Literatura, exclusão e desafios da crítica

Regina Dalcastagnè*
Laeticia Jensen Eble**

Em tempos de ruptura democrática e de recrudescimento dos discursos fascistas – que se estabelecem contra os direitos dos trabalhadores, mas também das mulheres, dos negros, dos índios, dos moradores das periferias, da população LGBT, contra sua inserção social e contra suas formas de expressão – refletir sobre as possibilidades da literatura é um gesto mais do que urgente. Não porque se acredite ingenuamente que a literatura possa, por si mesma, promover a transformação da sociedade e da política. Mas porque ela contribui, com sua força expressiva e com a legitimidade simbólica de que ainda desfruta, para construir o universo de discursos em que ocorrem nossos embates e nos quais fazemos nossas escolhas.

Por isso, é tão necessária a discussão sobre os significados que a literatura pode adquirir quando manuseada por outras mãos e usada para contar outras experiências que não as da elite ou da classe média intelectualizada no Brasil. Colocar esse problema em pauta faz parte de um movimento de resistência, que se inicia no interior dos grupos que reivindicam acesso à voz literária e que prossegue dentro das universidades, entre pesquisadoras e pesquisadores que, há muitos anos, se esforçam em ouvir essa “dissonância” e suas implicações, sem buscar aquietá-la e tampouco reduzi-la a um fenômeno passageiro. Trata-se, pelo contrário, de entendê-la como positiva tanto para o conjunto da produção literária quanto para o fortalecimento de suas potencialidades próprias, estéticas e políticas.

Este livro – que seleciona um conjunto de textos publicados nos primeiros 50 números da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea – analisa não só a penetração dessas vozes no interior da literatura, mas também os deslocamentos gerados pela sua presença no campo literário, e acadêmico, brasileiro. Com isso, não poderia deixar de refletir, e mesmo se posicionar, sobre as profundas desigualdades sociais que marcam esse país e que se traduzem em violências de todo tipo, da exclusão física à humilhação diária de integrantes de grupos marginalizados, passando ainda pelo não reconhecimento da força e da beleza de suas manifestações artísticas.

A exclusão não é só um processo econômico, ela envolve diversos aspectos da vida social, política, cultural, afetiva daqueles/as que se quer afastados dos espaços de poder, dos espaços de exercício da autonomia, dos espaços de onde se pode imaginar e compartilhar o mundo.

Assim, os dois capítulos que abrem esta coletânea lidam com a questão da produção do cânone. Aceito convencionalmente como o inventário das obras máximas da tradição literária, o cânone é melhor entendido como produto de disputas sobre o fazer literário legítimo. Em “Tradições que se refazem”, Ria Lemaire discute autoridade e legitimidade examinando a relação entre duas tradições – a do folheto de cordel, advinda da oralidade, feita e refeita no manuscrito e no escrito, e a do discurso científico a respeito do cordel, construída no campo intelectual. Em discussão próxima, Rita Terezinha Schmidt, no capítulo intitulado “Centro e margens: notas sobre a historiografia literária”, contrapõe a teoria e seus efeitos no campo literário. Recuperando dois romances de autoria feminina do século XIX e comparando-os a outros dois textos, “canônicos”, do mesmo período, ela evidencia a heterogeneidade de uma identidade literária e cultural que ainda está por ser construída.

Nos capítulos seguintes, o foco passa para as questões da pobreza e da exclusão social – e como elas incidem sobre a literatura. Em “Poéticas da precariedade”, Maria Zilda Ferreira Cury discute a presença, na literatura contemporânea, dos efeitos perversos associados à globalização capitalista. Já Victor Hugo Adler Pereira, em “Documentos da pobreza, desigualdade ou exclusão social”, analisa as mudanças ocorridas na abordagem dos problemas sociais na literatura e no pensamento social brasileiros a partir dos anos 1970.
Ainda no âmbito das tensões entre o social e o ficcional, o quinto capítulo, “De bois e outros bichos: nuances do novo realismo brasileiro”, de Tânia Pellegrini, parte de Marçal Aquino para pensar como o realismo opera na representação dessas relações e como é explorado o tema da violência urbana no Brasil. O capítulo seguinte aborda outra forma de violência: em “Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil”, Márcio Seligmann-Silva recorre à literatura e às artes plásticas para apresentar uma reflexão sobre a difícil inscrição na memória cultural dos eventos da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), que enfrentam a ausência de ressonância na esfera pública.

Eliana Kuster, por sua vez, vincula a questão urbana, o ideário de nação subjacente à literatura e a seleção das personagens em “Moradores de cortiço, capitães da areia e cobradores urbanos: personagens excluídos da construção da ordem nacional”. Trabalhando com O cortiço, de Aluízio Azevedo, Capitães da areia, de Jorge Amado, e “O cobrador”, de Rubem Fonseca, a autora observa como, em momentos históricos diversos, foi narrada a exclusão social urbana no país. Já Georgina Martins, no capítulo “Narradores da exclusão ou a infância pobre na literatura brasileira contemporânea”, investiga o alinhamento entre ética e estética na construção literária de um modelo de infância, ressaltando semelhanças e diferenças entre as diversas formas de narrar e de compreender essa representação a partir dos contos de Antonio Carlos Viana, Marcelino Freire e Rubens Figueiredo.

