[@] Maria Esther Maciel Home Page |
|
|
||||
Faculdade de Letras da UFMG Pós-Graduação em Estudos Literários - Mestrado e
Doutorado Disciplina: Literatura e Outras Artes: Literatura e
Tradução no cinema de Peter Greenaway Profa. Maria Ester Maciel Borges 1o. semestre de 2002 Título do Curso: Literatura e Tradução no cinema de
Peter Greenaway I. Ementa O cineasta britânico Peter Greenaway escreve
praticamente todos os roteiros de seus filmes, os quais quase sempre escapam
aos modelos previsíveis de roteiro para adquirir feições narrativas e
poéticas. Seus ensaios críticos contêm, muitas vezes, traços ficcionais.
Citações, metáforas referências explícitas e implícitas extraídas das mais
variadas fontes literárias aparecem em quase todos os seus filmes. Além
disso, filmes como The Falls (no
qual ele recria vários dos embustes autorais e artifícios ficcionais de Jorge
Luis Borges), Prospero´s Books (uma
recriação barroca e experimental de A
Tempestade, de Shakespeare), TV
Dante (uma delirante releitura contemporânea do Inferno, de Dante) e The
Pillow Book (que tem como ponto de partida um diário com o mesmo título
de uma escritora japonesa do sec. X), mantêm uma relação direta com o texto
literário, através de adaptações não-convencionais, transcriações, citações e
experimentações diversas. Nesses trabalhos de “tradução
criativa”, Greenaway busca na literatura não necessariamente o que esta
oferece em termos de trama, de enunciado, mas sobretudo os seus aspectos
visuais, sonoros e metafóricos, explorando sinestesicamente a corporalidade
visual, tátil e sonora das palavras, além da potencialidade que este tem de
deflagrar sentidos múltiplos e imprevisíveis. O curso tem como objetivo
abordar essas relações do cineasta com a literatura, a partir do estudo de
seus filmes, roteiros, textos ficcionais e ensaísticos, relacionando-os a
obras de escritores como Borges, Calvino, Shakespeare, Dante e Sei Shonagon. II. CRONOGRAMA Junho 07/6 - Apresentação do curso / Introdução a Peter Greenaway Textos de referência:
-
Exibição dos Curtas: Intervals (1969) , H is for House (1973) e Windows (1975). ________________________________________________________________________ 14/06- A lógica taxonômica de Peter
Greenaway Textos de referência: ·
BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia. In:
Novos ensaios críticos. São Paulo:
Cultrix, 1974. ·
ECO, Umberto. A enciclopédia como labirinto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz Borges. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 336-341 ·
ECO, Umberto. O ornitorrinco entre o dicionário e a enciclopédia. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana
Thereza Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997, p. 191-205. ·
FOUCAULT, Michel. Classificar. As
palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes,
1987, p. 139-178. ·
GREENAWAY, Peter. Some organising principles. (fragmentos) Swansea: Art
Gallery, 1993. _____________________________________________________________________________ 21/06 – Evento “O CINEMA ENCICLOPÉDICO
DE PETER GREENAWAY” (conferir programa) _____________________________________________________________________________ Julho 28/06 e 05/07 – Peter Greenaway, Borges e Calvino
– a arte/literatura como
enciclopédia Textos de referência: ·
BORGES, J.L. El idioma analítico de John Wilkins. Ficcionario. México: FCE, 1998, p.183-186. ·
BORGES,
J.L. La biblioteca de babel. Obras completas. Buenos Aires: Emecé,
1974, p.465-480. ·
LAWRENCE, Amy.
Introduction: Encyclopedia Britannica. The
films of Peter Greenaway. Cambridge: Cambridge
University Press, 1997, p. 1-19.
