[@] Maria Esther Maciel Home Page

 

 

 
 

Faculdade de Letras da UFMG

Pós-Graduação em Estudos Literários - Mestrado e Doutorado

Disciplina: Seminário de literatura e outras artes: Poéticas do Inventário

Profa. Maria Esther Maciel Borges

1o. semestre de 2004

 

 

 

Título do Curso: Poéticas do Inventário

 

 

 

I. Ementa

 

O curso tem como proposta investigar, a partir de uma perspectiva comparativista e transdisciplinar, obras de alguns artistas e escritores contemporâneos que se dedicaram à prática ficcional dos inventários, coleções, enciclopédias e bestiários. Para tanto, serão discutidos os inventários poéticos de Carlos Drummond e Georges Perec, a prática enciclopédica de Greenaway e Arthur Bispo do Rosário, os bestiários de Borges, Ted Hughes e Wilson Bueno, com incursões também em Aristóteles, Plínio o Velho, Sta. Hildegarda de Bingen, San Isidoro de Sevilla e os enciclopedistas franceses. O referencial teórico inclui as reflexões de Benjamin e Philipp Blom sobre o ato de colecionar, os estudos de Roland Barthes e Umberto Eco sobre enciclopédias, e as discussões de Derrida , J.M.Coetzee e John Berger sobre animais na cultura contemporânea.

 

 

    II. PROGRAMA

 

 

1.    Coleções e enciclopédias: Jorge Luis Borges e Peter Greenaway

2.    O inventário do mundo : Arthur Bispo do Rosário

3.    Coleção de coisas em Carlos Drummond de Andrade

4.    Bestiários contemporâneos – animais na literatura

 

 

III. CRONOGRAMA

 

 

Agosto – 07, 21, 28

 

Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia/ Introdução ao tema do curso

Coleções e classificações – algumas incursões teóricas

Borges, colecionador

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

PEREC, Georges. Pensar/clasificar (excertos)

MACIEL, Maria Esther. Poéticas do inclassificável.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: Bispo do Rosário, Borges e Greenaway.

    BLOM, Philipp. O dragão e o carneiro tártaro.

   FOUCAULT. Prefácio e Classificar. As palavras e as coisas.

 

Textos literários

 

De Borges: “A biblioteca de Babel”, “Funes, o memorioso”, “Tlön, Uqbar e Orbis Tertius” e “O idioma analítico de John Wilkins”. 

 

Textos suplementares:

 

SUSSEKIND, Flora. Borges e a série.

   MOLLOY, Sylvia. El soterrado cimiento.

   DAPÍA, Silvia G. La búsqueda del catálogo del mundo

   ECO, Umberto. John Wilkins. La búsqueda de la lengua perfecta.

 

 

Setembro – 04, 11, 18, 25

 

Sobre enciclopédias

     O cinema enciclopédico de Peter Greenaway

 

Textos crítico-teóricos:

 

POMBO, Olga. O projeto enciclopedista.

ECO, Umberto. O antiporfírio.

ECO, Umberto. O ornitorrinco entre o dicionário e a enciclopédia.

 DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Introdução: rizoma.

POMBO, Olga. O hipertexto como limite da idéia de enciclopédia.

BENTES, Ivana. Greenaway, a estilização do caos.

 

Filmes:

 

Curtas: Intervals (1969) , H is for House (1973), Windows (1975), M is for man, music, Mozart (1991)

Longas: O livro de cabeceira (1995), A última tempestade (1991, fragmento) e As maletas de Tulse Luper (2005, fragmento).

 

Textos suplementares:

 

D’ALEMBERT. Discours Préliminaire de l'Encyclopédie. Site: http://art-bin.com/art/oalembert.html 

LAWRENCE, Amy. Introduction: Encyclopedia Britannica. The films of Peter Greenaway.

MACIEL, M. E. Exercícios de classificação, jogos de ficção: Greenaway à luz de Borges.

GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado.

MACIEL, M. E. Os fantásticos livros de Próspero (apresentação e tradução)

 

 

Outubro – 02, 09, 16, 23, 30

 

O inventário do mundo:  Arthur Bispo do Rosário

Coleção de coisas em Carlos Drummond de Andrade

 

 

Textos crítico-teóricos:

 

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. (excerto)

BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia.

MACIEL, Maria Esther. A enciclopédia de Arthur Bispo do Rosário.

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca.

BLOM, Philipp. Um teatro de memórias.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos.

GOODY, Jack. What’s in a list?  The domestication of the savage mind.

MACIEL, Maria Esther. A figuração das coisas na poesia de Drummond.

 

Textos suplementares:

 

MANGEL, Alberto. Ordem. A biblioteca à noite.

    BURROWES, Patrícia. Somos todos bricoleus

    CAMPOS, Haroldo de. Drummond, mestre de coisas.

