Entre você também nessa rede!!!


Nome:
Email:
 

PROJETOS













  HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO



    Voltar


Projeto Bibliotecas comunitárias auto-geridas

Modelos aplicados à montagem da
Biblioteca do CAC Barreiro

Parceiros:

● Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão “A tela e o texto” – FALE/UFMG
● CAC Barreiro
● CAC Providência
● CAC São Paulo
● Biblioteca Comunitária da Quinta do Sumidouro (Pedro leopoldo)
● Escola Estadual da Lapinha (Lagoa Santa)

JUSTIFICATIVA

 

A partir da detecção da necessidade de se implantar uma biblioteca comunitária na região do CAC Barreiro, durante os cursos lá ministrados em 2004, iniciou-se uma série de encontros com representantes da comunidade local. Nestes encontros, definiu-se o CAC Barreiro poderia funcionar como gerenciador do processo de implantação e como local onde será abrigada a Biblioteca Comunitária por se entender que ele, além de dispor de infra-estrutura, desenvolve trabalhos relevantes de inclusão social junto à comunidade daquele bairro e possui em seu quadro de servidores profissionais gabaritados e experimentados no trato com o público carente e culturalmente excluído.  

OBJETIVOS

  1) Ampliar os níveis de leitura e cultura da comunidade regional do Barreiro por meio de parcerias com:

a) entidades escolares, para que a biblioteca seja utilizada pelos alunos da região como fonte de pesquisas e empréstimo de livros literários;
b) entidades comunitárias (igrejas, associações, entidades esportivas, grupos de terceira idade e quaisquer órgãos ou espaços que congreguem os moradores), no intuito de fomentar o hábito de leitura entre os integrantes da comunidade;

2) incentivar a criação de manifestações culturais escritas na comunidade;

3) criar e promover um espaço de interação entre os indivíduos e entre os grupos pertencentes à comunidade;

4) fomentar o processo de inclusão social de grupos e/ou indivíduos culturalmente excluídos.

 

PLANO DE AÇÃO

1) Localização
A biblioteca ocupará uma sala do CAC Barreiro.

  2) Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, de 08:00 às 17:00h.

  3) Recursos humanos
a) Num primeiro momento, a biblioteca será coordenada por integrantes da comunidade ou funcionários do CAC, dirigidos pela gerência do CAC Barreiro;
b) a equipe de apoio para o funcionamento da biblioteca contará com a participação dos usuários do Centro de Convivência do CAC Barreiro;
c) o Programa “A tela e o texto” prestará apoio logístico ao projeto, acompanhando a implantação e a consolidação da biblioteca.

  4) Obtenção de acervo
A biblioteca do CAC Barreiro poderá ser implantada a partir dos seguintes recursos:

a) convênio com bibliotecas já constituídas que lhe cederão exemplares de livros em duplicata;
b) realização de atividades para consolidação e divulgação da biblioteca junto à comunidade e às entidades representativas para a obtenção de doações de livros, móveis etc. (exemplos no Anexo I);
c) solicitação de doação de acervo junto a órgãos governamentais e editoras.

  5) Questões legais para o funcionamento da biblioteca
A Biblioteca do CAC Barreiro terá Estatuto e Regulamento próprios, conforme modelos fornecidos pela Biblioteca Comunitária do Barreiro de Cima (Anexos II e III).

  6) Cronograma de implantação e consolidação da biblioteca

  a) Os parceiros acima discriminados realizarão reuniões quinzenais durante o primeiro semestre do 2005 para acompanhamento, avaliação e proposição de atividades que facilitem e otimizem os trabalhos de implantação e/ou consolidação da biblioteca do CAC e das demais bibliotecas da região do Barreiro;

b) durante os meses de março a junho/2005 serão realizadas diversas atividades culturais que privilegiam a questão da leitura nas bibliotecas parceiras do projeto (Anexo I), no intuito de promover aquelas instituições e preparar para o Festival de Cultura e Esporte que ocorrerá em julho/2005, no CAC Barreiro, quando será oficialmente inaugurada a biblioteca local.

