banco de textosvidalivroshome
Livro: Montanha Viva

NOTA EXPLICATIVA

 
 

Henriqueta Lisboa
Montanha Viva – Caraça

Sarnelius Et Laurentius
Mons Vivus – Seu Mons Caracensis

Edição bilíngüe, organizada pelo Padre Lauro Palú, C.M., e editada sob os auspícios do Archivum Generale Poetarum Latinorum Brasiliensium, da Faculdade de Filoso fia, Ciências e Letras de Assis (São Paulo), em comemo ração do ano bicentenário do Colégio e Seminário do Caraça (1774). B elo Horizonte, 1977

 

A tradução aqui apresentada nasceu de um texto do Padre Pedro Sarneel, C. M. (texto A), trabalhado pelo Prof. J. Lourenço de Oliveira (texto B), com as intenções, dificuldades e soluções que constam da Dedicatória, do Pe. Sarneel e da fala De Montanha Viva a Mons Vivus, do Prof. J. Lourenço.

Pe. Sarneel estudou o texto B, e escreveu, a respeito, a Antônio Jacinto de Oliveira: " ... de sorte que se deve imprimir esta e não aquela minha tradução" (3 de novembro de 1961). E ao Prof. J. Lourenço escreveu: "Mas o texto B, isto é, o feliz retoque de minha versão me encanta. (...) Imprima-se pois este trabalho carinhoso de dois devotos de N. S. Mãe dos Homens, para maior louvor à língua latina, à poesia de Henriqueta e ao querido Caraça". (12 de novembro de 1961).

Esta 2a. edição de Montanha Viva ganhou um poema novo, “Canção de Pedro Sarneel”, que Henriqueta Lisboa escreveu para o 1º. aniversário da morte do seu Amigo.

 

Copyright © 2004 by Alaíde Lisboa de Oliveira.

Informações e imagens podem ser copiadas para uso educacional,
sem finalidades comerciais, desde que citada a fonte. Para outros usos,
entre em contato:
joselourencooliveira@terra.com.br.