[@] Maria Esther Maciel Home Page

 

 

 
 

Faculdade de Letras da UFMG

Pós-Graduação em Estudos Literários - Mestrado e Doutorado

Disciplina: Poéticas do Artifício: Borges, Pessoa e Kierkegaard

Profa. Maria Ester Maciel

1o. semestre de 1999.

 

 

 

Título do Curso: Poéticas do Artifício

 

 

 

I. Ementa

 

 

O curso tem como proposta investigar os embustes autorais, textos apócrifos, falsificações, trucagens, jogos de engano e teorias do "fingimento" em três escritores adeptos da estética do artifício: Sören Kierkegaard, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges.

 

 

II. PROGRAMA

 

 

1.   Anti-realismos: a literatura como artifício

2.   Kierkegaard e os artifícios da sedução

3.   Fernando Pessoa: uma estética do fingimento

4. Estratégias ficcionais de Jorge Luis Borges

 

 

 

III. CRONOGRAMA

 

 

        Abril

 

08. Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia/ Introdução ao tema do curso

 

 

15/22. Introdução às estéticas do artifício

 

Textos:

 

ROSSET, Clément. Estéticas do Artifício. A anti-natureza. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989, p. 87-121.

FOUCAULT, Michel. Prefácio e A prosa do mundo. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.5-14 e 33-60.

MACIEL, M.E. Poéticas do artifício: Borges, Kierkegaard e Pessoa. In: Borges em dez textos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998, p. 127-138.

 

 

29. Ironia romântica e modernidade

 

Textos:

 

PAZ, Octavio. Analogía y ironía. Los hijos del limo. Barcelona: Seix Barral, 1989, p. 89-114.

STIRNIMANN, Victor-Pierre. Schlegel, carícias de um martelo. In: SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia. São Paulo: Iluminuras, 1994, p.9-25.

NESTRÓVSKI, Arthur. Ironia e modernidade. In: Ironias da modernidade. São Paulo: Ática, 1996, p.7-21.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 851-881.

 

 

 

       Maio

 

 

06. Os embustes autorais de Sören Kierkegaard

 

Textos:

 

GRAMMONT, Guiomar de. Comunicação indireta, ironia e tipologia do estádio estético. Figuras estéticas de Kierkegaard. FAFICH, Belo Horizonte, 1998, p. 13-52. (Dissertação de mestrado)

 

EREMITA, Victor. Prólogo de "La alternativa". In: Obras y papeles de Soren Kierkegaard. Estúdios Estéticos I. Madrid: Guadarrama, 1969.

 

 

Texto complementar:

 

KIERKEGAARD, S. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor. Lisboa: Edições 70, 1986, p. 19-89.

 

 

13 e 20.  Kierkegaard e os artifícios da sedução - seminário

 

Textos:

 

KIERKEGAAD, Sören. Diário do sedutor. Trad. Carlos Grifo. São Paulo: Abril Cultural, 1979., p.03-105 (Os Pensadores).

 

KIERKEGAAD, Soren. O banquete. Lisboa: Guimarães, 1985.

 

 

Textos teóricos de apoio:

 

BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Trad. T.Pelegrini. Campinas: Papirus, 1991.

 

VALLS, Álvaro. Os sedutores românticos - a força e o método. In: RIBEIRO, Renato Janine (org.). A sedução e suas máscaras. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 115-128.

 

 

27.   Fernando Pessoa: leitor de Kierkegaard?

 

Textos:

 

 

LOURENÇO, Eduardo. Kierkegaard e Pessoa ou As máscaras do absoluto. Fernando Pessoa rei de nossa Baviera. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986, p. 97-109.

 

PESSOA, Fernando. Gênese e justificação da heteronímia. Obras em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 191982, p.89-102.

 

PAZ, Octavio. Interseciones y bifurcaciones (Valéry Larbaud y Fernando Pessoa). Convergências. México: Seix Barral, 1992, p. 23-38.

 

 

 

       Junho

 

 

10 e 17 : Fernando Pessoa e a estética do fingimento

 

Textos:

 

BACHELARD, Gaston. As superposições temporais. A dialética da duração. São Paulo: Ática, 1988, p. 85-103.

 

PESSOA, Fernando. Caracterização individual dos heterônimos. Obras em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1982, p. 103-163

 

PESSOA, Fernando. Poemas selecionados.

 

MACIEL, Maria Esther. Cena viva: poesia e teatro em Fernando Pessoa. Boletim do CESP. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses da FALE/UFMG,

 

SEABRA, José Augusto. O "drama em gente". Fernando Pessoa ou o poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1982.

 

 

 

24. Embustes e simulações: Jorge Luis Borges

 

Textos:

 

LIMA, Luís Costa. A antiphysis em Jorge Luis Borges. Mímesis e modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980, p. 229-258.

 

MONEGAL, Rodríguez. O leitor como escritor. Borges: uma poética da leitura. São Paulo: Perspectiva, 1980, p. 77-123.

 

ECO, Umberto. A abdução em Uqbar. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 155-165.

 

BORGES, J.L. Dos notas. Historia de la eternidad.

