Ondas e cores do rádio

Simone Ribeiro de Melo*

Luiz Henrique Silva de Oliveira**

Comunicação, Música Popular e Sociabilidade – eis o novo livro do professor Dalmir Francisco, doutor em Comunicação e Cultura e PhD em Comunicação e Cultura das Minorias. Professor da UFMG, o autor escreve sobre a relação entre a mídia radiofônica, a música popular e a cultura, focalizando as contribuições de diversos artistas afrodesdendentes e eurodescendentes neste cenário tríplice.

Resultado de anos de ensino e de pesquisa sobre o tema, este livro é uma comprometida reflexão sobre os significados das canções que registram a experiência da vida amorosa de homens e de mulheres no Brasil, no período de 1930 a 1955. Isso, contudo, sem deixar de analisar o papel do sujeito afrodescendente para o desenvolvimento da cultura radiofônica nacional. Ao fazer este movimento, Dalmir Francisco convida o leitor a refletir sobre conflitos diversos no plano cultural, pois música, relações étnicas e indústria cultural metaforizam a efervescência de uma época focalizada no estudo.

Dividido em quatro partes, o texto traz reflexões sobre a produção musical amparada por influências de matrizes afro-brasileira em diálogo (e em confronto) tenso com apropriações da cultura judaica-cristã. O autor analisa a midiatização radiofônica da poética musical em questão e sua relação com o ethos, a ética, a estética e a identidade étnica e cultural de afrodescendentes e de eurodescendentes. O rádio, aí, é reconhecido como vanguarda da cultura comunicacional, contemporânea e urbana – o que permitiu a Dalmir Francisco inovar na análise das diversas produções poéticas sobre relações amorosas presentes na música popular brasileira. E o plano amoroso escamoteia tensões diversas por meio da difusão aparentemente despretensiosa promovida pelos meios de comunicação.

Dialogando com referenciais da Comunicação, da Filosofia, dos Estudos Literários e da História, o autor oferece esta instigante contribuição para todos estudiosos e demais interessados em (re)conhecer as notas que afinam a música popular, as relações sociais e o rádio brasileiros.

* Jornalista, mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). professora dos cursos de Jornalismo e Produção Multimídia do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH.

** Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG e professor do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG). Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA), da Faculdade de Letras da UFMG. Autor de Poéticas negras: representações do negro em Castro Alves e Cuti (2010) e de Negrismo: percursos e configurações em romances brasileiros do século XX, 1928-1984 (2014).

Texto para downlaod