[@] Maria Esther Maciel Home Page

 

 

 
 

Faculdade de Letras da UFMG

Pós-Graduação em Estudos Literários - Doutorado

Disciplina: Seminário de literatura e outras artes: o  enciclopedismo na literatura e nas artes contemporâneas

Profa. Maria Ester Maciel Borges

2o. semestre de 2007

 

 

 

Título do Curso: O enciclopedismo na literatura e nas artes contemporâneas

 

 

 

I. Ementa

 

 

O curso tem como proposta investigar, a partir de uma perspectiva comparativista e transdisciplinar, obras de alguns artistas e escritores contemporâneos que se dedicaram ao exercício enciclopédico, ou seja, buscaram compor espécies de ”inventários” do mundo e do conhecimento, por vias poéticas e ficcionais. Para tanto, serão discutidos conceitos possíveis de enciclopédia, a história da tradição enciclopedista no Ocidente, a pertinência do modelo enciclopédico no contexto cultural do presente e sua consonância com as demandas de pluralidade e heterogeneidade do mundo globalizado. Autores a serem abordados: Jorge Luis Borges, Arthur Bispo do Rosário, Georges Perec e Peter Greenaway, com incursões também em Plínio o Velho, Sta. Hildegarda de Bingen, Dante Alighieri, Italo Calvino e Milorad Pávitch.

 

 

 

II. PROGRAMA

 

 

1.      O enciclopedismo contemporâneo na literatura e nas artes: um panorama

2.      O exercício enciclopédico: conceitos de enciclopédia e história da tradição enciclopedista no Ocidente.

3.      Inventários do mundo: Arthur Bispo do Rosário à luz de Kircher, Aldrovandi, Giulio Camillo e D’Alembert

4.      O jogo enciclopédico em Jorge Luis Borges: ironia e artifício

5.      O cinema enciclopédico de Peter Greenaway: A TV Dante e As maletas de Tulse Luper

6.      Do inventário à invenção: Georges Perec e Milorad Pávitch

 

 

 

 

III. CRONOGRAMA

 

 

         Agosto – 14, 21, 28

 

 

·         Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia/ Introdução ao tema do curso

  • Incursões histórico-teóricas: conceitos de enciclopédia, o enciclopedismo ao longo dos tempos
  • A prática enciclopédica na literatura e nas artes contemporâneas

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

POMBO, Olga. O projeto enciclopedista. Enciclopédia e hipertexto, pp.180-251.

FEATHERSTONE, Mike and VENN, Couze. Problematizing global knowledge and the New Encyclopaedia Project. In: Theory, culture & society – special issue, pp.1-20.

ECO, Umberto. O antiporfírio. Sobre os espelhos e outros ensaios, pp.316-341.

ECO, Umberto. O ornitorrinco entre o dicionário e a enciclopédia. Kant e o ornitorrinco, p. 191-205.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Introdução: rizoma. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia – vol.1, pp. 11-37.

 

 

 

         Setembro – 04, 11, 25

 

 

·         O enciclopedismo nos séculos XVI e XVII : Kircher, Aldrovandi, Giulio Camillo.

·         L’Encyclopédie – o projeto iluminista de Diderot e D’Alembert

·         O inventário do mundo de Arthur Bispo do Rosário

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

FOUCAULT. A prosa do mundo / Classificar. As palavras e as coisas, pp. 33-60 e 139-178.

BLOM, Philipp. O dragão e o carneiro tártaro. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e coleções, p.29-42.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. (excerto)

D’ALEMBERT. Discours Préliminaire de l'Encyclopédie. Site: http://art-bin.com/art/oalembert.html 

BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia, p.27-41.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: Bispo do Rosário, Borges e Peter Greenaway. A memória das coisas, p. 13-26.

MACIEL, Maria Esther. A enciclopédia de Arthur Bispo do Rosário. Revista Outra Travessia, pp..

 

Apresentação de slides com trabalhos de Arthur Bispo do Rosário

 

 

 

        Outubro – 02, 09, 16, 23, 30

 

 

  • Borges e as enciclopédias : ironia e artifício
  • Peter Greenaway, leitor de Dante
  • O cinema enciclopédico de Greenaway: Tulse Luper Suitcases

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

ECO, Umberto. John Wilkins. La búsqueda de la lengua perfecta, p. 201-219.

