Apresentação

O V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas será realizado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), de 2 a 5 de setembro de 2008. O evento vem fortalecer o processo de consolidação e renovação de um espaço de encontro de pesquisadores que se dedicam aos estudos de linguagens, literatura, estudos culturais e ensino de línguas na área do hispanismo, assim como suas projeções em outras áreas. Os congressos anteriores foram realizados, respectivamente, em 2000, pela Universidade Federal Fluminense (Niterói); em 2002, pela Universidade de São Paulo (São Paulo); em 2004, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis) e, em 2006, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

É preciso ressaltar que o meio acadêmico brasileiro é um espaço em que a pesquisa sobre os diversos aspectos da cultura, língua, história e literaturas de língua espanhola conta com uma já consolidada produção científica. Diversos fatos concorreram para tanto. Assistimos a um crescimento da população hispano-falante no âmbito mundial e, particularmente, em países de forte peso nos planos econômico e político, como os Estados Unidos da América, à consolidação da democracia na Espanha e nos países hispano-americanos e a um momento crucial na política lingüística brasileira, devido ao fato de que a oferta de língua espanhola passará a ser obrigatória nas escolas de ensino médio a partir de 2010, conforme dispõe a Lei 11.161/2005.

Esse contexto vem provocando um incremento na demanda pelos estudos da língua espanhola e das culturas hispânicas em todos os níveis. Essa demanda levou muitas instituições de ensino superior, públicas e privadas, que não incluíam a língua espanhola em seus currículos, a oferecer essa disciplina, na carreira de Letras, ou como matéria complementar em outras habilitações. Em função das exigências de titulação do corpo docente das universidades brasileiras pela LDB-96, houve um significativo e imediato crescimento da demanda de estudos de pós-graduação nas especialidades de língua espanhola e suas literaturas. Hoje, um grande número de instituições brasileiras de ensino superior oferece o curso de Letras na habilitação Português/Espanhol, e muitas incluem a possibilidade de estudos de pós-graduação stricto e lato sensu nas especialidades mencionadas.

A Associação Brasileira de Hispanistas, fundada em 2000, no I Congresso Brasileiro de Hispanistas, possui atualmente 326 membros filiados e vinculados a 101 instituições de ensino superior de outros países e 80 brasileiras, localizadas em 26 estados da União e no Distrito Federal, sendo que 90 desses docentes universitários são portadores do título de doutor. A Associação passou a ser o espaço adequado para nuclear e inter-relacionar os pesquisadores voltados para os temas relacionados ao hispanismo e para os conseguintes intercâmbios acadêmicos que significam o fortalecimento e o desenvolvimento da pesquisa nas instituições brasileiras, nos diversos campos do saber abrangidos pela especialidade.

Em sua quinta edição, o congresso abrigará também o I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Essa ampliação se deve aos próprios resultados das edições anteriores do evento, que sempre contaram com uma participação considerável de convidados e inscritos estrangeiros. Além do mais, a divulgação do Congresso, sendo realizada em instituições estrangeiras, certamente atrairá a atenção de pesquisadores que desenvolvam pesquisas nas áreas do evento, o que contribuirá para o fortalecimento do diálogo entre profissionais brasileiros e do exterior.

Desenvolvido pelo Núcleo Web - Centro de Comunicação - UFMG