As seções SETTINGS dos scripts

Última atualização: 16/04/2011

Versão

Esta documentação se aplica ao PercEval v.3.0.3.

Introdução

As seções [SETTINGS_xxx] definem a configuração do teste (ver [SETTINGS])

Lista de campos das seções SETTINGS

Cada campo de seção define as características gerais (ex: ordem das provas, formato das respostas, formato de exibição etc...).

Campos comuns a PERCEVAL e LANCELOT

Campos exclusivos para PERCEVAL

Campos exclusivos para LANCELOT

Campos comuns a PERCEVAL e LANCELOT


Perceval

Lancelot


campo opcional

campo opcional

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe do Perceval :
INSTRUCTION_FORMAT=<arquivo>(<FONT font><SIZE size><BKCOLOR 0xrrggbb><TXTCOLOR 0xrrggbb><POSITION alignement>)
FINAL_MESSAGE_FORMAT=<arquivo>(<FONT font><SIZE size><BKCOLOR 0xrrggbb><TXTCOLOR 0xrrggbb><POSITION alignement>)
<arquivo> é o nome do arquivo texto contendo as instruções ou a mensagem. Os demais parâmetros opcionais são os das opções de exibição
Sintaxe do Lancelot :
INSTRUCTION_FORMAT=<arquivo>
FINAL_MESSAGE_FORMAT=<arquivo>
<arquivo> é o nome do arquivo html contendo o texto das instruções ou da mensagem. Não há parâmetros opcionais.


Perceval

Lancelot

TRAINING_ORDER

campo opcional

campo opcional

TRIAL_ORDER

campo obrigatório

campo obrigatório

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe no Perceval/Lancelot :
TRAINING_ORDER=<bloc1>(<bloc2>)
<Bloc> pode ser da seguinte forma:

<10-50>

ordem sequencial de 10 a 50

<10->

ordem sequencial de 10 ao último

<5 8 15 4 3 11 ...>

ordem predefinida

<RANDOM>

ordem aleatória no conjunto das provas

<RANDOM 1-20>

ordem aleatória no bloco de provas entre 1 e 20

Este campo permite configurar as informações que serão salvas, a cada prova, no arquivo de respostas do participante.


Perceval

Lancelot

campo obrigatório

campo obrigatório

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe do Perceval/Lancelot :
RESPONSE_FORMAT=<info1><info2>...
<info> pode ser da seguinte forma:

<hello world>

texto livre

<#2>

chamada à 2ª coluna dos TRIAL_DATA

<#AUDIO>

chamada do champo "AUDIO" dos TRIAL_DATA

<$variável>

uma variável calculada

Este campo permite escolher o nome da seção de comandos a executar. Se o campo estiver ausente, as seções por default serão: [TRIAL_EVENTS] para Perceval, [TRIAL_TEMPLATE] para Lancelot.


Perceval

Lancelot


campo opcional
[TRIAL_EVENTS] por default

campo opcional
[TRIAL_TEMPLATE] por default

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe no Perceval/Lancelot :
TRIAL_COMMANDS=<COMANDO>...
<COMANDO> é o nome da seção de comandos

Campos exclusivos para PERCEVAL


Perceval

Lancelot


campo opcional

campo inoperante
O formato do texto é fornecido nas páginas HTML

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe no Perceval:
TEXT_FORMAT=<FONT font><SIZE size><BKCOLOR 0xrrggbb><TXTCOLOR 0xrrggbb><POSITION alignement> (ver opções de exibição)


Perceval

Lancelot


campo opcional

campo inoperante
A cor de fundo é fornecida nas páginas HTML

exemplo

mana.spt




Sintaxe no Perceval:
IMAGE_FORMAT=<BKCOLOR 0xrrggbb> (ver opções de exibição)


Perceval

Lancelot


campo obrigatório

campo inoperante
A entrada das respostas é feita com o mouse nas páginas HTML

exemplo

pairemin.spt


Sintaxe no Perceval:
INPUT=<categoria1 tecla1 tecla2><categoria2 tecla3 tecla4>
<categoria... é uma sequencia livre de caracteres.
...tecla1... corresponde a uma tecla (ver convenção de codificação).
exemplo: INPUT=<VERDADEIRO CK_1 VK_NUMPAD1 BK_01><FALSO CK_2 VK_NUMPAD2 BK_05
ATENÇÃO: no caso de haver uma resposta esperada, é necessário haver coerência entre o nome da categoria e o nome da resposta esperada.


