[@] Maria Esther Maciel Home Page

 

 

 
 

Faculdade de Letras da UFMG

Pós-Graduação em Estudos Literários - Mestrado e Doutorado

Disciplina: Literatura e Outras Artes: Literatura e Tradução no cinema de Peter Greenaway

Profa. Maria Ester Maciel Borges

1o. semestre de 2002

 

 

 

Título do Curso: Literatura e Tradução no cinema de Peter Greenaway

 

 

 

I. Ementa

 

 

O cineasta britânico Peter Greenaway escreve praticamente todos os roteiros de seus filmes, os quais quase sempre escapam aos modelos previsíveis de roteiro para adquirir feições narrativas e poéticas. Seus ensaios críticos contêm, muitas vezes, traços ficcionais. Citações, metáforas referências explícitas e implícitas extraídas das mais variadas fontes literárias aparecem em quase todos os seus filmes. Além disso, filmes como The Falls (no qual ele recria vários dos embustes autorais e artifícios ficcionais de Jorge Luis Borges), Prospero´s Books (uma recriação barroca e experimental de A Tempestade, de Shakespeare), TV Dante (uma delirante releitura contemporânea do Inferno, de Dante) e The Pillow Book (que tem como ponto de partida um diário com o mesmo título de uma escritora japonesa do sec. X), mantêm uma relação direta com o texto literário, através de adaptações não-convencionais, transcriações, citações e experimentações diversas. Nesses trabalhos de “tradução criativa”, Greenaway busca na literatura não necessariamente o que esta oferece em termos de trama, de enunciado, mas sobretudo os seus aspectos visuais, sonoros e metafóricos, explorando sinestesicamente a corporalidade visual, tátil e sonora das palavras, além da potencialidade que este tem de deflagrar sentidos múltiplos e imprevisíveis.

O curso tem como objetivo abordar essas relações do cineasta com a literatura, a partir do estudo de seus filmes, roteiros, textos ficcionais e ensaísticos, relacionando-os a obras de escritores como Borges, Calvino, Shakespeare, Dante e Sei Shonagon.

 

 

 

 

II. CRONOGRAMA

 

 

          Junho

 

 

07/6 - Apresentação do curso / Introdução a Peter Greenaway

 

Textos de referência:

 

  • ARRIOLA, Magali. Peter Greenaway – Cinema e pintura, ubiqüidades e artifícios. In: DANTAS, Marcelo (org.) 100 objetos para representar o mundo (catálogo). Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998, p. 16-25.
  • BENTES, Ivana. Greenaway, a estilização do caos. In: Veredas. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, n. 31, jul. 1998, p. 6-11.
  • ELSAESSER, Thomas. Peter Greenaway. In: DODD, Philip (org.) Spellbound: art and film. London: BFI/Hayward Gallery, 1996.
  • GREENAWAY, Peter. The cinema. The stairs. London: Merrell Holberton, 1995.

 

 

- Exibição dos Curtas: Intervals (1969) , H is for House (1973) e Windows (1975).

 

________________________________________________________________________

 

14/06- A lógica taxonômica de Peter Greenaway 

 

 

Textos de referência:

 

 

·         BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia. In: Novos ensaios críticos. São Paulo: Cultrix, 1974.

·         ECO, Umberto. A enciclopédia como labirinto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz Borges. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 336-341

·         ECO, Umberto. O ornitorrinco entre o dicionário e a enciclopédia. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana Thereza Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997, p. 191-205.

·         FOUCAULT, Michel. Classificar. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 139-178.

·         GREENAWAY, Peter. Some organising principles. (fragmentos) Swansea: Art Gallery, 1993.

 

_____________________________________________________________________________

 

 

21/06 Evento “O CINEMA ENCICLOPÉDICO DE PETER GREENAWAY”

             (conferir programa)

_____________________________________________________________________________

 

          Julho

 

28/06 e 05/07Peter Greenaway, Borges e Calvino – a arte/literatura  como enciclopédia

 

 

Textos de referência:

 

·         BORGES, J.L. El idioma analítico de John Wilkins. Ficcionario. México: FCE, 1998, p.183-186.

·         BORGES, J.L. La biblioteca de babel. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974, p.465-480.

