Español

PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA - 02/09/2008

 

·          16:00 - Credenciamento (auditório da Reitoria/UFMG); entrega de pastas

·          18:00 - Solenidade de abertura do Congresso

Representante da Reitoria da UFMG

Jacyntho Lins Brandão (Diretor da FALE/UFMG)

Graciela Ravetti (Presidente da ABH)

Sara Rojo (Presidente da Comissão Organizadora do Congresso)

·          18:30 - Hispanismo no Brasil

Graciela Ravetti (Presidente da ABH)

·          18:50 - Conferência de abertura

Gabriela Mistral como personaje en la obra de Antonio Skármeta

Antonio Skármeta

Apresentação do convidado: Bella Jozef . Professora Emérita (UFRJ).

·          20:00 - Atividade cultural

Grupo de dança Sarandeiros: Gerais de Minas

Produção: Casa de Cultura Estrela. Direção e coreografia: Gustavo Côrtes. Coordenação administrativa: Ângela Liparini e Cinara Gomes. Coordenação de ensaios: Paulo Nunes, Daniela Gomes, Andreia Abreu e Petrônio Alves. 30 dançarinos.

·          21:00 - Coquetel

 

QUARTA-FEIRA - 03/09/2008

 

·            8:00 - Credenciamento (FALE/UFMG/Secretaria do Congresso); entrega de pastas

·            9:00 - Sessões de comunicações I (página 3)

·          10:30 - Café

·          11:00 - Conferências

Latinoamericanizaciones

Julio Ramos (Berkeley University)

Apresentação do convidado: Wander Melo Miranda (UFMG)

(auditório 1007)

De las funciones a las tendencias metodológicas postcomunicativas

Marta Baralo (Universidad Antonio de Nebrija)

Apresentação da convidada: Juan Manuel Oliver (Consejería de España)

(auditório 1005)

·          11:00 - Mostra de cinema argentino

Abertura:  Cónsul Ramón Villagra Delgado

Comentários: Miriam Gárate (Unicamp)

El abrazo partido

 (auditório 2001)

·          12:30 - Intervalo para o almoço

·          14:00 - Sessões de comunicações II (página 6)

·          15:30 - Conferências

Arte, literatura, crítica y revolución en José Carlos Mariátegui

Grínor Rojo (Universidad de Chile)
Apresentação do convidado: Benjamim Abdala Junior (USP)

(auditório 1007)

La variación gramatical en el español actual: estado de la cuestión y nuevas perspectivas

Inés Fernández Ordoñez (Universidad Autónoma de Madrid)

Apresentação da convidada: Mirta Maria Groppi Asplanato de Varalla (USP)

(auditório 1005)

·          15:30 - Mostra de cinema argentino

El bonaerense

Comentários: Graciela Foglia (UFMG)

(auditório 2001)

·          17:00 - Café

·          17:30 - Sessões de comunicações III (página 10)

·          19:00 - Assembléia para a discussão do estatuto da ABH (auditório 1007)

·          19:00 - Lançamento de Livros (auditório 2001)

·          21:00 - Jantar de confraternização – por adesão (Restaurante Xapuri)

 

QUINTA-FEIRA - 04/09/2008

 

·            9:00 - Sessões de comunicações IV (página 13)

·          10:30 - Café

·          11:00 - Conferências

La traducción de las primeras vanguardias españolas

Ana María Gargatagli (Universidad Autónoma de Barcelona)

Apresentação da convidada: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ)

(auditório 1005)

El análisis de la lengua para su enseñanza a los extranjeros: la
gramática metaoperacional como clave para abordar los retos abiertos.

Francisco Matte Bon (Università degli Studi San Pio V, Roma)

Apresentação do convidado: Mario Alberto Perini (UFMG)

(auditório 1007)

·          11:00 - Mostra de cinema argentino

Historias mínimas

Comentários: Elzimar G. de Marins Costa  (UFMG)

(auditório 2001)

·          12:30 - Intervalo para o almoço

·          14:00 - Sessões de comunicações V (página 17)

·          15:30 - Atividade cultural

Recital de voz e violão: Renata Vanucci e Cristiano Braga

Repertório: Manuel de Falla: Sete canções espanholas, Homenagem; Isaac Albeniz: Cádiz, .Astúrias; Francisco Tárrega: Capricho Árabe, Endecha; A. Mudarra: Fantasia X.; Heitor Villa Lobos: Estudo 11; Sérgio Assad: Fantasia Carioca.   

·          16:30 - Café

·          17:00 - Sessões de comunicações VI (página 21)

·          18:30 - Sessões de comunicações VII (página 24)

 

SEXTA-FEIRA - 05/09/2008

 

Faculdade de Letras

·            8:30 - Assembléia da ABH (auditório 1005)

·            9:30 - Conferência

Dizer o desaparecimento. O dispositivo fotográfico como arte de registrar a violência das ditaduras na Argentina e no Chile

Márcio Seligman (Unicamp)

Apresentação do convidado: Elcio Loureiro Cornelsen (UFMG)

(auditório 1007)

·            9:30 - Mostra de cinema argentino

Plata Quemada

Comentários: Rômulo Monte Alto (UFMG)

(auditório 2001)

·          11:00 - Entrega de certificados de ouvintes (até 16:30)

·          11:00 - Café

·          11:30 - Mesa Redonda

Políticas públicas e ensino de espanhol como língua estrangeira no Brasil: desafios para sua implementação

Neide González (USP)

José Pires (Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais)

Jacyntho Lins Brandão (U FMG)

Representantes do Poder Público de Minas Gerais

(auditório 1007)

·          13:00 - Intervalo para o almoço

·          14:30 - Sessões de comunicações VIII (página 28)

·          16:00 - Café

 

Prédio da Reitoria da UFMG (auditório)

·          16:45 - Conferência de encerramento

Dramaturgias de la complejidad: el tránsito del siglo XX al XXI

José Sanchís Sinisterra

Apresentação do convidado: Pedro  Benítez Pérez (Instituto Cervantes).

·          18:00 - Atividade cultural

Poesia latino-americana com o grupo de teatro Mayombe

Direção: Sara Rojo. Atuação: Eder Rodrigues, Gil Esper, Marina Arthuzzi, Marina Viana, Jane D`arc, João Marcos Dadico. Trilha original: Adélcio Cruz, Sérgio Nicácio, Marcos Coletta. Cenário: Gil Esper, Figurino: Paolo Mandatti, Criação de vídeo: Luiz Felipe D`avila. Iluminação: Gil Esper, João Marcos Dadico e Marina Arthuzzi.

·          19:00 - Solenidade de encerramento

Graciela Ravetti (Presidente da ABH)

Sara Rojo (Presidente da Comissão Organizadora do Congresso)


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES I

 

QUARTA-FEIRA, 03/09/08

 

09h00min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Teatro e perfomance no teatro latino-americano atual

Coordenador: Marcos Antônio Alexandre (UFMG)

 

El teatro cubano y su relación con la afrodescendencia

Marcos Antônio Alexandre (UFMG)

 

Ramleela: ¿Un modelo para el teatro trinitario?

Edith Pérez Sisto (Universidad Simón Bolívar)

 

Interculturalidades possíveis: a tradução semiótica de Cinema Utoppia, de Ramón Griffero, e de Só os babacas morrem de amor, de César Brie

Raquel França Abdanur (UFMG)

 

Cinema utopia e outras projeções performáticas

Eder Rodrigues da Silva (UFMG)

 

 

MESA: Paródia, teatro e poesia no Século de Ouro 

Coordenador: Carlos Mata Induráin (Universidad de Navarra)

 

El Cid burlesco del Siglo de Oro: el revés paródico de un mito literario español

Carlos Mata Induráin (Universidad de Navarra)

 

Hacia una edición crítica de la comedia El pintor de su deshonra

Liège Rinaldi de Assis Pacheco (Universidad de Navarra)

 

La primer flor del Carmelo, um auto em louvor a Maria

Auriclea Oliveira das Neves (UFF / FAPEAM)

 

Presencia de la lengua castellana en la poética barroca brasilera

Anne Navarro Miranda (UNI-BH)

 

 

MESA: Saberes narrativos, modelos literários e construção de espaços ficcionais

Coordenadora: Mariela  Insúa Cereceda (GRISO-Universidad de Navarra)

 

Una aproximación al tema de la sabiduría en la obra de José Joaquín Fernández de Lizardi

Mariela Insúa Cereceda (GRISO-Universidad de Navarra)

 

Leopoldo Alas “Clarín” e Eça de Queiroz: um encontro decisivo

Antonio Apolinário Caetano da Silva Lourenço (Universidade de Coimbra)

 

A casa colonial en el Loco estero, de Blest Gana

Olga Regina Copolo Reyes (USP)

 

¿Dónde está Heloísa? O drama bufo-trágico do ideal de un calavera

Fernanda Da Silva Pereira (USP)

 

 

MESA: A tradição bíblica e clássica em Jorge Luis Borges

Coordenadora: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)

 

Mil Homeros e mais um: Jorge Luis Borges e a literatura grega

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)

 

A literatura latina clássica em O livro dos seres imaginários de Jorge Luis Borges

Matheus Trevizam (UFMG)

 

Cristo recrucificado no Evangelho segundo Marcos, de Jorge Luis Borges

Delzi Alves Laranjeira (UFMG)

 

 

MESA: Interlocuções latino-americanas I

Coordenadora: Haydée Ribeiro Coelho (UFMG)

 

Biblioteca de Ayacucho: exílio latino-americano e perspectiva político-cultural (meados dos 70 a 80)

Haydée Ribeiro Coelho (UFMG)

 

A presença de Glauber Rocha na América Hispânica: o cineasta em Cuba entre 1971-1972

Pablo Alexandre Gobira de Souza-Ricardo (UFMG)

 

Diálogos entre Guimarães Rosa e a literatura latino-americana: a modernidade

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira (UFMG)

 

A crítica brasileira sobre Juan José Saer

Ângela Maria Bedeschi Faria (UFMG)

 

 

MESA: Memória, viagem e alteridade

Coordenadora: Cláudia Luna da Silva (UFRJ)

 

A dança imóvel entre o passado e o rosto sem olhos do futuro

Cláudia Luna da Silva (UFRJ)

 

O testemunho latino-americano: heterogeneidade e hibridismo

Dorcas Vieira Damasceno (UFRJ)

 

A ironia como um elemento subversivo à ordem e ao poder

Elda Firmo Braga (UFF)

 

A transculturação dos conquistadores Aguirre, Colombo e Cabeza de Vaca em Abel Posse

Regina Simon da Silva (UFRJ)

 

Viagens e resistências em Crónicas de músicos y diablos

Alessandra Corrêa de Souza (UFRJ)

 

 

MESA: Literatura e cidade I

Coordenador: Volker Jaeckel (UFMG)

 

A imagem de Madri na narrativa espanhola da modernidade

Volker Jaeckel (UFMG)

 

Una visión “moralista” del Madrid decimonónico

Maria Cristina Marínez Soto (Unifieo)

 

A Belo Horizonte de José Casais Santaló

Salustiano Álvarez Gómez (PUC/MG) / Antón Corbacho Quintela (UFG)

 