Perceval

Lancelot


campo opcional

campo inoperante
Equivalente à RESPONSE_ITEM=...<CORRECT ...>

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe no Perceval:
CORRECT=<#campo>
<#campo> é a coluna dos TRIAL_DATA que contém as respostas esperadas.
exemplo : CORRECT=<#2>


Perceval

Lancelot


campo opcional

campo non operacional

exemplo

mana.spt

Substituído pelos comandos do tipo SHOW_MARK <...>



Sintaxe no Perceval :
SOUND_FEEDBACK=<POSITIVO positive1.wav positive2.wav><NEGATIVO negative1.wav negative2.wav>
DISPLAY_FEEDBACK=<POSITIVO positive1.bmp positive2.bmp><NEGATIVO negative.bmp)
<...positive1.wav...><...negative1.wav> são arquivos de áudio mantidos no diretório de estímulos.
<...positive1.bmp...><...negative1.bmp> são arquivos de imagens Bitmap mantidos no diretório de estímulos.


Perceval

Lancelot


campo opcional

campo inoperante
O intervalo de inatividade entre 2 provas é adaptado pelo usuário, que escolhe o momento de passar à prova seguinte com um clique do mouse

exemplo

pairemin.spt




Sintaxe no Perceval:
PAUSE=<duração>
<duração> é a duração da pausa em ms.

Campos exclusivos para LANCELOT

Lancelot permite recolher diferentes respostas numa única PROVA (ex: percepção da altura, percepção da duração, percepção do timbre etc...). A resposta completa para cada prova é, pois, multidimensional. Cada dimensão é definida pelo campo RESPONSE_ITEMii onde ii é um índice crescente de 1 a n.


Perceval

Lancelot


campo inoperante
Apenas um item de resposta definido pelos campos INPUT e, eventuelmente, CORRECT

campo obrigatório

exemplo





Sintaxe no Lancelot:
RESPONSE_ITEMii=<ITEM categoria_ii><VALUES valor_ii_a valor_ii_b><CORRECT experado_ii>
<ITEM ...> define a categoria de resposta (ex: grade_geral)
<VALUES ...> define os valores que podem ter as respostas ligadas à categoria (ex: 0 1 2 3 4). Explicitar esses valores permite verificar as respostas. Em caso de respostas abertas, não utilizar o parâmetro <VALUES ...>.
<CORRECT ...> define a resposta eventualmente pretendida (opcional).
Exemplo:
RESPONSE_ITEM1=<ITEM altura_voz><VALUES normal anormal><CORRECT #expert_altura_voz>
...
RESPONSE_ITEM3=<ITEM timbre_alterado><VALUES não sim><CORRECT #expert_timbre_alterado>
...
RESPONSE_ITEM18=<ITEM grade_global><VALUES 0 1 2 3><CORRECT #expert_grade_global>
RESPONSE_ITEM19=<ITEM dificuldade_avaliação><VALUES fácil média difícil>

Utilisando o comando SHOW_MARK, é possível exibir na página HTML o estatuto de cada resposta (correta, incorreta ou ausente). Por default, a marca $RESP_STATUSii será substituída por "ok", "err" ou "xxx" (resposta correta, incorreta ou ausente). O campo RSTATUS_MARK_FORMAT permite redefinir essa exibição.