·         LAWRENCE, Amy. Introduction: Encyclopedia Britannica. The films of Peter Greenaway. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, p. 1-19.

  • CALVINO, Italo. O céu, o homem, o elefante. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Cia. Das Letras, 1993, p.31-54.
  • CALVINO, Ítalo. A multiplicidade. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia. Das Letras, 1990, p. 117-138.
  • CALVINO, Italo. A contemplação das estrelas. Palomar. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das letras, 1990, p.41-45.
  • MACIEL, Maria Esther. Exercícios de imaginação: Peter Greenaway à luz de Borges. In: Poesia sempre. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, n. 14, agosto 2001, p. 214-221.
  • SUSSEKIND, Flora. Borges e a série.  A voz e a série. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG, 1998, p. 212.
  • ROSSET, Clément. Estética do artifício. A anti-natureza. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1973, p. 87-121.

 

Outros autores para contraponto:

 

·         PEREC, Georges. A vida – modo de usar (fragm.). São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 189-193, 296-301, 557-567,

·         PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar romance-enciclopédica em 100.000 palavras. (fragmento) São Paulo: Marco Zero, 1989, p.10-29.

·         LEM, Stanislaw. A perfect vacuum.(fragmento) Evanston: Northwestern University Press, 1999, p. 3-8, 28-40.

 

 

Filmes:  The Falls (1980, fragmento) e M is for man, music and Mozart (1991).

 

_________________________________________________________________________

 

12/07- Cartografias fantásticas

 

 

Exibição do curta A walk through H ( 1978, fragmento)

Discussão

 

Textos de referência:

 

·         BORGES, J.L. Argumentum ornithologicum / Del rigor de la ciencia. Obras completas. Buenos Aires: Emecé,1974, pP.787/ 847.

·         BORGES, J.L. Atlas. Buenos Aires: Sudamericana, 1984.

·         TIBERGHIEN, Gilles. Maps and inscriptions. Land art. Paris: Carré, 1999, p. 163-195.

·         GREENAWAY, P. A Map to Paradise. (texto inédito)

·         GREENAWAY, P. A walk through H (script). (inédito)

 

Material iconográfico: Mapas de Greenaway, da série A walk through H.

 

___________________________________________________________________________

 

19/07 -  Imagens do Inferno

 

·         Seminário sobre A Divina Comédia, de Dante Alighieri: “Introdução ao Inferno”.

·         Exibição do filme TV Dante – The Inferno (Cantos I-V) (1984)

 

___________________________________________________________________________

 

 

           Agosto

 

02/08 Greenaway, tradutor de Dante

 

Textos de referência:

 

·         ALIGHIERI, Dante. O Inferno. A divina comédia. Trad. Cristiano Martins. São Paulo/Belo Horizonte: USP/Itatiaia, 1979, v.I.

·         BORGES, J.L. Nueve ensayos dantescos. Obras completas. Obras completas – 1975-1985. Buenos Aires: Emecé, vol.2,1989.

·         BLOOM, Harold. A estranheza de Dante: Ulisses e Beatriz. O cânone ocidental. SãO Paulo: Objetiva, 1995.

·         ELIOT, T.S. Dante. Ensaios. São Paulo: Arte Editora, 1989, p. 63-112.

·         GREENAWAY, Peter. Possible excitements. In: Being naked playing dead. Manchester: Manchester University Press, 1996, p.207- 259.

·         VIRGÍLIO. Livro sexto. Eneida. Trad. Tassilo Spalding. São Paulo: Abril, 1983, p. 117-139.

          

______________________________________________________________________________

 

09/08 –  Prospero´s books, 1991 – exibição do filme

Debate sobre o filme

_______________________________________________________________________

 

16/8 – Prospero à luz de Borges : o mundo como uma biblioteca

 

 

Textos de referência:

 

·         BORGES, J.L. Everything and nothing / La biblioteca de Babel /  Tlön, Uqbar, Orbis Tertius / Del culto de los libros Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974, pp. 803-804 / 465- 480 / 431-443 / 713-716.

·         BORGES, J.L. El libro de arena. Obras completas – 1975-1985. Buenos Aires: Emecé, vol.2, 1989, p.68-71.

·         FOUCAULT, M. A prosa do mundo. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.33-60.

