Dicas de Pesquisa

A pesquisa na Base de Dados do Suplemento Literário de Minas Gerais é feita por campo: autor, título da matéria, volume, número, mês, ano, série, fascísulos (refere-se aos especiais, dedicados a um tema único), organizadores, tradutores ou ilustradores, assunto, gênero literário e notas.
A busca é feita através de uma ou várias diretivas. É permitido pesquisar duas palavras-chaves no mesmo campo, e nesse caso o sistema retornará os registros que comtém uma palvra OU outra, já em pesquisa de campos diferentes é recuperado os registros que trazem uma palavra chave em um campo e outra palavra chave no outro campo. Recomenda-se a utilização de mais de uma opção, um de cada vez, quando o objetivo for um levantamento exaustivo.
Para uma pesquisa sobre um determinado autor, cujo o interesse é um levantamento completo sobre as obras de sua autoria, obras sobre ele e traduzidas, organizadas ou ilustradas por ele, é conveniente a pesquisa nos campos: autor (obras de sua autoria), título e assunto (obras sobre ele), tradutor, organizador e ilustrador.
Já uma pesquisa cujo objetivo específico é saber o que foi publicado sobre um determinado assunto, a opção para a busca será única: assunto. Ex.: Literatura mineira.
A digitação das palavras-chave para pesquisa, por nome de pessoas, pode ser feita na ordem direta (Machado de Assis), ou inversa (Assis Machado de), ou apenas por parte da palavra (Machad)
Depois de retornado o resultados, pode-se usar a busca por aproximação e encontrar o registro desejado de forma dinâmica, através do "Pesquisar" no canto superior direito

Suplemento Literário de Minas Gerais
Biblioteca Professor Rubens Costa Romanelli
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP: 31270-901

© Copyright 1999/2019 - Biblioteca da Faculdade de Letras/Setor de Tecnologia da Informação - Faculdade de Letras - UFMG