O Rio de Janeiro narrado por Manuel Puig

Aydano de Almeida Pimentel Neto (FAETEC)

 

 

MESA: O intelectual como ficcionista

Coordenadora: Cecilia M. T. López Badano (Universidad Autónoma de Querétaro)

 

Latinoamericanidad transcultural. Roberto Bolaño: la escritura como paradigma multicultural

Cecilia M. T. López Badano (Universidad Autónoma de Querétaro)

 

O cronista/viajante e o turista: uma aproximação entre jornalismo e literatura em Roberto Arlt

Rosemeire Andrade de Oliveira Romão Carvalho (USP)

 

“Robaba con los ojos cualquier cosa descuidada de la calle y después la llevaba a mi soledad”: uma leitura da modernidade em Felisberto Hernández e Macedonio Fernández

Imara Bemfica Mineiro (UFMG)

 

Juan Carlos Onetti: capturar una experiencia en el relato Un sueño realizado

Susana Ynés González (Universidad Nacional de Colombia-Medellín)

 

 

MESA: Poesia hispânica do século XX

Coordenadora: Mônica da Silva Boia (UFRJ)

 

A morte na poesia de Federico García Lorca

Mônica da Silva Boia (UFRJ)

 

Juegos y teorías de Poema del Cante Jondo

Hugo Jesus Correa Retamar (UFRGS)

 

Altazor e Cara de Bronze: a viagem da viagem – a busca pela palavra poética

Jeane Maria Guimarães da Silva Cabral (UFPE)

 

 

MESA: Música, dança e literatura

Coordenador: Alexandre Felipe Fiúza (UNIOESTE / UAM)

 

Me queda la palabra: a canção espanhola sob censura na ditadura franquista

Alexandre Felipe Fiúza (UNIOESTE / UAM)

 

Nasci para bailar: o grupo Rodapião e o Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha

Manuela Ribeiro Barbosa (UFMG)

 

O universo literário da música de Manuel de Falla

Analía Cherñavsky (Unicamp) / Gabriel Lima Rezende (Unicamp / UGR - Universidad de Granada)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Por um ensino político, social e cultural da língua espanhola

Coordenadora: Márcia Paraquett (UFF)

 

Em defesa de uma abordagem própria à realidade brasileira

Márcia Paraquett (UFF)

 

A língua espanhola na educação de jovens e adultos

Luziana de Magalhães Catta Preta (UFF)

 

Língua Espanhola, Currículo Integrado e Formação Técnica em Saúde

Rosineide Guilherme da Silva Panno (UFF / UNIGRANRIO / Fiocruz)

 

 

MESA: Reflexões em torno dos PCNs e OCNs: formação cidadã e pluralidade cultural

Coordenadora: Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)

 

A leitura como instrumento de construção da cidadania

Elda Firmo Braga (UFF) / Dilma Alexandre Figueiredo (UFRJ)

 

Pluralidade cultural nos PCNs: uma diversidade de vozes e sentidos

Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF) / Dayala Paiva de Medeiros Vargens (PG-UFRJ)

 

Propaganda institucional e formação cidadã no Colégio Pedro II: diálogo relevante nas aulas de E/LE

Viviane Conceição Antunes Lima (Colégio Pedro II / UGF / SEE-RJ / PG-UFRJ)

 

 

MESA: Livro didático e leitura em espanhol

Coordenador: Alexandro Teixeira Gomes (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

 

Reflexiones sobre la indicación del interlocutor en las propuestas de producción textual en los libros didácticos de español instrumental

Alexandro Teixeira Gomes (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

 

Español instrumental: más allá de la lectura

Claudia Bruno Galván (FECAP) / Maria Cibele González Pellizzari Alonso (PUC-SP)

 

A formação do leitor crítico e o livro didático: uma reflexão discursiva sobre a leitura em LE

Cleide Ester de Oliveira (UFMT)

 

 

MESA: Lexicografia

Coordenadora : Aléxia Teles Duchowny (UFMG)

 

Un estudio comparativo y mercadológico sobre diccionarios bilingües: español-portugués, portugués-español

Nidia Puig Vacare Tezine (Espaço de España)

 

Definições lexicográficas de nomes de frutas em dicionários espanhol-português

Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (UFMG) / Mônica Emmanuelle Ferreira de Carvalho (UFMG)

 

Cuestiones relacionadas con los diccionarios bilingües, la equivalencia y la equivalencia fraseológica

Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva (UFBA)

 

Histórico da produção lexicográfica em espanhol

Aléxia Teles Duchowny (UFMG)

 

MESA: Quase a mesma coisa

Coordenadora: Heloísa Pezza Cintrão (USP)

 

Notas para um estudo da tradução literária do espanhol

Heloísa Pezza Cintrão (USP)

 

Notas para un estudio del subtitulado en el par lingüístico español-portugués

Leticia Rebollo (UFRJ) / Cíntia Ferreira (UFRJ) / Jorge Luis Rocha (UFRJ)

 

Yerma: a tradução como processo e como resultado

Luciana Ferrari Montemezzo (UFSM)

 

Notas para um estudo sobre a tradução do humor

Giane da Silva Mariano Lessa (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES II

 

QUARTA-FEIRA, 03/09/08

 

14h00min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Literatura espanhola do século XX

Coordenadora: Margareth dos Santos (USP)

 

Um conceito forjado: Antonio Machado e a geração de 50

Margareth dos Santos (USP)

 

Antonio Machado: entre la moldura de los poemas de Ángel González

Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento (UFF)

 

La historia de las mujeres en El cuarto de atrás de Carmen Martín Gaite

Kelen Benfenatti Paiva (UFMG)

 

A metade que grita e silencia: La trastienda de los ojos, de Martín Gaite

Aline Coelho da Silva (UFTM)

 

 

MESA: Questões literárias e culturais do pensamento latino-americano atual

Coordenadora: Silvina Liliana Carrizo (UFJF)

 

El mestizaje como proyecto literario

Silvina Liliana Carrizo (UFJF)

 

Estudos afro-hispano-americanos: uma problemática

Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFJF)

 

Atravessar fronteiras: o papel do escritor/crítico latino-americano

Miriam Lidia Volpe (UFJF)

 

El concepto de literatura en Ángel Rama

Rômulo Monte Alto (UFMG)

 

 

MESA: A narrativa literária dos anos 90 na América Latina

Coordenador: Daniel Soares Filho (Exército Brasileiro / UFF)

 

El fin del siglo XX en Hispanoamérica, bajo la óptica de Batman y Robin de Efraim Medina Reyes

Daniel Soares Filho (Exército Brasileiro / UFF)

 

Composición caleidoscópica de la literatura de fines del siglo XX en Hispanoamérica: una lectura de Adiós humanidad de Bárbara Jacobs

Sandro Márcio Drumond Alves (UFMG / Exército Brasileiro) / Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFF / Exército Brasileiro)

 

A narrativa literária finissecular mcondiana e o seu contexto de produção na contemporaneidade da América Latina

Sara Araújo Brito (UNIGRANRIO / UFRJ)

 

 

MESA: Em torno à Guerra Civil Espanhola

Coordenador: Ivan Rodrigues Martin (PUC/SP)

 

O debate em cartaz

Ivan Rodrigues Martin (PUC-SP)

 

Fragmentación y olvido en El remate de Max Aub

Maria Luisa Barrio Arconada (USP)

 

El testimonial de la España Peregrina en México: Un análisis de La virgen de los desamparados, de Max Aub, en relación con la estética de la literatura de testimonio

Karina Arruda Cruz (USP)

 

La poetización de la trayectoria de franquistas y republicanos en El corazón helado (2007), de Almudena Grandes

Flávio Pereira (Unioeste-Foz do Iguaçu / USP)

 

 

MESA: Do mal e da infâmia: crimes e monstruosidades em Jorge Luis Borges

Coordenadora: Lyslei Nascimento (UFMG)

 

Sem afeto, nem compaixão: a máquina nazista em Jorge Luis Borges

Lyslei Nascimento (UFMG)

 

Borges e a infâmia de todos nós

Julio César Jeha (UFMG)

 

Crime e sacrifício na Intrusa de Jorge Luis Borges

Vívien Gonzaga e Silva (UFMG)

 

Etnografia ou filologia? Uma leitura de O etnógrafo, de Jorge Luis Borges

Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre (Universidade de Coimbra)

 

 

MESA: A teoria literária na ficção

Coordenadora: Silvia Cárcamo (UFRJ)

 

Destino y Carácter en la literatura

Silvia Cárcamo (UFRJ)

 

A potência passiva dos Bartlebys na escrita de Vila-Matas

Sabrina Sedlmayer (UFMG)

 

La tradición literaria: concepto fundamental en la construcción de las literaturas nacionales en América Latina

Alfredo Laverde Ospina (Universidad de Antioquia)

 

 

MESA: Recursos poéticos latino-americanos

Coordenadora: Valdenides Cabral de Araújo Dias (UFRN-CERES-DCSH)

 

A imagística da agua em Alfonsina Storni e Zila Mamede

Valdenides Cabral de Araújo Dias (UFRN-CERES-DCSH)

 

Henriqueta Lisboa e Gabriela Mistral entre o ensinar e o fazer canção

Kelen Benfenatti Paiva (UFMG)

 

Pablo Neruda: Poesía comprometida

Maria Imaculada Angêlica Nascimento (UFMG)

 

Octavio Paz y la imagen infinita

Luis Eduardo Fiori (UNIR) 

 

 

MESA: Em torno a García Lorca

Coordenador: Claudio de Souza Castro Filho (UERJ)

 

Ambigüidade trágica e condição materna em García Lorca: Yerma e as Canciones de cuna

Claudio de Souza Castro Filho (UERJ)

 

Jogo e recepção: a metáfora da teoria e jogo do duende

Gisele Rosa (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes)

 

Morte e loucura na obra La casa de Bernarda Alba

Sônia Regina Nogueira (UEL)

 

As Celestinas de Lorca

Lilian dos Santos Silva Ribeiro (USP)

 

 

MESA: Viagens e exotismo em escritores latino-americanos

Coordenadora: Idalia Morejón Arnaiz (Unicamp)

 

O anti-persa profissional: escritores latino-americanos e exotismo

Idalia Morejón Arnaiz (Unicamp)

 

Narrativas y viajes: imágenes Del país vecino en la crónica  del mexicano Luis Arturo Ramos

Ana Lúcia Trevisan Pelegrino (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

 

A poética da viagem na narrativa: La nieve Del Almirante, de Álvaro Mutis

Luciane Senna Ferreira (FURG)

 

Poética da viagem no Romance Vigilia Del Almirante de Augusto Roa Bastos

Ligia Dalchiavon (FURG)

 

 

MESA: Literatura de autoria feminina em Hispano-América

Coordenadora: Suely Aparecida de Souza Mendonça (UNESP-Assis)

 

Ña Remigia: uma abordagem do universo feminino em Josefina Plá

Suely Aparecida de Souza Mendonça (UNESP-Assis)

 

A figura feminina em Lucia Miranda, de Rosa Guerra

Isabela Roque Loureiro (UFRJ)

 

A Representação feminina e seus matizes no romance Mal de Amores de Ángeles Mastretta

Mariana da Costa Valim (UFF)

 

Redescubriendo la obra de Elena Garro

Mercedes Cavalcanti (Université de Grenoble III)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Ensino e aprendizagem de E/LE I

Coordenadora: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno (USP)

 

O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo

Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno (USP)

 

Inteligencias excluidas en las clases de español como Lengua Extranjera

Orlanda Miranda Santos (Universidade Estadual de Montes Claros)

 

E/LE para ciegos, mirando hacia la inclusión

Gleiton Malta Magalhães (UnB / CIL 02 - SEDF)

 

Contextualização e ensino de LE: a questão da Neurolingüística

Rafael Ferreira da Silva (Instituto de Gestão Educacional Signorelli)

 

 

MESA: Gramática e ensino de E/LE

Coordenadora: Ana Berenice Peres Martorelli (UFPB)

 

La Temporalidad Verbal en la clase de ELE

Ana Berenice Peres Martorelli (UFPB)

 

O ensino da competência gramatical na prática pedagógica da aula de espanhol como LE.