·         GREENAWAY, Peter. Prospero's Books: a Film of Shakespeare's The Tempest . London: Chatto and Windus, 1991, P.6-66. (roteiro - fragmento)

·         SHAKESPEARE, William. A Tempestade (ed. Bilingüe). Trad. Geraldo Carneiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1991.

·         BARTHES, Roland. A morte do autor. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 65-70.

____________________________________________________________________________

 

 23/08  - Maneirismo, magia, tecnologias

 

Textos de referência:

 

·         MACHADO, Arlindo. Fim do livro? Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997, 172-187.

·         LANIER, Douglas. Drowning the book: Prospero’s books and the textual Shakespeare. In: Shakespeare, theory and perfomance. London: Routledge, 1996, p. 187-209.

·         MACIEL, Kátia. A última imagem. In: PARENTE, A. Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

·         HOCKE, Gustav. O mundo como labirinto. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 161-227.

·         GRUZINSKI, Serge. As mestiçagens da imagem (parte: A invasão dos grotescos ou a imagem em movimento). Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p. 158-183.

·         SARDUY, Severo. Por uma ética do desperdício. Escrito sobre um corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 57-79.

·         GODWIN, Joscelyn. Noah´s ark. Athanasius kircher – a renaissance man and quest for lost knowledge. London: Thames and Hudson, 1979, p.25-33.

 

 Material iconográfico

 

  • Reproduções de Georges de la Tour e de Leonardo da Vinci

·         Lâminas de Athanasius Kircher

 

____________________________________________________________________________

 

30/08– O livro de cabeceira (The pillow book, 1995) – exibição do filme / Apresentação do livro The Pillow Book of Sei Shonagon

 

Textos de referência:

 

·         PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa.  Las peras del olmo. México: Seix Barral, 1992, p. 107-135.

·         SHONAGON, Sei. The pillow book. (fragmentos) London: Penguin, 1967.

·         MACIEL, Maria Esther. O texto à flor da tela. In: Ipotesi. Juiz de Fora, 2002, p.

·         GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p.9-12.

·         BLANCHOT, Maurice. Recurso ao diário. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987,p. 19-20.

 

 

 

          Setembro

 

 

06/09 -  A tradução reinventada : São Jerônimo e a tarefa do tradutor

 

 

Textos de referência:

 

·         BRESSANE, Julio. Fotograma: grão de luz no deserto. Cinemancia. Rio de Janeiro: Imago, 2000, p.7-22.

·         CAMPOS, Haroldo de. “Transluciferação mefistofáustica”. In: Deus e o diabo no Fausto de Goethe. São Paulo: Perspectiva, 1981.

·         GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p.9-12.

·         LARBAUD, Valéry. Sob a invocação de São Jerônimo. Trad. Joana Angélica. São Paulo: Mandarim, 2001.

·         MACIEL, Maria Esther. São Jerônimo em tradução: Bressane, Greenaway e Haroldo de Campos. Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p. 53-59.

 

Material iconográfico:

 

Representações de São Jerônimo em  De la Tour, Antonello da Messina, Durer e Caravaggio.

 

________________________________________________________________________

 

 

13/09 Imagem, corpo, escrita

 

Textos de referência:

 

·         BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. Paris, Seuil, 1973.

·         EISENSTEIN, Sierguéi. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo de. Ideograma. São Paulo: Cultrix, 1986, p. 163-185.

·         GREENAWAY, Peter. The Pillow Book .Paris: Éditions Dis Voir, November 1996. (roteiro – fragmentos)

·         MOURÃO, Dora. Um cinema com tela muito grande e a interatividade de um CD-Rom – entrevista com Peter Greenaway. In: Cinemais - Revista de cinema e outras questões audiovisuais. Rio de Janeiro, n. 13, set./out. 1998, p.61-72.

·         PERLONGHER, Néstor. A paisagem dos corpos. In: BAPTISTA, Josely V. Corpografia. São Paulo: Iluminuras, 1992, p. 87-89.

·         SCARPETTA, Guy. The pillow book: la volupté des signes. In: Positif. Paris, n.431, jan.1997, p. 76-88.

·         GRUZINSKI, Serge. As mestiçagens da imagem (parte: O macaco e a centaura). Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 111-131.

