[@] Maria Esther Maciel Home Page

 

 

 
 

Faculdade de Letras da UFMG

Pós-Graduação em Estudos Literários - Mestrado e Doutorado

Disciplina: Seminário de literatura e outras artes: “Inventários do mundo” na literatura e nas artes contemporâneas

Profa. Maria Ester Maciel Borges

1o. semestre de 2005

 

 

 

 

Título do Curso: “Inventários do mundo” na literatura e nas artes contemporâneas

 

 

 

I. Ementa

 

 

O curso tem como proposta investigar, a partir de uma perspectiva comparativista e transdisciplinar, obras de alguns artistas e escritores contemporâneos, que se dão a ver como ”inventários do mundo” e, conseqüentemente, contêm uma feição enciclopédica. Para tanto, serão discutidos conceitos possíveis de enciclopédia, a pertinência do modelo enciclopédico no contexto cultural do presente e sua consonância com as demandas de pluralidade e heterogeneidade do mundo globalizado. Autores a serem abordados: Jorge Luis Borges, Arthur Bispo do Rosário, Italo Calvino, Georges Perec, Milorad Pávitch,  Peter Greenaway, com incursões também em Plínio, Dante e Shakespeare.

 

 

II. PROGRAMA

 

 

1.      O enciclopedismo contemporâneo na literatura e nas artes: um panorama

2.      Exercícios de classificação / jogos de ficção: Jorge Luis Borges / Italo Calvino

3.      O cinema enciclopédico de Peter Greenaway

4.      A catalogação do mundo: Arthur Bispo do Rosário

5.      Do inventário à invenção: Georges Perec e Milorad Pávitch

 

 

 

III. CRONOGRAMA

 

 

           Março

 

 

08. Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia/ Introdução ao tema do curso

 

15. A imaginação taxonômica

 

  • Panorama histórico-teórico: os sistemas de classificação no mundo ocidental
  • Delineamento de uma possível linhagem de escritores/artistas taxonômicos.

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

FOUCAULT, Michel. Prefácio e Classificar. As palavras e as coisas, p.5-14 e  p.139-178.

BLOM, Philipp. O dragão e o carneiro tártaro. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e coleções, p.29-42.

ECO, Umberto. John Wilkins. La búsqueda de la lengua perfecta, p. 201-219.

 

 

Conto: O idioma analítico de John Wilkins, de Borges

CALVINO, Italo. A contemplação das estrelas / O museu dos queijos. Palomar, p.41-45; 66-69.

 

 

22. Labirintos e Enciclopédias

 

ECO, Umberto. O antiporfírio. Sobre os espelhos e outros ensaios, p.316-341.

ECO, Umberto. O ornitorrinco entre o dicionário e a enciclopédia. Kant e o ornitorrinco, p. 191-205.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Introdução: rizoma. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia – vol.1, p. 11-37.

 

29. Os inventários de Borges

 

Textos literários

 

·         A biblioteca de Babel.

·         O Aleph.

·         Funes, o memorioso.

·         Tlön, Uqbar, Orbis Tertius

 

(Contos extraídos de:  BORGES, J.L. Obras completas I)

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

SUSSEKIND, Flora. Borges e a série. A voz e a série, p. 212.

MOLLOY, Sylvia. El soterrado cimiento, p. 165-187.

DAPÍA, Silvia G. La búsqueda del catálogo del mundo: Umberto Eco, Jorge Luis Borges y la crítica del lenguaje. In: MONTORO, María J. Calvo. (org.) Relaciones literarias entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco, 1999.

CALVINO, Italo. O céu, o homem, o elefante. Por que ler os clássicos, p.31-54.

 

 

        Abril

 

05. Os inventários de Borges – cont.

 

12. O cinema enciclopédico de Peter Greenaway - apresentação

 

 

Textos de referência:

 

LAWRENCE, Amy. Introduction: Encyclopedia Britannica. The films of Peter Greenaway, p. 1-19.

BENTES, Ivana. BENTES, Ivana. Greenaway: a estilização do caos. In: MACIEL, Maria Esther (org.) O cinema enciclopédico de Peter Greenaway, p. 17-27.

MACIEL, Maria Esther. Exercícios de classificação, jogos de ficção: Greenaway à luz de Borges. A memória das coisas, p. 27-35.

MACIEL, Maria Esther. Os fantásticos livros de Próspero (apres. e tradução), p.57 - 63.

 

Filmes:

 

Curtas: Intervals (1969) , H is for House (1973), Windows (1975), M is for man, music, Mozart (1991)

Longas: The falls (1980, fragmento) e Prospero’s books (1991, fragmento)

 

 

19. O cinema enciclopédico de Peter Greenaway – cont.

 

26.  Cartografias imaginárias : Greenaway à luz de Carroll, Borges e Calvino

 

 

Filmes: A walk through H,  de Greenaway ( 1978, fragmento)

 

Textos literários:

 

BORGES, J.L. Del rigor de la ciencia. Obras completas, p 847.