Outros
autores para contraponto: ·
PEREC, Georges. A vida – modo de usar (fragm.). São Paulo:
Companhia das Letras, 1991, p. 189-193, 296-301, 557-567, ·
PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar – romance-enciclopédica
em 100.000 palavras. (fragmento) São Paulo:
Marco Zero, 1989, p.10-29. ·
LEM, Stanislaw. A
perfect vacuum.(fragmento) Evanston: Northwestern University
Press, 1999, p. 3-8, 28-40. Filmes:
The Falls (1980, fragmento) e M is
for man, music and Mozart (1991). _________________________________________________________________________ 12/07- Cartografias fantásticas Exibição
do curta A walk
through H (
1978, fragmento) Discussão Textos de referência: ·
BORGES, J.L. Argumentum ornithologicum / Del rigor de la ciencia. Obras completas. Buenos
Aires: Emecé,1974, pP.787/ 847. ·
BORGES, J.L. Atlas. Buenos Aires: Sudamericana, 1984. ·
TIBERGHIEN, Gilles. Maps
and inscriptions. Land art. Paris: Carré, 1999, p. 163-195. ·
GREENAWAY, P. A Map to
Paradise. (texto inédito) ·
GREENAWAY, P. A walk
through H (script). (inédito) Material
iconográfico: Mapas de Greenaway, da série A walk through H. ___________________________________________________________________________ 19/07 - Imagens do Inferno ·
Seminário sobre A Divina Comédia, de Dante Alighieri:
“Introdução ao Inferno”. ·
Exibição do filme TV Dante – The Inferno (Cantos I-V) (1984) ___________________________________________________________________________
Agosto 02/08 – Greenaway, tradutor de Dante Textos de referência: ·
ALIGHIERI, Dante. O Inferno. A divina comédia. Trad. Cristiano Martins.
São Paulo/Belo Horizonte: USP/Itatiaia, 1979, v.I. ·
BORGES, J.L. Nueve ensayos dantescos. Obras completas. Obras completas – 1975-1985. Buenos Aires: Emecé,
vol.2,1989. ·
BLOOM, Harold. A estranheza de Dante: Ulisses e Beatriz. O cânone
ocidental. SãO Paulo: Objetiva, 1995. ·
ELIOT, T.S. Dante. Ensaios. São Paulo: Arte Editora, 1989, p.
63-112. ·
GREENAWAY, Peter.
Possible excitements. In: Being naked
playing dead. Manchester: Manchester University Press, 1996, p.207- 259. ·
VIRGÍLIO. Livro sexto. Eneida. Trad. Tassilo Spalding. São
Paulo: Abril, 1983, p. 117-139. ______________________________________________________________________________ 09/08
– Prospero´s books, 1991 – exibição do
filme Debate sobre o filme _______________________________________________________________________ 16/8 – Prospero à luz de Borges : o mundo como uma
biblioteca Textos
de referência: ·
BORGES, J.L. Everything and nothing / La biblioteca de Babel / Tlön,
Uqbar, Orbis Tertius / Del culto de los libros Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974, pp. 803-804 / 465- 480 / 431-443 /
713-716. ·
BORGES, J.L. El libro
de arena. Obras completas
– 1975-1985. Buenos Aires: Emecé, vol.2, 1989, p.68-71. ·
FOUCAULT, M. A prosa do mundo. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins
Fontes, 1987, p.33-60. ·
GREENAWAY,
Peter. Prospero's Books: a Film of
Shakespeare's The Tempest . London: Chatto and Windus, 1991, P.6-66.
(roteiro - fragmento) ·
SHAKESPEARE,
William. A Tempestade (ed. Bilingüe).
Trad. Geraldo Carneiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1991. ·
BARTHES, Roland. A morte do autor. O rumor da
língua. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 65-70. ____________________________________________________________________________ 23/08
- Maneirismo, magia, tecnologias Textos de referência: ·
MACHADO, Arlindo. Fim do livro? Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997, 172-187. ·
LANIER, Douglas.
Drowning the book: Prospero’s books and the textual Shakespeare. In: Shakespeare, theory and perfomance.
London: Routledge, 1996, p. 187-209. ·
MACIEL, Kátia. A última imagem. In: PARENTE, A. Imagem-máquina: a era das tecnologias do
virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ·
HOCKE, Gustav. O mundo como labirinto. Maneirismo:
o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 161-227. ·
GRUZINSKI, Serge. As mestiçagens da imagem
(parte: A invasão dos grotescos ou a imagem em movimento). Pensamento
mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p. 158-183. ·
SARDUY, Severo. Por uma ética do desperdício. Escrito
sobre um corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 57-79. ·
‘GODWIN, Joscelyn. Noah´s ark. Athanasius
kircher – a renaissance man and quest for lost knowledge. London:
Thames and Hudson, 1979, p.25-33. Material iconográfico
·
Lâminas de Athanasius Kircher ____________________________________________________________________________ 30/08– O livro de cabeceira (The pillow
book, 1995) – exibição do filme / Apresentação do livro The
Pillow Book of Sei Shonagon Textos de referência: ·
PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa. Las peras del olmo. México: Seix
Barral, 1992, p. 107-135. ·
SHONAGON, Sei. The pillow book.