·         SARDUY, Severo. A aventura (textual) de um colecionador de peles (humanas). Escrito sobre um corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 51-54.

 

Material iconográfico

 

·         The secret books – http://thesecretbooks.com

·         Reproduções de Georges de la Tour.

 

____________________________________________________________________________

 

20/9 – Apresentação de trabalhos

28/9 – Apresentação de trabalhos / encerramento do curso

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

 

 

ANDREW, Dudley. Concepts in film theory: Oxford University Press, 1984.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARKER, Adam. A tale of two magicians. Sight and Sound, n. 48, 1991, pp. 27-30.

BARTHES, Roland. Fragments d’un discours amoureux. Paris: Seuil, 1977.

BARTHES, Roland. Leçon. Paris: Seuil, 1978.

BARTHES, Roland. S/Z. Trad. Maria Santa Cruz. Lisboa: Edições 70.

BARTHES, Roland.O óbvio e o obtuso. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. Rua de mão única – obras escolhidas II.  Trad. Rubens R.Torres Filho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Maria Virgínia Louro. Lisboa: Relógio d´Água, 1984.

CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, s.d.

CARTMELL, Debora. The Shakespeare on screen industry. In: WHELEHAN, I. and CARTMELL, D. (eds.) Adaptations: from text to screen, screen to text. London: Routledge, 1999.

CAMPOS, Haroldo de. Pedra e luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

CALVINO, Ítalo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

CAUX, Daniel et alli. Peter Greenaway. Paris: Disvoir, 1987.

COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

DA VINCI, Leonardo. Escritos sobre arte e pintura. Trad. Eduardo Carreira. Brasília: UNB, 2000.

DARWIN, Charles. A origem das espécies. Trad. Eduardo Fonseca. São Paulo: Hemus, s/d.

DEBORD, Guy. The society of the spectacle. Trans.Donald Nicholson, New York: Zone

DELEUZE, Gilles. A dobra; Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 1991.

DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

DELEUZE, G. A lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1982, p. 61-68.

DERRIDA, Jacques. Archive Fever. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

DUBOIS, Claude-Gilbert. O imaginário da renascença. Brasília: UNB, 1995.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

ELLIOT, B. and PURDY, A. Peter Greenaway: architecture and allegory. Chichester: Academy Editions, 1997.

ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London: Reaktion Books, 1997.

EWING, William A. The Body. London: Thames and Hudson, 1998.

FEATHERSTONE, Mike. Archiving cultures. In: British Journal of Sociology. London School of Economic, v. 51, 2000.

FEATHERSTONE, Mike (ed). Global culture. London: Sage, 1996.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura. Trad. Carlos E.M.de Moura. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d.

FOSTER, Hal (ed.). Vision and visuality; discussions in contemporary culture. N.Y: New Press. 1999.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I. Trad. Ma. Tereza Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FRIEDMAN, Lester (ed.). 1993. British Cinema and Thatcherism: Fires Were Started. London: UCL Press.

GOMES, Orlando. Contratos. Rio de Janeiro: Forense, 1983.

GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

GOROSTIZA, Jorge. Peter Greenaway. Madrid: Cátedra, 1995.

GREENAWAY, Peter. 100 allegories to represent the world. London: Merrel

Holberton, 1998.

GREENAWAY, Peter. 100 objetos para representar o mundo (catálogo). Rio de Janeiro/São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil/SESC, 1998.

GREENAWAY, Peter. Interviews. University Press of Mississippi, 2000.

GREENAWAY, Peter. Papers: Papiers.  Bilingual edition.Paris: Éditions Dis Voir, 1990

GREENAWAY, Peter. The Baby of Mâcon . Paris: Éditions Dis Voir, 1994.
GREENAWAY, Peter. The Falls. Paris: Éditions Dis Voir, 1993

GREENAWAY, Peter. The Stairs/ Munich: Projection. London: Merrel Holberton, 1995.

GREENAWAY, Peter. The Stairs/Geneva: The Location. London: Merrel Holberton, 1995.

GREENAWAY, Peter. Watching Water. Venice: Commue of Venice council of Culture, 1993.

GREENAWAY, Peter. Eight and a half women. Paris: Éditions Dis Voir, 1999.