Valéria Jane Siqueira Loureiro (UGF / UniFOA / UNIG / FERLAGOS / CCAA)

 

Algunas consideraciones sobre la importancia de la práctica de la reflexión contrastiva de los aprendices brasileños: hacia una didáctica específica del aprendizaje de la gramática en E/LE

Gregorio Pérez de Obanos Romero (Instituto Cervantes de São Paulo)

 

 

MESA: Contraste fonético-fonológico entre espanhol e português

Coordenadora: Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho (UNESP-Assis)

 

Análise contrastiva fonético-fonológica de línguas próximas: espanhol e português

Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira (UFAL)

 

Análise fonológica da entoação: estudo contrastivo entre o português e o espanhol

Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho (UNESP-Assis)

 

Aspectos fonético-fonológicos na interlíngua de aprendizes de espanhol LE – interface com o português

Eliane Barbosa da Silva (UFAL)

 

Fonemas oclusivos: processos fonético-fonológicos na fala dos cambas e dos collas

Rosinete Vasconcelos Costa (UNIR)

 

 

MESA: Práticas e imagens discursivas: estudos a partir de diferentes corpora

Coordenador: Fabio Sampaio de Almeida (UERJ)

 

Seleção de professores de espanhol: práticas discursivas no Brasil e na França

Maria Del Carmen Daher (UERJ)

 

O gênero catálogo digital de livros didáticos e a construção de imagens discursivas de professor de E/LE

Fabio Sampaio de Almeida (UERJ)

 

CEFET-RJ: E/LE em um centro tecnológico

Maria Cristina Giorgi (CEFET-RJ / UFF)

 

A memória discursiva nos pronunciamentos de posse dos presidentes Evo Morales, Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva

Augusta Porto Avalle (UERJ)

 

 

MESA: Semântica e Pragmática

Coordenador: Eduardo Tadeu Roque Amaral (UFTM)

 

El acto de nombrar a un individuo como función primaria de los nombres propios

Eduardo Tadeu Roque Amaral (UFTM)

 

Um olhar sobre polissemia e homonímia

Eliane Barbosa da Silva (UFAL)

 

Las metáforas espaciales en algunos fraseologismos somáticos del español y del portugués

Elisabete Aparecida Marques (UFMS)

 

 

MESA: Morfologia e Sintaxe

Coordenador: Victoriano Gaviño Rodríguez (Universidad de Cádiz)

 

¿Existe un patrón básico para el orden de constituyentes en español coloquial? Las gafas, acércamelas que no oigo la radio

Victoriano Gaviño Rodríguez (Universidad de Cádiz)

 

La escisión y otras construcciones de focalización en el español actual

Carlos Felipe da Conceição Pinto (Unicamp)

 

A distribuição complementar entre a perífrase "estar+gerúndio" e o presente do indicativo em Português e Espanhol

Talita Vieira Moço (USP)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES III

 

QUARTA-FEIRA, 03/09/08

 

17h30min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Percursos teóricos e críticos: narrativa e poesia latino-americanas

Coordenadora: Graciela Ravetti (UFMG)

 

Romances contemporâneos de América Latina como arquivos performáticos

Graciela Ravetti (UFMG)

 

Estado de traduzibilidade – A liquefação do eu

Damian José Kraus (PUC/SP)

 

La mirada em 3D da literatura latino-americana contemporânea: performatizando subjetividades e territorialidades

Juliana Helena Gomes Leal (UFMG)

 

Poesía y lenguaje: encuentros y desencuentros en la literatura argentina contemporánea

Roberto Retamoso (Universidad Nacional de Rosario)

 

 

MESA: Teatro, performance e memória cultural

Coordenadora: Sara Rojo (UFMG)

 

La transición democrática y el teatro chileno

Sara Rojo (UFMG)

 

José Sanchis Sinisterra: Construcción dramática y significado en Lope de Aguirre, Traidor

Sor Elena Salazar (Universidad de Oriente, Núcleo Nueva Esparta)

 

Pop, Camp, Kitsch, barroco: O cabaré contemporâneo de Astrid Hadad

Maurício de Bragança (UFF)

 

 

MESA: Tradição e construção da identidade na narrativa latino-americana

Coordenador: Antônio Marcos Pereira (UFBA)

 

Biografema e autoficção na produção ensaística saeriana: Notas sobre Narrathon

Antônio Marcos Pereira (UFBA)

 

Identidade e violência na literatura argentina: uma leitura de El camino de la costa, de Juan José Saer

Cristiane Checchia (USP)

 

Roberto Bolaño: a obra total no contexto latino-americano

Kelvin dos Santos Klein (UFRGS)

 

Entre a mensagem e sua recepção: uma leitura de Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez

Fábio Roberto Rodrigues Belo (Faculdade de Direito Milton Campos)

 

 

MESA: Interlocuções latino-americanas II

Coordenadora: Suely da Fonseca Quintana (UFSJR)

 

A casa verde e Sempreviva: fronteiras narrativas e relações de poder

Suely da Fonseca Quintana (UFSJR)

 

Festa e La cruz del sur: textos em diálogo

Marilda de Souza Castro (UFMG)

 

A presença do Canadá em uma revista latino-americana

Dilma Castelo Branco Diniz (UFMG)

A fome dos outros: retórica e alteridade na Conquista

Rodrigo Labriola (UERJ)

MESA: A picaresca: estudos, travessias, reinvenções

Coordenadora: Maria Josele Bucco Coelho (UFPR)

 

A representação do feminino na picaresca espanhola: el ajuar de las pícaras-putas

Maria Josele Bucco Coelho (UFPR)

 

A pedra do reino e a picaresca

Juliana Bevilacqua Maioli (UNESP)

 

As vozes do prólogo de Lazarillo de Tormes

Katia Aparecida da Silva Oliveira (FAAC/USP)

 

“Cada uno en su oficio puede alabar a Dios”. A sátira da religiosidade na trajetória dos pícaros de Rinconete y Cortadillo

Paula Renata de Araújo (USP)

 

 

MESA: Processos Formativos da literatura Latino-Americana

Coordenadora: Paullette Silva Beauregard (Universidad Simón Bolivar)

 

Lectura y desarraigo: la pose decadentista de Pedro-Emilio Coll

Paullette Silva Beauregard (Universidad Simón Bolívar)

 

El proyecto lingüístico vanguardista de Gamliel Churata

Meritxell Hernando Marsal (USP)

 

O poder das palavras na confissão de La zarpa, de José Emilio Pacheco

Antonio Ferreira de Silva Junior (CEFET-RJ)

 

O Brasil nas páginas de Monterrey, correo literario de Alfonso Reyes

Cecilia Laura Alonso (UFF)

 

 

MESA: Cine, antologías, práctica comparatista y canon latinoamericano

Coordenadora: Silvana Mabel Serrani (Unicamp)

 

Antologías bilingües de poesía argentina: discurso, migración y memoria

Silvana Mabel Serrani (Unicamp)

 

Entre la letra y la pantalla: crónica cinematográfica en el México de principios del siglo XX

Miriam Viviana Gárate (Unicamp)

 

Poéticas de lectura: comparativismo y vanguardia

Gladys Viviana Gelado (UFF)

 

Traducción y formación de géneros: la Antología de la literatura fantástica de Silvina Ocampo, Adolfo Bioy Casares y Jorge Luis Borges

Walter Carlos Costa (UFSC)

 

 

MESA: Narrativa y violência na literatura latino-americana

Coordenador: Ary Pimentel (UFRJ)

 

Simulacros da ágora ou as pequenas nações na nova literatura argentina (novas sociabilidades em Las viudas de los jueves e Cuando me muera quiero que me toquen cumbia)

Ary Pimentel (UFRJ)

 

Las novelas del narcotráfico. Una nueva representación de la violencia en la literatura latinoamericana

José Manuel Torres Torres (Pontificia Universidad Católica de Valparaíso)

 

Obediência não devida. Literatura argentina contemporânea

Luciene Almeida de Azevedo (Universidade Federal de Uberlândia)

 

O cyberpunk precoce na ficção de Carlos Gardini: uma análise de Escalada e Perros en la noche

Rodolfo Rorato Londero (UFSM)

 

 

MESA: Autobiografias e testemunhos

Coordenadora: Bettina Pacheco Oropeza (Universidad de los Andes)

 

La narrativa autobiográfica de Denzil Romero

Bettina Pacheco Oropeza (Universidad de los Andes)

 

Da história para a ficção: a construção do discurso (auto)biográfico em Autobiografía del General Franco

Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza (UNIOESTE / UNESP / UAM)

 

O testemunho literário de Jorge Semprún e a dialética entre ficção e realidade

Márcia Romero Marçal (USP)

 

A instabilidade da voz narrativa em relatos autobiográficos

Solange Munhoz (Fatec-Jundiaí / FIP)

 

 

ESTUDOS LINGÚÍSTICOS

 

MESA: ¿Qué profesores de E/LE queremos formar?

Coordenadora: Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)

 

El tratamiento de los géneros discursivos en el aula de E/LE

Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)

 

La competencia gramatical del profesor de E/LE en Brasil: necesidades de formación vs. tendencias de actuación

Ana Lúcia Esteves dos Santos (UFMG)

 

Formación crítico-reflexiva del profesor de E/LE

Cristiano Silva de Barros (UFMG)

 

¿Quiénes definen las metodologías y el contenido para la enseñanza de E/LE? ¿Los documentos oficiales o los libros didácticos?

Ludmila Scarano Coimbra (UFMG)

 

 

MESA: Ensino e aprendizagem de E/LE II

Coordenador: María Caridad Ginarte Agra (Unicamp)

 

Elementos para um glossário dos termos do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Kátia Cilene David da Silva (UFC)

 

Hablando de autonomía a mis alumnos: una charla interesante

Nelia de Almeida Martins (UFPA)

 

Por quê a categoria de principiante verdadeiro não existe para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, tão próximas como o português e o espanhol?

