Homepage

Inaugurado em 2011, o Laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da UFMG reúne pesquisadores interessados no processamento da linguagem humano, seja por monolíngues ou bilíngues.

As atividades desenvolvidas no Laboratório são desdobramentos das iniciativas de pesquisa e formação de recursos humanos desenvolvidas na Linha de Pesquisa em Processamento da Linguagem, da Área de Concentração em Linguística Teórica e Descritiva do  Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG. Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar, através de métodos experimentais e/ou de procedimentos quantitativos de análise, os processos psicológicos e neurobiológicos que permitem ao ser humano adquirir e usar (entender e produzir) construções linguísticas, em todos os níveis de organização.

Alinhando-se aos objetivos da Linha de Pesquisa em Processamento da Linguagem,  o Laboratório de Psicolinguística acolhe projetos que visam a investigação sobre a representação mental e o acesso em tempo real de unidades linguísticas constituintes das línguas naturais, tais como revelados pela execução de tarefas que requerem a codificação e a decodificação da linguagem, em contextos monolíngues e/ou bilíngues. São igualmente foco do Laboratório estudos sobre os processos e traços cognitivos que viabilizam e que são influenciados pelos modos monolíngue e/ou bilíngue de uso da linguagem, e estudos que almejam o exame empírico da plausibilidade comportamental e/ou neurofisiológica de modelos descritivos das línguas naturais que se apoiam em pressupostos sobre processos mentais humanos.

O Laboratório de Psicolinguística acolhe usualmente estudantes de pós-graduação dos cursos de Mestrado e Doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, e estudantes de Iniciação Científica e Bacharelado do curso de graduação em Letras da UFMG. Além disso, o Laboratório de Psicolinguística acolhe a adesão de pesquisadores em estágio pós-doutoral, e busca continuamente o estabelecimento de parcerias e intercâmbios com outros laboratórios e grupos de trabalho de instituições de ensino e/ou pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, sejam eles inseridos ou não especificamente na área de Letras e Linguística.

 

O e-book Psicolinguística em Minas Gerais encontra-se disponível para download gratuito na área de download (ver menu deste site).

Laboratório de Psicolinguística
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Salas 3051A e 3051B
Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP: 31270-901
psicolinguistica.ufmg@gmail.com

© Copyright 2023 - Setor de Tecnologia da Informação - Faculdade de Letras - UFMG