Entre você também nessa rede!!!


Nome:
Email:
 

PROJETOS













  HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO



    Voltar


Notícias – Capacitação de educadores

05/02/10


Cursos para educadores

Com larga experiência na formação de leitores e na capacitação de educadores, a Associação Cultural Teia de Textos foi fundada por Maria Antonieta Pereira, na Faculdade de Letras/UFMG, como um projeto de pesquisa intitulado A tela e o texto, no ano de 1998. Seu principal objetivo tem sido a elevação dos níveis de leitura, cultura e produção de textos da população brasileira.
Atualmente, a Associação conta com vários profissionais experientes que oferecem formação de qualidade aos educadores.
Os cursos oferecidos são adaptados ao perfil e às expectativas dos inscritos, constando de aulas teóricas, experiências práticas e bibliografia atualizada, numa perspectiva de rede que busca integrar educadores e educandos.
Confira a cartela de cursos. Clique aqui.

____________________________________________________

13/08/09


Rede municipal de Belo Horizonte: capacitação de educadores

Durante o segundo semestre de 2009, o Programa A tela e o texto realizará cursos e oficinas em diversas escolas da rede municipal de Belo Horizonte, dando continuidade ao trabalho iniciado em julho.

Nesse último mês, as escolas municipais Ozanan Coelho, Pedro Guerra e Antônio Aleixo já receberam a equipe do Programa para palestras e capacitação de professores. Foram discutidos temas como violência e disciplina na escola, alfabetização, letramento, analfabetismo funcional, uso de recursos audiovisuais em sala de aula, relações entre sala de aula e biblioteca escolar, relações entre escola e comunidade, formação de leitores e redatores como tarefa de todas as áreas do conhecimento etc. Para os alunos da Ozanan Coelho, foram oferecidas oficinas de História em quadrinhos e Música na sala de aula, com adequação para as faixas etárias que vão da Educação Infantil às séries finais do 3º. Ciclo.

Em agosto, novas atividades serão oferecidas para os professores da E. M. Ozanan Coelho e da E. M. Antônio Aleixo, sendo que nessa última também haverá uma sequência de palestras voltadas especialmente para os pais dos alunos. Ainda em agosto, haverá uma série de palestras organizadas por A tela e o texto e dirigidas aos professores das escolas municipais Eliza Buzelin e Maria Magalhães Pinto, com o objetivo de analisar a formação do leitor contemporâneo, o papel da escola na sociedade da hipermídia e outros temas de interesse dos docentes. Também na Unidade Municipal de Educação Infantil vinculada à E. M. Ozanan Coelho, serão oferecidas, simultaneamente, atividades para crianças de 2, 3 e 4 anos e para seus respectivos professores, de forma a se repensar as possibilidades da formação de leitores desde a mais tenra idade.

____________________________________________________

13/07/09


Programa A tela e o texto na E. M. Ozanam Coelho

Nos dias 8 e 9 de julho, o Programa A tela e o texto esteve presente na Escola Municipal Ozanam Coelho, no bairro Capitão Eduardo, região Nordeste de Belo Horizonte.

A convite da direção, foram oferecidas oficinas aos alunos, enquanto os professores assistiram a palestra Construção da escrita e produção de textos nas diversas disciplinas, ministrada por Maria Antonieta Pereira. Segundo a vice-diretora, professora Madalena, os professores da educação infantil, 1º, 2º e 3º ciclos avaliaram a capacitação como muito útil para sua formação. Durante os dois dias de atividades, mais de 500 alunos participaram das oficinas “Quadrinhos na sala de aula” e “Música na sala de aula”. Na oficina de quadrinhos, os alunos estiveram em contato com os recursos imagéticos das HQs, criando diálogos para os personagens e produzindo suas próprias histórias. Já na oficina de música, o ponto alto foram as paródias, criadas pelos próprios alunos. Confira algumas delas logo adiante. Em agosto e setembro, a equipe do Programa estará de volta à Escola, oferecendo novas oficinas aos alunos e dando sequência ao trabalho de capacitação dos professores.