BORGES, Jorge Luis. Quando a ficção vive na ficção, p. 504-506.

CALVINO, Ítalo. Cidades invisíveis. (fragmentos)

CARROL, Lewis. Aventuras de Sílvia e Bruno. (excerto).

CARROL, Lewis. The hunting of the snark. The complete Lewis Carroll, p. 677-699.

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

TIBERGHIEN, Gilles. Maps and inscriptions, p. 163-195.

ALMEIDA, Ivan. "Borges, Eco, Peirce: las conjeturas y los mapas. In: MONTORO, María J. Calvo. (org.) Relaciones literarias entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco.

MACIEL, Maria Esther. Os infernos de Peter Greenaway. A memória das coisas, p 37-47.

 

 

          Maio

 

 

3 Greenaway, tradutor de Dante : uma taxonomia do Inferno

 

Filme: TV Dante – The Inferno (1989)

Texto literário:

A Divina Comédia (O Inferno), de Dante Alighieri

 

 

Textos de referência:

 

 

ALIGHIERI, Dante. O Inferno. A divina comédia.

BORGES, J.L. Nueve ensayos dantescos. Obras completas.

ELIOT, T.S. Dante. Ensaios, p. 63-112.

GREENAWAY, Peter. Possible excitements, p.207- 259.

 

           

10. Arthur Bispo do Rosário, colecionador

 

Apresentação de slides com trabalhos do artista

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. Obras escolhidas II – Rua de mão única, p. 227-235.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. (excerto)

BLOM, Philipp. Um teatro de memórias. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e coleções, p.203-221.

ELSNER, John e CARDINAL,  Roger. Introduction. The cultures of collecting, p. 1-6.

BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia, p.27-41.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema funcional ou o discurso objetivo. O sistema dos objetos, p.19-78.

GOODY, Jack. What’s in a list?  The domestication of the savage mind, p. 74-111.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: Bispo do Rosário, Borges e Peter Greenaway. A memória das coisas, p. 13-26.

 

 

17. Arthur Bispo do Rosário, colecionador – cont.

 

 

24. Georges Perec : do inventário à invenção

 

Obra literária:

 

PEREC, Georges. A vida  modo de usar - romances.

 

Textos crítico-teóricos:

PEREC, Georges. Pensar/classificar.(capítulos selecionados).

CALVINO, Ítalo. A multiplicidade. Seis propostas para o próximo milênio, p. 117-138.

PINO, Claudia Amigo. A ficção da escrita. (partes selecionadas). São Paulo: Ateliê, 2004.

SCHWARTZ, Adriano. A ordem das palavras. In: PEREC, G. A coleção particular, p.85-93

 

31. Milorad Pávitch : o romance como enciclopédia

 

Obra literária:

 

PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar romance-enciclopédica em 100.000 palavras.

 

Textos crítico-teóricos:

 

WANDELLI, Raquel. Leituras do hipertexto – viagem ao Dicionário Kazar, p. 45-159.

LALLAS,Thanassis. n Interview with Milorad Pavic. Site:

http://www.centerforbookculture.org/interviews/interview_pavic.html

JOVANOVIC, Aleksandar. O Dicionário Kazar: as múltiplas leitura de um texto.

In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html

 

Texto suplementar: BORGES, J.L. O livro de areia.

 

 

        Junho

 

 

07. Seminários finais

14. Seminários finais

21. Encerramento do curso

 

 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

 

ARRIOLA, Magali. Peter Greenaway – Cinema e pintura, ubiqüidades e artifícios. In: MACIEL, Maria Esther (org.) O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco Editora, 2004.

BARTHES, Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés, 1977.

BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia. Novos ensaios críticos. São Paulo: Cultrix, 1974.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Trad. Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 1989.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única – obras escolhidas II.  Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENTES, Ivana. Greenaway: a estilização do caos. In: MACIEL, Maria Esther (org.) O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco Editora, 2004.

BLOM, Philipp. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e coleções. Trad. Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas (4 volumes). Rio de Janeiro: Globo, 1999.

BORGES, J.L. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

BOWKER, Geoffrey e STAR, Susan. Sorting Things Out: Classification and Its Consequences. Londres: The MIT Press, 2000.

BRANCO, Lúcia Castello (org.). Coisa de louco. Belo Horizonte: Casa Freud, 1998.

BRESCIA, Pablo e ZAVALA, Lauro. Borges múltiple. México: UNAM, 1999, p. 251-264.

BUENO, Wilson. Jardim Zoológico. São Paulo: Iluminuras, 1999.

BUENO, Wilson. Manual de zoofilia. Ponta Grossa: UEPG, 1997.

BURROWES, Patrícia. O universo segundo Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

CALVINO, Ítalo. Cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CALVINO, Italo. Palomar. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das Letras, 1990.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Brasiliense, 1992, p. 49-55.

CAMPOS, Haroldo de. Pedra e luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

CARROLL, Lewis. Aventuras de Sílvia e Bruno. Trad. Sérgio Medeiros. São Paulo: Iluminuras, 1996.