 

Apresentação de slides com trabalhos de Arthur Bispo do Rosário

 

 

 

Novembro – 06, 13, 20

 

Bestiários contemporâneos – animais na literatura

 

Textos crítico-teóricos:

 

MACIEL, Maria Esther. O animal escrito - um olhar sobre a zooliteratura contemporânea.

Berger, John. Por que olhar os animais?

Derrida, Jacques. O animal que logo sou.

SANTIAGO, Silviano. A ameaça do lobisomem.

COETZEE, J.M. A vida dos animais

 

Textos literários:

 

BORGES, Jorge Luis. O livro dos seres imaginários.

BUENO, Wilson. Jardim Zoológico .

HUGHES, Ted. O que é a verdade?- poemas sobre bichos. (ed. Bilíngüe.

Mendes, Murilo. Setor microzôo.

Rosa, Guimarães. Ave palavra.

 

Textos suplementares:

 

SCRAMIN, Susana. Wilson Bueno e a “Sintesis Misteriosa”.

Montaigne, Michel de. Apologia de Raymond Sebond.

 

 

 

 

IV. BIBLIOGRAFIA

 

 

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988

Aristóteles. Historia de los animales. Trad. José V.Donado. Madri: Ediciones  AKAL, 1990.

BARTHES, Roland. As pranchas da Enciclopédia. Novos ensaios críticos. São Paulo: Cultrix, 1974, p.27-41.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Trad. Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 1989.

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. Obras escolhidas II – Rua de mão única, p. 227-235.

BENJAMIN, Walter. O colecionador. Passagens. Trad. Irene Aron et ali. Belo Horizonte: UFMG e São Paulo: Imprensa Oficial, 2006, pp. 237-246.

BENTES, Ivana. Greenaway: a estilização do caos. In: MACIEL, Maria Esther (org.) O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco Editora, 2004.

Berger, John. Por que olhar os animais? Sobre o olhar. Trad. Lya Luft. Barcelona, Gustavo Gili, 2003, pp.11-32.

BINGEN, Hildegar von. Physica. Trad. Priscilla Throop. Rochecester: Healing Arts Press, 1998.

BLANCHOT, Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.

BLOM, Philipp. Encyclopédie – the triumph of reason in an unreasonable age. London: Fourth State, 2004.

BLOM, Philipp. Ter e manter – uma história íntima de colecionadores e coleções. Trad. Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Borges, Jorge Luis y Guerrero, Margarita. Manual de zoología fantástica. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.

BORGES, Jorge Luis. O livro dos seres imaginários. São Paulo, Cia. Das Letras, 2008.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas (4 volumes). Rio de Janeiro: Globo, 1999.

BOWKER, Geoffrey e STAR, Susan. Sorting Things Out: Classification and Its Consequences. Londres: The MIT Press, 2000.

BUENO, Wilson. Jardim Zoológico. São Paulo: Iluminuras, 1999.

BUENO, Wilson. Manual de zoofilia. Ponta Grossa: UEPG, 1997.

BURROWES, Patrícia. O universo segundo Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

CALVINO, Italo. Colección de arena. Trad. Aura Bernárdez. Madrid: Ediciones Siruela,1990.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Coetzee, J.M. A vida dos animais. Trad. José R.Siqueira. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

COUTINHO, Fernanda; CARVALHO, Marília; MOREIRA, Renata. (Org.). A vida ao rés-do-chão: artes de Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

D’ALEMBERT. Discours Préliminaire de l'Encyclopédie. Site: http://art-bin.com/art/oalembert.html  (última consulta: 17/03/2007).

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Devir-intenso, devir-animal, devir-imperceptível. (Trad. Suely Rolnik). Mil platôs; capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 4.

DERRIDA, Jacques. Archive Fever. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

Derrida, Jacques. O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. São Paulo, Editora Unesp, 2002.

DUBOIS, Claude-Gilbert. O imaginário da renascença. Brasília: UNB, 1995.

ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997.

ECO, Umberto. La búsqueda de la lengua perfecta.Trad. Maria Pons. Barcelona: Crítica, 1999.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

ELSNER, John and CARDINAL, Roger (ed). The cultures of collecting. London: Reaktion Books, 1997.

FEATHERSTONE, Mike et alli. (orgs.) Problematizing Global Knowledge – special issue. Theory, Culture & Society Journal - Volume 23 Numbers 1-2. London: Sage, February-April 2006.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

GODWIN, Joscelyn. Noah´s ark. Athanasius Kircher – a renaissance man and quest for lost knowledge. London: Thames and Hudson, 1979, p.25-33.

GOODY, Jack. What’s in a list?  The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 74-111.

GREENAWAY, Peter. 100 objetos para representar o mundo (catálogo). Rio de Janeiro/São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil/SESC, 1998.