 

Programa A tela e o texto
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Telefone (31) 3499-6054
www.letras.ufmg.br/atelaeotexto
atelaeotexto@yahoogrupos.com.br
Registro SIEX no. 3044
Registro na Biblioteca Nacional no. 318.742
INPI 20040B900086

.................................................................................................  

 

Anexo I

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A
DIVULGAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS



 

 1) DIVULGAÇÃO COMUNITÁRIA

  ● “Li, gostei e recomendo”

Fixação de um quadro, conforme modelo a seguir, em locais de acesso constante da comunidade (igrejas, supermercados, farmácias, padarias e afins)

OBRA

AUTOR

COMENTÁRIO

ONDE ENCONTRAR

Senhora

José de Alencar

Ótimo romance

Bib. Barreiro de Cima

 

 

Filie-se à Biblioteca: ............................. – Fone: .......
Endereço: .............................

● Mural da Igreja

Fixação de cartaz contendo informações sobre a bibliotecas próximas às igrejas. Nome das bibliotecas, endereço, telefone, forma de filiação, solicitação de doações de livros (preferencialmente de literatura).  

● Jornais de Igrejas, associações e clubes

Solicitar às entidades que veiculam este tipo de jornal que incluam uma propaganda das bibliotecas que atendam à comunidade, com informações de nome das bibliotecas, endereço, telefone, forma de filiação, solicitação de doações de livros (ficção, dicionários, enciclopédias, didáticos).

 

2) EVENTOS  

● CRIAÇÃO DE UM CALENDÁRIO MENSAL QUE ENVOLVA TODAS AS BIBLIOTECAS DA REDE

● O autor e o leitor


Convidar autores para participação em eventos nas bibliotecas. Esses eventos poderão ser de leitura de contos, bate-papo com a comunidade, contação de casos/histórias e deverão envolver todas as bibliotecas da rede. 

  ● Almoço ou chá com leitura

Em um determinado dia da semana (um para cada unidade) um(a) artista da região (teatro – música – contação de histórias etc.) se apresenta no espaço das bibliotecas, por exemplo: terça, na Bib. Comunitária do Barreiro de Cima; quarta, na Bib. Regional do Bairro Industrial; quinta, na Bib. do CAC Barreiro; sexta, no Hospital Júlia Kubitscheck.

  ● Tarde Cultural – Contação de Casos

Em um determinado dia da semana (um para cada unidade) uma entidade de Terceira Idade (Melhor idade) da região promoveria, no espaço das bibliotecas contação de casos aos usuários, por exemplo: Terça na Bib. Comunitária do Barreiro de Cima, Quarta na Bib. Regional do Bairro Industrial, Quinta na Bib. do CAC Barreiro, Sexta no Hospital Júlia Kubitscheck. 

● Promoção de cursos e oficinas envolvendo as bibliotecas, seus usuários e a comunidade em geral.

As bibliotecas promoveriam por conta própria ou através de convênios com Prefeitura, SESC, Programa A tela e o texto etc., cursos que objetivassem a melhoria dos níveis de leitura e o envolvimento da comunidade com as bibliotecas. Alguns exemplos de cursos: Leituras de telas e textos, Conserto e manutenção de livros, Contação de histórias, Oficina de vocalização, Oficina de máscaras etc.

  ● Saraus Comunitários

Determinar uma data fixa (por exemplo, toda última quinta-feira do mês), em que fossem realizados saraus com poetas da região e participação da população como um todo. 

● Livros comunitários

Fomentar junto à comunidade a união de escritores da região para a confecção de livros artesanais que divulguem a produção local. Exemplos: escritores escreveriam os textos, artistas plásticos fariam as capas etc. 

● Concursos

Realização de concursos de poesia, conto e afins, organizados pelas bibliotecas. A premiação poderá ser através de publicação nos moldes do item acima. 

● Gincanas do livro

Fomentar junto às comunidades e escolas gincanas educativas cuja finalidade principal seja a obtenção de obras para os acervos das bibliotecas.

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Jaider Laerdson Daniele Cipriano Daniel Bilac Alex Lindolfo