 

 

Texto complementar:

 

BAUDRILLARD, Jean. A precessão dos simulacros. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D´água, 1991, p. 7-57.

 

 

 

        Julho

 

 

01. Pessoa, precursor de Borges?

 

Conferência de Sabrina Sedlmeyer Pinto

 

 

08.  Estratégias borgianas: Ficciones   - Seminário 1

 

Todos os contos do livro Ficciones foram extraídos de: BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

 

1. Pierre Menard, autor del Quijote.

2.  Tlön, Uqbar, Orbis Tertius.

 

 

15. Estratégias borgianas: Ficciones   - Seminário 2

 

1.      La biblioteca de Babel.

2. El jardín de senderos que se bifurcan.

 

 

22. Encerramento do curso

 

 

V. BIBLIOGRAFIA  BÁSICA

 

 

 

BACHELARD, Gaston. As superposições temporais. A dialética da duração. São Paulo: Ática, 1988, p. 85-103.

BACON, Francis. Novum organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores), 1979, p. 1-230.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mauro Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 851-881.

BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Trad. T.Pelegrini. Campinas: Papirus, 1991.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1991.

BLANCHOT, Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

BORGES, J.L. Dos notas. Historia de la eternidad.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas (1975-1985). Buenos Aires: Emecé, 1989.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas (1975-1988). Buenos Aires: Emecé, 1996.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas 1923-1972. Buenos Aires: Emecé, 1974.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

COMPAGNON, Antoine. La seconde main ou le travail de la citation. Paris: Seuil, 1979.

DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

EREMITA, Victor. Prólogo de "La alternativa". In: Obras y papeles de Sören Kierkegaard. Estúdios Estéticos I. Madrid: Guadarrama, 1969.

FERRARI, Oswaldo. Borges em diálogo. Trad. Eliane Zagury. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.5-14 e 33-60.

GRAMMONT, Guiomar de. Comunicação indireta, ironia e tipologia do estádio estético. Figuras estéticas de Kierkegaard. FAFICH, Belo Horizonte, 1998, p. 13-52. (Dissertação de mestrado)

GRACIÁN, Baltasar. A arte da sabedoria mundana. Trad. Ieda Moriya. São Paulo: Best Seller, 1992.

KIERKEGAAD, Sören. Migalhas filosóficas. Trad. Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1995.

KIERKEGAAD, Sören. O banquete. Lisboa: Guimarães, 1985.

KIERKEGAAD, Sören. O conceito de ironia. Trad. Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1991.

KIERKEGAAD, Sören. O diario do sedutor. Trad. Carlos Grifo. São Paulo: Abril Cultural, 1979., p.03-105 (Os Pensadores).

KIERKEGAARD, Sören. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor. Lisboa: Edições 70, 1986, p. 19-89.

LIMA, Luís Costa. Mímesis e modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980, p. 229-258.

LOURENÇO, Eduardo. Fernando Pessoa rei de nossa Baviera. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986.

MACIEL, Maria Esther e MARQUES, Reinaldo (orgs.). Borges em dez textos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

 MACIEL, Maria Esther. Cena viva: poesia e teatro em Fernando Pessoa. Boletim do CESP. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses da FALE/UFMG,

MONEGAL, Emir Rodríguez. Borges - una biografía literaria. México: FCE, 1993.

MONEGAL, Rodríguez. O leitor como escritor. Borges: uma poética da leitura. São Paulo: Perspectiva, 1980, p. 77-123.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores), 1980.

NESTRÓVSKI, Arthur. Ironias da modernidade. São Paulo: Ática, 1996, p.7-21.

PAZ, Octavio. Analogía y ironía. Los hijos del limo. Barcelona: Seix Barral, 1989, p. 89-114.

PAZ, Octavio. Interseciones y bifurcaciones (Valéry Larbaud y Fernando Pessoa). Convergencias. México: Seix Barral, 1992, p. 23-38.

PESSOA, Fernando. Obras em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,1982.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1981.

RIBEIRO, Renato Janine (org.). A sedução e suas máscaras. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

ROSSET, Clément. A anti-natureza. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989, p. 87-121.

ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. Trad. José Thomaz Brum. São Paulo: Rocco, 1989.

ROSSET, Clément. O real e seu duplo. São Paulo: LPM, 1988.

SCHNEIDER, Michel. Ladrões de palavras. Trad. Luiz F. Franco. Campinas: Unicamp, 1990.

SEABRA, José Augusto. Fernando Pessoa ou o poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1982.

SOUZA, Eneida Maria. Borges, autor das Mil e uma noites. In: Traço crítico. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: UFMG/UFRJ, 1993, p. 101-109.

STIRNIMANN, Victor-Pierre. Schlegel, carícias de um martelo. In: SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia. São Paulo: Iluminuras, 1994, p.9-25.

 

 

TRAJETÓRIA :: 

 CURRICULUM VITAE :: 

LIVROS :: 

POEMAS :: 

ENSAIOS :: 

ENTREVISTAS :: 

LISTA DE PUBLICAÇÕES :: 

CRÉDITOS :: 

LINKS ::

HOME ::