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Faculdade de Letras da UFMG

Tópicos de Teoria da  Literatura - graduação

Profa. Maria Ester Maciel Borges

2º. semestre de 2006 – segunda e quarta  - 2º.horário

 

 

Título do Curso: Literatura e Cinema

 

 

I. Ementa

 

 

O curso tem como proposta o estudo de filmes que mantêm algum tipo de relação com a literatura, seja através do trabalho de adaptação de textos narrativos, seja pelo processo de incorporação de elementos poéticos na construção da linguagem cinematográfica. Para tanto, serão discutidas várias questões teóricas referentes à articulação literatura/cinema. O propósito é mostrar que as formas de interação, interseção e diálogo entre os dois sistemas de signos não se circunscrevem apenas ao trabalho de adaptação fílmica de textos literários ou à incorporação, por parte destes, de elementos e estratégias oriundos do discurso cinematográfico, mas se dão também através de diálogos implícitos, citações, evocações oblíquas, “transcriações” e cruzamentos imprevistos.

 

Serão analisados os seguintes filmes: De olhos bem fechados, de Stanley Kubrick, (baseado em Breve romance de sonho , de Arthur Schnitzler), Amor & Cia., de Helvécio Ratton (baseado em Alves & Cia., de Eça de Queirós), O livro de cabeceira, de Peter Greenaway (baseado em The pillow book, de Sei Shonagon) e Asas do desejo, de Wim Wenders (baseado no livro Elegias de Duíno, de Rainer Maria Rilke). Fragmentos dos filmes Memórias Póstumas, de André Klotzel, e Na solidão da noite, de Alberto Cavalcanti,  também serão trabalhados ao longo do curso.

 

 

 

II. Programa:

 

 

1.      Literatura e cinema: afinidades dissonantes

2.      A adaptação cinematográfica de narrativas literárias

3.      Um Eça oblíquo: análise de Amor & Cia., de Helvécio Ratton

4.      Sonho, ficção e realidade: De olhos bem fechados, de Stanley Kubrick

5.      O labirinto e o pesadelo: Na solidão da noite, de Alberto Cavalcanti (à luz de Borges)

6.      A poesia no cinema

7.      Poesia à flor da tela: uma leitura de O livro de cabeceira, de Peter Greenaway, e Asas do desejo, de Wim Wenders.

 

 

Textos literários de referência: As elegias de Duíno, de Rainer Maria Rilke; Alves & Cia., de Eça de Queirós; Breve romance de sonho, de Arthur Schnitzler, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e poemas selecionados de William Blake.

 

               

 

III. Cronograma

 

 

       Agosto - 21, 23, 28, 30

 

·          Apresentação e discussão de programa, cronograma e bibliografia.

·          O narrativo e o poético no cinema: Griffith e Eiseinstein

 

 

TTextos de referência:

 

EISENSTEIN, Sergei. Dickens, Griffith e nós. A forma do filme, p. 173-215.

EISENSTEIN, Sergei. Palavra e imagem. O sentido do filme, p. 13-47.

GUIMARÃES, César. Algumas aproximações entre literatura e cinema, p.109-142.

      MACIEL, Maria Esther. “Para além da adaptação: formas alternativas da articulação entre cinema e literatura”, p. 107-128.

 

Filmes:

O encouraçado Potenkim (fragmento)

Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos (fragmento)

Memórias póstumas de Brás Cubas (fragmento)

 

 

Setembro04, 06, 11, 13, 18, 20, 25, 27

 

 

·         A adaptação cinematográfica de narrativas literárias

·         Um Eça oblíquo: análise de Amor & Cia., de Helvécio Ratton

·         O labirinto e o pesadelo: Na solidão da noite, de Alberto Cavalcanti (à luz de Borges)

 

 

Textos de referência:

     

PEÑA-ARDID, Carmen. Una tradición de relaciones conflictivas. Lieratura y cine – una aproximación comparativa, pp.21-49.

MACIEL, Maria Esther. Um olhar oblíquo: notas sobre o filme Amor & Cia.,de Helvécio Ratton. IN: A memória das coisas, pp.

BORGES, Jorge Luis. O pesadelo. In: Sete noites, pp.

