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Faculdade de Letras da UFMG

Pós-Graduação em Estudos Literários –  Doutorado

Disciplina: Seminários sobre Literatura Brasileira e outras literaturas: escritas híbridas na literatura contemporânea

Profa. Maria Ester Maciel de Oliveira Borges

1o. semestre de 2006

 

 

Título do Curso: Escritas híbridas na literatura contemporânea

 

 

 

I. Ementa

 

 

Não são poucos os escritores contemporâneos que têm experimentado formas textuais híbridas, a partir da mesclagem de poesia, narrativa, ensaio, aforismo e roteiro cinematográfico. Modalidades textuais alternativas, como verbetes de enciclopédia,  listas, recenseamentos, receitas culinárias e bulas de remédio também têm sido incorporadas criativamente por muitos autores, numa nítida abertura de fronteiras textuais. O curso tem como proposta investigar essas escritas híbridas, evidenciando que, mais que nunca, essas misturas perdem o que Serge Gruzinski chamou de  “aspecto de uma desordem passageira” para se  tornarem uma “dinâmica fundamental” da cultura contemporânea. Serão analisados textos de Georges Perec, J.M.Coetzee, Anne Carson, Enrique Vila-Matas, Milorad Pávitch, Octavio Paz, Ana Cristina César, Haroldo de Campos, Luiz Ruffato e Wilson Bueno, dentre outros escritores brasileiros da atualidade.

 

 

 

II. PROGRAMA

 

 

·         A questão dos gêneros literários: limites e desvios da classificação

·         Cruzamentos/ hibridismo/atopia na literatura e cultura contemporâneas

·         Mesclagens poéticas: o poema em prosa, a prosa-poética e afins

·         Narrativa, ensaio e outros entrecruzamentos textuais.

·         Das misturas radicais ao “grau-zero” do gênero

 

 

 

 

III. CRONOGRAMA

 

 

 

        Março:  3 dias letivos (16, 23, 30) – 16h/a

 

  • Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia.
  • Pensar/classificar: os gêneros literários
  • Da constituição dos gêneros à diluição das fronteiras textuais – palestra do Prof. Donaldo Schüler
  • Cruzamentos, hibridismo e atopia na literatura e cultura contemporâneas

 

 

Textos crítico-teóricos de referência:

 

PEREC, Georges. Pensar/clasificar. Trad. (capítulos selecionados)

GRUZINSKI, Serge. Misturas e mestiçagens. Pensamento mestiço, p. 39-62.

CAMPOS, Haroldo de. Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana, p. 9-50.

MACIEL, Maria Esther. The unclassiafiable. In Problematizing Global Knowledge, p. 27-30.

COHEN, Ralph. Do exist the postmodern genres? In: PERLOFF, Marjorie Postmodern Genres.

OLEZA, Joan. Final de siglo, final de género? In: La página, p. 39-44.

 

Textos complementares:

 

DERRIDA, Jacques ( 1980). "The Law of Genre". In: Critical Inquiry.

COMPAGNON, Antoine. O leitor. O demônio da teoria, p. 139-164.

GUATTARI, Félix. Caosmose.

 

 

 

         Abril:  3 dias letivos (6, 20 e 27) – 8 h/a

 

  1. Mesclagens de gênero na poesia moderna e contemporânea: o poema em prosa / a prosa poética

 

 

Textos crítico-teóricos de referência:

 

BAUDELAIRE, Charles. A Arsène Houssaye. Pequenos poemas em prosa.

MACIEL, Maria Esther. Poesia à margem do verso. A memória das coisas – ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004, p. 123-131.

PAZ, Octavio. Verso e prosa. Os signos em rotação, p.11-36.

VALÉRY, Paul. Poesia e pensamento abstrato. Variedades, p. 201-219.

ECO, U. O signo da poesia e o signo da prosa. Sobre os espelhos e outros ensaios, p. 232-249.

PESSOA, Fernando. Poesia e prosa. Obras em prosa, p. 273-274.

 

 

Leitura e análise de textos literários – Baudelaire, Rimbaud,  Ponge, Cabral, Ana Cristina César e alguns poetas brasileiros contemporâneos.

 

 

 

         Maio: 4 dias letivos ( 4, 11, 18 e 25) – 16 h/a

 

  1. Narrativa, ensaio e outros entrecruzamentos textuais

 

 

Obras literárias  de referência:

 

PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar- romance-enciclopédia em 100.000 palavras. (partes selecionadas)

COETZEE, J.M. A vida dos animais., p. 17-59.

RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos.

VILA-MATAS, Enrique. Bartleby e companhia.

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

PEREC, Georges. Pensar/classificar.

CALVINO, Ítalo. A multiplicidade. Seis propostas para o próximo milênio, p. 117-138.

BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance. Questões de literatura e de estética, p. 397-428.

ADORNO, T.W. O ensaio como forma, p. 167-187.

HUTCHEON, L. Decentering the postmodern: the ex-centric. A poetics of postmodernism, p. 57-73.

WAUGH, P. Fictionality and context: from role-playing to language games. Metafiction, p. 115-149.

 

 

         Junho: 4 dias letivos (1, 8, 22 e 29) – 16 h/a

 

 

  • Das misturas radicais ao grau zero do gênero
  • Palestra de Eneida Maria de Souza: “Barthes por Roland Barthes: autobiografia sem gênero ”

 

Obras literárias de referência:

 

JOYCE, James. Finnegans wake. Trad. Donaldo Schüler. (fragmentos)

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. (fragmentos)

CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. (fragmentos)

PAZ, Octavio. O mono gramático (fragmentos)

CARSON, Anne. The beauty of the husband – a fictional essay in 29 tangos. (fragmentos)

BUENO, Wilson. Mar Paraguayo (fragmentos)

 

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

AGAMBEN, Giorgio. Idea of Prose.

PERLOFF, Marjorie. Barthes, Ashbery, and the Zero Degree of Genre. Poetic license, p. 267-284.

PERLOFF, Marjorie. Concrete prose: Haroldo de Campos’ Galáxias and After. http://epc.buffalo.edu/authors/perloff/perloff_decampos.html , 2000.

BARRENTO, João. Palimpsestos do tempo. A palavra transversal. p. 69-78.

MACIEL, Maria Esther. Travessias de gênero na poesia contemporânea. Poesia Sempre, p.

 

 

Textos selecionados de alguns escritores brasileiros contemporâneos: Armando Freitas Filho, Luci Collin, Sérgio Medeiros, Claudio Daniel, Sebastião Nunes,  Wilson Bueno, Fabricio Carpinejar.

 

 

 

       Julho: 1 dia letivo (6) – 4 h/a

 

 

Considerações finais / encerramento do curso.

 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

 

ADORNO, T.W. O ensaio como forma. São Paulo Ática, 1986, p. 167-187.

AGAMBEN, Giorgio. Idea of Prose  State University of New York Press, 1995.

ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1985.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/UNESP, 1993.

BARBOSA, João Alexandre. Um cosmonauta do significante: navegar é preciso. As ilusões da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BARRENTO, João. A espiral vertiginosa – ensaios sobre a cultura contemporânea. Lisboa: Cotovia, 2001.

BARTHES, R.  Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés, 1977.

BAUDELAIRE, Charles. A Arsène Houssaye. Pequenos poemas em prosa. Trad. Aurélio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única – obras escolhidas II.  Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral, Rio de Ja­neiro: Rocco, 1987.

BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. SP: Cia. das Letras, 2000.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas (4 volumes). Rio de Janeiro: Globo, 1999.

BRUNETIÈRE, Ferdinand. L'Evolution des genres dans l'histoire de la littérature. Paris, 1890.

BUENO, Wilson. Jardim Zoológico. São Paulo: Iluminuras, 1999.

BUENO, Wilson. Manual de zoofilia. Ponta Grossa: UEPG, 1997.

BUENO, Wilson. Mar Paraguayo. Buenos Aires: Tsé-Tsé, 2005.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. Sao Paulo: Editora ex Libris, 1984.

CAMPOS, Haroldo. A ruptura dos gêneros na literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva, 1977.

CARSON, Anne. The beauty of the husband – a fictional essay in 29 tangos. New York: Vintage, 2001.

CÉSAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COETZEE, J.M. A vida dos animais. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Cia. Das Letras, 2002. (partes selecionadas)

COHEN, Ralph. Do exist the postmodern genres? In: PERLOFF, Marjorie Postmodern Genres. University of Oklahoma Press, 1989.

COLLIN, Luci. Inescritos. Curitiba: Travessa dos Editores, 2004.

COMPAGNON, Antoine.  O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1969.

