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Faculdade
de Letras da UFMG Pós-Graduação
em Estudos Literários - Mestrado e Doutorado Disciplina:
Poéticas do Artifício: Borges, Pessoa e
Kierkegaard Profa.
Maria Ester Maciel 1o.
semestre de 1999. Título
do Curso: Poéticas do Artifício I. Ementa O curso tem como proposta investigar os embustes
autorais, textos apócrifos, falsificações, trucagens, jogos de engano e
teorias do "fingimento" em três escritores adeptos da estética do
artifício: Sören Kierkegaard, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges. II. PROGRAMA 1. Anti-realismos: a literatura
como artifício 2. Kierkegaard e os artifícios da
sedução 3. Fernando Pessoa: uma estética do
fingimento 4. Estratégias ficcionais de
Jorge Luis Borges III. CRONOGRAMA Abril 08. Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia/
Introdução ao tema do curso 15/22. Introdução às estéticas do artifício Textos: ROSSET, Clément. Estéticas do
Artifício. A anti-natureza. Rio de
Janeiro: Espaço e Tempo, 1989, p. 87-121. FOUCAULT, Michel.
Prefácio e A prosa do mundo. As
palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes,
1987, p.5-14 e 33-60. MACIEL, M.E. Poéticas do artifício:
Borges, Kierkegaard e Pessoa. In: Borges
em dez textos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998, p. 127-138. 29. Ironia romântica e modernidade Textos: PAZ, Octavio.
Analogía y ironía. Los hijos del limo.
Barcelona: Seix Barral, 1989, p. 89-114. STIRNIMANN,
Victor-Pierre. Schlegel, carícias de um martelo. In: SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia. São Paulo:
Iluminuras, 1994, p.9-25. NESTRÓVSKI,
Arthur. Ironia e modernidade. In: Ironias
da modernidade. São Paulo: Ática, 1996, p.7-21. BAUDELAIRE, Charles.
O pintor da vida moderna. Poesia e
prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 851-881. Maio 06. Os embustes autorais de Sören Kierkegaard Textos: GRAMMONT, Guiomar
de. Comunicação indireta, ironia e tipologia do estádio estético. Figuras estéticas de Kierkegaard.
FAFICH, Belo Horizonte, 1998, p. 13-52. (Dissertação de mestrado) EREMITA, Victor.
Prólogo de "La alternativa". In: Obras y papeles de Soren Kierkegaard. Estúdios Estéticos I.
Madrid: Guadarrama, 1969. Texto
complementar: KIERKEGAARD, S. Ponto de vista explicativo da minha obra
de escritor. Lisboa: Edições 70, 1986, p. 19-89. 13 e 20.
Kierkegaard e os artifícios da sedução - seminário Textos: KIERKEGAAD,
Sören. Diário do sedutor. Trad.
Carlos Grifo. São Paulo: Abril Cultural, 1979., p.03-105 (Os Pensadores). KIERKEGAAD,
Soren. O banquete. Lisboa:
Guimarães, 1985. Textos
teóricos de apoio: BAUDRILLARD,
Jean. Da sedução. Trad.
T.Pelegrini. Campinas: Papirus, 1991. VALLS,
Álvaro. Os sedutores românticos - a força e o método. In: RIBEIRO, Renato
Janine (org.). A sedução e suas
máscaras. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 115-128. 27.
Fernando Pessoa: leitor de
Kierkegaard? Textos: LOURENÇO,
Eduardo. Kierkegaard e Pessoa ou As máscaras do absoluto. Fernando Pessoa rei de nossa Baviera.
Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986, p. 97-109. PESSOA,
Fernando. Gênese e justificação da heteronímia. Obras em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 191982, p.89-102. PAZ, Octavio.
Interseciones y bifurcaciones (Valéry Larbaud y Fernando Pessoa). Convergências. México: Seix Barral,
1992, p. 23-38. Junho 10 e 17 : Fernando Pessoa e a
estética do fingimento Textos: BACHELARD,
Gaston. As superposições temporais. A
dialética da duração. São Paulo: Ática, 1988, p. 85-103. PESSOA,
Fernando. Caracterização individual dos heterônimos. Obras em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1982, p. 103-163 PESSOA,
Fernando. Poemas selecionados. MACIEL,
Maria Esther. Cena viva: poesia e teatro em Fernando Pessoa. Boletim do CESP. Belo Horizonte:
Centro de Estudos Portugueses da FALE/UFMG, SEABRA,
José Augusto. O "drama em gente". Fernando Pessoa ou o poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1982. 24. Embustes e
simulações: Jorge Luis Borges Textos: LIMA, Luís Costa. A antiphysis
em Jorge Luis Borges. Mímesis e
modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980, p. 229-258. MONEGAL, Rodríguez. O leitor como escritor. Borges: uma poética da leitura. São
Paulo: Perspectiva, 1980, p. 77-123. ECO, Umberto. A abdução em Uqbar. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1989, p. 155-165. BORGES, J.L. Dos notas. Historia de la eternidad. Texto complementar: BAUDRILLARD,
Jean. A precessão dos simulacros. Simulacros
e simulação. Lisboa: Relógio D´água, 1991, p. 7-57. Julho 01. Pessoa, precursor de Borges? Conferência de Sabrina Sedlmeyer Pinto 08. Estratégias borgianas: Ficciones - Seminário 1 Todos os contos do livro Ficciones foram extraídos de: BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé,
1974. 1. Pierre Menard, autor del Quijote. 2. Tlön, Uqbar,
Orbis Tertius. 15. Estratégias
borgianas: Ficciones - Seminário 2 1. La biblioteca de Babel. 2. El jardín de senderos que se bifurcan. 22. Encerramento do curso V. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BACHELARD,
Gaston. As superposições temporais. A
dialética da duração. São Paulo: Ática, 1988, p. 85-103. BACON, Francis. Novum organum ou verdadeiras indicações
acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os
Pensadores), 1979, p. 1-230. BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mauro
Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1987. BAUDELAIRE,
Charles. O pintor da vida moderna. Poesia
e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 851-881. BAUDRILLARD,
Jean. Da sedução. Trad.
