Presenças confirmadas

Francisco Matte Bon

Francisco Matte Bon

Francisco Matte Bon estudou idiomas modernos e lingüística em Paris.


Trabalhou como professor de espanhol em diferentes instituições e como Chefe de Estudos do Instituto Cervantes de Munique (1993-1995). Atualmente, é catedrático de Língua Espanhola na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Salerno. No triênio 2003-2006 foi diretor do Centro de idiomas da mesma universidade. Tem uma ampla experiência como formador de professores de espanhol e italiano como línguas estrangeiras.

Participou de inúmeros cursos e conferências, convidado por universidades, institutos de cultura ou outras instituições de uns 15 países.

É autor de diferentes publicações sobre a análise gramatical a partir da perspectiva da comunicação e co-autor de materiais didáticos para o ensino do espanhol e do italiano.

RESUMO

Nos últimos anos, a análise do funcionamento das línguas desenvolveu-se em múltiplas direções e enriqueceu-se muito, abrindo novas perspectivas para a compreensão dos fenômenos relacionados com o uso da língua. No entanto, ainda estão em aberto alguns desafios fundamentais.

Por um lado, muitas das categorias utilizadas na análise revelam-se inadequadas ou insuficientes, especialmente no ensino de idiomas e quando se comparam línguas. Nesse âmbito, é freqüente que se interpretem os fenômenos de um sistema a partir da perspectiva de outros. Muito além da aparente comodidade, isso constitui em muitos casos uma dificuldade para a compreensão das especificidades de cada língua.

Por outro lado, ainda há muito que esclarecer sobre a relação entre a língua e o mundo extralingüístico, e muitos trabalhos continuam insistindo fortemente na dimensão referencial da língua.

Por último, apesar do amplo desenvolvimento que teve o estudo da dimensão pragmática, ainda não se explorou de maneira sistemática as dinâmicas contextuais, responsáveis por boa parte do que interpretamos de cada uso. Continuamos, pois, analisando os diferentes fenômenos isoladamente e enumerando efeitos expressivos em lugar de estudar os efeitos das relações in praesentia.

Nesta conferencia, será proposta uma reflexão sobre as novas perspectivas que podem surgir da exploração desses âmbitos para a análise e o ensino da língua, assim como para a compreensão dos textos literários.

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