Maria Antonieta Pereira na capacitação dos educadores.


À esquerda, Patrícia Namitala e Carolina Leão na Oficina de Quadrinhos.
À direita, uma das alunas produzindo sua história.


À esquerda, Karolina Penido e Lavínia Resende na oficina de Quadrinhos. À direita, Lucas Maroca com um dos alunos da Oficina de Música.




À esquerda, Simone Catalan e Lucas Maroca na Oficina de Música. À direita, alunos da Oficina de Música.



Confira agora as paródias produzidas pelas turmas 801 e 802.

(Sorte Grande – Ivete Sangalo)

A minha pior sorte
Foi o crack que eu comprei
Meu dinheiro foi embora
Eu tava com vontade
De fumar um belo crack
Pra sofrer a vida inteira

Meu dente ta caindo
Meu olho ta vermelho
To chegando no fim

O cheiro do crack é forte
Ta me levando à morte
É o início do fim

Chegou no meu pulmão
Fez uma destruição
O crack não é brincadeira

Bateu no coração
Arrebentou de montão
Fiquei sem eira nem beira

Zueira, zueira, zueira
Levantou triteza

(Carolina – Seu jorge)

Cem reais – maravilha de dinheiro
Esse dinheiro é uma quantia bem difícil de se ter
Esse dinheiro dá brilho no olhar
Tem um jeito bem difícil que me faz enlouquecer
É um valor que eu quero gastar

Maravilha de dinheiro que eu posso ter
Esse dinheiro me faz transformar numa pessoa legal
Te confesso que eu faria tudo por você
Oh meu Deus esse dinheiro me faz mal

Oh meu dinheiro eu preciso de você
Sem dinheiro eu não irei sobreviver
Oh meu dinheiro eu preciso contar
Dinheiro eu vou gastar você

De segunda a segunda eu ralo por você
No dia 30 quase nunca você está
E no começo do mês que eu preciso de você
Não temos dinheiro é melhor ir trabalhar

____________________________________________________

06/05/09


Curso de formação de alfabetizadores - Módulo I

No dia 29 de maio, o Setor de Capacitação do Programa A tela e o texto estará iniciando o primeiro módulo do Curso de Formação de Alfabetizadores cujo principal objetivo é contribuir para a discussão e a compreensão da alfabetização e do letramento no mundo atual, em franca revolução tecnógica. Partindo da realidade da Educação de Jovens e Adultos, o curso vai abordar os processos de aprendizagem que também envolvem a Educação Infantil. Nessa abordagem, haverá debates sobre a aquisição da língua escrita e o analfabetismo funcional. O Módulo I terá carga horária de 30 horas/aula, distribuídas em 6 encontros (aulas, elaboração de atividades) + horas de pesquisa e aplicação.

Data: 29 de maio / 05, 19 e 26 de junho / 03 de julho
Hora: 18:00 - 22:00
Local: Espaço Paidéia - R. Frei Leopoldo, 39, sala 17, Bairro Ouro Preto, Belo Horizonte
Pagamento: taxa única de R$150,00 (depósito na Caixa Econômica Federal, ag. 0821, conta 44.875-9).
Complete a ficha de inscrição e envie para telatexto@gmail.com, juntamente com os dados do comprovante de depósito.
Ministrantes:
Maria Antonieta Pereira - Pós-doutora em Literatura Comparada com enfoque em formação de leitores e capacitação de educadores. Professora aposentada FALE/UFMG. Coordenadora geral do Programa A tela e o texto.
Kênia Aulísia Herédia – Mestre em Teoria da Literatura com enfoque em literatura, cinema e educação. Professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
Lucinéia Toledo – Mestre em Educação pela Universidade de Matanzas em Cuba, com enfoque na formação de professores para o uso de diferentes linguagens e textos no desenvolvimento da competencia comunicativa. Professora da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte, trabalha atualmente na Gerencia de Política Pedagógica e de Formação - Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Informações: (31) 3586-2511 (13h00 às 17h00)
(31) 3347-9540 - (31) 8794-1998

TURMA PEQUENA! VAGAS LIMITADAS!


