cadar com a implantação de Tardes Culturais no CAC Providência abertas à participação de escolas e da comunidade em geral. O mais importante deste projeto foi a composição de uma equipe coordenadora desses eventos, formada por membros do Centro de Convivência que fizeram o curso (Alexandre, José Carlos, Juscélia e Abrão, entre outros), por alunos da Letras (Leni e Marta), por alunos da Psicologia (Marcelo e Ana Carolina), e funcionários do CAC Providência (Cláudia, Lúcia e outros), a equipe promete oferecer aos moradores da região novas oportunidades de contato com a arte brasileira. Estão sendo programadas atividades como sarau de poesia, sessão comentada de cinema, performance, peça teatral, show musical etc. Mais tarde, a coordenação pretende criar um boletim impresso de circulação periódica e outras formas on line de divulgação das realizações culturais e artísticas da comunidade.

Em parceria com o Centro de Convivência São Paulo já está sendo iniciado um novo curso "A Leitura da Tela e do Texto", no CAC São Paulo, desta vez aberto para toda a comunidade. Outras iniciativas estão em fase de organização com os Centros de Convivência Barreiro e Arthur Bispo. Essa experiência mostrou, a todos nós, a imperiosa necessidade de lutar contra um dos mais cruéis tipos de exclusão — a exclusão cultural. É preciso trabalhar para que todos os brasileiros tenham acesso à produção e à recepção dos bens culturais do país.

Maria Betânia de Lima Guimarães
Coordenadora do Centro de Convivência – CAC Providência

Izabel Friche Passos
Coordenadora do LabGrupo

Maria Antonieta Pereira
Coordenadora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto

O texto a seguir foi escrito, ensaiado e encenado pelos alunos da oficina Leitura de telas e textos no CAC Providência/2004.

Ufa! Até que enfim, a Bonequinha vai casar!

CENA I

NARRADOR: Eis aqui uma caixinha onde está a dormir minha filha, a Bonequinha Preta. E vocês não perdem por esperar o desenrolar dessa história...
FALCÃO: Leão, se você quiser se casar com a Bonequinha Preta, essa é a hora ideal para raptá-la, pois não tem ninguém ali por perto.
LEÃO: Então vamos pegá-la. O mais rápido possível!!!
(Leão pega a Bonequinha Preta)
BONEQUINHA: Socorro, papai!!!
(Há uma pequena confusão. O pai e os amigos chegam)
PAI: Nossa! Minha filha! Onde está a minha filha?
GENERAL: Quem poderia ter feito isso?
CAVALHEIRO: Que infelicidade! Logo agora que íamos nos casar...
PAI: O que eu prometi será cumprido. Vamos atrás dela!

CENA II

Leão chega com a Bonequinha Preta na Ilha dos Piratas. Estão o Pirata e o Soldado Romano na ilha.
BONEQUINHA: Socorro!
SOLDADO: Quem é você? O que faz aqui?
LEÃO: Olha o que eu trouxe pra te vender!
(Pirata e Leão negociam a venda da Bonequinha Preta. O Pirata fica com a Bonequinha Preta)

CENA III

Palácio do Rei Davi. Cavalheiro e Pai entram.
PAI: Ó, Majestade! Minha filha foi raptada e não sei onde ela está! Eu havia prometido ao Cavalheiro que ele iria se casar com minha filha! O perigoso Pirata da Perna-de-Pau está com ela!
CAVALHEIRO: Ó, Rei! Quero recuperar a minha noiva.
REI: Farei o possível para salvá-la! General Aléxis, apresente-se!
GENERAL: Pois não, meu rei!
REI: Reúna o exército e vá salvar a Bonequinha Preta!
GENERAL: Pois não, meu rei!
Saem todos para a ilha.

CENA IV

Chegando na ilha...
GENERAL: Onde você está, pirata?
PAI: Minha filhinha!
CAVALHEIRO: Eu vou casar com você, não se preocupe!
O Pirata aparece e grita:
PIRATA: a Bonequinha é minha noiva, mas eu a troco por bastante ouro e jóias.
REI: Eu pago.
CAVALHEIRO: Eu caso com ela.
PAI: Eu dou graças a Deus!
BONEQUINHA: Pare com isso! Eu não sou mercadoria. Eu faço a minha escolha. Eu quero me casar, adivinhem com quem?
FALCÃO: Com o Zé Ninguém!
BONEQUINHA: Com o Cavalheiro.
NARRADOR: Depois dessa emocionante estória, agora irá acontecer o inesperado. Todos estão vivos, aguardando o casamento e o mais importante, a festa. Vamos festejar a união da Bonequinha com o Cavalheiro.

