Entre você também nessa rede!!!


Nome:
Email:
 

PROJETOS













  HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO



    Voltar


Notícias – Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital

10/07/2008


EJA/BH e Setor de Alfabetização, Letramento e Inclusão digital promovem excursão com os alunos do NAF Ouro Preto e do CAC Barreiro

O Ensino de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA/BH) juntamente com o Setor de Alfabetização, Letramento e Inclusão digital do Programa A tela e o texto promoveram uma excursão com as turmas do NAF Ouro Preto e do CAC Barreiro, no último mês de junho.
Aproximadamente vinte pessoas, dentre elas, alunos do CAC, usuários do Centro de Convivência e outros moradores da região do Barreiro, foram ao Parque das Mangabeiras no dia 19, quinta-feira.
Já os alunos do NAF Ouro Preto deixaram a sala de aula para visitar um espaço natural, uma nascente de água chamada a Bica, no próprio bairro.
A iniciativa de levar os alunos a lugares públicos de Belo Horizonte foi das professoras do EJA que estão desenvolvendo o Projeto “Paisagens de BH: uma descoberta”.
O projeto visa a que, por meio da vivência dos estudantes, eles compreendam a cidade onde vivem como “espaço de troca e construção simbólica”. Dessa maneira, a educação exerce seu papel de estimular a conscientização dos alunos em relação ao espaço em que estão inseridos e pelo qual devem se sentir responsáveis.

_________________________________________________

28/05/2008

Seleção de bolsista de extensão

As entrevistas de seleção ocorrerão no dia 29/05/2008, das 14 às 17 horas, na sala 3051B, no terceiro andar da Faculdade de Letras da UFMG. Os candidatos deverão comparecer nos horários indicados na tabela abaixo.

HoráriosBanca A
14:00
1 Tiago Quintela Chaves
2 Amauri de Paula C. Vieira
3 Flávio Henrique da Silva
4 Marcelo Malagoli da Silva Júnior
5 Flora Gomes Cândido
6 Ulisses Rodrigues Vieira de Souza
7 Juliana Conde Rocha
8 Anderson de Andrade Carneiro
9 Katrine Mayara Silva Sampaio
10 Fillipe Mendes Cotta
15:00
11 Gilberto Nunes da Silva
12 Raissa Salum Silva
13 Águida Maria Braga de Oliveira
14 Sônia Ribeiro Leite
15 Isabel Cristina de Mendonça Cordeiro
16 Marina Melillo Braga
17 Raquel Cristina Possolo Gonçalves
18 Leandro Sangy da Silva
19 Paulo Utsch Garcia
20 Janayna Maria da Rocha Carvalho
21 Andréia Ribeiro Viana
16:00
22 Bruno Pinto Coelho Fonseca
23 Mariela Caldas Gonçalves
24 Alessandra Regina Perini
25 John Peter Soares Ramalho
26 Juliana Henriques de Almeida Moreira
27 Flavia Fidelis de Paula
28 Hortência Clara de Amorim
29 Sylvia Koury Martins**
30 Simone de Pablo Fonseca
31 Ana Paula Campos Pereira
32 Jozelma de Oliveira Campos **
33 Renata Silva de Souza**
** O arquivo do formulário veio no corpo do e-mail e ocorreu erro de leitura. Aguardando formulário anexado.

Lembramos aos concorrentes que, no momento da entrevista, será obrigatória a entrega de cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na FALE/UFMG. O candidato que não cumprir esse requisito será automaticamente eliminado.

_________________________________________________

15/05/2008


Programa A tela e o texto seleciona bolsista para bolsa de extensão

O Programa A tela e o texto seleciona 1 (UM) bolsista de extensão para trabalhar no Projeto Alfabetização, letramento e inclusão digital — parceria PROEX /UFMG-SMED/PBH. A bolsa tem vigência até dezembro de 2008 e exige dedicação de 20 horas semanais. O bolsista dará aulas de alfabetização, letramento e inclusão digital no Núcleo de Apoio à Família (NAF) do Bairro Novo Ouro Preto. Os candidatos devem ser alunos de graduação da UFMG e as inscrições para a seleção podem ser feitas, exclusivamente pela Internet, das 13 horas de 27/05/2008 às 17 horas de 28/05/2008. Para inscrever-se, clique aqui.

As entrevistas do processo seletivo serão agendadas para o dia 29/05/2008, entre 14 e 17 horas, na FALE/UFMG. A partir das 19h de 28/05, a página do Programa A tela e o texto (www.letras.ufmg.br/atelaeotexto) apresentará divulgação da sala em que ocorrerão as entrevistas e do horário em que cada candidato será recebido. No momento da entrevista, será obrigatória a entrega de cópias atuais de comprovantes de endereço e matrícula na UFMG. O candidato que não cumprir esse requisito será automaticamente eliminado.

_________________________________________________

15/05/2008

Alunos do Setor de Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital
do Programa A tela e o texto criam blog

Os alunos do Setor de Alfabetização, Letramento e Inclusão digital do Programa A tela e o texto, desenvolvido na unidade do Centro de Apoio Comunitário (CAC) Barreiro, têm uma novidade: criaram um blog a partir da sugestão das monitoras. A partir do acesso semanal ao laboratório de informática do CAC, eles tiveram o primeiro contato com esse gênero digital.

“Nenhum deles sabia o que era um blog, então demos algumas explicações e eles pesquisaram vários outros blogs para conhecer o formato do gênero”, explica Juliana Xavier, coordenadora do Setor. “Os alunos ficaram muito interessados pois perceberam, de imediato, que essa seria mais um ferramenta para propagar o que eles pensam”.

