banco de textosvidalivroshome
José Lourenço e sua obra > Depoimentos

Francisco Soares de Melo

 
 

Sobre o livro Conceitos de Lingüística Fabular

 

 

Não foi senão com profunda emoção e saudade que recebi, por intermédio da Professora Gilda Farenti, um exemplar da obra Conceitos de Lingüística Fabular, de autoria do Professor José Lourenço de Oliveira. Logo me senti transportado ao ano de 1948, quando após cansativa viagem de trem, me dirigi à então recém-criada Faculdade de Filosofia, hoje Faculdade de Letras da UFMG, a fim de me inscrever para o concurso de Latim. Logo à entrada um homem assentado a uma mesa de trabalho, cercado de pilhas de livros, entre os quais distingui o Totius Latinitatis Lexicon, de Forcellini, que era para mim um sonho que nunca mais pude ver de novo. O homem me olhou fixamente, cheio de curiosidade, ao ouvir que aquele jovem optara pelo Latim.

Mais tarde, na inauguração do Curso, com a presença do então Governador Milton Soares Campos e todo o seu Secretariado, pude identificar o homem: era o Professor José Lourenço de Oliveira, Lente de Latim e de Lingüística, que proferia o discurso ou aula inaugural, e que foi amplamente comentado no dia seguinte pela imprensa, devido a espantosa erudição que revelava: havia citações em quatro idiomas: grego, latim, alemão e francês.

Em seguida, vieram as atividades rotineiras, e eu me habituei à convivência diária de suas aulas e do Mestre, sempre pontual e assíduo, que nos punha em contato com as grandes expressões da cultura européia, como Meillet, Ernout, Niedermann, Marouzeau, Raul Machado, e, de vez em quando, com os olhos quase fechados, parecia perder-se em longas divagações para, subitamente, retomar o assunto da aula no exato ponto em que havia interrompido.

Pouco mais tarde, tornei a encontrá-lo no Curso de Lingüística Geral, de que era Catedrático, e ainda foi ele um dos meus examinadores no Concurso para habilitação ao Magistério. A última vez em que o vi foi aqui na nossa Faculdade de Filosofia, quando proferiu uma palestra, analisando um soneto de Raimundo Correia...

José Lourenço de Oliveira ficará na História da Cultura Mineira como um dos seus luminares.

 

Francisco Soares de Melo
O Sudoeste, Passos, 08/07/84

 

 

Copyright © 2004 by Alaíde Lisboa de Oliveira.

Informações e imagens podem ser copiadas para uso educacional,
sem finalidades comerciais, desde que citada a fonte. Para outros usos,
entre em contato:
joselourencooliveira@terra.com.br.