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OFICINA LITERATURA E NATUREZA

Começa no dia 05 de maio, quinta-feira, no CAC São Paulo, a Oficina Literatura e Natureza, a ser ministrada pelo Programa A tela e o texto. Os encontros acontecerão às quintas-feiras, de 14h às 17h30, e aos sábados, de 9h às 12h. Serão realizados debates de textos e curtas, visitas à Biblioteca Guilherme Laje e passeios ecológicos. Além de compartilhar leituras e produzir textos, a oficina tem como objetivo contribuir com o projeto de formação de uma biblioteca comunitária no CAC São Paulo, estimulando a formação de multiplicadores do gosto pela leitura na comunidade.

Kênia Aulízia Herédia

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NOVAS INTERAÇÕES ENTRE TELAS, TEXTOS E GENTES

No primeiro semestre de 2004, o Programa “A tela e o texto” (Letras) e o Laboratório de Redes Sociais (Psicologia) ofereceram o curso “A leitura da tela e do texto” em parceria com o Centro de Ação Comunitária Providência, especialmente com seu Centro de Convivência.

Neste segundo semestre, atendendo à demanda da comunidade, a parceria foi estendida aos Centros de Ação Comunitária São Paulo e Barreiro onde, sob a coordenação das professoras Maria Antonieta Pereira (Letras) e Izabel Friche Passos (Psicologia), está acontecendo o curso “A leitura da tela e do texto” para portadores de sofrimento psíquico, professores, agentes sociais e comunidade em geral. No bairro São Paulo foram abertas duas turmas, manhã e noite, que contam com o apoio dos estudantes Marcelo Thibau, Rita Godoy, Érika Mendonça (Psicologia), Maria das Graças Nogueira e Kênia Herédia (Letras). No Barreiro, há uma turma vespertina, cuja equipe é composta pela profª Maria Antonieta e pelos estudantes Bruno Rocha, Laura Ferreira, Camila Madureira, Mara Coimbra (Letras) e Ana Carolina (Psicologia).

A proposta vem se concretizando através do debate intenso de contos, curtas-metragens, vídeos, poemas e músicas, que permitem aos participantes do curso a experimentação de diferentes abordagens do texto escrito e o desenvolvimento de novas habilidades de leitura e produção textual (oral e escrita). Outro aspecto privilegiado ao longo de todo o curso é a interação, a cooperação e as trocas afetivas entre os participantes, a fim de que se constituam como um grupo atuante em sua comunidade, promovendo a dinamização e a consolidação de laços sociais, a luta contra a exclusão cultural e a elevação dos níveis de leitura da população local.

Um bom exemplo disso é a consolidação de um grupo no Providência, cujo objetivo é levar a população a usufruir da biblioteca do CAC, seja realizando a Tarde Cultural, seja visitando os moradores e divulgando a importância do ato de ler.

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LEITURAS NO CAC PROVIDÊNCIA

Dando continuidade à parceria com o CAC Providência, no segundo semestre de 2004, o Programa A tela e o texto lá realizou uma oficina de leitura, que motivou os participantes a perceberem as relações entre literatura, vídeo, cinema e suas vidas. Ao final da oficina, a comunidade e o CAC reafirmaram o desejo de continuar realizando atividades ligadas à leitura e, em 2005, a parceria continua, com a realização de palestras e de um trabalho para dinamizar a biblioteca local. Em sintonia com essa proposta de popularização da leitura, o CAC Providência realiza em maio o Mês Cultural – Lendo e Relendo. O CAC mantém, ainda, outras atividades permanentes ligadas à literatura e outras artes como sessões comentadas de filmes, oficinas de poesia, tardes poéticas e musicais.

Maiores informações e inscrições: CAC Providência, rua Arantina, 375, Minaslândia.
Telefones: 3277-6635.