CARROL, Lewis. The hunting of the snark. The complete Lewis Carroll. Hertfordshire: Wordsworth Editions, 1999, p. 677-699.

CHIARELLI, Tadeu.(org.) Apropriações/coleções. São Paulo: Santander Cultural, 2002.

COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. Trad. Beatriz Borges. São Paulo: Perspectiva, 1991.

ALIGHIERI, Dante. O Inferno. A divina comédia. Trad. Cristiano Martins. São Paulo/Belo Horizonte: USP/Itatiaia, 1979, v.I.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs; capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto, Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004. v. 1.

DERRIDA, Jacques. Archive Fever. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

DUBOIS, Claude-Gilbert. O imaginário da renascença. Brasília: UNB, 1995.

ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997.

ECO, Umberto. La búsqueda de la lengua perfecta.Trad. Maria Pons. Barcelona: Crítica, 1999.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

ELIOT, T.S. Dante. Ensaios. São Paulo: Arte Editora, 1989, p. 63-112.

ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London: Reaktion Books, 1997.

FEATHERSTONE, Mike. Archiving cultures. In: British Journal of Sociology. London School of Economics, v. 51, 2000.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 139-178.

FOUCAULT, Michel. Histoire de la folie à l´âge classique. Paris: Gallimard, 1972.

FREITAS FILHO, Armando.“A flor da pele”. Rio de Janeiro: s/e, set. 1978.

GODWIN, Joscelyn. Noah´s ark. Athanasius Kircher – a renaissance man and quest for lost knowledge. London: Thames and Hudson, 1979, p.25-33.

GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2000.

GREENAWAY, Peter. 100 objetos para representar o mundo (catálogo). Rio de Janeiro/São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil/SESC, 1998.

GREENAWAY, Peter. Interviews. University Press of Mississippi, 2000.

GREENAWAY, Peter. Prospero's books: a film of Shakespeare's The tempest . London: Chatto and Windus, 1991

GREENAWAY, Peter. Some organising principles. Swansea: Art Gallery, 1993.

GREENAWAY, Peter. The Falls. Paris: Éditions Dis Voir, 1993

GREENAWAY, Peter. Possible excitements. In: Being naked playing dead. Manchester:

Manchester University Press, 1996, p.207- 259.

GRUZINSKI, Serge. As mestiçagens da imagem. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p. 158-183.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

HOCKE, Gustav. O mundo como labirinto. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 161-227.

HUTCHEON, Linda. Irony’s edge; the theory and politics of irony. London: Routledge, 1995

JOVANOVIC, Aleksandar. O Dicionário Kazar: as múltiplas leitura de um texto ou a construção/desconstrução da obra literária. In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html

LAWRENCE, Amy. The films of Peter Greenaway. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

MACIEL, Maria Esther (org.). Os infernos de Greenaway. In: O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

MACIEL, Maria Esther. Os fantásticos livros de Próspero (apresentação e tradução) Babel - Revista de Poesia, Tradução e Crítica. Santos/Florianópolis, v.5, p.57 - 63, 2002.

MOLLOY, Sylvia. El soterrado cimiento. Las letras de Borges. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1979, p. 165-187.

MONTORO, María J.C & CAPPOZZI, R. (orgs.) Relaciones literarias entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco. Cuenca: University of Toronto, Department of Italian Studies & Emilio Goggio Chair, Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1999.

PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar- romance-enciclopédia em 100.000 palavras. Trad. Herbert Daniel. São Paulo: Marco Zero, 1989. Versões feminina e masculina.

PEREC, Georges. A vida modo de usar. Trad. Ivo Barroso. SP: Companhia das Letras, 1991.

PEREC, Georges. Espèces D'espaces. Paris: Galilée, 1997.

PEREC, Georges. Pensar/clasificar. Trad. Carlos Gardini. Barcelona: Gedisa, 1986.

PINO, Claudia Amigo. A ficção da escrita. São Paulo: Ateliê, 2004.

PEREC, G. A coleção particular. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

RITVO, Harriet. The platypus and the mermaid; and other figments of classifying imagination. Massachussets: Harvard University Press, 1997.

STEWART, Susan. On longing narratives of the miniature, the gigantic, the souvenir, the collection. Baltimore: John Hopkins, 1984.

SUSSEKIND, Flora. A voz e a série. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG, 1998.

TIBERGHIEN, Gilles. Maps and inscriptions. Land art. Paris: Carré, 1999, p. 163-195.

WANDELLI, Raquel. Leituras do hiprtexto – viagem ao Dicionário Kazar (caps. 2, 3 e 4). Florianópolis: UFSC/Imprensa Oficial, 2003.

 

 

TRAJETÓRIA :: 

 CURRICULUM VITAE :: 

LIVROS :: 

POEMAS :: 

ENSAIOS :: 

ENTREVISTAS :: 

LISTA DE PUBLICAÇÕES :: 

CRÉDITOS :: 

LINKS ::

HOME ::