O PROJETO



O objetivo deste projeto é o estudo científico de línguas indígenas brasileiras no intuito de buscar a produção de textos da literatura oral, a produção de gramáticas descritivas e de artigos científicos, de modo a contribuir com a preservação, documentação e revitalização linguística.

Esta ação se justifica porque tem havido interesse por parte das lideranças indígenas locais, especialmente dos professores de língua materna, em obter parcerias com as instituições federais de ensino, de maneira a ajudá-los na sua formação linguística e pedagógica. Acreditamos que esta iniciativa constitui um esforço em conjunto no intuito de encontrar estratégias que visem contribuir com a documentação cultural e preservação linguística, principalmente das línguas em risco de extinção.

Como resultado do contato com a sociedade nacional, muitos indígenas vêm abandonando a sua língua nativa, situação que não é desejável do ponto de vista linguístico nem do ponto de vista étnico e social, pois uma língua, para manter-se viva, precisa estar sendo constantemente repassada às gerações mais jovens, do contrário corre sério risco de desaparecer.

Por meio dos cursos que estão sendo desenvolvidos pela nossa equipe, acreditamos que esta iniciativa pode permitir que os índios tenham maior controle social das relações linguísticas, interculturais, econômicas e políticas. Acreditamos que tais ações estimulam o acesso a instrumentos culturais que lhes permitam dominar a modalidade escrita de sua língua nativa, o que facilitará a sua profissionalização na condição de professores e linguistas de sua própria língua. Neste sentido, outro objetivo deste projeto é cooperar com as comunidades indígenas no desenvolvimento de instrumentos culturais que lhes permitam ter mais controle social das relações linguísticas, interculturais, econômicas e políticas.

Este projeto é pensado com base no conhecimento que temos apurado nos últimos anos e acompanha o pressuposto teórico, segundo o qual o apoio ao uso da língua materna nas novas situações de contato é um dos mais importantes meios capazes de preservar a identidade cultural de um povo. Por isso, o incentivo ao uso da língua autóctone seguramente irá:

(a) assegurar a autoconfiança individual;

(b) atenuar choques entre gerações;

(c) fortalecer o espírito comunitário;

(d) preservar a sabedoria tradicional em todos os campos do conhecimento;

(e) sistematizar e socializar a aprendizagem de novos conceitos;

(f) permitir melhor avaliação por toda a comunidade no que se refere aos benefícios e às possíveis desvantagens de novos elementos e práticas culturais;

(g) desenvolver o domínio da escrita na língua materna e na língua oficial;

(h) elaborar programas de educação considerando-se os conhecimentos tradicionais e os novos conhecimentos necessários à articulação com uma sociedade maior e mais complexa.