____________________________________________________

29/04/2009

Curso de capacitação


No último dia 25 de abril, o Programa A tela e o texto promoveu o curso Técnicas de elaboração de projetos e gestão de evento. O encontro, que teve como objetivo capacitar o Programa para obter recursos, foi ministrado por Simone Catalan, que é formada em Educação Física pela UFMG, e em Administração, com ênfase em Esportes, Promoção de Eventos e Lazer. Durante a primeira parte do curso os integrantes conheceram técnicas de elaboração de projetos, que foram muito bem ilustradas a partir de experiências vividas pelo grupo. Na segunda parte os integrantes se dividiram por setores e colocaram em prática o que aprenderam, elaborando projetos que visem a sustentabilidade do programa.




___________________________________________________________________

14/04/2009

Curso de capacitação


No próximo dia 25 de abril, o Programa A tela e o texto promove o curso Técnicas de elaboração de projetos e gestão de evento. O encontro, que tem como objetivo capacitar o Programa para obter recursos, está aberto para a comunidade em geral. A ministrante, Simone Catalan, é formada em Educação Física pela UFMG, e em Administração, com ênfase em Esportes, Promoção de Eventos e Lazer. Já realizou eventos empresariais e esportivos, e tem experiência no uso da educação física nas áreas da educação, de rendimento esportivo e de gerência.

Programação:
Dia 25/04/2009
Horário:
1ª parte
08:00 – 11:00:
Elaboração de projetos
Técnicas
2ª parte
14:00 – 17:00:
Dinâmicas
Casos, problemas, soluções
Pensando na sustentabilidade de projetos

Local:
Centro Cultural Pampulha
Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca.
Ônibus: 4403 A / 4408 / 4410 / Suplementar 51 / 52 / 53.

Inscrições:
Valor: R$30,00
As inscrições podem ser solicitadas pelo número 3586-2511, de 13 às 17 horas, ou pelo e-mail telatexto@gmail.com. O pagamento será efetuado por depósito em conta corrente a ser informada pelo telefone.

___________________________________________________________________

14/04/09


Curso de capacitação para educadores

Terminou no último dia 28 o curso da Capacitação para educadores no CEIP Dom Bosco. Estiveram envolvidos, além de integrantes do Programa A tela e o texto, os educadores do Centro de Internação Provisória que estão promovendo a alfabetização, o letramento e a inclusão digital dos menores acautelados. Temas como Parâmetros Curriculares Nacionais e conceitos de alfabetização/letramento na sociedade da hipermídia foram discutidos, além de trabalhos de leitura e produção de textos.

Em Urucânia, onde o curso também está sendo ofertado, o público-alvo são os educadores do município. Dividido em três módulos – Parâmetros Curriculares Nacionais; Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital; Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa – o curso agora está na segunda etapa.

O que se espera desse trabalho é o fortalecimento das redes educacionais por meio dos participantes, que eles coloquem em prática, em seu ambiente de ensino, o que aprenderam na teoria. Instituições interessadas no Curso de Capacitação para Educadores podem entrar em contato conosco pelo telefone 3586-2511, ou pelo e-mail telatexto@gmail.com.

____________________________________________________

23/03/09


Curso para educadores em Urucânia

No último dia 20, as integrantes do Programa A tela e o texto, Maria Antonieta Pereira, Lucinéia Toledo e Kênia Aurédia estiveram na cidade de Urucânia ministrando um curso de capacitação de educadores. O curso teve como objetivo proporcionar a atualização dos educadores do município em três questões básicas: Parâmetros Curriculares Nacionais, Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital e Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa. O curso teve como base teórica as idéias de temas transversais (PCNs), letramento (Magda Soares), inteligência coletiva e solidária (Pierre Lévy, Leonardo Boff) e distribuição do capital cultural (Bourdier). Foi desenvolvida uma reflexão sobre as redes educacionais (Pierre Lévy) passíveis de serem criadas e fortalecidas pelo trabalho conjunto de escola, poder público e comunidade. Essas teorias deram suporte para a elaboração de planos de aula, avaliações e novos diagnósticos. Além desse, haverão mais dois encontros presenciais. Os alunos ainda deverão cumprir trabalhos de pesquisa e aplicação de campo.