María Caridad Ginarte Agra (Unicamp)

Comunicación no verbal. Análisis de movimientos gestuales en conversaciones coloquiales entre españoles

Victoriano Gaviño Rodríguez (Universidad de Cádiz)

 

 

MESA: Materiais para o ensino de E/LE I

Coordenador: Carlos Ferrer Plaza (AECID / UFV / Universidad Autónoma de Madrid)

 

Reflexiones sobre el uso de documentos auténticos en la clase de ELE

Carlos Ferrer Plaza (AECID / UFV / Universidad Autónoma de Madrid)

 

Los recursos audiovisuales como facilitadores del aprendizaje de lengua española: especial énfasis al uso del video

Maria Otília Borba de Azevedo (PUC-RS) / Janaína de Azevedo Baladão (UFRGS)

 

O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista

Jorge Rodrigues de Souza Júnior (Unicamp)

 

O livro didático, a identidade do aprendiz brasileiro de língua espanhola e a multiculturalidade

Lucimar Araújo Braga (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

 

 

MESA: O Brasil e a Argentina em gêneros discursivos comparados. Transições, escolhas e coações

Coordenador: Adrián Pablo Fanjul (USP)

 

Loucura, disposição e rotas em cenografias pioneiras do rock

Adrián Pablo Fanjul (USP)

 

A Educação Patriótica no Brasil e na Argentina: contrastes para a construção de um ethos autoritário

Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno (USP)

 

Propagandas ditatoriais: o Estado revelando as suas forças

Marcos Maurício Alves da Silva (UNICAPITAL / ESPM)

 

Entre mulheres, seus malandros, seus malevos

Andréia dos Santos Menezes (USP)

 

 

MESA: Léxico e Morfologia

Coordenadora: Susana Martorell de Laconi

 

Cuando la seño es mi profe. Una propuesta de análisis del acortamiento léxico

Renato Pazos Vazquez (UFRJ) / Carlos Alexandre V. Gonçalves (UFRJ)

 

Por qué no existe grado en el sustantivo (en español y en portugués)

José Alberto Miranda Poza (UFPE)

 

Os prefixos de intensificação do português e do espanhol - Uma abordagem contrastiva

Eronilma Barbosa da Silva (UFAL)

 

Discusión epistemológica sobre el refrán y su estructura: refranes antiguos en Salta

Susana Martorell de Laconi

 

 

MESA: Sociolingüística e Dialetologia

Coordenador: Niguelme Cardoso Arruda (UNESP-Araraquara)

 

La variante lingüística del español actual en los altos de Chiapas

Maria Antonieta Flores Ramlos (UFMG)

 

¿Español general?

Andrea Silva Ponte (Universidade Mogi das Cruzes)

 

A realização do objeto direto no português e no espanhol: algumas hipóteses

Niguelme Cardoso Arruda (UNESP-Araraquara)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES IV

 

QUINTA-FEIRA, 04/09/08

 

09h00min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Contexto social e violência

Coordenadora: Roxana Guadalupe Herrera Alvarez (IBILCE / UNESP)

 

Las “maras”: una violenta realidad

Roxana Gaudalupe Herrera Alvarez (IBILCE / UNESP)

 

Literatura y violencia: el norte de México como escenario no ficcional

Hugo Salcedo Larios (Universidad Autónoma de Baja California-México)

 

Formas de memória: a escritura ficcional das Madres de Plaza de Mayo

Maria Fernanda Garbero de Aragão Ponzio (UERJ)

 

 

MESA: Estudos cervantinos

Coordenadora: Maria Augusta da Costa Vieira (USP)

 

El Casamiento engañoso: retórica del habla y del gesto

Maria Augusta da Costa Vieira (USP)

 

Cervantes y Alonso, fantasma de un falso Quijote

Esteban Reyes Celedón (UFF)

 

El coloquio de los perros: fusión de géneros

Esther Karina Feria Zitelli

 

O livro e o leitor no período de Cervantes

Rosa Maria Oliveira Justo (USP)

 

 

MESA: Arte e Literatura Colonial: Historiografia

Coordenador: Alfredo Cordiviola (UFP)

 

Las ilusiones perdidas, Jerónimo de Mendieta y el ocaso de un proyecto evangelizador

Alfredo Cordiviola (UFP)

 

El Mártir del Sacramento, San Hermenegildo: um diálogo entre a história e a literatura

Maria Eugênia Mattos Luchsinger (UFA)

 

Antonio Valeriano- Autor de Nincan Mopohua

Jerzy Achmatowicz (Universidad de Wroclaw)

 

Nuestra Raíz y el artista contemporáneo: de la colonización a la exclusión

Magno Fernandes dos Reis (UNAM-México)

 

 

MESA: Transtextualidades teatrais: tradução, memória e identidade

Coordenador: Cristiano Silva de Barros (UFMG)

 

Tradução e análise de dramaturgia contemporânea do Brasil

Cristiano Silva de Barros (UFMG)

 

Memória e identidade: perspectivas na obra de Jorge Díaz. Toda esta larga noche e Ligeros de equipaje

Núbia Paula Ferreira Ramalho (UFMG)

 

Rachel: erotismo e melancolia de uma vedete do Alhambra

Ariágda dos Santos Moreira (UNIC)

 

O diálogo intertextual entre Reinaldo Arenas e Federico García Lorca, às voltas com La casa de Bernarda Alba

Márcio Antônio de Souza Maciel (UEMS)

 

 

MESA: Narrativa contemporânea: Zonas de Contato

Coordenador: Donizeth Aparecido dos Santos (USP)

 

Aproximações possíveis entre Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez, O tempo e o vento, de Érico Verríssimo, e Yaka, de Pepetela

Donizeth Aparecido dos Santos (USP)

 

João Guimarães Rosa, Juan Rulfo: transculturação e heterogeneidade

Maria Virgínia Oliveira Maciel (USP)

 

Corpos que se abraçam: bruxaria e culinária na literatura brasileira contemporânea e chilena

Adriana Sacramento de Oliveira (UnB)

 

Escritores fora de lugar: a doença como metáfora e a experiência

Anderson Luís Nunes da Mata (UnB)

 

 

MESA: Em torno a Juan Rulfo

Coordenadora: Elaine Cristina de Araújo (USP)

 

Pedro Páramo, de Juan Rulfo: espaço de solidão

Evely Vânia Libanori (Universidade Estadual de Maringá)

 

La realidad en llamas: una lectura de El llano en llamas de Juan Rulfo

Elaine Cristina de Araújo (USP)

 

El Gallo de Oro de Juan Rulfo

Sonia Adriana Peña (Universidad Nacional Autónoma de México)

 

 

MESA: Ficções literárias e fílmicas: Guerra Civil Espanhola e Exílio Republicano

Coordenadora: Silvana Maria Pessoa de Oliveira (UFMG)

 

De Espanha nem bom vento nem bom casamento: a figura do espanhol nas narrativas de José Rico Direitinho

Silvana Maria Pessoa de Oliveira (UFMG)

 

Do exílio republicano à tradição da mulher vestida de homem: ressentimento ou ousadia?

Fabio Luciano (USP)

 

O realismo sério e quotidiano na literatura de exílio republicano espanhol

Karina Arruda Cruz (USP)

 

La producción cinematográfica La lengua de las mariposas como monumento de (re)construcción y perpetuidad de la memoria

Flávio Adriano Nantes Nunes (UFMS)

 

 

MESA: Oralidade, riso e poesia na literatura

Coordenadora: Maria do Carmo Cardoso da Costa (UFRJ)

 

A temática rústica no romanceiro de tradição oral moderna

Maria do Carmo Cardoso da Costa (UFRJ)

 

A Pastora Torralba - Conto popular ou paródia?

Silvia Cobelo (USP)

 

O riso para combater a tirania

Maria de Fátima Rocha Medina (CEULP / ULBRA)

 

O poeta e a montanha: considerações em torno das trajetórias existencial e literária de Noriega Varela

Henrique Marques Samyn (UERJ)

 

 

MESA: Memória e História: procedimentos literários e pressupostos teóricos

Coordenadora: Márcia de Fátima Xavier (UFMG)

 

Questões de memória e da história no romance Los perros Del paraíso, de Abel Posse

Márcia de Fátima Xavier (UFMG)

 

Dolencias del cuerpo, dolencias del recuerdo. Dos miradas ficcionales sobre el tema de la enfermedad

Francismar Ramírez Barreto (UnB)

 

Eu: Narrador e Personagem, suas singularidades in memória

Nilma Machado Carvalho (UFMT)

 

Los artificios de la memoria en el cuento contemporáneo

Clarisse Barbosa dos Santos (Faminas-BH)

 

 

MESA: Contextos, ideologias e literatura

Coordenadora: Elena Palmero González (Fundação Universidade Federal Rio Grande)

 

Viaje y escritura en la obra de Gabriel García Márquez

Elena Palmero González (Fundação Universidade Federal Rio Grande)

 

Los signos cambiantes de Bogotá: una imagen finisecular en Según la costumbre de Gonzalo Mallarino y las modernizaciones urbanas de Los parientes de Ester de Luis Fayad

Danilo Leonardo Santos Lopez (PUC-Chile)

 

Neobarroco: uma estética pós-moderna? Sintomas, apropriações e desvios na obra de Copi e Néstor Perlongher

María Laura Moneta Carignano (UNESP)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Diálogos sobre o lugar do espanhol na realidade brasileira I

Coordenador: Carlos Bonfim (UFAL)

Debatedora: Neide Maia González (USP)

 

Diálogos sobre o lugar do espanhol na realidade brasileira: entre as OCs nacionais e o real

Neide Maia González (USP)

 

As Orientações Curriculares ou a vitória sobre a ingenuidade: relato de um trabalho com futuros professores

Paulo Antonio Pinheiro Correa (UFF)

 

Provas de língua espanhola em vestibulares de universidades federais brasileiras: onde ficam as Orientações Curriculares?

Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (USP)

 

Heterogeneidade(s): um fio condutor, múltiplos caminhos

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFC)

 

 

MESA: Leitura na aula de E/LE I

Coordenadora: Alba Lúcia da Costa de López (Universidade do Estado do Pará)

 

La concienciación sobre la enseñanza-aprendizaje de lengua española en la secundaria: hacia el uso de textos en el aula

Alba Lúcia da Costa de López (Universidade do Estado do Pará)

 

Gênero em sala de aula: identidade discursiva em anúncios publicitários

Lucila Carneiro Guadelupe (UFF)

 

Leitura crítica e compreensão do texto em espanhol LE

Maria Divina Moreira dos Santos Silva (CEFET-Urutaí)

 

La formación de lectores en la enseñanza de ELE

Marta Francisco de Oliveira (UFMS / CPCX) / Flavio Adriano Nantes Nunes (UFMS / CPCX)

 

 

MESA: Literatura e ensino de E/LE

Coordenador: Gerardo Andrés Godoy Fajardo (UEPB)

 

Conceptos sobre literatura y el desarrollo de la creatividad literaria en la clase de español

Gerardo Andrés Godoy Fajardo (UEPB)

 

Trabajando una Poesía sin pureza o Trabajando una poesía, sin pureza. Una propuesta didáctica para las clases de español LE

Silvia Aurora Poblete Castro (Unicamp)

 

A didática da literatura no ensino de E/LE: teoria e prática

Ana Cristina dos Santos (UERJ)

 

Literatura e Espanhol/LE: a questão da alteridade

Antonio Andrade (Pedro II / UFF / Fac. CCAA)

 

 

MESA: El estudio fonético experimental de la interferencia en la pronunciación de estudiantes brasileños de E/LE

Coordenador: Joaquim Llisterri (Universitat Autònoma de Barcelona)

 

Estudio de las características fonético acústicas de consonantes en coda silábica: un estudio de caso en ELE

Fernanda Rangel Pestana Allegro (UBA / FUNCEB) / Sandra Madureira (PUC-SP)

 

La interferencia prosódica del portugués brasileño/LM en el español/LE: estudio de la entonación

Maristela da Silva Pinto (UFRJ) / Glaucia Felismino dos Santos (UFRJ)

 

La interferencia prosódica del portugués LM en el español LE: estudio del ritmo y de la fluencia de lectura en voz alta

Leticia Rebollo (UFRJ) / Bruno Alberto Mota (UFRJ)

 

Estudio acústico de las vocales epentéticas en la interlengua de estudiantes brasileños de E/LE

Egisvanda I. A. Sandes (Universidade Presbiteriana Mackenzie / USP) / Joaquim Llisterri (Universitat Autònoma de Barcelona)

 

 

MESA: Sistema verbal: tempos de passado

Coordenadora: Luizete Guimarães Barros (UFSC)

 

Pretérito perfecto simple y compuesto: dos formas en dos lenguas

Luizete Guimarães Barros (UFSC)

 

Análise textual-discursiva das duas formas do pretérito perfeito em espanhol

Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)

 

Variación y cambio lingüísticos de los pretéritos simple y compuesto a partir de una perspectiva sociolingüística y discursiva: muestras de Madrid, Ciudad de México y Buenos Aires

Cíntia Ferreira dos Santos (UFRJ)

 

A realização do traço aspectual do pretérito perfecto

Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold (UFRJ)

 

 

MESA: Lingüística Histórica

Coordenadora: Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen (UFMG)

 

Las preposiciones en la gramática española: estudio diacrónico sobre los "especificadores semánticos"

José Maria Rodrigues (Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción)

 

Ocorrências e referências de “la gente” em língua hispânica

Francisca Paula Soares Maia (UFMG)

 

Demonstrativos nas traduções medievais espanholas do Libro Llamado Abbat Ysach

César Nardelli Cambraia (UFMG)

 

Judeu Espanhol hoje: Brasil e América Latina

Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen (UFMG)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES V

 

QUINTA-FEIRA, 04/09/08

 

14h00min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Imaginários: o Brasil e o Hispanismo

Coordenadora: Shirley de Souza Gomes Carreira (UNIGRANRIO)

 

Do “lector salteado" ao "último leitor": a recepção de Relato de um Certo Oriente, de Milton Hatoum

Shirley de Souza Gomes Carreira (UNIGRANRIO)

 

Julio Cortázar, leitor de Clarice Lispector

Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG)

 

Literatura Hispanoamericana en el contexto de la Amazonía

Leonor Nora Fabián Bráñez (UFRR)

 

O amanuense Belmiro: Um narrador sem atributos?

Ananda Nehmy de Almeida (UFMG)

 

 

MESA: Renarrar fronteiras

Coordenadora: Alai Garcia Diniz (UFSC)

 

Literatura como escritura da oralidade e oralidade da escritura: Roa Bastos e Washington Cucurto

Alai Garcia Diniz (UFSC)

 

Julio Cortázar entre política e poética

Amanda Pérez Montanez (Universidade Estadual de Londrina)

 

La sed, de Roa Bastos - da obra literária à obra fílmica: adaptação, tradução ou transposição?

Henrique Finco (UFSC)

 

Nicanor Parra y poesía visual: artefactos visuales

Antonia Javiera Cabrera Muñoz (UFSC)

 

 

MESA: Teatro Hispânico: interlocuções

Coordenador: Mario Miguel González (USP)

 

De Rojas a Valle-Inclán: esperpentismo y modernidad en La Celestina

Mario Miguel González (USP)

 

La Celestina e o teatro brasileiro no regime militar

Dulciane Torres Lins (USP)

 

Dramaturgia de “Quixote” - um estudo sobre o processo de construção de texto teatral inspirado na obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes

Júlio César Viana Saraiva (UFMG)

 

 

MESA: Abordagens crítico-teóricos da literatura latino-americana

Coordenadora: Kamila Brumatti Bergamini (UFES)

 

Uma nota de jazz, um tom ao tempo: criações e profecias cortazarianas

Kamila Brumatti Bergamini (UFES)

 

Bestiários latino-americanos

Eduardo Jorge de Oliveira (UFMG)

 

Las técnicas narrativas en La fiesta del chivo de Mario Vargas Llosa

Cláudia Paulino de Lanis (UESC)

 

A literatura hispano-americana como processo formativo

Adriana Binati Matinez (UNICENTRO)

 

 

MESA: Em torno a Góngora e suas ressonâncias

Coordenador: Cássio Borges (UESB)

 

Notas sobre a controvérsia seiscentista acerca da poesia culta

Cássio Borges (UESB)

 

Análisis rítmico de los sonetos completos de Garcilaso de la Vega y Luis de Góngora

A. Robert Lauer (The University of Oklahoma)

 

Góngora: Gênero demonstrativo e a tópica da morte

Ana Paula Silva (USP)

 

Villancicos sorjuanistas: ¿ensaladillas performáticas?

Adriana do Carmo Figueiredo (UFMG)

 

 

MESA: Outras literaturas: O vetor afro-americano

Coordenador: Amarino Oliveira de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana)

 

Otras literaturas hispánicas: las letras negroafricanas de Guinea Ecuatorial

Amarino Oliveira de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana)

 

Prácticas discursivas y contexto en la literatura africana de expresión castellana

M´bare N´gorn (Morgan State University)

 

Três memórias nas Américas

Adélcio de Sousa Cruz (UFMG)

 

O entre e o duplo: A alegoria da figura diaspórica em “Um defeito de cor” de Ana Maria Gonçalves

Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo Côrtes (UFMG)

 

 

MESA: Literatura e Cidade II

Coordenadora: Edith Pérez Sisto (Universidad Simón Bolívar)

 

País Portátil del venezolano Adriano González León

Edith Pérez Sisto (Universidad Simón Bolívar) / Fanny Ramírez de Ramírez (Universidad Experimental Libertador)

 

El caballero de la invicta, de R. H. Moreno Durán: Una Desmitificación de Bogotá

Ana M. Lea- Plaza Illanes (Universidad de Chile)

 

As gangues de Buenos Aires: sociedade e estética na obra de Jorge Luis Borges (1930-1935)

Gustavo Naves Franco (PUC/RJ)

 

A visão da cidade futura em dois tempos: Ficção e espiritualidade em Vuel Villa

Marina Machain Franco (USP)

 

 

MESA: Encontro entre Brasil e o Hispanismo

Coordenadora: Maria Miquelina Barra Rocha (UFMG)

 

A recuperação da arte de narrar e o resgate do saber do passado- presença galega na obra de Nélida Piñon

Maria Miquelina Barra Rocha (UFMG)

 

A memória relembrada no (res)sentimento dos poetas de fronteira: Flashs de um tempo (e) de um espaço

Rossemildo da Silva Santos (Universidade Federal do Acre)

 

Hilda Hilst e Gabriela Mistral, um diálogo acerca de Deus

Kamilla Kristina Sousa França Coelho (Universidade Federal de Uberlândia)

 

José Veríssimo (1910): Primeras incursiones del cervantismo moderno en Brasil

Marta Pérez Rodríguez (USP)

 

 

MESA: Narrativa cinematográfica

Coordenadora: Flávia Helena dos Santos Péret (UFMG)

 

Intersexualidade/intertextualidade: uma leitura crítica do filme XXY de Lucia Puenzo

Flávia Helena dos Santos Péret (UFMG)

 

Alguns domínios culturais observados em Diários de Motoclicleta

Paula Renata Almeida Lima (Universidade Federal de Goiás)

 

La mala educación, narrativa de entranhas especulares

Rodrigo Santos de Oliveira (UFMG)

 

Plata Quemada: a violência em linguagem

Leonardo Francisco Soares (UFMG)

 

 

MESA: Latino-américa: diálogos e teoria

Coordenadora: Graciela M. Baez Castro (New York University)

 

Violencia, estudio comparativo en: Los Perros Hambrientos de Ciro Alegría Bazán (Perú) y Vidas Secas de Graciliano Ramos (Brasil)

Iris Anita Fabián Ramírez (UPEL – Venezuela)

 

La carnavalización en El zorro de arriba y El zorro de abajo de José M. Arguedas

Ligia Karina Martins de Andrade (Universidade Federal do Amazonas)

 

La estrella junto a la luna: Las Diosas y el Matriarcado en Comala de Pedro Páramo

Graciela M. Baez Castro (New York University)

 

Alfonsina Storni: a constituiçao da identidade feminina/feminista

Nildiceia Aparecida Rocha (UNESP)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Diálogos sobre o lugar do espanhol na realidade brasileira II

Coordenador: Carlos Bonfim (UFAL)

Debatedora: Neide Maia González (USP)

 

Cultura, diversidad y contextos educacionales: preguntas desde un lugar desconocido

Carlos Bonfim (UFAL)

 

A língua espanhola é variedade

Greice de Nóbrega e Sousa (CEFET-SP)

 

El etnotipo latinoamericano en los textos de ELE: análisis de dos casos

Pablo Fernando Gasparini (Unicamp)

 

 

MESA: Línguas em contato: espanhol e guarani

Coordenadora: Dora Bodadilla de Cazal (Universidad Católica "Nuestra Señora de la Asunción")

 

Implementación de la educación bilingüe en el sistema educativo paraguayo: problemas de enseñanza-aprendizaje de los guaraní hablantes aprendices de español como L2 en dos escuelas de Quiindy (Paraguari).

Dora Bodadilla de Cazal (Universidad Católica "Nuestra Señora de la Asunción")

 

Lenguas en contacto. El caso español - guaraní en la República Argentina

Karina Laura Fernández (Pontificia Universidad Católica Argentina)

 

Reflexiones sobre el desarrollo de la escritura y la alfabetización

Mónica Mirian Rodríguez de Paredes (Universidad Católica "Nuestra Señora de la Asunción")

 

CORACON: Corpus de referencia del guaraní contemporáneo

José Maria Rodrigues Rodrigues (Universidad Católica "Nuestra Señora de la Asunción")

 

 

MESA: Pronúncia e ensino de E/LE

Coordenadora: Ucy Soto (UNESP-Araraquara)

 

Fonética y enseñanza de lenguas: descripción de contornos entonativos de marcadores del discurso oral usados en la variedad dominicana del español actual

Jacqueline Vásquez (Universidad de Salamanca / UFAL)

 

Enseñanza-aprendizaje del español: el uso interlingüístico de las vibrantes

Kátia Cilene David da Silva (UFC)

 

Efectos colaterales del suprasegmento en la enseñanza de la pronunciación española a estudiantes italianos

Manuel Rivas Zancarrón (Universidad de Cádiz)

 

Aspectos fonéticos nas produções orais de alunos brasileiros aprendizes de espanhol

Maria Sílvia Barbosa (UNESP-Araraquara) / Ucy Soto (UNESP-Araraquara)

 

 

MESA: Políticas lingüísticas

Coordenadora: Maria Aurora Consuelo Alfaro Lagorio (UFRJ)

 

Política Lingüística Colonial Hispánica y Enseñanza de Lenguas

Maria Aurora Consuelo Alfaro Lagorio (UFRJ)

 

A procura de um poder simbólico inerente à língua espanhola e as justificativas da incorporação do castelhano ao ensino no Brasil

Antón Corbacho Quintela (UFG) / Karla Santa Bárbara Santos (UEG)

 

La Constitución española de 1978 y las políticas lingüísticas

Xoán Carlos Lagares (UFF)

 

 

MESA: Análise do Texto e do Discurso I

Coordenadora: María Zulma M. Kulikowski (USP)

 

Reflexiones sobre la (des)cortesía a propósito de "tú, por qué no te callas?"

