As seções SETTINGS dos scripts |
Última atualização: 16/04/2011
Esta documentação se aplica ao PercEval v.3.0.3.
As seções [SETTINGS_xxx] definem a configuração do teste (ver [SETTINGS])
Cada campo de seção define as características gerais (ex: ordem das provas, formato das respostas, formato de exibição etc...).
Campos comuns a PERCEVAL e LANCELOT
Campos exclusivos para PERCEVAL
Campos exclusivos para LANCELOT
INSTRUCTION_FORMAT=exibe as instruções dadas aos participantes
FINAL_MESSAGE_FORMAT=exibe a mensagem de fim do experimento
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo opcional |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe do Perceval :
INSTRUCTION_FORMAT=<arquivo>(<FONT font><SIZE size><BKCOLOR 0xrrggbb><TXTCOLOR 0xrrggbb><POSITION alignement>)
FINAL_MESSAGE_FORMAT=<arquivo>(<FONT font><SIZE size><BKCOLOR 0xrrggbb><TXTCOLOR 0xrrggbb><POSITION alignement>)
<arquivo> é o nome do arquivo texto contendo as instruções ou a mensagem. Os demais parâmetros opcionais são os das opções de exibição
Sintaxe do Lancelot :
INSTRUCTION_FORMAT=<arquivo>
FINAL_MESSAGE_FORMAT=<arquivo>
<arquivo> é o nome do arquivo html contendo o texto das instruções ou da mensagem. Não há parâmetros opcionais.
TRAINING_ORDER=ordem e blocos de provas na fase de treino
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Perceval |
Lancelot |
TRAINING_ORDER |
campo opcional |
campo opcional |
TRIAL_ORDER |
campo obrigatório |
campo obrigatório |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe no Perceval/Lancelot :
TRAINING_ORDER=<bloc1>(<bloc2>)
<Bloc> pode ser da seguinte forma:
<10-50> |
ordem sequencial de 10 a 50 |
<10-> |
ordem sequencial de 10 ao último |
<5 8 15 4 3 11 ...> |
ordem predefinida |
<RANDOM> |
ordem aleatória no conjunto das provas |
<RANDOM 1-20> |
ordem aleatória no bloco de provas entre 1 e 20 |
Este campo permite configurar as informações que serão salvas, a cada prova, no arquivo de respostas do participante.
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Perceval |
Lancelot |
campo obrigatório |
campo obrigatório |
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exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe do Perceval/Lancelot :
RESPONSE_FORMAT=<info1><info2>...
<info> pode ser da seguinte forma:
<hello world> |
texto livre |
<#2> |
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<#AUDIO> |
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<$variável> |
TRIAL_COMMANDS=seção de comandos a executar a cada prova
Este campo permite escolher o nome da seção de comandos a executar. Se o campo estiver ausente, as seções por default serão: [TRIAL_EVENTS] para Perceval, [TRIAL_TEMPLATE] para Lancelot.
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo opcional |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe no Perceval/Lancelot :
TRIAL_COMMANDS=<COMANDO>...
<COMANDO> é o nome da seção de comandos
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo inoperante |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe no Perceval:
TEXT_FORMAT=<FONT font><SIZE size><BKCOLOR 0xrrggbb><TXTCOLOR 0xrrggbb><POSITION alignement> (ver opções de exibição)
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo inoperante |
exemplo |
mana.spt |
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Sintaxe no Perceval:
IMAGE_FORMAT=<BKCOLOR 0xrrggbb> (ver opções de exibição)
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Perceval |
Lancelot |
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campo obrigatório |
campo inoperante |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe no Perceval:
INPUT=<categoria1 tecla1 tecla2><categoria2 tecla3 tecla4>
<categoria... é uma sequencia livre de caracteres.
...tecla1... corresponde a uma tecla (ver convenção de codificação).
exemplo: INPUT=<VERDADEIRO CK_1 VK_NUMPAD1 BK_01><FALSO CK_2 VK_NUMPAD2 BK_05
ATENÇÃO: no caso de haver uma resposta esperada, é necessário haver coerência entre o nome da categoria e o nome da resposta esperada.