____________________________________________________

03/03/09


Curso para educadores do CEIP DOM BOSCO

O setor de Capacitação de Educadores do Programa A tela e o texto oferecerá um curso para os educadores do CEIP D. BOSCO que estão envolvidos com a alfabetização, o letramento e a inclusão digital dos menores acautelados. O curso prevê a discussão de aspectos relevantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um exame dos conceitos de alfabetização/letramento na sociedade da hipermídia. Também serão desenvolvidos trabalhos de leitura e produção de telas e textos. Haverá três encontros presenciais, aos sábados (14, 21 e 28 de março), no horário de 8h às 12h e 13h às 17h, num total de 24 horas/aula. Além disso, haverá 6 horas de tarefas individuais (pesquisas, leituras), perfazendo uma carga horária total de 30 horas. O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone 2129-9341 ou pelo e-mail pompeiaaraujo@yahoo.com.br. Os participantes que freqüentarem um mínimo de 75% da carga horária terão direito a certificado.

____________________________________________________

18/02/09


Curso de capacitação em Urucânia

O setor de Capacitação do Programa A tela e o texto, em parceria com a Miguilim, está oferecendo um curso de capacitação para educadoras e alunas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), na cidade de Urucânia, Minas Gerais. Contando com 20 inscritos, o curso está discutindo a importância da leitura e da escrita na era da informática. Os debates giram em torno do papel das telas (cinema, TV e computador) na formação de habilidades, capacidades, atitudes e procedimentos do cidadão contemporâneo. Discute-se principalmente o papel do computador na leitura e na produção de textos da atualidade. Os participantes já estão na fase de produção de crônicas, a partir das leituras e dos debates realizados e utilizando os computadores instalados no telecentro da cidade. Caso haja interesse da comunidade, esse material escrito poderá ser transformado em um livro da coleção Tela e Texto, registrando dessa forma um importante momento das reflexões comunitárias sobre suas crianças e seus jovens.

____________________________________________________

02/12/08


Programa A tela e o texto em parceria com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte

Ao participar da Rede de Formação de professores de EJA/EFRN, da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, o Setor de Capacitação do Programa A tela e o texto está contribuindo para a redação de Proposições Curriculares que sejam capazes de articular um ensino diferenciado para esse público.
Atuando na formação de leitores jovens, idosos e adultos, no CAC-Barreiro, desde 2004, e no NAF Novo Ouro Preto, desde 2007, o Programa acumulou alguma experiência teórico-prática nessa área. Isso tornou possível um diálogo muito produtivo com os professores da rede municipal, especialmente no que diz respeito ao uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem (cinema, televisão, computador, celular) e à luta pela cultura da paz na periferia da cidade.
A riquíssima experiência dos professores de EJA/EFRN pôde, assim, ser articulada com importantes teorias sobre formação de leitores na atualidade. Com base nos conceitos de hipertexto, inteligência coletiva, leitura de telas e textos e letramento ecológico-digital, foram compartilhados ensinamentos, afetos, preocupações e experimentos de leitura e de vida. Acreditamos que as propostas da Educação de Jovens e Adultos estão, na prática, dando surgimento a uma nova escola que vai contribuir para significativas mudanças no cenário educacional do país.
Agradecemos a todos os colegas da SMED e da rede municipal que nos proporcionaram momentos de intensa criação pedagógica e esperança nos dias que virão.

