Presenças confirmadas

José Sanchís Sinisterra

Sanchís Sinisterra

Nascido em Valencia, em 28 de junho de 1940. 

Entre 1957 e 1966 dirigiu grupos de teatro universitário e independente em Valencia, iniciando-se também na escrita e na pesquisa teatral. 

Em 1960 fundou e dirigiu o Sala de Teatro e, em 1961, o Seminário de Teatro da Universidad de Valencia, que funcionaram até 1966. 

Formado em Filosofia y Letras (1962), exerceu durante cinco anos o cargo de Professor Ajudante de Literatura Espanhola na Faculdade de Filosofia e Letras de Valencia. 

Catedrático em Língua e Literatura Espanhola do Instituto Nacional de Bachillerato (1966), em Teruel e Sabadell (1971), atualmente em licença. 

 Professor do Instituto del Teatro de Barcelona, desde 1971 até os dias atuais. 

Em 1977 fundou em Barcelona EL TEATRO FRONTERIZO, que dirigiu até 1997. 

Em 1981 promoveu e presidiu a Associação Cultural ESCENA ALTERNATIVA, que funcionou até 1984. 

Professor de Teoria e História da Representação Teatral no Departamento de Filologia Hispânica da Faculdade de Letras da Universidad Autónoma de Barcelona, desde 1984 até 1989. 

Desde 1988 até 1997, foi diretor da SALA BECKETT de Barcelona, sede de EL TEATRO FRONTERIZO

Em 1993, foi Diretor Artístico do Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz. 

Em 2005-2006, foi Diretor Artístico do Teatro Metastasio, Stabile della Toscana (Prato). 

Participou das Conversaciones sobre Teatro Nacional Actual (Córdoba, 1965), do Primer Festival de Teatros Independientes (San Sebastián, 1970), em vários congressos da Sociedad Española de Psicoterapia y Técnicas de Grupo, em dois Coloquios Internacionales sobre la Formación del Actor (Avignon, 1975 e Paris, 1976), das Jornadas de Teatro Clásico Español de Almagro (1980, 1982, 1983, 1984, 1985), do Congreso Internacional de Teatro em Catalunha (1985), do Congreso Internacional de Dramaturgia de Caracas (1992). 

Deu cursos, seminários e oficinas de Dramaturgia Textual, Dramaturgia Actoral, Dramaturgia de Textos Narrativos y Escritura Dramática em quinze cidades espanholas, na França e Itália, e em quase todos os países da América Latina. 

Publicou ensaios e artigos de teoria teatral e pedagogia em diversas revistas, grande parte deles reunidos no livro La escena sin límites. Fragmentos de un discurso teatral, Ñaque Editora, Ciudad Real, 2002. 

A mesma editora publicou, em 2003, Dramaturgia de Textos Narrativos, que expõe sua metodologia sobre a teatralização de relatos. 

Como diretor teatral, fez montagens de obras de Cervantes, Lope de Rueda, Lope de Vega, Joan de Timoneda, Molière, Racine, Shakespeare, Pirandello, Chejov, Strindberg, O’Neill, Saroyan, Cocteau, Giraudoux, Anouilh, Brecht, Kipphard, Dragún, Rodríguez Méndez, Brossa, Beckett, Mayorga, bem como obras próprias sobre textos narrativos de Joyce, Kafka, Melville, Sábato, Collazos, Beckett, Cortázar, Buzzatti... Dirigiu também algumas de suas próprias obras. 

Realizou adaptações de Sófocles (Edipo rey e Electra), Fernando de Rojas (La Celestina), Shakespeare (Cuento de invierno) e Calderón (La vida es sueño e Los cabellos de Absalón). 

Realizou traduções de Anouilh, Cocteau, Giraudoux, Claudel, Achard e Beckett. 

É autor de mais de quarenta textos teatrais, entre originais e adaptações, alguns inéditos, a maioria estreados por EL TEATRO FRONTERIZO, e parte deles traduzidos, estreados e/ou publicados na França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Itália, Grécia, Bélgica, Holanda, Suíça, Rússia, Dinamarca, Turquia etc. Varias de suas obras são representadas regularmente em diversos países da América Latina. 

Prêmio de Teatro “Carlos Arniches” (1968), Prêmio de Poesia “Camp de l’Arpa” (1975), Prêmio Nacional de Teatro (1990), Prêmio “Lorca” (1991), Prêmio de Honra do Instituto del Teatro de Barcelona (1996), Prêmio “Max” ao Melhor Autor (1998 e 1999), Prêmio Nacional de Literatura Dramática (2003). 

Algumas obras: 

Tú, no importa quién (1962), Demasiado frío (1965), Algo así como Hamlet (1970), Tendenciosa manipulación del texto de “La Celestina” (1974), Terror y miseria en el primer franquismo (quatro cenas,1979), La noche de Molly Bloom, do Ulises de James Joyce (1979), Ñaque o De piojos y actores (1980), El Gran Teatro Natural de Oklahoma, sobre textos de Franz Kafka (1982), El Retablo de Eldorado (1984), Crímenes y locuras del traidor Lope de Aguirre (1986), Pervertimento y otros Gestos para nada (textos breves, 1986), ¡Ay, Carmela! (1986), Los figurantes (1988), Perdida en los Apalaches (1990), Naufragios de Álvar Núñez  (1991), Valeria y los pájaros (1992), Bienvenidas (1993), El cerco de Leningrado (1993), Mísero Próspero y otras Breverías (textos breves, 1993), Marsal Marsal (1994), El lector por horas (1996), La raya del pelo de William Holden (1998), La cruzada de los niños de la calle (coordenação dramatúrgica, 1999), Vacío y otras Poquedades (textos breves, 2000), Sangre lunar (2001), Memorial del convento, adaptação do romance homônimo de José Saramago (2002), Terror y miseria en el primer franquismo (nove cenas, 2002), La máquina de abrazar (2002), Ensayo sobre la ceguera, adaptação do romance homônimo de Saramago (2003), Flechas del ángel del olvido (2004), Misiles melódicos (2004), Paciencia y barajar: o Regreso a la cueva de Montesinos (2005), Enemigo interior (2006), Golfos de postín, adaptação de El trueno dorado de Valle-Inclán (2007). 

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