(fragmentos) London: Penguin, 1967. ·
MACIEL, Maria Esther. O texto à flor da
tela. In: Ipotesi. Juiz de Fora, 2002, p. ·
GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto
ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo
Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p.9-12. ·
BLANCHOT, Maurice. Recurso ao diário. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco,
1987,p. 19-20.
Setembro 06/09 -
A tradução reinventada : São Jerônimo e a tarefa do tradutor Textos de referência: ·
BRESSANE,
Julio. Fotograma: grão de luz no deserto. Cinemancia. Rio de Janeiro: Imago, 2000, p.7-22. ·
CAMPOS, Haroldo de.
“Transluciferação mefistofáustica”. In: Deus e o diabo no
Fausto de Goethe. São Paulo: Perspectiva, 1981. ·
GREENAWAY,
P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de
Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n.
8, 2001, p.9-12. ·
LARBAUD, Valéry. Sob a
invocação de São Jerônimo. Trad. Joana Angélica. São Paulo: Mandarim,
2001. ·
MACIEL, Maria Esther. São Jerônimo em tradução: Bressane, Greenaway e
Haroldo de Campos. Aletria – Revista de Estudos de
Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p. 53-59. Material
iconográfico: Representações de São
Jerônimo em De la Tour, Antonello da Messina,
Durer e Caravaggio. ________________________________________________________________________ 13/09 – Imagem, corpo,
escrita Textos de
referência: ·
BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. Paris, Seuil, 1973. ·
EISENSTEIN, Sierguéi. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo de. Ideograma. São Paulo:
Cultrix, 1986, p. 163-185. ·
GREENAWAY, Peter. The Pillow Book .Paris: Éditions Dis Voir, November 1996. (roteiro – fragmentos) ·
MOURÃO, Dora. Um cinema com tela muito grande e a interatividade de um
CD-Rom – entrevista com Peter Greenaway. In: Cinemais - Revista de cinema e outras questões audiovisuais. Rio
de Janeiro, n. 13, set./out. 1998, p.61-72. ·
PERLONGHER, Néstor. A paisagem dos corpos. In: BAPTISTA, Josely V. Corpografia. São Paulo: Iluminuras,
1992, p. 87-89. ·
SCARPETTA, Guy. The
pillow book: la volupté des signes. In: Positif.
Paris, n.431, jan.1997, p. 76-88. ·
GRUZINSKI, Serge.
As mestiçagens da imagem (parte: O macaco e a centaura). Pensamento
mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 111-131. ·
SARDUY, Severo. A
aventura (textual) de um colecionador de peles (humanas). Escrito sobre um
corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 51-54. Material
iconográfico ·
The secret books – http://thesecretbooks.com ·
Reproduções de Georges de la Tour. ____________________________________________________________________________ 20/9 – Apresentação de trabalhos 28/9 – Apresentação de trabalhos
/ encerramento do curso BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR ANDREW, Dudley. Concepts
in film theory: Oxford University Press, 1984. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo:
Martins Fontes, 1993. BARKER, Adam. A tale
of two magicians. Sight and Sound,
n. 48, 1991, pp. 27-30. BARTHES, Roland. Fragments
d’un discours amoureux. Paris: Seuil, 1977. BARTHES, Roland. Leçon. Paris: Seuil, 1978. BARTHES, Roland. S/Z. Trad. Maria Santa Cruz. Lisboa:
Edições 70. BARTHES, Roland.O óbvio e o obtuso. Trad. Léa Novaes.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. O
rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988 BENJAMIN, Walter.