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo inoperante |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe no Perceval:
CORRECT=<#campo>
<#campo> é a coluna dos TRIAL_DATA que contém as respostas esperadas.
exemplo : CORRECT=<#2>
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo non operacional |
exemplo |
mana.spt |
Substituído pelos comandos do tipo SHOW_MARK <...> |
Sintaxe no Perceval :
SOUND_FEEDBACK=<POSITIVO positive1.wav positive2.wav><NEGATIVO negative1.wav negative2.wav>
DISPLAY_FEEDBACK=<POSITIVO positive1.bmp positive2.bmp><NEGATIVO negative.bmp)
<...positive1.wav...><...negative1.wav> são arquivos de áudio mantidos no diretório de estímulos.
<...positive1.bmp...><...negative1.bmp> são arquivos de imagens Bitmap mantidos no diretório de estímulos.
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Perceval |
Lancelot |
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campo opcional |
campo inoperante |
exemplo |
pairemin.spt |
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Sintaxe no Perceval:
PAUSE=<duração>
<duração> é a duração da pausa em ms.
Lancelot permite recolher diferentes respostas numa única PROVA (ex: percepção da altura, percepção da duração, percepção do timbre etc...). A resposta completa para cada prova é, pois, multidimensional. Cada dimensão é definida pelo campo RESPONSE_ITEMii onde ii é um índice crescente de 1 a n.
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Perceval |
Lancelot |
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campo inoperante |
campo obrigatório |
exemplo |
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Sintaxe no Lancelot:
RESPONSE_ITEMii=<ITEM categoria_ii><VALUES valor_ii_a valor_ii_b><CORRECT experado_ii>
<ITEM ...> define a categoria de resposta (ex: grade_geral)
<VALUES ...> define os valores que podem ter as respostas ligadas à categoria (ex: 0 1 2 3 4). Explicitar esses valores permite verificar as respostas. Em caso de respostas abertas, não utilizar o parâmetro <VALUES ...>.
<CORRECT ...> define a resposta eventualmente pretendida (opcional).
Exemplo:
RESPONSE_ITEM1=<ITEM altura_voz><VALUES normal anormal><CORRECT #expert_altura_voz>
...
RESPONSE_ITEM3=<ITEM timbre_alterado><VALUES não sim><CORRECT #expert_timbre_alterado>
...
RESPONSE_ITEM18=<ITEM grade_global><VALUES 0 1 2 3><CORRECT #expert_grade_global>
RESPONSE_ITEM19=<ITEM dificuldade_avaliação><VALUES fácil média difícil>
Utilisando o comando SHOW_MARK, é possível exibir na página HTML o estatuto de cada resposta (correta, incorreta ou ausente). Por default, a marca $RESP_STATUSii será substituída por "ok", "err" ou "xxx" (resposta correta, incorreta ou ausente). O campo RSTATUS_MARK_FORMAT permite redefinir essa exibição.
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Perceval |
Lancelot |
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campo inoperante |
campo opcional |
exemplo |
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Sintaxe no Perceval:
RSTATUS_MARK_FORMAT=<ERR texto_err><OK texto_ok><XXX texto_ausente>
<ERR ...> define a exibição para as respostas incorretas
<OK ...> define a exibição para as respostas corretas
<XXX ...> define a exibição para as respostas ausentes
Exemplo:
RSTATUS_MARK_FORMAT=<OK correta><ERR incorreta><XXX ausente>
RSTATUS_MARK_FORMAT=<%separator% ERR <B><FONT COLOR="#FF0000">ERREUR</FONT></B>
Esse último exemplo exibirá ERRO :
<B>=> balisa HTML para exibir o texto em Bold (negrito)
<FONT COLOR="#FF0000">=> balisa HTML para exibir o texto em vermelho (ver codificação das cores)
Atenção: para fazer uma página HTML, respeite as convenções sobre os separadores.
