Nascido em Valencia, em 28 de junho de 1940.
Entre 1957 e 1966 dirigiu grupos
de teatro universitário e independente em Valencia, iniciando-se também na
escrita e na pesquisa teatral.
Em 1960 fundou e dirigiu o Sala
de Teatro e, em 1961, o Seminário de Teatro da Universidad de Valencia, que
funcionaram até 1966.
Formado em Filosofia y Letras
(1962), exerceu durante cinco anos o cargo de Professor Ajudante de Literatura
Espanhola na Faculdade de Filosofia e Letras de Valencia.
Catedrático em Língua e
Literatura Espanhola do Instituto Nacional de Bachillerato (1966), em
Teruel e Sabadell (1971), atualmente em licença.
Professor do Instituto del Teatro de Barcelona, desde 1971
até os dias atuais.
Em 1977 fundou em Barcelona EL
TEATRO FRONTERIZO, que dirigiu até 1997.
Em 1981 promoveu e presidiu a
Associação Cultural ESCENA ALTERNATIVA, que funcionou até 1984.
Professor de Teoria e História da
Representação Teatral no Departamento de Filologia Hispânica da Faculdade de
Letras da Universidad Autónoma de Barcelona, desde 1984 até 1989.
Desde 1988 até 1997, foi diretor
da SALA BECKETT de Barcelona, sede de EL TEATRO FRONTERIZO.
Em 1993, foi Diretor Artístico do
Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz.
Em 2005-2006, foi Diretor
Artístico do Teatro Metastasio, Stabile della Toscana (Prato).
Participou das Conversaciones
sobre Teatro Nacional Actual (Córdoba, 1965), do Primer Festival de
Teatros Independientes (San Sebastián, 1970), em vários congressos da Sociedad
Española de Psicoterapia y Técnicas de Grupo, em dois Coloquios
Internacionales sobre la Formación del Actor (Avignon, 1975 e Paris, 1976),
das Jornadas de Teatro Clásico Español de Almagro (1980, 1982, 1983,
1984, 1985), do Congreso Internacional de Teatro em Catalunha (1985), do
Congreso Internacional de Dramaturgia de Caracas (1992).
Deu cursos, seminários e oficinas
de Dramaturgia Textual, Dramaturgia Actoral, Dramaturgia de
Textos Narrativos y Escritura Dramática em quinze cidades espanholas, na
França e Itália, e em quase todos os países da América Latina.
Publicou ensaios e artigos de
teoria teatral e pedagogia em diversas revistas, grande parte deles reunidos no
livro La escena sin límites. Fragmentos de un discurso teatral, Ñaque Editora, Ciudad Real, 2002.
A mesma editora publicou, em
2003, Dramaturgia de Textos Narrativos, que expõe sua metodologia sobre
a teatralização de relatos.
Como diretor teatral, fez
montagens de obras de Cervantes, Lope de Rueda, Lope de Vega, Joan de Timoneda,
Molière, Racine, Shakespeare, Pirandello, Chejov, Strindberg, O’Neill, Saroyan,
Cocteau, Giraudoux, Anouilh, Brecht, Kipphard, Dragún, Rodríguez Méndez,
Brossa, Beckett, Mayorga, bem como obras próprias sobre textos narrativos de
Joyce, Kafka, Melville, Sábato, Collazos, Beckett, Cortázar, Buzzatti...
Dirigiu também algumas de suas próprias obras.
Realizou adaptações de Sófocles (Edipo rey
e Electra), Fernando de Rojas (La Celestina), Shakespeare (Cuento
de invierno) e Calderón (La vida es sueño e Los cabellos de
Absalón).
Realizou traduções de Anouilh,
Cocteau, Giraudoux, Claudel, Achard e Beckett.
É autor de mais de quarenta
textos teatrais, entre originais e adaptações, alguns inéditos, a maioria
estreados por EL TEATRO FRONTERIZO, e parte deles traduzidos, estreados
e/ou publicados na França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Itália, Grécia,
Bélgica, Holanda, Suíça, Rússia, Dinamarca, Turquia etc. Varias de suas obras
são representadas regularmente em diversos países da América Latina.
Prêmio de Teatro “Carlos
Arniches” (1968), Prêmio de Poesia “Camp de l’Arpa” (1975), Prêmio Nacional de
Teatro (1990), Prêmio “Lorca” (1991), Prêmio de Honra do Instituto del
Teatro de Barcelona (1996), Prêmio “Max” ao Melhor Autor (1998 e 1999),
Prêmio Nacional de Literatura Dramática (2003).
Algumas obras:
Tú, no importa quién (1962), Demasiado frío
(1965), Algo así como Hamlet (1970), Tendenciosa manipulación del
texto de “La Celestina” (1974), Terror y miseria en el primer franquismo
(quatro cenas,1979), La noche de Molly Bloom, do Ulises de James
Joyce (1979), Ñaque o De piojos y actores (1980), El Gran Teatro
Natural de Oklahoma, sobre textos de Franz Kafka (1982), El Retablo de
Eldorado (1984), Crímenes y locuras del traidor Lope de Aguirre
(1986), Pervertimento y otros Gestos para nada (textos breves, 1986), ¡Ay,
Carmela! (1986), Los figurantes (1988), Perdida en los Apalaches (1990),
Naufragios de Álvar Núñez
(1991), Valeria y los pájaros (1992), Bienvenidas (1993), El
cerco de Leningrado (1993), Mísero Próspero y otras Breverías (textos
breves, 1993), Marsal Marsal (1994), El lector por horas (1996), La
raya del pelo de William Holden (1998), La cruzada de los niños de la
calle (coordenação dramatúrgica, 1999), Vacío y otras Poquedades
(textos breves, 2000), Sangre lunar (2001), Memorial del convento,
adaptação do romance homônimo de José Saramago (2002), Terror y miseria en
el primer franquismo (nove cenas, 2002), La máquina de abrazar
(2002), Ensayo sobre la ceguera, adaptação do romance homônimo de
Saramago (2003), Flechas del ángel del olvido (2004), Misiles
melódicos (2004), Paciencia y barajar: o Regreso a la cueva de
Montesinos (2005), Enemigo interior (2006), Golfos de postín,
adaptação de El trueno dorado de Valle-Inclán (2007).