Desempacotando minha biblioteca. Rua de
mão única – obras escolhidas II. Trad. Rubens R.Torres Filho. São Paulo: Brasiliense,
1987. BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad.
Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984. BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Maria Virgínia
Louro. Lisboa: Relógio d´Água, 1984. CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições
70, s.d. CARTMELL, Debora. The
Shakespeare on screen industry. In: WHELEHAN, I. and CARTMELL, D. (eds.)
Adaptations: from text to screen, screen to text. London: Routledge, 1999. CAMPOS, Haroldo de.
Pedra e luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago, 1998. CALVINO, Ítalo. Se
um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. CAUX, Daniel et alli. Peter
Greenaway. Paris: Disvoir,
1987. COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo:
Perspectiva, 1991. DA VINCI, Leonardo.
Escritos sobre arte e pintura.
Trad. Eduardo Carreira. Brasília: UNB, 2000. DARWIN, Charles. A origem das espécies. Trad. Eduardo
Fonseca. São Paulo: Hemus, s/d. DEBORD, Guy. The society of the
spectacle. Trans.Donald Nicholson, New York: Zone DELEUZE, Gilles. A dobra; Leibniz e o barroco.
Campinas: Papirus, 1991. DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo. Trad.
Eloísa de Araújo. São Paulo: Brasiliense, 1990. DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34,
1992. DELEUZE, G. A
lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1982, p. 61-68. DERRIDA, Jacques. Archive Fever. Chicago:
University of Chicago Press, 1996. DUBOIS,
Claude-Gilbert. O imaginário da
renascença. Brasília: UNB, 1995. ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção.
Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999. EISENSTEIN, Sergei.
A forma do filme. Trad.
Teresa Ottoni. Rio de Janeiro:
Zahar, 1990. EISENSTEIN, Sergei.
O sentido do filme. Trad.
Teresa Ottoni. Rio de Janeiro:
Zahar, 1990. ELLIOT, B. and PURDY, A. Peter Greenaway: architecture and allegory.
Chichester: Academy Editions, 1997. ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London: Reaktion Books, 1997. EWING, William A. The Body.
London: Thames and Hudson, 1998. FEATHERSTONE, Mike. Archiving cultures. In: British Journal of
Sociology. London School of Economic, v. 51, 2000. FEATHERSTONE, Mike (ed). Global culture. London: Sage, 1996. FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura. Trad. Carlos E.M.de Moura. São Paulo: Studio Nobel,
1997. FERREIRA, Aurélio
Buarque de Holanda. Novo dicionário da
língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d. FOSTER, Hal (ed.). Vision and visuality; discussions in
contemporary culture. N.Y: New Press.
1999. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I. Trad. Ma.
Tereza Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984. FRIEDMAN, Lester (ed.). 1993. British
Cinema and Thatcherism: Fires Were Started. London: UCL Press. GOMES, Orlando. Contratos. Rio de Janeiro: Forense,
1983. GOODY, Jack. The domestication of
the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GOROSTIZA, Jorge. Peter Greenaway. Madrid: Cátedra, 1995. GREENAWAY, Peter. 100 allegories
to represent the world. London: Merrel Holberton, 1998. GREENAWAY, Peter. 100 objetos para representar o mundo (catálogo). Rio de Janeiro/São Paulo: Centro
Cultural do Banco do Brasil/SESC, 1998. GREENAWAY, Peter. Interviews. University Press of Mississippi,
2000. GREENAWAY, Peter. Papers:
Papiers. Bilingual edition.Paris:
Éditions Dis Voir, 1990 GREENAWAY, Peter. The Baby of
Mâcon . Paris: Éditions Dis Voir, 1994. GREENAWAY, Peter. The Stairs/
Munich: Projection. London: Merrel Holberton, 1995. GREENAWAY, Peter. The Stairs/Geneva:
The Location. London: Merrel Holberton, 1995. GREENAWAY, Peter. Watching Water.
Venice: Commue of Venice council of Culture, 1993. GREENAWAY, Peter. Eight and a
half women. Paris: Éditions Dis Voir, 1999. GREENAWAY,Peter and Leon STEINMETZ.
The World of Peter Greenaway. Boston:
Charles Tuttle, 1995. GUATTARI, Félix. Caosmose.