O primeiro tema escolhido por eles foi o do meio ambiente, trabalhado em parceria com o Setor Verde do Programa A tela e o texto. A partir da pergunta A Terra está mesmo doente? os alunos discutiram com os colegas e as monitoras quais são as interferências do ser humano em nosso planeta e quais são as suas conseqüências. Com base nessa discussão, os alunos escreveram textos visando à conscientização ecológica dos leitores do blog e mostrando que cada indivíduo pode fazer sua parte para a melhoria das condições de vida na Terra.

Mais recentemente, no blog também foi postado um convite para o desfile da Luta Antimanicomial já que vários alunos do curso de Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital pertencem a esse movimento, pois são egressos de hospital psiquiátrico. Vejam o resultado desse trabalho no site a seguir e deixe lá seu comentário. Você estará contribuindo para a formação de leitores críticos, interativos e ecologicamente comprometidos.

http://alfabetramentodigital.blogspot.com/

____________________________________________________

16/04/2008

Setor de Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital
em parceria com a EJA

Neste mês de abril, foi iniciada uma nova parceria entre o setor de Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital (do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto) e o Programa EJA Brasil (Educação de Jovens e Adultos), da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

A parceria surgiu de duas necessidades: fornecer certificados de 8ª. série para os alunos da EJA e fortalecer o trabalho de Juliana Xavier e Karolina Nogueira, monitoras do setor. Os certificados são muito importantes para a continuidade do processo escolar desses alunos, o que torna essa parceria muito significativa também para o Programa. A experiência de trabalho conjunto iniciou-se no segundo semestre de 2007, no Núcleo de Apoio Familiar (NAF), no bairro Novo Ouro Preto. Dos bons resultados obtidos nesse primeiro momento, surgiu a necessidade de se expandir a parceria, em 2008, atingindo também o Centro de Convivência do Barreiro (CAC).

As monitoras do setor (que dão seqüência ao trabalho que vem sendo realizado há 5 anos (2004/2008) pelo Programa A tela e o texto no CAC-Barreiro) e a professora da EJA já estão desenvolvendo atividades conjuntas em sala de aula. Felizmente, tantos anos de esforço do Programa não foram em vão: a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou suas ações de alfabetização, letramento e inclusão digital de forma extremamente positiva pois, agora, os alunos não só contam com a experiência de uma professora com 17 anos de EJA, mas também terão aulas quatro dias por semana, num total de aproximadamente 48 horas/mês.

Esperamos que esse projeto seja apenas o primeiro de muitos que ainda virão, no sentido de contribuirmos para a distribuição mais equitativa do capital cultural deste país.

___________________________________________________

18/12/2007

Alfabetização, letramento e inclusão digital

O projeto de Alfabetização, letramento e inclusão digital, do Programa A tela e o texto, atua em parceria com o Centro de Apoio Comunitário (CAC) do Barreiro e com o Núcleo de Apoio à Família (NAF) do Bairro Novo Ouro Preto, ministrando cursos de alfabetização. Em cada local, o setor atende a uma turma de aproximadamente 20 alunos com o objetivo de favorecer a apropriação do sistema de escrita e leitura da Língua Portuguesa num ambiente multimídia.

Neste encerramento do segundo semestre de 2008, percebeu-se muitos resultados positivos nesses cursos, pois os alunos de ambas as turmas desenvolveram habilidades de escrita e leitura inclusive manipulando dados da tela do computador e da televisão. Tanto os que já dominam o sistema da escrita como os alfabetizandos foram capazes de operar com habilidades que envolveram a leitura crítica de telas e textos. Essa foi uma experiência produtiva, mesmo com turmas bastante heterogêneas, em que alguns alunos já reconhecem as letras do alfabeto e estão formando sílabas; outros lêem palavras de uma e duas sílabas; ainda outros já estão decifrando trechos de livros que anteriormente eram lidos pelas professoras.

Considerando os níveis de letramento diferentes, nossas alfabetizadoras elaboraram avaliações diferenciadas. E concluíram que todos os participantes dos cursos, dentro de suas respectivas possibilidades, avançaram na longa estrada da leitura. Respeitando essa diversidade, serão planejadas as aulas do próximo semestre.

Com esse trabalho, pretendemos consolidar nosso setor com rapidez para estender essas ações a outras vilas. Dessa forma, estaremos colaborando para facilitar o acesso da população pobre do Brasil à cultura letrada.

________________________________________________

Alfabetização e Letramento

No dia 10 de agosto de 2007, começamos um curso de Alfabetização e letramento no Núcleo de Apoio Familiar (NAF) do Bairro Novo Ouro Preto. Com uma turma de 18 estudantes, formada por pessoas da Terceira Idade e do Grupo de Mulheres, o curso funciona às segundas, quartas e sextas, de 14 às 18 h, e tem como objetivo proporcionar a seus participantes não só a aquisição da língua escrita mas também uma reflexão aprofundada sobre os usos sociais e culturais desse sistema. Para tanto, pretende-se avançar também na leitura de telas (TV e computador), promovendo uma inclusão cultural adequada ao mundo contemporâneo. No mês de outubro, os alunos mostraram, dentre outros, os seguintes avanços: a) construíram o segundo texto básico cujo tema é a questão dos animais domésticos, numa perspectiva ecológica; b) passaram a assinar a lista de presença; c) mostraram reconhecimento e uso de todas as vogais e muitas consoantes; d) mostraram habilidade para reconhecer gêneros textuais, compor sílabas e palavras de uso corrente. Ministrado por educadoras da FALE/UFMG (professora e alunas), contando com inestimável apoio do NAF e imenso desejo de saber dos alunos, o curso pretende ser um espaço efetivo de leituras do texto e da vida.

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Jaider Laerdson Daniele Cipriano Daniel Bilac Alex Lindolfo