T.Pelegrini. Campinas: Papirus, 1991. BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1991. BLANCHOT,
Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959. BLOOM, Harold. O
cânone ocidental. Rio
de Janeiro: Objetiva, 1995. BORGES, J.L. Dos notas. Historia de la eternidad. BORGES, Jorge
Luis. Obras completas (1975-1985).
Buenos Aires: Emecé, 1989. BORGES, Jorge
Luis. Obras completas (1975-1988).
Buenos Aires: Emecé, 1996. BORGES, Jorge
Luis. Obras completas 1923-1972. Buenos Aires: Emecé, 1974. BORGES, Jorge Luis. Obras
completas. Buenos Aires: Emecé, 1974. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson
Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio.
Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. COMPAGNON,
Antoine. La seconde main ou le travail
de la citation. Paris: Seuil, 1979. DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo:
Perspectiva, 1974. ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Trad. Ana
Theresa Vieira. Rio de Janeiro: Record, 1997. ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção.
São Paulo: Companhia das Letras, 1994. EREMITA, Victor.
Prólogo de "La alternativa". In: Obras y papeles de Sören Kierkegaard. Estúdios Estéticos I.
Madrid: Guadarrama, 1969. FERRARI, Oswaldo.
Borges em diálogo. Trad. Eliane
Zagury. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. FOUCAULT, Michel.
As palavras e as coisas. Trad.
Salma Tannus. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.5-14 e 33-60. GRAMMONT, Guiomar
de. Comunicação indireta, ironia e tipologia do estádio estético. Figuras estéticas de Kierkegaard.
FAFICH, Belo Horizonte, 1998, p. 13-52. (Dissertação de mestrado) GRACIÁN,
Baltasar. A arte da sabedoria mundana.
Trad. Ieda Moriya. São Paulo: Best Seller, 1992. KIERKEGAAD,
Sören. Migalhas filosóficas. Trad.
Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1995. KIERKEGAAD,
Sören. O banquete. Lisboa:
Guimarães, 1985. KIERKEGAAD,
Sören. O conceito de ironia. Trad.
Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1991. KIERKEGAAD,
Sören. O diario do sedutor. Trad.
Carlos Grifo. São Paulo: Abril Cultural, 1979., p.03-105 (Os Pensadores). KIERKEGAARD,
Sören. Ponto de vista explicativo da
minha obra de escritor. Lisboa: Edições 70, 1986, p. 19-89. LIMA, Luís Costa.
Mímesis e modernidade. Rio de
Janeiro: Graal, 1980, p. 229-258. LOURENÇO,
Eduardo. Fernando Pessoa rei de nossa Baviera. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa
da Moeda, 1986. MACIEL, Maria
Esther e MARQUES, Reinaldo (orgs.). Borges
em dez textos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998. MACIEL, Maria Esther. Cena viva: poesia e
teatro em Fernando Pessoa. Boletim do
CESP. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses da FALE/UFMG, MONEGAL, Emir Rodríguez. Borges - una biografía literaria.
México: FCE, 1993. MONEGAL,
Rodríguez. O leitor como escritor. Borges:
uma poética da leitura. São Paulo: Perspectiva, 1980, p. 77-123. MONTAIGNE, Michel
de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet.
São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores), 1980. NESTRÓVSKI,
Arthur. Ironias da modernidade. São
Paulo: Ática, 1996, p.7-21. PAZ, Octavio.
Analogía y ironía. Los hijos del limo.
Barcelona: Seix Barral, 1989, p. 89-114. PAZ, Octavio.
Interseciones y bifurcaciones (Valéry Larbaud y Fernando Pessoa). Convergencias. México: Seix Barral,
1992, p. 23-38. PESSOA,
Fernando. Obras em prosa. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar,1982. PESSOA,
Fernando. Obra poética. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1981. RIBEIRO,
Renato Janine (org.). A sedução e suas
máscaras. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. ROSSET, Clément. A anti-natureza. Rio de Janeiro:
Espaço e Tempo, 1989, p. 87-121. ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. Trad. José
Thomaz Brum. São Paulo: Rocco, 1989. ROSSET, Clément. O real e seu duplo. São Paulo: LPM,
1988. SCHNEIDER, Michel. Ladrões de palavras. Trad. Luiz F.
Franco. Campinas: Unicamp, 1990. SEABRA,
José Augusto. Fernando Pessoa ou o
poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1982. SOUZA,
Eneida Maria. Borges, autor das Mil e
uma noites. In: Traço crítico.
Belo Horizonte/Rio de Janeiro: UFMG/UFRJ, 1993, p. 101-109. STIRNIMANN,
Victor-Pierre. Schlegel, carícias de um martelo. In: SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia. São Paulo:
Iluminuras, 1994, p.9-25. |
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