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OFICINA DA PALAVRA

A matemática não é uma disciplina contemplativa, mas criativa; ninguém pode tirar muito consolo dela quando perdeu o poder ou o ensejo de criar (...)
G.H. Hardy

Faculdades da FEMM/FAFISETE
DEPARTAMENTO DE LETRAS E DE MATEMÁTICA

Professores Coordenadores:
Profa. Leni Nobre de Oliveira (FAFI/FEMM)
Dep. Letras
Prof. Frederico Reis Marques de Brito (FAFI/FEMM)
Dep. Matemática

Alunos Bolsistas:
Héctor Villanueva Miranda
Luiz Felipe de Vasconcelos Marroques
Marcelo Moreira Lopes
Sheila Mara de Oliveira

Alunos Colaboradores:
Valéria Mendes Vasconcelos Souza
Michelle Fabiane Araújo Ana Maria Guimarães

O PROJETO

A Oficina da Palavra é um projeto pioneiro de educação interdisciplinar, coordenado por um professor de Literatura em Letras e outro em Matemática e por alunos bolsistas dos dois cursos. Envolve estratégias artístico- literárias promovendo a descoberta, o uso e o conhecimento da palavra enquanto forma de comunicação oral e escrita e da percepção dos conhecimentos por meio da arte e da metamatemática. Incentiva o interesse entre os participantes utilizando o lúdico como canalizador da produção textual e artística, para intermediar o acesso aos conteúdos curriculares da matemática e sua pragmática no cotidiano. Previsto para realizar-se por um semestre, sua continuidade vem sendo sistematicamente aprovado pela instituição devido a sua aplicabilidade e funcionabilidade e já se encontra no quarto semestre de aplicação.

Por meio dessa oficina, aplicamos atividades metamatemáticas a alunos de Ensino Fundamental da Escola de Aplicação e atingimos uma média de 500 crianças semanalmente.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Apresentação do dicionário de Matemática elaborado pelos membros da Oficina e pelos alunos da Escola de Aplicação, no III Encontro Mineiro de Educação Matemática: Desafios Atuais do Professor de Matemática realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em novembro de 2003.

Apresentação dos resultados positivos obtidos com a prática da Oficina na IV Semana da Educação da Fafisete – A formação do Educador na realidade brasileira, na Fundação Educacional Monsenhor Messias, de 12 a 14 de novembro de 2003.

Realização da 1ª olimpíada matemática no final do ano de 2003.

Apresentação do texto científico A memória do prazer, da dor, da vida e da morte em romances e narrativas metamatemáticas:

a) no III Encontro Mineiro de Educação Matemática: Desafios Atuais do Professor de Matemática realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em novembro de 2003;
b) no I Encontro de Estudos e pesquisas em Letras do Uni-BH, realizado de 23/09 a 25/09 2003 na 2ª Semana de Pesquisa em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, de 18 a 22 de Maio de 2004;
c) na IV Semana da Educação da Fafisete – A formação do Educador na realidade brasileira;
d) na Fundação Educacional Monsenhor Messias, de 12 a 14 de novembro de 2003;
e ) nos anais do III Encontro Mineiro de Educação Matemática: Desafios Atuais do Professor de Matemática realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) ( publicação em CD-rom).

Participação da I Jornada Acadêmica de Matemática, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia do Uni-BH com a comunicação intitulada Leitura e produção de Texto na graduação: um importante espaço transdisciplinar.

Produção do texto Desinteresse pela matemática: uma reflexão e sua apresentação para publicação no número 2 da revista Maestria da FEMM ( no prelo), apresentando discussão acerca dos resultados obtidos nas atividades desenvolvidas na Oficina.

Assunto de reportagem do Jornal Interno da FEMM (VIU – Veículo Informativo Universitário) Edição 20, junho/julho de 2003, sobre os resultados favoráveis obtidos com a aplicação da Oficina.

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos da Escola de Aplicação no final do primeiro semestre de 2004, como parte integrante da 2ª Olimpíada matemática a ser realizada em novembro do mesmo ano.

Beneficio para uma média de 500 crianças, semanalmente.

Melhoria do interesse dos alunos pelas atividades relacionadas com Matemática.

CONCLUSÕES PARCIAIS DA PESQUISA

1 - Há um desinteresse visível pela pratica da matemática no Ensino Fundamental e isso oferece alerta para que repensemos a pragmática dessa ciência na escola e a adaptemos ao aluno, com vistas a alcançar uma aprendizagem mais significativa e uma formação mais sólida do conhecimento sobre a ciência matemática.

2 - Atividades tais como prática de jogos lógico-matemáticos, olimpíadas, gincanas, resolução de enigmas, brincadeiras, curiosidades, produção de pinturas e esculturas e leitura e produção de textos literários sobre temas diversos da matemática são aplicadas com grande êxito e melhoria da qualidade da aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental.

3- Um dicionário estratégico de matemática pode auxiliar os alunos nas questões específicas da matemática.

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Aline Cota Geisa Buzelin Douglas Veloso Alberto Giacometti Geisa Buzelin