GREENAWAY,Peter and Leon STEINMETZ. The World of Peter Greenaway. Boston: Charles Tuttle, 1995.

GUATTARI,  Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

GUIMARÃES, César Geraldo. Algumas aproximações entre cinema e literatura. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

GULLAR, Ferreira. Toda poesia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

HACKER, Jonathan and PRICE, David. Peter Greenaway. Take ten: contemporary british film directors. Oxford: Clarendon Press, 1991, p.189-227.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1980.

HUTCHEON, Linda. A poetics of postmodernism. London: Routledge, 1996.

HUYCHEON, Linda. The politics of postmodernism. London: Routledge, 1999.

HUYSSEN, Andreas. After the great divide: modernism, mass culture, postmodernism.  Bloomington: Indiana University Press, 1986.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or, The cultural logic of late capitalism. Durham, N.C.: Duke University Press, 1991.

JENNY, Laurent. A estratégia da forma. Trad. Clara Rocha. Lisboa: Almedina, 1982.

LANDOW, George P. (org.) Hyper/text/theory. Baltimore: John Hopkins University Press, 1994.

LYOTARD, J.F. Economía libidinal. México: FCE, 1990.

MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo: Edusp, 1993.

MC FARLANE, Brian. Novel to film; an introduction to the theory of adaptation. Oxford: Clarendon Press, 1996.

MACIEL, Maria Esther. Poéticas do artifício: Borges, Pessoa e Kierkegaard. Vôo transverso: poesia, modernidade e fim do século XX. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.

MELIA, Paul & WOODS, Alan. Peter Greenaway – artworks 63-98. Manchester: Manchester University Press, 1998.

MELO E CASTRO, E.M. O fim visual do século XX. São Paulo: Edusp, 1993.

METZ, Christian. A significação do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977.

METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.

Moraes, Vinícius de. O Cinema de Meus Olhos. São Paulo: Companhia das Letras.

O’PRAY, Michael (ed.). The british avant-garde film (1926 to 1995). Luton: University of Luton Press, 1996.

ORR, John. Contemporary cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1998.

PARK, James. 1984. Learning to Dream: The New British Cinema. London: Faber and Faber.

PASCOE, David. Peter Greenaway: museums and moving images. London: Reaktion, 1997.

PAZ, Octavio. El signo y el garabato. México: Joaquín Mortiz, 1994.

PAZ, Octavio. Leitura e contemplação. Convergências. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: FAPESP/SENAC, 1996.

PEUCKER, Brigitte. 1995. ‘Incorporation in Greenaway.’ In Incorporating Images: Film and the Rival Arts. Princeton, NJ: Princeton UP, pp. 156-66.

PIGNATARI, Décio. Vanguarda e expectativa. In: 30 anos da Semana Nacional da Poesia de Vanguarda. Belo Horizonte: Secret. Municipal de Cultura, 1993.

PLATÃO. Fédon. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p.57-126.

REES, A.L. A history of experimental film.London: BFI, 1999.

ROSSET, Clément. A anti-natureza. Trad. Getulio Puell. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1973.

ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. Trad. José Thomaz Brum. São Paulo: Rocco, 1989.

SARDUY, Severo. Ensaios generales sobre el barroco. México: Fondo de Cultura Econômica,1987.

STEPHENSON, Ralph and PHILIPS, Guy. The cinema as art. London: Penguin, 1989.

STILES, Kristine and SELZ, Peter. Theories and documents of contemporary art. Berkeley: University of California Press, 1996.

SÜSSEKIND, Flora. Borges e a série. A voz e a série. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG, 1998, p. 119-163.

TAUNAY, Afonso de Escrangnolle. Zoologia fantástica do Brasil. São Paulo: Edusp, 2000.

WAUGH, Patricia. Metafiction. London: Routlege, 1984.

WOODS, Allan. Being Naked - Playing Dead: The Art of Peter Greenaway. Manchester: Manchester UP, 1996.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal,1983

 

 

TRAJETÓRIA :: 

 CURRICULUM VITAE :: 

LIVROS :: 

POEMAS :: 

ENSAIOS :: 

ENTREVISTAS :: 

LISTA DE PUBLICAÇÕES :: 

CRÉDITOS :: 

LINKS ::

HOME ::