[@] Maria Esther Maciel Home Page |
|
|
Faculdade de Letras da UFMG Pós-Graduação em Estudos
Literários - Mestrado e Doutorado Disciplina: Seminário de
literatura e outras artes: “Inventários do mundo” na literatura e
nas artes contemporâneas Profa. Maria Ester Maciel Borges 1o. semestre de 2005 Título do Curso: “Inventários do mundo” na
literatura e nas artes contemporâneas I. Ementa O curso
tem como proposta investigar, a partir de uma perspectiva comparativista e
transdisciplinar, obras de alguns artistas e escritores contemporâneos, que
se dão a ver como ”inventários do mundo” e, conseqüentemente,
contêm uma feição enciclopédica. Para tanto, serão discutidos conceitos
possíveis de enciclopédia, a pertinência do modelo enciclopédico no contexto
cultural do presente e sua consonância com as demandas de pluralidade e
heterogeneidade do mundo globalizado. Autores a serem abordados: Jorge Luis
Borges, Arthur Bispo do Rosário, Italo Calvino, Georges Perec, Milorad
Pávitch, Peter Greenaway, com
incursões também em Plínio, Dante e Shakespeare. II. PROGRAMA
1.
O enciclopedismo
contemporâneo na literatura e nas artes: um panorama 2.
Exercícios de classificação /
jogos de ficção: Jorge Luis Borges / Italo Calvino 3.
O cinema enciclopédico de
Peter Greenaway 4.
A catalogação do mundo:
Arthur Bispo do Rosário 5.
Do inventário à invenção:
Georges Perec e Milorad Pávitch III. CRONOGRAMA
Março 08. Apresentação e discussão de
programa, cronograma e bibliografia/ Introdução ao tema do curso 15. A imaginação taxonômica
Textos
crítico-teóricos: FOUCAULT, Michel.
Prefácio e Classificar. As palavras e
as coisas, p.5-14 e p.139-178. BLOM, Philipp. O dragão e o carneiro tártaro. Ter e manter – uma história íntima
de colecionadores e coleções, p.29-42. ECO, Umberto. John Wilkins. La búsqueda de la lengua perfecta, p. 201-219. Conto: O idioma analítico
de John Wilkins, de Borges CALVINO, Italo. A contemplação das estrelas / O museu dos queijos. Palomar,
p.41-45; 66-69. 22. Labirintos e
Enciclopédias ECO, Umberto. O antiporfírio. Sobre os espelhos e outros ensaios,
p.316-341. ECO, Umberto. O ornitorrinco entre o dicionário e a enciclopédia. Kant
e o ornitorrinco, p. 191-205. DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Introdução:
rizoma. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia – vol.1,
p. 11-37. 29. Os inventários de Borges Textos literários ·
A biblioteca de Babel. ·
O Aleph. ·
Funes, o memorioso. ·
Tlön, Uqbar, Orbis
Tertius (Contos extraídos de: BORGES,
J.L. Obras completas I) Textos crítico-teóricos: SUSSEKIND, Flora. Borges e a série. A voz e a série, p. 212. MOLLOY, Sylvia. El
soterrado cimiento, p. 165-187. DAPÍA, Silvia G. La
búsqueda del catálogo del mundo: Umberto Eco, Jorge Luis Borges y la crítica
del lenguaje. In: MONTORO, María J. Calvo. (org.) Relaciones literarias
entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco, 1999. CALVINO, Italo. O céu, o homem, o elefante. Por que ler os clássicos, p.31-54. Abril 05. Os inventários de Borges – cont. 12. O cinema
enciclopédico de Peter Greenaway - apresentação Textos de
referência: LAWRENCE, Amy. Introduction:
Encyclopedia Britannica. The films of Peter Greenaway, p. 1-19. BENTES, Ivana. BENTES, Ivana. Greenaway: a estilização do caos. In:
MACIEL, Maria Esther (org.) O cinema enciclopédico de Peter Greenaway,
p. 17-27. MACIEL, Maria Esther. Exercícios de
classificação, jogos de ficção: Greenaway à luz de Borges. A memória das
coisas, p. 27-35. MACIEL, Maria Esther. Os fantásticos livros de Próspero (apres. e
tradução), p.57 - 63. Filmes: Curtas: Intervals (1969)
, H is for House (1973), Windows (1975), M is for man,
music, Mozart (1991) Longas: The falls (1980, fragmento) e Prospero’s books
(1991, fragmento) 19. O cinema enciclopédico de Peter Greenaway – cont. 26. Cartografias imaginárias : Greenaway à luz
de Carroll, Borges e Calvino Filmes: A walk through H,
de Greenaway ( 1978, fragmento) Textos literários: BORGES, J.L. Del rigor de la ciencia. Obras completas, p 847. BORGES, Jorge Luis. Quando a ficção vive na ficção, p. 504-506. CALVINO, Ítalo. Cidades
invisíveis. (fragmentos) CARROL, Lewis. Aventuras de
Sílvia e Bruno. (excerto). CARROL, Lewis. The
hunting of the snark. The complete
Lewis Carroll, p. 677-699. Textos crítico-teóricos: TIBERGHIEN, Gilles. Maps and inscriptions, p. 163-195. ALMEIDA, Ivan. "Borges, Eco, Peirce: las conjeturas
y los mapas. In: MONTORO, María J. Calvo. (org.) Relaciones literarias
entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco. MACIEL, Maria Esther. Os infernos de Peter
Greenaway. A memória das coisas, p 37-47.
Maio 3 – Greenaway, tradutor de Dante : uma taxonomia do Inferno Filme: TV Dante – The
Inferno (1989) Texto literário: A Divina Comédia (O Inferno), de Dante Alighieri Textos de
referência: ALIGHIERI, Dante.
O Inferno. A divina comédia. BORGES, J.L. Nueve
ensayos dantescos. Obras completas. ELIOT, T.S. Dante.
Ensaios, p. 63-112. GREENAWAY, Peter. Possible excitements, p.207- 259. 10.
Arthur Bispo do Rosário, colecionador Apresentação
de slides com trabalhos do artista Textos
crítico-teóricos: BENJAMIN, Walter. Desempacotando
minha biblioteca. Obras escolhidas II – Rua de mão única, p.
227-235. HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto.
(excerto) BLOM, Philipp. Um teatro de memórias. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e
coleções, p.203-221. ELSNER, John e
CARDINAL, Roger. Introduction. The
cultures of collecting, p. 1-6. BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia, p.27-41. BAUDRILLARD, Jean. O sistema
funcional ou o discurso objetivo. O sistema dos objetos, p.19-78. GOODY, Jack. What’s in a list? The
domestication of the savage mind, p. 74-111. MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: Bispo do Rosário, Borges e
Peter Greenaway. A memória das coisas, p. 13-26. 17. Arthur Bispo do Rosário, colecionador –
cont. 24. Georges Perec : do inventário à
invenção Obra literária: PEREC, Georges. A
vida modo de usar - romances. Textos crítico-teóricos: PEREC, Georges. Pensar/classificar.(capítulos selecionados). CALVINO, Ítalo. A multiplicidade. Seis propostas para o próximo
milênio, p. 117-138. PINO, Claudia Amigo. A ficção da escrita. (partes
selecionadas). São Paulo: Ateliê, 2004. SCHWARTZ, Adriano. A ordem das palavras. In: PEREC, G. A coleção
particular, p.85-93 31. Milorad Pávitch : o romance como enciclopédia Obra literária: PÁVITCH, Milorad. O
dicionário Kazar – romance-enciclopédica em 100.000 palavras.
Textos crítico-teóricos: WANDELLI,
Raquel. Leituras do hipertexto – viagem ao Dicionário Kazar, p.