 

Perceval

Lancelot

 

campo inoperante

campo opcional

exemplo

 

 



Sintaxe no Perceval:
RSTATUS_MARK_FORMAT=<ERR texto_err><OK texto_ok><XXX texto_ausente>
<ERR ...> define a exibição para as respostas incorretas
<OK ...> define a exibição para as respostas corretas
<XXX ...> define a exibição para as respostas ausentes
Exemplo:
RSTATUS_MARK_FORMAT=<OK correta><ERR incorreta><XXX ausente>
RSTATUS_MARK_FORMAT=<%separator% ERR <B><FONT COLOR="#FF0000">ERREUR</FONT></B>
Esse último exemplo exibirá ERRO :
<B>=> balisa HTML para exibir o texto em Bold (negrito)
<FONT COLOR="#FF0000">=> balisa HTML para exibir o texto em vermelho (ver codificação das cores)
Atenção: para fazer uma página HTML, respeite as convenções sobre os separadores.

Campos de formato de exibição

Portabilidade

Perceval

Lancelot

Sim

Não

Exemplos

INSTRUCTION_FORMAT=<Pairemin.txt><FONT Times New Roman><SIZE 30><POSITION HCenter|Top>
TEXT_FORMAT=<FONT Arial><SIZE 50><BKCOLOR 0x0000FF><TXTCOLOR 0xffFF00><POSITION HCenter|VCenter>
FINAL_MESSAGE_FORMAT=<FinalMessage.txt><FONT Courier New><SIZE 30><BKCOLOR 0xFFFF00><TXTCOLOR 0x0000FF><POSITION HCenter|VCenter>
IMAGE_FORMAT=<BKCOLOR 0x00688F>

Opções

A codificação das teclas no PERCEVAL

Caixa de respostas

Se for utilizar uma caixa de respostas, lembre-se de ativá-la ao início do experimento.

As teclas são codificadas da seguinte maneira: BK_ii onde 'ii' é o n° da tecla da caixa de respostas.

Teclado

Atenção, não utilize a tecla "Esc" (escape) para entrada de respostas. Esta tecla é um recurso para anular o experimento.

As teclas são codificadas da seguinte maneira:

Tipos de teclas

Codificação

Exemplo

A-Z, 0-9

CK_lettre

CK_A, CK_1

backspace

VK_BACK


tabulação

VK_TAB


enter

VK_ENTER


enter no teclado numérico

VK_NUMPADENTER


enter

VK_ENTER


maiúscula à esquerda

VK_LSHIFT


maiúscula à direita

VK_RSHIFT


control à esquerda

VK_LCONTROL


control à direita

VK_RCONTROL


Alt à esquerda

VK_LALT


Alt à direita

VK_RALT


caps lock

VK_CAPITAL


barra de espaço

VK_SPACE


page up

VK_PAGEUP


page down

VK_PAGEDOWN


end

VK_END


home

VK_HOME


seta à esquerda

VK_ARROWLEFT


seta à direita

VK_ARROWRIGHT


seta acima

VK_ARROWUP


seta abaixo

VK_ARROWDOWN


insert

VK_INSERT


delete

VK_DELETE


algarismo no teclado numérico

VK_NUMPADchiffre

VK_NUMPAD1

multiplicação no teclado numérico

VK_MULTIPLY


adição no teclado numérico

VK_ADD


subtração no teclado numérico

VK_SUBTRACT


divisão no teclado numérico

VK_DIVIDE


decimal no teclado numérico

VK_DECIMAL


tecla de função

VK_Fchiffre

VK_F1

CAPS LOCK no teclado numérico

VK_NUMLOCK


print screen

VK_PRINTSCREEN


Scroll Lock

VK_SCROLL




© Versão brasileira: Rui Rothe-Neves - Laboratório de Fonética, FALE - UFMG, (Apoio: CNPq, Bolsa de Produtividade em Pesquisa - nº 311484/2009-3; CNPq, Modalidade: Auxílio a Pesquisa – nº 506337/2010-3). Edição: Cássia R. O. Ribeiro.