No nono capítulo, este volume se encontra com a temática indígena. Analisando a produção de autores como Daniel Munduruku, Olívio Jekupé, Yaguerê Yamã e Wasiry Guará, Iara Tatiana Bonin mostra que as “Representações da criança na literatura de autoria indígena” passam por três estratégias: a afirmação do pertencimento étnico das personagens, o posicionamento da criança como sujeito ativo e a afirmação da memória e do lugar social dos anciãos para o aprendizado das crianças. A alteridade ameríndia também é o foco do capítulo seguinte, de Rita Olivieri-Godet. Em “Traumas e travessias: a alteridade ameríndia e as fronteiras simbólicas da nação”, a autora examina os processos de apagamento e de resgate da memória, a partir de textos ficcionais que refletem sobre as negociações identitárias e as travessias de fronteiras culturais, centrados no ameríndio como instância de alteridade.

Um novo bloco trata das relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Eduardo de Assis Duarte, em “Por um conceito de literatura afro-brasileira”, discute os conceitos de literatura negra e literatura afro-brasileira tendo em vista as reflexões existentes em nossa história e crítica literárias e tomando como referência a produção de autores afrodescendentes dos séculos XIX e XX. Contribuindo para a discussão acerca da representação das personagens negras, francamente minoritárias na literatura brasileira, Regina Dalcastagnè analisa, em “Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea”, algumas exceções a essa regra, identificando diferentes modos de representação literária das relações raciais numa sociedade marcada pela discriminação.
A dificuldade do acesso ao fazer literário marca a população negra e, de maneira geral, as periferias brasileiras. Em “A árvore Carolina Maria de Jesus: uma literatura vista de longe”, Gilmar Penteado analisa as obras produzidas por empregadas domésticas, catadores de lixo, prostitutas, meninos de rua, usuários de drogas, internos de instituições para menores, detentos etc., no momento em que passam de personagens (de escritores cultos de classe média) a autores dos próprios relatos.

Também no âmbito da discussão em torno da literatura marginal, Ângela Maria Dias reflete, no capítulo “A estratégia da revolta: literatura marginal e construção da identidade”, sobre o estatuto político-existencial dessa produção, que se mostra comprometida com a afirmação identitária das comunidades periféricas. Uma afirmação que não passa só pela palavra escrita; no capítulo seguinte, “Saraus das periferias de São Paulo: poesia entre tragos, silêncios e aplausos”, Lucía Tennina elabora a hipótese de que os saraus da periferia articulam uma nova concepção do espaço periférico e analisa as fórmulas rituais que neles se desenvolvem.

A variável “gênero” é introduzida com mais centralidade nos capítulos seguintes. Em “Gênero e ‘raça’ na literatura brasileira”, Florentina Souza examina como as relações entre os dois termos são enquadradas na reflexão teórica sobre a literatura. Já Simone Pereira Schmidt, em “De volta pra casa ou o caminho sem volta em duas narrativas do Brasil”, discute – a partir dos romances As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo – a representação do corpo feminino subalterno como lócus das tensões resultantes das relações desiguais de gênero, raça e classe no Brasil. Em “Narrativas cosmopolitas: a escritora contemporânea na aldeia global”, Sandra Regina Goulart Almeida analisa os pressupostos teóricos da contemporaneidade em termos dos estudos de gênero, tomando por base o conto de Marilene Felinto, “Muslim: woman”.

Somando-se ao debate, o capítulo “Os estudos culturais na encruzilhada dos feminismos materiais e descoloniais”, de Claudia de Lima Costa, refaz a trajetória dos debates nos estudos culturais feministas, principalmente nos Estados Unidos, levando em consideração diferentes tipos de abordagem das dicotomias realidade/representação e texto/contexto. Por fim, em “O corpo e as tiranias do espírito na ficção contemporânea”, capítulo que encerra o volume, Vera Lúcia Follain de Figueiredo observa como a dimensão corporal vem ganhando destaque na literatura brasileira, seja como antídoto à decadência dos valores modernos, seja como lugar, por excelência, onde o poder inscreve suas marcas.

Da contestação do cânone e de seus limites à discussão sobre o corpo como instância última de subjugação, este livro se oferece como firme crítica ao presente, mas também como uma abertura à interlocução e como uma aposta nas possibilidades do literário. O historiador francês Lucien Bianco dizia que “as armas dos fracos são sempre fracas armas”, mas é com elas que teremos que lutar. Podemos usar o discurso, nossa arma principal, para referendar o que querem os poderosos (como fazem alguns), ou, ao contrário, para desmascará-los e para participar do diálogo com as novas vozes que se querem fazer ouvir. Esperamos que os textos reunidos aqui possam colaborar, de algum modo, para a reflexão sobre nosso papel, enquanto pesquisadoras/es, educadoras/es e cidadãs/ãos, em um momento tão grave de nossa história.

 Brasília, agosto de 2017

 

* Regina Dalcastagnè é Doutora em Teoria Literária pela UNICAMP e Professora Titular do curso de Letras da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea – GELBC e edita as Revistas Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, da UnB e Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas. Dentre suas publicações destacam-se: O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro (1996), Literatura brasileira contemporânea: um território contestado (2012) e Representación y resistência en la literatura brasileña contemporánea (2015).

** Laeticia Jensen Eble é Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília e pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea – GELBC, desta Instituição. É também editora das Revistas Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, da UnB e Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas. Suas pesquisas dedicam-se à literatura brasileira contemporânea, com interesse especial sobre literatura marginal/periférica e literatura e outras artes.