Perceval |
Lancelot |
Sim |
Não |
INSTRUCTION_FORMAT=<Pairemin.txt><FONT
Times New Roman><SIZE 30><POSITION
HCenter|Top>
TEXT_FORMAT=<FONT Arial><SIZE 50><BKCOLOR
0x0000FF><TXTCOLOR 0xffFF00><POSITION HCenter|VCenter>
FINAL_MESSAGE_FORMAT=<FinalMessage.txt><FONT Courier
New><SIZE 30><BKCOLOR 0xFFFF00><TXTCOLOR
0x0000FF><POSITION HCenter|VCenter>
IMAGE_FORMAT=<BKCOLOR
0x00688F>
<FONT nome_da_fonte> : fontname é o nome da fonte a utilizar
<SIZE corpo> : corpo (tamanho) da fonte a utilizar
<TXTCOLOR cor> : a cor do texto (detalhes sobre a codificação de cores)
<BKCOLOR cor> : a cor de fundo (detalhes sobre a codificação de cores
<POSITION
posição> : a posição corresponde ao
alinhamento do texto
Left, Right, HCenter : para o alinhamento
horizontal
Top, Bottom, VCenter : para o alinhamento vertical
É
possível parametrizar ao mesmo tempo o alinhamento vertical e
horizontal separando os parâmetros pelo símbolo |.
Ex
: <POSITION HCenter|VCenter>
Se for utilizar uma caixa de respostas, lembre-se de ativá-la ao início do experimento.
As teclas são codificadas da seguinte maneira: BK_ii onde 'ii' é o n° da tecla da caixa de respostas.
Atenção, não utilize a tecla "Esc" (escape) para entrada de respostas. Esta tecla é um recurso para anular o experimento.
As teclas são codificadas da seguinte maneira:
Tipos de teclas |
Codificação |
Exemplo |
A-Z, 0-9 |
CK_lettre |
CK_A, CK_1 |
backspace |
VK_BACK |
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tabulação |
VK_TAB |
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enter |
VK_ENTER |
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enter no teclado numérico |
VK_NUMPADENTER |
|
enter |
VK_ENTER |
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maiúscula à esquerda |
VK_LSHIFT |
|
maiúscula à direita |
VK_RSHIFT |
|
control à esquerda |
VK_LCONTROL |
|
control à direita |
VK_RCONTROL |
|
Alt à esquerda |
VK_LALT |
|
Alt à direita |
VK_RALT |
|
caps lock |
VK_CAPITAL |
|
barra de espaço |
VK_SPACE |
|
page up |
VK_PAGEUP |
|
page down |
VK_PAGEDOWN |
|
end |
VK_END |
|
home |
VK_HOME |
|
seta à esquerda |
VK_ARROWLEFT |
|
seta à direita |
VK_ARROWRIGHT |
|
seta acima |
VK_ARROWUP |
|
seta abaixo |
VK_ARROWDOWN |
|
insert |
VK_INSERT |
|
delete |
VK_DELETE |
|
algarismo no teclado numérico |
VK_NUMPADchiffre |
VK_NUMPAD1 |
multiplicação no teclado numérico |
VK_MULTIPLY |
|
adição no teclado numérico |
VK_ADD |
|
subtração no teclado numérico |
VK_SUBTRACT |
|
divisão no teclado numérico |
VK_DIVIDE |
|
decimal no teclado numérico |
VK_DECIMAL |
|
tecla de função |
VK_Fchiffre |
VK_F1 |
CAPS LOCK no teclado numérico |
VK_NUMLOCK |
|
print screen |
VK_PRINTSCREEN |
|
Scroll Lock |
VK_SCROLL |
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© Versão brasileira: Rui Rothe-Neves - Laboratório de Fonética, FALE - UFMG, (Apoio: CNPq, Bolsa de Produtividade em Pesquisa - nº 311484/2009-3; CNPq, Modalidade: Auxílio a Pesquisa – nº 506337/2010-3). Edição: Cássia R. O. Ribeiro. |