45-159. LALLAS,Thanassis. n Interview with Milorad
Pavic. Site: http://www.centerforbookculture.org/interviews/interview_pavic.html JOVANOVIC,
Aleksandar. O Dicionário Kazar: as múltiplas leitura de um texto. In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html Texto suplementar: BORGES, J.L. O livro de areia. Junho 07. Seminários finais 14. Seminários finais 21. Encerramento do curso V. BIBLIOGRAFIA
ARRIOLA, Magali. Peter Greenaway – Cinema e pintura, ubiqüidades
e artifícios. In: MACIEL, Maria Esther (org.) O cinema enciclopédico de
Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco Editora, 2004. BARTHES, Roland
Barthes por Roland Barthes. Trad.
Leyla Perrone-Moisés, 1977. BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia. Novos ensaios críticos. São Paulo: Cultrix, 1974. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Trad. Zulmira Ribeiro
Tavares. São Paulo: Perspectiva, 1989. BENJAMIN, Walter. Rua de mão
única – obras escolhidas II. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo:
Brasiliense, 1987. BENTES, Ivana. Greenaway: a estilização do caos. In: MACIEL, Maria
Esther (org.) O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo:
Unimarco Editora, 2004. BLOM, Philipp. Ter e manter
– uma história íntima de colecionadores e coleções. Trad. Berilo Vargas. Rio
de Janeiro: Record, 2003. BORGES, Jorge Luis. Obras
completas (4 volumes). Rio de
Janeiro: Globo, 1999. BORGES, J.L. Obras completas. Buenos Aires: Emecé,
1974. BOWKER, Geoffrey e STAR, Susan. Sorting Things Out: Classification
and Its Consequences. Londres: The MIT Press, 2000. BRANCO, Lúcia Castello (org.). Coisa
de louco. Belo Horizonte:
Casa Freud, 1998. BRESCIA, Pablo e
ZAVALA, Lauro. Borges múltiple. México: UNAM, 1999, p. 251-264. BUENO, Wilson. Jardim Zoológico. São Paulo: Iluminuras, 1999. BUENO, Wilson. Manual de zoofilia. Ponta Grossa: UEPG, 1997. BURROWES, Patrícia. O universo
segundo Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: FGV, 1998. CALVINO,
Ítalo. Cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São
Paulo: Companhia das Letras, 1990. CALVINO, Italo. Palomar.
Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das Letras, 1990. CALVINO, Italo. Por que ler os
clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. CALVINO, Italo. Seis propostas para
o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras,
1990. CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São
Paulo: Brasiliense, 1992, p. 49-55. CAMPOS,
Haroldo de. Pedra e luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago,
1998. CARROLL, Lewis. Aventuras de
Sílvia e Bruno. Trad. Sérgio Medeiros. São Paulo: Iluminuras, 1996. CARROL, Lewis. The
hunting of the snark. The complete
Lewis Carroll. Hertfordshire: Wordsworth Editions, 1999, p. 677-699. CHIARELLI, Tadeu.(org.) Apropriações/coleções.
São Paulo: Santander Cultural, 2002. COLOMBO, Fausto. Os arquivos
imperfeitos. Trad. Beatriz Borges. São Paulo: Perspectiva, 1991. ALIGHIERI, Dante.
O Inferno. A divina comédia. Trad. Cristiano Martins. São Paulo/Belo Horizonte:
USP/Itatiaia, 1979, v.I. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil
platôs; capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto, Celia
Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004. v. 1. DERRIDA, Jacques. Archive Fever. Chicago: University of Chicago Press, 1996. DERRIDA, Jacques. Torres de
Babel. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. DUBOIS, Claude-Gilbert. O
imaginário da renascença. Brasília: UNB, 1995. ECO, Umberto. Kant e o
ornitorrinco. Trad. Ana Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997. ECO, Umberto. La búsqueda de la lengua perfecta.Trad.