GREENAWAY, Peter. Prospero's books: a film of Shakespeare's The tempest . London: Chatto and Windus, 1991

GRUZINSKI, Serge. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Guglielmi, Nilda. El fisiólogo: bestiário medieval. Madrid: Ediciones Eneida, 2002.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

HOCKE, Gustav. O mundo como labirinto. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 161-227.

HUGHES, Ted. O que é a verdade?- poemas sobre bichos. (ed. bilíngüe) Trad. Sérgio Alcides. São Paulo Cia. Das Letras, 2005.

Hugues, Ted. Collected poems. London: Faber & Faber, 2003.

LAWRENCE, Amy. The films of Peter Greenaway. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Lestel, Dominique. As origens animais da cultura. Trad. Maria João Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

MACIEL, Maria Esther (org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004.

MACIEL, Maria Esther. A enciclopédia de Arthur Bispo do Rosário. In: Fernanda Coutinho; Marília Carvalho; Renata Moreira. (Org.). A vida ao rés-do-chão: artes de Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, v. , p. 92-106.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem em Carlos Drummond e Fernando Pessoa. Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro, UFRJ/UERJ, v. 8, 2006, p. 283-292.

MACIEL, Maria Esther. O animal escrito - um olhar sobre a zooliteratura contemporânea. São Paulo: Lumme, 2008.

MACIEL, Maria Esther. Os fantásticos livros de Próspero (apresentação e tradução) Babel - Revista de Poesia, Tradução e Crítica. Santos/Florianópolis, v.5, p.57 - 63, 2002.

MACIEL, Maria Esther. Peter Greenaway's Encyclopaedism. Theory, Culture & Society Journal. /Thousand Oaks/New Delhi, v. 23, n. 4, p. 51-71, 2006.

MACIEL, Maria Esther. Poéticas do Inclassificável. Revista Aletria (Poslit-UFMG), v. 15, p. 155-162, 2008.

MANGEL, Alberto. A biblioteca à noite. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

MANGEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

MOLLOY, Sylvia. Las letras de Borges. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1979, p. 165-187.

Montaigne, Michel de. Apologia de Raymond Sebond. Ensaios, II. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1980, pp.204-279.

MONTORO, María J.C & CAPPOZZI, R. (orgs.) Relaciones literarias entre Jorge Luis Borges y Umberto Eco. Cuenca: University of Toronto, Department of Italian Studies & Emilio Goggio Chair, Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1999.

PEREC, G. A coleção particular. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

PEREC, Georges. A vida modo de usar. Trad. Ivo Barroso. SP: Companhia das Letras, 1991.

PEREC, Georges. Penser / classer. Paris: Seuil, 2003

Plínio o Velho. Historia natural – libros VII-XI. Trad. Ana Maria Moure Casas et ali. Madrid: Gredos, 2003.

POMBO, Olga (org.). Enciclopédia e hipertexto. Lisboa: Duarte Reis, 2006

RITVO, H.The platypus and the mermaid; and other figments of classifying imagination. Massachusetts: Harvard University Press, 1997.

Roubaud, Jacques. Os animais de todo mundo (ed. bilíngüe). Trad. Paula Glenadel e Marcos Siscar. São Paulo: Cosacnaify, 2006.

SANTIAGO, Silviano. A ameaça do lobisomem. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Florianópolis, p. 31-44, 1998.

SCRAMIN, Susana. Wilson Bueno e a “Sintesis Misteriosa”.  Literatura do presente. Chapecó: Argos, 2007, p. 127-141.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benjamin: para uma nova ética da memória. Revista Educação – número especial sobre Walter Benjamin. São Paulo, Editora Segmento, n. 7, março de 2008, págs. 48-59.

Sevilla, San Isidoro de. Acerca de los animales. Etimologías. Madrid: Biblioteca de los autores cristianos, 1983, livro XV.

SHAKESPEARE, William. A Tempestade/The Tempest (ed. bilingual). Transl. Geraldo Carneiro. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, 1991.

STEWART, Susan. On longing narratives of the miniature, the gigantic, the souvenir, the collection. Baltimore: John Hopkins, 1984.

SUSSEKIND, Flora. A voz e a série. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Sette Letras/UFMG, 1998.

SUSSEKIND, Flora. Monstros. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, nov. 1999. Caderno Idéias.

YATES, Francês A. A arte da memória. Trad. Flávia Bancher. São Paulo: UNICAMP, 2008.

 

 

 

 

 

*

 

 

 

 CURRICULUM VITAE :: 

LIVROS :: 

POEMAS :: 

ENSAIOS :: 

ENTREVISTAS :: 

LISTA DE PUBLICAÇÕES :: 

CRÉDITOS :: 

LINKS ::

HOME ::