Um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992. GUIMARÃES, César
Geraldo. Algumas aproximações entre cinema e literatura. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte:
UFMG, 1997. GULLAR, Ferreira. Toda
poesia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. HACKER, Jonathan and PRICE, David. Peter Greenaway. Take ten:
contemporary british film directors. Oxford:
Clarendon Press, 1991, p.189-227. HUIZINGA, Johan. Homo
ludens. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1980. HUTCHEON, Linda. A
poetics of postmodernism. London: Routledge, 1996. HUYCHEON, Linda. The politics of
postmodernism. London: Routledge, 1999. HUYSSEN, Andreas. After the great
divide: modernism, mass culture,
postmodernism. Bloomington: Indiana University Press, 1986. JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. José
Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985. JAMESON, Fredric. Postmodernism,
or, The cultural logic of late capitalism. Durham, N.C.: Duke University Press, 1991. JENNY, Laurent. A
estratégia da forma. Trad. Clara Rocha. Lisboa: Almedina, 1982. LANDOW, George P.
(org.) Hyper/text/theory.
Baltimore: John Hopkins University Press, 1994. LYOTARD, J.F. Economía libidinal.
México: FCE, 1990. MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo:
Edusp, 1993. MC FARLANE, Brian. Novel
to film; an introduction to the theory of adaptation. Oxford: Clarendon Press, 1996. MACIEL, Maria Esther.
Poéticas do artifício: Borges, Pessoa e Kierkegaard. Vôo transverso:
poesia, modernidade e fim do século XX. Rio de Janeiro: Sette Letras,
1999. MELIA, Paul & WOODS, Alan. Peter
Greenaway – artworks 63-98. Manchester:
Manchester University Press, 1998. MELO E CASTRO, E.M.
O fim visual do século XX. São
Paulo: Edusp, 1993. METZ, Christian. A
significação do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977. METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva,
1980. Moraes, Vinícius
de. O Cinema de Meus Olhos. São Paulo: Companhia das Letras. O’PRAY, Michael (ed.). The
british avant-garde film (1926 to 1995). Luton: University of Luton
Press, 1996. ORR, John. Contemporary cinema.
Edinburgh: Edinburgh University Press, 1998. PARK, James. 1984. Learning to
Dream: The New British Cinema. London: Faber and Faber. PASCOE, David. Peter Greenaway: museums and moving images. London: Reaktion, 1997. PAZ, Octavio. El signo y el garabato. México: Joaquín Mortiz,
1994. PAZ, Octavio.
Leitura e contemplação. Convergências. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. PEIXOTO, Nelson
Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: FAPESP/SENAC, 1996. PEUCKER, Brigitte. 1995.
‘Incorporation in Greenaway.’ In Incorporating Images: Film and the Rival Arts. Princeton, NJ: Princeton UP, pp. 156-66. PIGNATARI, Décio.
Vanguarda e expectativa. In: 30 anos da Semana Nacional da Poesia de
Vanguarda. Belo Horizonte: Secret. Municipal de Cultura, 1993. PLATÃO. Fédon.
Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p.57-126. REES, A.L. A history of
experimental film.London: BFI, 1999. ROSSET, Clément. A anti-natureza. Trad. Getulio Puell.
Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1973. ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. Trad. José
Thomaz Brum. São Paulo: Rocco, 1989. SARDUY, Severo. Ensaios generales
sobre el barroco. México: Fondo de Cultura Econômica,1987. STEPHENSON, Ralph and PHILIPS, Guy. The cinema as art. London:
Penguin, 1989. STILES, Kristine and SELZ, Peter. Theories
and documents of contemporary art. Berkeley: University of California
Press, 1996. SÜSSEKIND, Flora. Borges e a série. A voz e a série. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG,
1998, p. 119-163. TAUNAY, Afonso de Escrangnolle. Zoologia
fantástica do Brasil. São
Paulo: Edusp, 2000. WAUGH, Patricia. Metafiction. London:
Routlege, 1984. WOODS, Allan. Being Naked - Playing Dead: The Art of Peter Greenaway.
Manchester: Manchester UP,
1996. XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro:
Graal,1983 |
|
TRAJETÓRIA :: LIVROS :: POEMAS :: ENSAIOS :: ENTREVISTAS :: CRÉDITOS :: LINKS :: HOME ::
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
||||
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|||