____________________________________________________

14/08/08


O Programa A tela e o texto na educação de jovens e adultos

O setor de Capacitação de Educadores, do Programa A tela e o texto, está atuando como assessor no desenvolvimento da Rede de Formação de Professores, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED), que visa à elaboração de uma proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Fundamental Regular Noturno (EFRN).
O trabalho junto à SMED começou em 2007, quando o Programa ofereceu uma série de palestras para professores da EJA e do EFRN nas quais eram abordadas as teorias de rede, especialmente a idéia de hipertexto, como importante fundamento da educação contemporânea. Dando continuidade à sua proposta de formação de leitores e capacitação de educadores, o Programa atualmente ministra o curso “Cultura escrita, oral e audiovisual” que funciona como um instrumento de atualização dos professores, ao cumprir as seguintes tarefas: a) discussão com os educadores sobre a escola que eles querem ter; b) sistematização desse debate; c) redação das proposições curriculares com base no debate sistematizado. O término dessas atividades está previsto para dezembro de 2008.
Trabalhando com a idéia de sujeitos e saberes em constante mutação, o Programa busca associar os eixos temáticos propostos pelo debate curricular numa grande rede de produção de conhecimento. Dessa forma, o saber narrativo (narrativas cotidianas, narrativas literárias, ações transdisciplinares, saber-fazer comunitário etc.) pode ser conectado ao saber científico (conteúdos, metodologias, avaliações, ações disciplinares, saber-fazer escolar etc.).
Junto com os professores de Belo Horizonte, o Programa transforma em prática concreta sua experiência de 10 anos na formação de leitores e educadores.

____________________________________________________

12/08/08


Reinações de Lobato

No mês de julho o Programa A tela e o texto, da Faculdade de Letras da UFMG, esteve presente no Colégio Santo Antônio, participando do Projeto Primeiro encontro de leitores e leitura. O tema do evento foi a obra de Monteiro Lobato.

Motivados pela leitura do livro Convite aos Educadores, de Angelina Castro, pensando na riqueza da produção do criador do sítio, que precisa ser redescoberta por educadores e leitores, e levando em consideração o objetivo principal do Programa A tela e o texto – ampliação dos níveis de leitura da população brasileira – foram realizadas as seguintes oficinas:

Oficina Boticário da Alegria – A Emília com sua canastrinha levou à meninada a oportunidade de viajar pelo fantástico mundo do pirlimpimpim.

Oficina de Telas e Textos – A garotada embarcou numa aventura no Reino das águas claras, por meio de histórias lidas, contadas e assistidas na tela e, munidas de fantasia, criaram um jogo de tabuleiro utilizando as histórias com que trabalharam.


Oficina de Quadrinhos - Por meio do Dom Quixote para as crianças, de Monteiro Lobato, adaptado para os quadrinhos, as crianças usaram recursos imagéticos das HQs e produziram sua própria história.


Oficina de Teatro - Por meio das histórias vividas pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças recriaram cenas e fizeram brincadeiras, dentre elas uma bola de sabão gigante, com a qual partiram para uma Viagem ao céu.

O evento foi destinado aos alunos do Colégio Santo Antônio, mas pode ser solicitado por todos que tenham o desejo de transitar pelo sítio encantado. Mais informações sobre o Programa A tela e o texto e essas oficinas podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6054 e pelo email telatexto@gmail.com.

____________________________________________________

09/07/08


Reinações de Lobato

Na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, o Programa A tela e o texto estará presente no Colégio Santo Antônio, participando do Projeto "Primeiro encontro de leitores e leitura".
O tema escolhido pelo colégio para o evento foi a obra de Monteiro Lobato. Pensando na riqueza da produção do autor, que precisa ser re-descoberta por educadores e leitores, reconhecendo a escola como um dos espaços em que cidadãos conscientes e engajados socialmente são formados e levando em consideração o objetivo principal do Programa A tela e o texto - ampliação dos níveis de leitura da população brasileira - as oficinas a seguir foram propostas.

Oficina Boticário da alegria - a leitura e a escrita como brincadeira
Terapêutica ludo-pedagógica indicada nos processos educacionais, do ensino fundamental ao superior. De base supostamente alérgica, ela parece irritar o participante, com pseudo sintomas que, afinal, concorrem para a produção de potencialidades de leitura e produção escrita.

Oficina de telas e textos
Trabalhar com vários suportes que possibilitam a contação de histórias (televisão, livros, músicas). Ao final, os alunos produzirão um jogo de tabuleiro utilizando as histórias com que trabalharam.