María Zulma M. Kulikowski (USP)

 

Género y roles en un informativo televisivo

Irene Madfes (Universidad de la República)

 

A Real Academia Espanhola nos prólogos de seus dicionários: imagens de si e do outro

Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ)

 

 

MESA: Tradução

Coordenadora: Maria Auxiliadora de Jesus Ferreira (UFBA)

 

Alex Cojorian, Heloísa Milton, Antonio Esteves e o processo de tradução em "La vida de Lazarillo de Tormes, y de sus fortunas y adversidades"

Maria Auxiliadora de Jesus Ferreira (UFBA)

 

Análise do discurso de Lazos de Familia de Clarice Lispector

Sandra Francisca da Silva (UFMS)

 

“Leitura graduada”: a redução da argumentatividade na adaptação da obra La Celestina

Neide Elias (FATEC-SP)

 

Tradução e mercado de trabalho: um estudo de caso sobre estereótipos em ambiente universitário

Angélica Karim Garcia Simão (USP)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES VI

 

QUINTA-FEIRA, 04/09/08

 

17h00min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Manifestaciones de poder, autoridad, violencia, soledad y tedio en memorias literarias de las literaturas hispánicas

Coordenadora: Rhina Landos Martínez André  (UFMT)

 

Dos matriarcas de familia: El ocaso del poder y el bienestar financiero

Rhina Landos Martínez André (UFMT)

 

Poder, autoridade e submissão na narrativa de Ana María Matute

Rosenir Antonia da Silva (UFMT)

 

A memória de Galeano e as ditaduras militares na América Latina

Márcia Horácio Barbosa (UFMT)

 

A representação de América Espanhola nos livros didáticos e nas aulas de história no Município de Inhumas-Goiás-Brasil (2005-2007)

Luciano dos Santos (Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás)

 

 

MESA: O teatro de Griselda Gambaro

Coordenadora: Ana Lúcia Vieira de Andrade (Mc Gill University)

 

El primer teatro de Griselda Gambaro: El desatino

Ana Lúcia Vieira de Andrade (Mc Gill University).

 

Corpos espoliados: a história dos vencidos em Ganarse la muerte de Griselda Gambaro e A hora da estrela de Clarice Lispector

Luis Carlos Gonçalves Lopes (UFMG)

 

Entender um pouco é preciso; viver não é preciso

Sandra de Pádua Castro (UFMG)

 

Uma clara desconstrução

Laureny Aparecida Lourenço da Silva (UFAL)

 

 

MESA: Estudos medievalistas

Coordenadora: María Teresa Miaja de la Peña (UNAM-México)

 

El libro de buen amor, un tratado de gastronomía

María Teresa Miaja de la Peña (UNAM-México)

 

Francesca e Melibea ¿Nudos matrimoniales o vínculos de amor?

Louis Imperiale (University of Missouri-Kansas)

 

Anagnorisis: cenas de reconhecimento em La Celestina

Eleni Nogueira dos Santos (USP)

 

La evolución del episodio cidiano del caballero Martín Peláez  en las crónicas medievales y su adaptación dramática en la anónima Las hazañas del Cid y su muerte, con la tomada de Valencia

Miriam Palacios Larrosa (UEP / Universidad de Zaragoza)

 

 

MESA: Intervenções críticas comparativas no Cone Sur

Coordenadora: Luciana Maria di Leone (UFF)

 

Poesia 00 - Argentina/ Brasil: Escolhas afetivas e conformação do campo

Luciana Maria di Leone (UFF)

 

Brasil, Chile e Argentina: em torno de um (in)visible college

Jacicarla Souza da Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

 

O Empalhador de Passarinhos e Periquito el Aguador

Viviane Monteiro Maroca (UFMG)

 

Cortázar: que lia e citava Gombrowicz: que era lido e publicado por Macedônio Fernández: que imaginara um leitor possível para Ferdydurke e Rayuela

Davidson de O. Diniz (UFMG) / Imara B. Mineiro (UFMG)

 

 

MESA: Literaturas Hispânicas do século XIX

Coordenadora: Maira Angélica Pandolfi (UNESP)

 

Representações do herói byroniano na literatura espanhola e na literatura brasileira do século XIX: José de Esproceda e Álvares de Azevedo

Maira Angélica Pandolfi (UNESP)

 

El proceso creativo literario de Galdós: el arte en los manuscritos de la segunda serie de los Episodios Nacionales

Ismênia Sales De Souza (Universidad de Jaén-Jaén)

 

Exílio e as relações de classe em Amalia, de José Mármol

Elizabete Quireza Campos Morgado (UFRJ)

 

Sobremesa: relato de moldura e ironia no conto pardobaziano

Maria Mirtis Caser (UFES)

 

 

MESA: Imaginários Indígenas

Coordenadora: Elsa Otilia Heufemann-Barría (UFAM)

 

El nuevo Mundo y la fiebre del oro

Elsa Otilia Heufemann-Barría (UFAM)

 

Códigos culturais e imaginários na obra de Jorge Icaza

Rondon Martim Souza de Castro (UFSM)

 

El sujeto en la poesía de Gabriela Mistral y Rosario Castellano

Monique Greenwood (Universidade do Calgary)

 

Reflexões sobre um chaski contemporâneo

Antônio Augusto Horta Liza (UFMG)

 

 

MESA: Estudos Cervantinos: O Quixote

Coordenadora: Célia Navarro Flores (UFS)

 

Texto e imagen: Dulcinea Del Toboso

Célia Navarro Flores (UFS)

 

Entendimento em Babel: uma visão da comunicação humana no Quixote de 1605

Heloísa Pezza Cintrão (USP)

 

Dom Quixote e a retórica: “ Discurso de la Edad Dorada” e “Discurso de las Armas y las Letras”

Ana Aparecida Teixeira da Cruz (USP)

 

El tema del dinero en el episodio de las bodas de Camacho, en la Segunda Parte de Don Quijote de la Mancha

María Cristina Lagreca de Olio (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

 

 

MESA: Trânsitos e tensões na narrativa latino-americana

Coordenador: Gilmei Francisco Fleck (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

 

El mar de las lentejas (1979), de Benítez Rojo: polifonia e pluridiscursividade

Gilmei Francisco Fleck (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

 

La orilla que se abisma. Los márgenes de la literaturidad: polifonía y plagio en la obra literaria

Mariano Dagatti (Universidad de Buenos Aires)

 

Aproximações entre Brasil y Argentina: a recepção crítica da tradução de Os Sertões de Euclides da Cunha

André da Costa Cabral (USP)

 

 

MESA: Literatura latino-americana: problematizações críticas e teóricas

Coordenador: Luis Alberto Brandão (UFMG)

 

Três modelos de espacialidade literária: visão, tato, movimento

Luis Alberto Brandão (UFMG)

 

La vida puesta em obra: experiência e novela

Mônica Bueno (UNMdP)

 

Leyendas de Guatemala: lectura y referencias interpretativas

Sonia Inez Gonçalves Fernández (UFSM)

 

El mal(estar) de Carlos Liscano, Dostoiévski y Baudrillard: literatura y dictadura desde la perspectiva de una modernidad ambivalente

Juan Pablo Chiappara (UNIBH / UFMG)

 

 

MESA: Teoria e recursos da escrita

Coordenadora: Lívia de Freitas Reis (UFF)

 

Notas sobre o ensaio latino americano

Lívia de Freitas Reis (UFF)

 

O cronotopo narrativo de viagem no romance latino-americano do século XX: El hablador  de Mario Vargas Llosa

Fernanda Soares da Silva (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)

 

A solidão do escritor na lição de Juan Carlos Onetti

Ariadne Costa da Mata (PUC-RJ)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Interculturalidade e ensino de E/LE

Coordenadora: Maria da Graça Carvalho do Amaral (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)

 

O desenvolvimento de uma competência intercultural na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira: o caso do extremo sul do Brasil

Maria da Graça Carvalho do Amaral (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)

 

Aprendizaje de español X educación para la ciudadanía: una propuesta práctica para la enseñanza de español a clases populares

Tania Beatriz Trindade Natel (Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget)

 

Desde el etnocentrismo hacia la interculturalidad: prácticas para desarrollar la competencia intercultural de profesores de E/LE

Lucielena Mendonça de Lima (UFG)

 

O ensino de espanhol em escolas militares e uma proposta de implementação do currículo intercultural-discursivo

Adriana Gonçalves de Oliveira (Unicamp)

 

 

MESA: Materiais para o ensino de E/LE II

Coordenadora: Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFF)

 

Projeto de Extensão: "O Mundo Lá Fora - Oficinas de Sensibilização para Línguas Estrangeiras"

Ligia Paula Couto (PUC-SP)

 

La enseñanza de la lengua española en contexto militar: un estudio en la Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFF / Exército Brasileiro) / Sandro Marcio Drumond Alves (UFMG / Exército Brasileiro)

 

El aprendizaje de español a través de juegos y dinámicas

Ana Jaci Mendes Souza Carneiro (Universidade Estadual de Feira de Santana)

 

Érase una vez... Los cuentos infantiles en clase de español como lengua extranjera: actividades de (re)escritura

Cristiano Lessa de Oliveira (UFAL)

 

 

MESA: Nuevas tecnologías y enseñanza  de E/LE I

Coordinadora: Romilda Mochiuti (Unicamp)

 

La web 2.0 y las posibilidades didácticas para la enseñanza del español

Elizabeth Guzzo de Almeida (Centro Universitário Newton Paiva / Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae)

 

Ler em fórum: uma atividade complementar às aulas de espanhol na graduação

Cristina de Souza Vergnano-Junger (UERJ)

 

El uso de las TIC en la enseñanza de lengua española

Romilda Mochiuti (Unicamp)

 

Desafios na inserção das tecnologias no ensino de espanhol da escola pública

Ucy Soto (UNESP-Araraquara) / Mônica Ferreira Mayrink (UNESP-Araraquara)

 

 

MESA: GEBE – Grupo de Estudos Brasil-España

Coordenadora: María Dolores Aybar Ramírez (UNESP-Araraquara)

 

El ethos discursivo en la argumentación del locutor español y brasileño a través de los marcadores conversacionales

Ivani Cristina Silva Fernandes (UFSM)

 

Antonio Machado e João Cabral de Melo Neto constroem Sevilhas

Fabiane Renata Borsato (Centro Universitário Barão de Mauá)

 

Vicente Cañas, ¿Jesuita español o Enawenê-Nawê?