FOUCAULT, Michel. Prefácio. As palavras e as coisas, p.5-14..

LAWRENCE, Amy. Introduction: Encyclopedia Britannica. The films of Peter Greenaway, p. 1-19.

MACIEL, Maria Esther. Peter Greenaway’s encyclopaedism. Theory, Culture & Society, pp. 49-69.

FEATHERSTONE, Mike. Archiving cultures. In: British Journal of Sociology, pp. 161-183.

POMBO, Olga. O hipertexto como limite da idéia de enciclopédia. Enciclopédia e hipertexto, pp. 226-288.

 

Textos literários:

 

ALIGHIERI, Dante. O Inferno. A divina comédia.

BORGES. O idioma analítico de John Wilkins.

BORGES.Tlön, Uqbar, Orbis Tertius

BORGES. A biblioteca de Babel.

 

(Contos extraídos de: BORGES, J.L. Obras completas I)

 

Filmes: TV Dante – The Inferno (1989), de Peter Greenaway

             The Tulse Luper Suitcases – 1, de Peter Greenaway

 

 

        Novembro – 6, 13, 20

 

 

·         Do inventário à invenção: Georges Perec

·         Milorad Pávitch : o romance como enciclopédia

·         Palestra sobre Georges Perec – Profa. Dra. Sylvie Debs

·         Apresentação de propostas de trabalho / Encerramento do curso

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

PEREC, Georges. Pensar/classificar.(capítulos selecionados).

CALVINO, Ítalo. A multiplicidade. Seis propostas para o próximo milênio, p. 117-138.

MANGEL, Alberto. Ordem. A biblioteca à noite, pp. 39-62.

WANDELLI, Raquel. Leituras do hipertexto – viagem ao Dicionário Kazar, p. 45-159.

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. Obras escolhidas II – Rua de mão única, p. 227-235.

MACIEL, Maria Esther. Poéticas do inclassificável. Revista Aletria (no prelo)

 

 

Obras literárias:

 

PEREC, Georges. A vida modo de usar - romances.

PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar romance-enciclopédica em 100.000 palavras.

 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

 

ALIGHIERI, Dante. O Inferno. A divina comédia. Trad. Cristiano Martins. São Paulo/Belo Horizonte: USP/Itatiaia, 1979, v.I.

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida In: Arquivos pessoais. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Ed. FGV, vol 11, nº 21, 1998. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/234.pdf  (última consulta: 30/03/2006)

BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia. Novos ensaios críticos. São Paulo: Cultrix, 1974.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Trad. Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 1989.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única – obras escolhidas II.  Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BINGEN, Hildegar von. Physica. Trad. Priscilla Throop. Rochecester: Healing Arts Press, 1998.

BLANCHOT, Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.

BLOM, Philipp. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e coleções. Trad. Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BLOM, Philipp. Encyclopédie – the triumph of reason in an unreasonable age. London: Fourth State, 2004.

BORGES, J.L. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas (4 volumes). Rio de Janeiro: Globo, 1999.

BOWKER, Geoffrey e STAR, Susan. Sorting Things Out: Classification and Its Consequences. Londres: The MIT Press, 2000.

BURROWES, Patrícia. O universo segundo Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

CALVINO, Italo. Colección de arena. Trad. Aura Bernárdez. Madrid: Ediciones Siruela,1990.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAMPOS, Haroldo de. Pedra e luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. Trad. Beatriz Borges. São Paulo: Perspectiva, 1991.

D’ALEMBERT. Discours Préliminaire de l'Encyclopédie. Site: http://art-bin.com/art/oalembert.html  (última consulta: 17/03/2007).

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs; capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto, Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004. v. 1.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. São Paulo: Graal, 1988.

DERRIDA, Jacques. Archive Fever. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

DI GIOVANNI, Norman T. (org.) The Borges tradition. London: Constable London in Association with the Anglo-Argentine Society, 1995

DUBOIS, Claude-Gilbert. O imaginário da renascença. Brasília: UNB, 1995.

DUBOIS, Claude-Gilbert. O imaginário da renascença. Brasília: UNB, 1995.

ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997.

ECO, Umberto. La búsqueda de la lengua perfecta.Trad. Maria Pons. Barcelona: Crítica, 1999.

ECO, Umberto. O pêndulo de Foucault. Trad. Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Record, 1989.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London: Reaktion Books, 1997.

ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London: Reaktion Books, 1997.

FEATHERSTONE, Mike et alli. (orgs.) Problematizing Global Knowledge – special issue. Theory, Culture & Society Journal - Volume 23 Numbers 1-2. London: Sage, February-April 2006.

FEATHERSTONE, Mike. Archiving cultures. In: British Journal of Sociology. London School of Economics, v. 51, 2000.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura. Trad. Carlos E.M.de Moura. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 139-178.

GODWIN, Joscelyn. Noah´s ark. Athanasius Kircher – a renaissance man and quest for lost knowledge. London: Thames and Hudson, 1979, p.25-33.

GRACIA, Jorge J.E. et alli. Literary philosophers?: Borges, Calvino, Eco. Londres: Routledge, 2001.

GREENAWAY, Peter. 100 objetos para representar o mundo (catálogo). Rio de Janeiro/São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil/SESC, 1998.

GREENAWAY, Peter. Interviews. University Press of Mississippi, 2000.

GRUZINSKI, Serge. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GUATTARI,  Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

HOCKE, Gustav. O mundo como labirinto. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 161-227.

HUTCHEON, Linda. Irony’s edge; the theory and politics of irony. London: Routledge, 1995

JOVANOVIC, Aleksandar. O Dicionário Kazar: as múltiplas leitura de um texto ou a construção/desconstrução da obra literária. In: http://www.usp.br/revistausp/n1/falektexto.html

LALLAS,Thanassis. n Interview with Milorad Pavic. Site: http://www.centerforbookculture.org/interviews/interview_pavic.html

LARA FILHO, Durval. Museu – de espelho do mundo a espaço relacional. São Paulo: USP, 2005 (Dissertação de mestrado)

LAWRENCE, Amy. The films of Peter Greenaway. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

MACIEL, Maria Esther (org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

MACIEL, Maria Esther. Peter Greenaway's Encyclopaedism. Theory, Culture & Society Journal. /Thousand Oaks/New Delhi, v. 23, n. 4, p. 51-71, 2006.

MACIEL, Maria Esther. A enciclopédia de Arthur Bispo do Rosário. Revista Outra Travessia. Florianópolis, UFSC, 2007 (no prelo).

MANGEL, Alberto. A biblioteca à noite. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

MANGEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

MANOVICH, Lev. Database as a Symbolic Form. Millennium Film Journal, New York, n.34, Fall 1999, p. 24-43.

MOLLOY, Sylvia. Las letras de Borges. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1979, p. 165-187.

MONTORO, María J.C & CAPPOZZI, R. (orgs.) Relaciones literarias entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco. Cuenca: University of Toronto, Department of Italian Studies & Emilio Goggio Chair, Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1999.

PÁVITCH, Milorad. O dicionário Kazar- romance-enciclopédia em 100.000 palavras. Trad. Herbert Daniel. São Paulo: Marco Zero, 1989. Versões feminina e masculina.

PELBART, Peter Pál. A vertigem por um fio. São Paulo: Iluminuras, 2000.

PEREC, G. A coleção particular. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

PEREC, Georges. A vida modo de usar. Trad. Ivo Barroso. SP: Companhia das Letras, 1991.

PEREC, Georges. Penser / classer. Paris: Seuil, 2003

PINO, Claudia Amigo. A ficção da escrita. São Paulo: Ateliê, 2004.

PLINY THE ELDER. Natural history – a selection. Trans. John F. Healy. London: Penguin Books, 1991.

POMBO, Olga (org.). Enciclopédia e hipertexto. Lisboa: Duarte Reis, 2006

ROSSET, Clément. A anti-natureza. Trad. Getulio Puell. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1973.

STEWART, Susan. On longing narratives of the miniature, the gigantic, the souvenir, the collection. Baltimore: John Hopkins, 1984.

SUSSEKIND, Flora. A voz e a série. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG, 1998.

WANDELLI, Raquel. Leituras do hiprtexto – viagem ao Dicionário Kazar (caps. 2, 3 e 4). Florianópolis: UFSC/Imprensa Oficial, 2003.

 

 

TRAJETÓRIA :: 

 CURRICULUM VITAE :: 

LIVROS :: 

POEMAS :: 

ENSAIOS :: 

ENTREVISTAS :: 

LISTA DE PUBLICAÇÕES :: 

CRÉDITOS :: 

LINKS ::

HOME ::