Oficina de quadrinhos
Trabalhar com o livro Dom Quixote para as crianças, de Monteiro Lobato, adaptado para os quadrinhos. Ensinar as crianças os recursos imagéticos das HQs, por meio da história de Lobato. Ao final, elas produzirão sua própria história.

Oficina de teatro
Por meio das histórias vividas pelos personagens do Sítio do Picapau, fazer um trabalho corporal, recriando cenas e brincadeiras com os alunos.

De maneira geral, os objetivos das oficinas são oportunizar o contato com a produção de Monteiro Lobato e divulgá-la por meio de atividades interativas, proporcionando experiências prazerosas e incentivando a leitura da obra por parte de alunos, professores e, indiretamente, dos pais.

____________________________________________________

18/12/07

Virada do ano:
a mesma esperança em novos projetos

O ano de 2007 foi repleto de atividades para o Programa A tela e o texto: cursos e oficinas em diversas cidades de Minas e São Paulo, livros publicados, bibliotecas criadas, fóruns com discussões relevantes, mostras de cinema, prêmio VIVALEITURA. Enfim, foi um ano de muitos projetos bem sucedidos. Todo esse trabalho foi avaliado durante novembro e dezembro e, no último dia 14, foi aprovado o Planejamento estratégico do primeiro semestre de 2008. Na mesma data, os integrantes do Programa foram agraciados com o espetáculo Poesias no Natal, apresentado pelo Grupo Contar-te. Também encantou a todos a performance de Marise Marques, da equipe do Fórum de Ensino de Leitura.

Mas... o ano de 2007 ainda não terminou para A tela e o texto.

Nos dias 17 e 18 de dezembro, de 15 às 18h, os integrantes do Programa, em especial os recém-chegados, participarão de um curso oferecido pelo setor de Capacitação de Educadores. Os temas abordados são desdobramentos de algumas das propostas básicas do Programa:

1. novas tecnologias e novos gêneros literários;
2. introdução às teorias de rede (hipertexto);
3. leitura de telas e textos.

As aulas serão ministradas por Jane Teixeira, Angelina Castro e Maria Antonieta Pereira.

____________________________________________________

Curso de capacitação de professores

O Setor de Cursos e Oficinas, através de seu subsetor - Formação de Professores - promove, na semana de 15 a 19 de outubro, um curso de capacitação interna para os próprios integrantes do Programa A tela e o texto, com o objetivo de qualificá-los ainda mais em seus trabalhos de formação de leitores.

A carga-horária do curso é de 15horas/aula, divididas em todas as noites da semana de 19:00 às 22:00h. Acontecerá na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE/UFMG.

O curso está composto de quatro módulos e abordará os seguintes temas: Tecnologias didáticas contemporâneas: televisão brasileira, literatura infanto-juvenil e cinema nacional; Uma releitura dos PCNs em vista de um novo modelo de leitura; Questões sobre o discurso cotidiano midiático - aspectos de uma leitura atenta; Leitura de imagens no espaço urbano contemporâneo.

Segue a programação:

15 DE OUTUBRO

- Tecnologias didáticas contemporâneas: televisão brasileira e literatura infanto-juvenil (Maria Antonieta Pereira)
- Brevíssimas considerações sobre manifestações parietais no espaço urbano/contemporâneo a partir de questões propostas por Jacob Burkhadt (Wilson de Avelar)

16 DE OUTUBRO

- Uma releitura dos PCNs em vista de um novo modelo de leitura (Marcelo Chiaretto)
17 DE OUTUBRO

- Tecnologias didáticas contemporâneas: televisão brasileira e literatura infanto-juvenil (Angelina Castro)
- Cinema nacional (Marluce Jácome)

18 DE OUTUBRO

- Questões sobre o discurso cotidiano midiático - aspectos de uma leitura atenta ( Anderson Higino)

19 DE OUTUBRO

- Leitura de imagens - panorama geral sobre pintura, desenho e gravura (Conceição Bicalho)

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Aline Cota Geisa Buzelin Douglas Veloso Alberto Giacometti Geisa Buzelin