María Dolores Aybar Ramírez (UNESP-Araraquara)

 

 

MESA: Sintaxe I

Coordenadora: Mirta Groppi (USP)

 

Clíticos de tercera persona: casos de inestabilidad y reflexiones sobre la praxis pedagógica

Viviane Conceição Antunes Lima (Colégio Pedro II / UGF / SEE-RJ / PG-UFRJ)

 

A importância do clítico neutro (com antecedente sentencial) na produção em ELE

Rosa Yokota (USP)

 

Formas de realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa na produção escrita de aprendizes brasileiros de espanhol: resultados de uma pesquisa

Adriana Martins Simões (USP)

 

Sobre la propuesta del se culminativo

Mirta Groppi (USP)

 

 

MESA: Línguas em contato

Coordenadora: Eliana Rosa Sturza (UFSM)

 

A interface português-espanhol: a constituição de um espaço de enunciação fronteiriço

Eliana Rosa Sturza (UFSM)

 

Atitudes lingüísticas na fronteira de Guaíra- PR

Valeska Gracioso Carlos (UEPG)

 

El code-switching escrito de Gibraltar como potencial didáctico del español y del inglés y como fuente para el estudio de las contaminaciones fonéticas con el andaluz

Manuel Rivas Zancarrón (Universidad de Cádiz)

 

Contato lingüístico na região de fronteira Brasil / Uruguai: uma análise prosódica de enunciados assertivos e interrogativos

Glaucia Felismino dos Santos (UFRJ)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES VII

 

QUINTA-FEIRA, 04/09/08

 

18h30min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Os mitos de origem na literatura latino-americana

Coordenadora: Diana Klinger (UFRJ)

 

Da fundação às ruínas: os mitos da literatura latino-americana

Diana Klinger (UFRJ)

 

Imagens e viagens: a América Latina antropófaga de Hans Staden

Melissa Gonçalves Boëchat (UFMG)

 

El re-descubrimiento del  Orbe Novo de Pedro Martir de Angleria

Stelio R. CRO (King College)

 

Bajo el movimiento del quinto sol

Carlos García Rizzón (Universidade Estadual de Santa Cruz)

 

 

MESA: Desvelamentos de um contexto opressor: engenho e arte nas narrativas de Miguel Delibes e de Manuel Rivas

Coordenadora: Magnólia Brasil Barbosa d o Nascimento (UFF)

 

Histórias formando a história da Espanha do franquismo

Andreia Paraquette (UFF)

 

Soluções insólitas como viés narrativo: o dialogismo em Los santos inocentes e Videiras de cristal

Jorge Paulo de Oliveira Neres (UFF / UNESA)

 

Manuel Rivas em seu ato clandestino sobre um território limite

Susana Alvarez Martínez (UFF)

 

 

MESA: Vozes e Olhares da Guerra Civil Espanhola e do regime de Franco

Coordenador: Antonio Roberto Esteves (UNESP-Assis)

 

Vozes da Guerra Civil Espanhola em Los Cuadernos perdidos de Antonio Catena, de Juan Vergillos (2001): rompendo silêncios para uma paz efetiva

Antonio Roberto Esteves (UNESP-Assis)

 

La Plaza del Diamante: una historia a dos ritmos

Josefa Buendía Gómez (FAAP)

 

Sob a Ótica do Transgênero Perfomático: César Vallejo e La Imagen Española de la Muerte

Carla Damêane Pereira de Souza (UFMG)

 

Dictador en el espejo: Llegada para mí la hora del olvido de Tomás Val como retrato de Franco y su régimen

Eliana Liikanen (Universidad de Helsinki)

 

 

MESA: Formações culturais e históricas na literatura hispano-americana

Coordenadora: Kamila Brumatti Bergamini (UFES)

 

Breve percurso histórico cultural do cosmopolitismo hispano-americano no século XX

Kamila Brumatti Bergamini (UFES)

 

Oralidade e escrita: as duas margens de Los ríos profundos, de José María Arguedas

Gislene Teixeira Coelho (UFJF)

 

Entre culturas: conflitos na literatura heterogênea de Manuel Scorza

Lina Arao (UFRJ)

 

Alimentação e imaginário de conquista: uma breve incisão sobre o relato de viagem de Frei Gaspar de Carvajal

Francemilda Lopes do Nascimento (Universidade Federal do Acre) / Adriana Delgado Santelli (Universidade Federal do Acre) / Simone de Souza Lima (Universidade Federal do Acre)

 

 

MESA: Teatro español: Tirso e Calderón

Coordenadora: Rita Aparecida Coelho Santos (UFF)

 

Entre el firmamento de estrellas y la tierra florecida, canta Orfeo

Rita Aparecida Coelho Santos (UFF)

 

O comportamento da filha do comendador no processo de decadência do seu conquistador-burlador

Fabio Luciano (USP)

 

La imagen como recurso para la recuperación de la memoria y expresión de una identidad

Helena Dias dos Santos Lima (UFF)

 

La vida es sueño: afán y deseo en la literatura

Marta Francisco de Oliveira (UFMS / CPCX)

 

 

MESA: Leituras de Carlos Fuentes e Gabriel García Márquez

Coordenadora: Isabel Cristina Jasinski (Universidade Federal de Paraná)

 

El pasaje al límite en Cambio de piel, de Carlos Fuentes

Isabel Cristina Jasinski (Universidade Federal de Paraná)

 

Tradição fantástica: narração e dúvida em Aura, de Carlos Fuentes

Camila Chaves Cardoso (Unicamp)

 

Um deserto de desencanto e de esquecimento

Mônica Gomes da Silva (UFF)

 

 

MESA: Linguagem e identidade

Coordenador: Rômulo Monte Alto (UFMG)

 

A construção do vazio latino-americano

Rômulo Monte Alto (UFMG)

 

Paradigma voseante rioplatense e identidad. Un proceso de interacción lingüística y sociocultural

Susana Quinteros de Creus (PUC-RS) / Janaína de Azevedo Baladão (UFRGS)

 

El discurso humorístico latinoamericano y el trabajo

Ester Myriam Rojas Osorio (UNESP-Assis)

 

Filosofia e identidade: a identidade hispano-americana no discurso histórico filosófico de Leopoldo Zea

Luciano dos Santos (Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás)

 

 

MESA: Abordagens teóricas do efeito “barroco” na contemporaneidade

Coordenador: Rodrigo Labriola (UERJ)

 

Neobarroco na América Latina: teoria literária e incômodo epistemológico

Rodrigo Labriola (UERJ)

 

El efecto barroco de la polifonía de Luces artificiales, de  Daniel Sada

Elizabeth Hernández Alvidrez (Universidad Pedagógica Nacional de México)

 

El neobarroco como categoría analítica del barroco literario rioplatense de la década del setenta

Andrea Pollo (UBA) / Alfredo Rubione (UNLZ)

 

Neobarroco / Pós-moderno: potlatch cultural Latino-américa / Mundo

Gabriela Beatriz Moura Ferro (USP)

 

 

MESA: Narrativa histórica e crítica sócio-cultural na literatura espanhola contemporânea

Coordenadora: Ester Abreu Vieira de Oliveira (UFES)

 

Una mirada oblicua en las parejas de los cuentos de Rosa Montero

Ester Abreu Vieira de Oliveira (UFES)

 

Goytisolo y su visión de la alteridad

Carmelita Tavares Silva (UFRJ)

 

O espírito religioso em Los santos inocentes de Miguel Delibes

Rosemarly Wisniowski Rebelo (FAETEC / Colégio Estadual Guilherme Briggs)

 

A construção do herói em El capitán Alatriste, de Arturo Pérez-Reverte

Maria de Fátima Alves de Oliveira Marcari (UNESP-Assis)

 

 

MESA: Imagem e memória da Guerra Civil Espanhola

Coordenador: Elcio Loureiro Cornelsen (UFMG)

 

A imagem da Guerra Civil Espanhola na imprensa alemã

Elcio Loureiro Cornelsen (UFMG)

 

Memorias de la Guerra Civil española en la obra de Antonio Muñoz Molina

Volker Jaeckel (UFMG)

 

La construcción de la memoria en documentales de la Guerra Civil Española

Elisa Maria Amorim Vieira (UFMG)

 

Recuperação de uma memória interditada: os depoimentos do anarquista Augustin Souchy no documentário A longa esperança

Georg Wink (UFMG)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Leitura na aula de E/LE II

Coordenadora: Janaína Soares Alves (Universidade Estadual de Santa Cruz)

 

As noções de frames e esquemas no processo de leitura compreensiva em espanhol língua estrangeira

Silvia Regina Delong (UFPR)

 

O papel dos esquemas para a compreensão de leitura em espanhol

Maria Laura de Oliveira (UFU)

 

¿Una nueva mirada hacia la traducción es posible?

Janaína Soares Alves (Universidade Estadual de Santa Cruz)

 

Propuestas de actividades para ampliar el vocabulario de español con el uso del diccionario monolingüe

Glauber Lima Moreira (UFC)

 

 

MESA: Ensino a distância de E/LE

Coordenadora: Ana Mariza Benedetti (UNESP / FAPESP)

 

El otro en el aprendizaje colaborativo de lenguas a distancia

Ana Mariza Benedetti (UNESP / FAPESP)

 

Chat educacional: sua construção composicional em um curso específico de espanhol a distância

Crisciene Lara Barbosa Paiva (UNESP-Araraquara)

 

O ensino de espanhol língua estrangeira (ELE) através de um ambiente virtual: projeto piloto de um curso online

Kátia Silene Gabrielli (UNESP-Araraquara)

 

La narrativa como instrumento de interacción en la modalidad de EAD

Neusa Teresinha Bohnen (Fundação Universidade do Tocantins)

 

 

MESA: Sintaxe II

Coordenador: Paulo Antonio Pinheiro Correa (UFF)

 

Construcciones de cambio de estado en español y los brasileños: momentos de un proceso de adquisición imperfecto

Paulo Antonio Pinheiro Correa (UFF)

 

Alternância modal nas construções com aunque

Iandra Maria da Silva (UFSC)

 

O futuro do subjuntivo do português e do espanhol: descrição, confronto, interferência e fossilização

Marta A. Oliveira Balbino dos Reis (UEL)

 

Soy yo otra vez, estoy queriendo tu opinión - Diferentes contextos de uso del gerundio en portugués brasileño y en español: las perífrasis

Samara Santos Santana (UFRJ) / Afranio Barbosa (UFRJ)

 

 

MESA: Trabalho do professor de espanhol língua estrangeira: práticas de formação e de ação

Coordenadora: Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)

 

Formação de professor de espanhol língua estrangeira: práticas discursivas de constituição de subjetividades

Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)

 

Professor de língua espanhola: uma busca pela inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de E/LE

Rosane Manfrinato de Medeiros Dias (UERJ)

 

O professor de espanhol em cursos livres: o ensino como trabalho

Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF / PG-UFRJ)

 

 

MESA: Análise do Texto e do Discurso II

Coordenadora: Ester Myriam Rojas Osorio (UNESP)

