O PROJETO
Este projeto tem por objetivo principal contribuir com a documentação e descrição de línguas bantu moçambicanas. Conforme dados apurados a partir de Ngunga (2012:3), podemos afirmar com certa segurança que a situação linguística nesse país é marcada pela existência de uma grande diversidade de povos e línguas. Nesse sentido, assim como a maioria dos países africanos, pode-se considerar que Moçambique é um país multilíngue, tendo em vista que coexiste com o português uma variedade de línguas nativas, todas pertencentes à família linguística bantu. Ngunga considera que as línguas bantu constituem o principal substrato linguístico do país, visto que essas são as línguas maternas de mais de oitenta por cento de moçambicanos. Ademais, os dados estatíticos sobre a situação linguística de Moçambique variam muito, dependendo da fonte a que se consulta, o que dificulta identificar quantas línguas são faladas efetivamente no país. Curiosamente, quando se tenta responder a uma questão sobre o número de línguas em Moçambique, o mais seguro, segundo Ngunga, é afirmar que o número total de línguas varia entre 9 e 43. A relação completa de cada uma dessas línguas é arrolada na tabela abaixo.
A diversidade linguística sugerida acima aponta para a urgente necessidade de pesquisas voltadas para as línguas nativas de Moçambique, uma vez que mais da metade dessas línguas ainda carece de descrições gramaticais bem detalhadas. Esta situação se deve ao fato de os estudos linguísticos não terem sido prioridade durante o período colonial, o que explica a escassez de materiais sobre as línguas nacionais. Em suma, nota-se que há uma lacuna que precisa ser preenchida em relação à descrição, documentação e valorização das línguas moçabicanas. É, portanto, neste cenário que este projeto se insere. Por esta razão, essa proposta de cooperação científica se justifica porque pode contribuir para (i) um maior conhecimento da estrutura gramatical das línguas bantu faladas em Moçambique; (ii) a elaboração de material pedagógico a ser usado no ensino bilíngue nas escolas; (iii) trazer novos dados que possam confirmar ou refutar hipóteses teóricas que vêm sendo formuladas no âmbito das teorias linguísticas e, o mais importante, (iv) contribuir com a formação de recursos humanos, já que alunos de graduação, mestrado e doutorado estarão envolvidos durante a execução deste projeto.