CULLER, Jonathan. "Towards a Theory of Non-Genre Literature." In Surfiction. Ed. Raymond Federman. Chicago: Swallow, 1975, p. 255-62.

DANIEL, Claudio. Romanceiro de Dona Virgo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs; capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto, Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004. v. 1.

DERRIDA, Jacques. "The Law of Genre." In  ATTRIDGE, Derek. Acts of Literature. New York: Routledge, 1992, p. 221-52.

ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Trad. Eliana Aguiar. São Paulo: Record, 2003.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FREITAS FILHO, Armando.“A flor da pele”. Rio de Janeiro: s/e, set. 1978.

GRUZINSKI, Serge. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p. 158-183.

HUTCHEON, Linda. Irony’s edge; the theory and politics of irony. London: Routledge, 1995

In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html

Inimigo Rumor – Revista da poesia, n. 14. ( Sette Letras/Cosac & Naify, 2003)

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985.

JOVANOVIC, Aleksandar. O Dicionário Kazar: as múltiplas leitura de um texto ou a construção/desconstrução da obra literária. In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html

JOYCE, James. Finnegans wake. Trad. Donaldo Schüler. São Paulo: Ateliê, 2003.

LALLAS,Thanassis. N Interview with Milorad Pavic. Site: http://www.centerforbookculture.org/interviews/interview_pavic.html

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

MACIEL, Maria Esther. The unclassiafiable. In Problematizing Global Knowledge. In: Theory, Culture & Society, n. 23, vols.2-3, March-May 2006, pag. 27-30. .

MACIEL, Maria Esther. Travessias de gênero na poesia contemporânea. Poesia Sempre. Rio de Janeiro, Bibliteca Nacional, n. 23., março/abril 2006.

MEDEIROS, Sérgio. Mais ou menos do que dois. São Paulo: Iluminuras, 2001.

MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

NUNES, Sebastião. Decálogo da classe média. Belo Horizonte: Dubolso, 1998.

NUNES, Sebastião. Elogio da punheta. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

OLEZA, Joan. Final de siglo, final de género? In: La página – no. Monográfico: Pensamiento literario y fin de siglo, vol. 20, 1994, p. 39-44.

PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar- romance-enciclopédia em 100.000 palavras. Trad. Herbert Daniel. São Paulo: Marco Zero, 1989. Versões feminina e masculina.

PAZ, Octavio. O mono gramático. Trad. Lenora de Barros e José Simão. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

PAZ, Octavio. Verso e prosa. Os signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, pág.11-36.

PEREC, G. A coleção particular. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

PEREC, Georges. A vida modo de usar. Trad. Ivo Barroso. SP: Companhia das Letras, 1991.

PEREC, Georges. Espèces D’espaces. Paris: Galilée, 1997.

PEREC, Georges. Pensar/clasificar. Trad. Carlos Gardini. Barcelona: Gedisa, 1986.

PERLOFF, Marjorie. Concrete prose: Haroldo de Campos’ Galáxias and After. http://epc.buffalo.edu/authors/perloff/perloff_decampos.html , 2000.

PERLOFF, Marjorie. Poetic license. Evanston: Northwestern, 1990.

PESSOA, Fernando. Poesia e prosa. Obra em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1982, p. 273-274.

PINO, Claudia Amigo. A ficção da escrita. São Paulo: Ateliê, 2004.

PONGE, Francis. O partido das coisas. São Paulo: Iluminuras, 2001.

RIMBAUD, Arthur. Iluminuras. Trad. Rodrigo Garcia Lopes e Maurício Arruda Mendonça. São Paulo: Iluminuras, 1994.

RITVO, Harriet. The platypus and the mermaid; and other figments of classifying imagination. Massachussets: Harvard University Press, 1997.

ROSSET, Clément. A anti-natureza. Trad. Getulio Puell. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1973.

RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.

Todorov, Tzvetan. "Les genres littéraires." In Todorov, Introduction à la littérature fantastique.  Paris: Seuil, 1976, p. 7-27.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

VALÉRY, Paul. Poesia e pensamento abstrato. Trad. Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991, p.201-218.

VILA-MATAS, Enrique. Bartleby e companhia. São Paulo: Cosacnaify, 2004.

WANDELLI, Raquel. Leituras do hiprtexto – viagem ao Dicionário Kazar (caps. 2, 3 e 4). Florianópolis: UFSC/Imprensa Oficial, 2003.

WAUGH, Patricia. Metafiction. London: Routledge, 1996.

 

 

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