 

El discurso humorístico latinoamericano y el trabajo

Ester Myriam Rojas Osorio (UNESP)

 

As “Mulheres Alteradas” e a “Literatura Mulherzinha” – a construção de feminilidades a partir de “diferentes” leituras de tirinhas cômicas de Maitena

Michele Abreu Vivas (SME-RJ / FAP / Fac. Omni)

 

El debate académico como género de interacción verbal en clases de E/LE

Ellen dos Santos Aboud do Nascimento Mattos (UFF)

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES VIII

 

SEXTA-FEIRA, 05/09/08

 

14h30min

 

ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS

 

MESA: Cantares sobre a Virgem: Afonso X e Berceo

Coordenadora: Viviane Cunha (UFMG)

 

O locus amoenus no repertório marial hispânico da Idade Média

Viviane Cunha (UFMG)

 

As vozes femininas nas Cantigas de Santa Maria

Bernardo Monteiro de Castro (UEMG)

 

Entre la prosa castellana y la poesía gallego-portuguesa: modelos do hispanismo laico en el scriptorium del siglo XII. El caso de las Cantigas de Santa María

Santiago Anibal Disalvo (Universidad Nacional de la Plata)

 

 

MESA: Lenguas vacilantes: acerca de alguna literatura argentina

Coordenador: Márcio Seligmann-Silva (Unicamp)

 

Sobre una redimida agramaticalidad: Antonio Porchia y sus Voces

Pablo Fernando Gasparini (Unicamp)

 

Cortázar: a forma e a viagem

Paloma Vidal (Unicamp)

 

Intermitencias de vida: poesía y memoria autobiográfica en El ghetto, La casa grande y Solas y solos de Tamara  Kamenszain

Adriana Kanzepolsky (USP)

 

 

MESA: Estudos cortazarianos

Coordenadora: Valdenides Cabral de Araújo Dias (UFRN)

 

O amor e a morte dos corpos em contos de Julio Cortázar

Valdenides Cabral de Araújo Dias (UFRN)

 

As revoluções de Julio Cortázar

Júlia Morena Silva Costa (UFMG)

 

Quem aceita jogar o jogo subterrâneo proposto por um manuscrito achado ao acaso? O texto aberto de Julio Cortázar lido ativa e intersemióticamente por Roberto Gervitz

Fernando Salomón Bezerra (UEMC)

 

A poética de Liber Fulguralis, de Julio Cortazar, em diálogo com o projeto para o Livro Total, de Stéphane Mallarmé

Davidson de O. Diniz (UFMG)

 

 

MESA: Literatura e política: contribuições para a formação de campos culturais

Coordenadora: Lea Evelyn Hafter (Universidad Nacional de La Plata)

 

Relecturas del canon literario hispánico en las novelas de Isaac Rosa

Lea Evelyn Hafter (Universidad Nacional de La Plata)

 

Arte e sociedade: estudo comparado entre Mário de Andrade e José Carlos Mariátegui

Fabiana Camargo Pellegrini (USP)

 

Las relaciones textuales limítrofes entre la historia y la literatura: una discusión en Augusto Roa Bastos

Carlos Henrique Lopes de Almeida (Unitins)

 

Augusto Roa Bastos e a frente argentina: reflexões sobre uma guerra

Gislaine Aparecida Michel (UFMG)

 

 

MESA: Oriente e literaturas hispânicas

Coordenador: Jesús Torrecilla (University of California-Los Angeles)

 

El Oriente como defensa: el pasado musulmán en los escritos apologéticos españoles del XVIII

Jesús Torrecilla (University of California-Los Angeles)

 

Lengua y conciencia en la mentalidad de los judeoconversos españoles

María del Pilar Roca (UFPB)

 

El contexto sociocultural en la traducción árabe del hispanista egipcio Mahmoud Ali Makki de Doña Bárbara de Rómulo Gallegos

Maged Talaat Mohamed Ahmed El Gebaly (USP)

 

Verde oasis de la palabra: La literatura en español del Sáhara Occidental

Amarino Oliveira de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana)

 

 

MESA: Literatura latino-americana e política: mitos e história

Coordenador: Javier Lasarte Valcárcel (Universidad Simón Bolívar)

 

Del “gran hombre” a la “república de las vacas”: representaciones masculinas y femeninas de la nación en los años de la vanguardia histórica en Venezuela

Javier Lasarte Valcárcel (Universidad Simón Bolívar)

 

Mitos, nación y dictadura en Argentina: el Almirante Guillermo Brown en la obra de Marcos Aguinis

Diego Tellez (Universidad de la Rioja)

 

Recreación de un personaje romanesco en una novela posmoderna: el coronel Moori Koenig en Santa Evita de Tomás Eloy Martínez

Adriana Esther Suarez (USP)

 

Anita Garibaldi redescoberta pela literatura

Fernanda Aparecida Ribeiro (UNESP-Assis)

 

 

MESA: Hispanismo, Surrealismo e práticas artísticas

Coordenadora: Márcia Arbex (UFMG)

 

A estética surrealista hispano-americana: trânsitos e aportes

Márcia Arbex (UFMG)

 

O olhar de Salvador Dalí sobre a arquitetura art nouveau

Robert Ponge (UFRGS)

 

Sobre el surrealismo en España: una recepción particular

Ruben Daniel Méndez Castiglioni (UFRGS)

 

Práticas vanguardistas e tradição na obra do artista cubano Wifredo Lam

Nara Helena N. Machado (PUC-RS)

 

 

MESA: Discursos da ficção e da história: representações da violência

Coordenadora: Graciela Alicia Foglia (UFMG)

 

Representaciones Literarias de Eva Perón: Algunas Cuestiones sobre el narrador en Walsh y Viñas

Graciela Alicia Foglia (UFMG)

 

Vida privada, vida pública e historia política en la construcción del texto y de la diégesis de El jardín de los venenos de Cristina Bajo

María del Carmen Tacconi (Universidad Nacional de Tucumán / CONICET / Academia Argentina de Letras)

 

Plata Quemada: Metáfora da Argentina em crise?

Isis Milreu (UNESP-Assis)

 

El personaje de ficción  en Andrés Rivera

Jorgelina Ivana Tallei (USP)

 

 

MESA: Resistência e exílio. Literatura da (e pós) Guerra Civil Espanhola

Coordenadora: Valéria de Marco (USP)

 

Exílio: com a palavra os republicanos espanhóis ou os antifascistas da guerra de Espanha

Valéria de Marco (USP)

 

El exilio de la literatura: una lectura de la incierta y oscilante relación de Max Aub con la industria editorial a través de sus diarios

Federico Gerhardt (Universidad Nacional de la Plata / CONICET)

 

El exílio interior e La voz melodiosa: dois romances de formação na Espanha franquista

Gustavo Leme Cezário Garcia (USP)

 

Poéticas mestizas y memoria histórica en la novela española reciente. Efecto cercas y vindicación de Don Antonio Machado

Raquel Macciuci (Universidad Nacional de la Plata) 

 

 

MESA: Violência e imaginários na Espanha

Coordenadora: Mariana Cardoso Ribeiro (USP)

 

Getúlio Vargas e Francisco Franco. Um estudo comparado sobre a expulsão de estrangeiros

Mariana Cardoso Ribeiro (USP)

 

Memórias ficcionais de uma guerra real: escrever, descrever e reescrever a memória em Ramona, adiós

Natalino da Silva de Oliveira (UFMG)

 

Falar ou não de política: o dilema da Revista de Occidente nos anos 30

Flávia Ferreira dos Santos (UFRJ)

 

Do “Paraíso” a “Selva de Piedras”: o Brasil na imprensa espanhola (1930-1960)

Ismara Izepe de Souza (USP)

 

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

 

MESA: Formação de professores de E/LE

Coordenadora: Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)

 

Reflexões sobre a Educação Continuada de Professores de E/LE

Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)

 

El poder discursivo del profesor de lengua española: una concepción foucaultiana

Flávia Conceição Ferreira da Silva (UFPE)

 

As principais crenças de um grupo de formandas em Letras/ Espanhol ao se avaliarem como falantes dessa língua

Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva (UFG) / Lucielena Mendonça de Lima (UFG)

 

O espanhol no ensino cotidiano

Rita de Cássia Paiva (UNIFEMM) / Gláucia Gouveia Rezende Dutra (UNIFEMM)

 

 

MESA: Nuevas tecnologías y enseñanza de E/LE II

Coordinadora: Maria José Damiani Costa (UFSC)

 

La web 2.0 en el aula de ELE: el uso de los blogs en la didáctica de la expresión escrita

Francisca Alemán Torres (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria)

 

Letras Espanhol a distancia: novas linguagens, novas relações espaço-temporais, novas práticas pedagógicas

Vera de Aquino Vieira (UFSC) / Maria José Damiani Costa (UFSC)

 

Competencias de los profesores de E/LE en los sistemas de enseñanza presencial y a distancia

Patricia Roberta de Almeida Castro Machado (Fundação Universidade do Tocantins)

 

 

 

MESA: Os documentos oficiais e o ensino de E/LE

Coordenadora: Vera de Aquino Vieira (UFSC)

 

La Ley 11.161/2005 y las interpretaciones en los Consejos de Educación de los Estados, el caso de Mato Grosso do Sul

Suzana Vinicia Mancilla Barreda (UFMS)

 

Políticas públicas e ensino de espanhol: a experiência da UFSC na formação do profissional de letras e sua inserção no mercado de trabalho

Maria José Damiani Costa (UFSC) / Vera de Aquino Vieira (UFSC)

 

Memória e discurso: reflexões sobre a trajetória do ensino de espanhol a partir da análise de textos oficiais

Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua (UERJ)

 

 

MESA: Sistema pronominal e formas de tratamento

Coordenadora: Flávia Colen Meniconi (PUC-MG)

 

Os tratamentos tú/vos/usted em espanhol: uma análise contrastiva com os tratamentos tu/você no português do Brasil

Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)

 

El uso de tú/usted, você/senhor en la cortesía verbal – un análisis comparativo del Español de España con el Portugués de Brasil

Patricia Gimenez dos Santos Minari (USP)

 

A presença do pronome vos no espanhol paraguaio

Francisco Alcidez Candia Quintana (PUC-SP)

 

La influencia de la edad y familiaridad en las estructuras de los directivos del contexto de encuentros de servicio.

Flávia Colen Meniconi (PUC-MG)

 

 

MESA: Discurso oral

Coordenadora: Sandra Denise Gasparini Bastos (UNESP)

 

Marcas de oralidade em entrevistas jornalísticas espanholas: o caso das repetições

Sandra Denise Gasparini Bastos (UNESP)

 

A estrutura argumentativa da discordância em contexto de debate televisivo no espanhol

Roberta Fernandes Pacheco (PUC-RJ)

 

Conectores Pragmáticos en Boquitas Pintadas

Cibelle Correia da Silva (USP)

 

La representación de la oralidad en la escritura: análisis de dos textos teóricos sobre el Español y sobre el Portugués y consecuencias en la traducción español-portugués

Fernando Legón Galindo (USP)


V Congresso Brasileiro de Hispanistas
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas
http://www.letras.ufmg.br/hispanistas