NETII

Núcleo de Estudos sobre Transgressões, Imagens e Imaginários






 
Apresentação e Objetivos/objetos de pesquisa

 

O NETII em linhas gerais:

 

A partir das diversas vertentes analítico-discursivas e dos estudos retóricos antigos e contemporâneos, o presente grupo de estudos tem por objetivo pesquisar fenômenos essencialmente relacionados aos processos de transgressões e de desvios em gêneros verboicônicos (sejam transgressões de ordem social ou da ordem dos gêneros de discurso, incluindo tanto os gêneros de estatuto factual quanto aqueles de estatuto ficcional). E, na esteira destas percepções, estudar os imaginários sociodiscursivos que são criados ou recriados em tais manifestações.

A noção de transgressão possui uma riqueza de sentidos e pode ser verificada tanto na esfera social como na ruptura de leis, normas, tabus e costumes no seio de uma dada sociedade, quanto na concepção e/ou rupturas de sistemas teóricos, no âmbito mesmo da linguagem e dos discursos.

Algumas questões preliminares se colocam: por que transgredimos as normas vigentes? Qual é a função da transgressão? Como ela se processa? Qual é o papel das linguagens e dos discursos em tais processos? A transgressão seria um dos traços de uma possível identidade brasileira sendo, assim, um aspecto da cultura? De que maneira os discursos libertários e reacionários se constituem no seio da sociedade e de que forma se manifestam? Quais mecanismos determinam que tais discursos se tornem moda, transformem o mundo em que vivemos e, em seguida, passem a ser incorporados nas normas sociais? Enfim, como se estabelece esta espécie de tradição da ruptura nos discursos sociais? De que maneira os imaginários sociodiscursivos são reafirmados, transformados ou até mesmo (re)criados em discursos transgredidos?

A partir destas e de outras questões, pretende-se, desse modo,  estudar como se estabelece a produção de sentido nos processos de normatização e de transgressão ligados à pluralidade dos discursos sociais em uma perspectiva inter, trans e pluridisciplinar. O quadro teórico sugerido como referência para as pesquisas empreendidas, compreende as teorias advindas das diversas correntes da análise do discurso, dos estudos retóricos e argumentativos, bem como do aporte teórico das ciências humanas e sociais. 

O NETII tem como política a valorização do pesquisador brasileiro, mas sem perder de vista o diálogo com instituições estrangeiras.

 

6a0120a7fc3be9970b017ee43fd14d970d-800wi.gif


 Linhas de investigação:

  

  1. Fazer um levantamento da configuração transgressiva – ou transgredida – em diversos gêneros de discurso, bem como em alguns processos como a paródia, a ironia, a carnavalização, dentre outros fenômenos).
  2. Refletir sobre a escrita de si e do outro: estudo das (auto)biografias e narrativas de vida sob o viés da transgressividade e dos imaginários sociodiscursivos.
  3. Propor novas análises e releituras das múltiplas concepções de sujeito e de suas relações com os discursos sociais (tendo em mente as questões ligadas à identidade, alteridade, ethos, polifonia, grupos minoritários, dentre outras).
  4. Analisar os meandros dos discursos totalitários e dos discursos libertários.
  5. Repensar os processos de constituição e reprodução das ideologias contemporâneas.
  6. Debater sobre as formas de construção do consenso e do conflito em discursos sociais.
  7. Verificar o uso retórico de determinados fenômenos, tais como: insulto, polidez, ponderação, etc.
  8. Estudar os discursos marginais a normas vigentes: sejam aqueles oriundos de grupos periféricos urbanos, sejam aqueles oriundos de grupos de resistência e defesa de direitos humanos.
  9. Buscar formas de ler o corpo e a corporalidade.
  10. Investigar o sistema da moda e suas implicações discursivas, ideológicas, etc.
  11. Ter como meta a análise de gêneros verboicônicos, com estatuto ficcional ou factual, sem restrições de campo disciplinar.

 

© 2018   NETII Versão 11.01.13