Maria Pons. Barcelona: Crítica, 1999. ECO, Umberto. Sobre os espelhos
e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. ELIOT, T.S. Dante. Ensaios. São
Paulo: Arte Editora, 1989, p. 63-112. ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London:
Reaktion Books, 1997. FEATHERSTONE, Mike. Archiving cultures. In: British Journal of Sociology. London School of Economics,
v. 51, 2000. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma
Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 139-178. FOUCAULT, Michel. Histoire de la
folie à l´âge classique. Paris: Gallimard, 1972. FREITAS
FILHO, Armando.“A flor da pele”. Rio de Janeiro: s/e, set. 1978. GODWIN, Joscelyn. Noah´s
ark. Athanasius Kircher – a
renaissance man and quest for lost knowledge. London: Thames and Hudson,
1979, p.25-33. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind.
Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2000. GREENAWAY, Peter. 100 objetos para representar o mundo
(catálogo). Rio de Janeiro/São Paulo: Centro Cultural do Banco do
Brasil/SESC, 1998. GREENAWAY, Peter. Interviews. University Press of Mississippi, 2000. GREENAWAY, Peter. Prospero's books: a film of Shakespeare's The
tempest . London: Chatto and
Windus, 1991 GREENAWAY, Peter. Some organising principles. Swansea:
Art Gallery, 1993. GREENAWAY, Peter. The Falls. Paris: Éditions Dis Voir,
1993 GREENAWAY, Peter. Possible excitements. In: Being
naked playing dead. Manchester: Manchester
University Press, 1996, p.207- 259. GRUZINSKI, Serge. As mestiçagens da imagem. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p.
158-183. HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo
do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. HOCKE, Gustav. O mundo como labirinto. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 161-227. HUTCHEON, Linda. Irony’s
edge; the theory and politics of irony. London: Routledge, 1995 JOVANOVIC, Aleksandar. O Dicionário
Kazar: as múltiplas leitura de um texto ou a construção/desconstrução da
obra literária. In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html LAWRENCE, Amy. The films of Peter Greenaway. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. MACIEL, Maria Esther (org.). Os infernos de Greenaway. In: O cinema
enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004. MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura,
cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. MACIEL, Maria Esther. Os fantásticos livros de Próspero (apresentação
e tradução) Babel - Revista de Poesia,
Tradução e Crítica. Santos/Florianópolis, v.5, p.57 - 63, 2002. MOLLOY, Sylvia. El
soterrado cimiento. Las letras de Borges. Buenos Aires: Editorial
Sudamericana, 1979, p. 165-187. MONTORO, María J.C
& CAPPOZZI, R. (orgs.) Relaciones
literarias entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco. Cuenca: University of
Toronto, Department of Italian Studies & Emilio Goggio Chair, Ediciones
de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1999. PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar- romance-enciclopédia
em 100.000 palavras. Trad. Herbert Daniel. São Paulo: Marco
Zero, 1989. Versões feminina e masculina. PEREC, Georges. A vida modo de
usar. Trad. Ivo Barroso. SP: Companhia das Letras, 1991. PEREC, Georges. Espèces D'espaces. Paris: Galilée,
1997. PEREC, Georges. Pensar/clasificar. Trad. Carlos Gardini. Barcelona: Gedisa, 1986. PINO, Claudia Amigo. A ficção da escrita. São Paulo: Ateliê,
2004. PEREC, G. A coleção particular. São Paulo: Cosac & Naify,
2005. RITVO,
Harriet. The platypus and the mermaid; and other figments of classifying imagination.
Massachussets: Harvard University Press, 1997. STEWART, Susan. On longing narratives of the miniature,
the gigantic, the souvenir, the collection. Baltimore:
John Hopkins, 1984. SUSSEKIND,
Flora. A voz e a série. Rio de
Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG, 1998. TIBERGHIEN, Gilles. Maps and inscriptions. Land art. Paris: Carré, 1999, p.
163-195. WANDELLI, Raquel. Leituras do hiprtexto – viagem ao Dicionário
Kazar (caps. 2, 3 e 4). Florianópolis: UFSC/Imprensa Oficial, 2003. |
|
TRAJETÓRIA :: LIVROS :: POEMAS :: ENSAIOS :: ENTREVISTAS :: CRÉDITOS :: LINKS :: HOME ::
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|