 

Filmes:

Amor & Cia., de Helvécio Ratton

Na solidão da noite, de Alberto Cavalcanti

 

Textos literários

 

Alves & Cia., de Eça de Queirós

BORGES, Jorge Luis. As ruínas circulares

 

 

       Outubro – 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30

 

 

·         Sonho, ficção e realidade: De olhos bem fechados, de Stanley Kubrick

·         A poesia no cinema – de Buñuel a Greenaway

 

 

 

Textos de referência:

 

RAPHAEL, Frederic. Kubrick – de olhos bem abertos (fragmento).

BUÑUEL, Luis. O cinema como instrumento de poesia. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema, p. 333-337.

    CAÑIZAL , Eduardo Peñuela. Cinema e poesia. In: XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp.353-364.

    EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas / Bonjour cinéma. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.), p. 269-280.

   PASOLINI, P.P. O cinema de poesia. In: Ciclo Pasolini anos 60, p. 21-51.

 

Filmes:

 

De olhos bem fechados, de Stanley Kubrick

O cão andaluz, de Luis Buñuel.

 

 

       Novembro – 01, 06, 08, 13, 20, 22, 27, 29

 

 

·          Poesia á flor da tela: O livro de cabeceira, de Peter Greenaway 

·          O sublime contemporâneo –  Wim Wenders à luz de Rilke e Benjamin

 

 

Textos de referência:

 

PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa.  Las peras del olmo, p. 107-135.

GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura, p.9-12.

CAMPOS, Haroldo de. Visualidade e concisão na poesia japonesa. A arte no horizonte do provável, p. 62-70

BAUDELAIRE, Charles. L’ albatros / O albatroz. In: As flores do mal, p. 110-111.

RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Magia e técnica, arte e política, p.197-221.

    GAGNEBIN, Jeanne Marie. Dos anjos em Walter Benjamin. Sete aulas sobre linguagem, memória e história, pp.123-136.

 

Filmes:

 

O livro de cabeceira, de Peter Greenaway    

Asas do desejo, de Wim Wenders

 

 

       Dezembro: 1 dia letivo: 04

 

 

Encerramento do curso

 

 

 

V. BIBLIOGRAFIA 

 

 

BARTHES, Roland. O terceiro sentido. In: O óbvio e o obtuso. Tra. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p.45-61.

BAUDELAIRE, Charles. L’ albatros / O albatroz. In: As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 110-111.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1980

BETTON, Gérard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral, Rio de Ja­neiro: Rocco, 1987.

BRASIL, Assis. Cinema e literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

MACIEL, Maria Esther. “Para além da adaptação: formas alternativas da articulação entre cinema e literatura. In:

NASCIMENTO, Evando e CASTELLÕES, Maria Clara (orgs.). Literatura em perspectiva. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2003, p. 107-128.

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.). Rio de Janeiro: Graal, 1983, p.p. 333-337.

CAMPOS, Augusto de. Coisas e anjos de Rilke. In: Coisas e anjos de Rilke. São Paulo: Perspectiva, 2001, p. 15-23.

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1969.

CAMPOS, Haroldo de. Ideograma. São Paulo: Cultrix, 1986.

CAÑIZAL , Eduardo Pañuela. Cinema e poesia. In: XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp.353-364.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas / Bonjour cinéma. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.). Rio de Janeiro: Graal, p. p. 269-280.

GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários, n. 8, 2001, p.9-12.

GREENAWAY, Peter. The Pillow Book .Paris: Éditions Dis Voir, November 1996

GRÜNEWALD, José Lino. Um filme é um filme. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GRUZINSKI, Serge. Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001,p. 158-183.

GUERRA, Rui, BRESSANE, Julio e PIZZINI, Joel. O eu da arte é fora de si. Cinemais. Rio de Janeiro, n. 33, jan-mar 2003.

GUIMARÃES, César G. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985.

LAVERY, David. The Angel of 20th Century Art. Site: http://www.mtsu.edu/~dlavery/Writing/Angel%20of%2020th.htm

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.

MACIEL, Maria Esther. A poesia no cinema: de Luis Buñuel a Peter Greenaway. Cadernos de Tradução. Florianópolis: UFSC, v.7, 2002, p.81 – 92.

MACIEL, Maria Esther. Um olhar oblíquo: notas sobre o filme Amor & Cia.,de Helvécio Ratton. A memória das coisas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

MC FARLANE, Brian. Novel to film; an introduction to the theory of adaptation.

Oxford: Clarendon Press, 1996.METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.

MORAIS, Vinícius de. O cinema de meus olhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PASOLINI, P.P. O cinema de poesia. In: Ciclo Pasolini anos 60. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian, 1985, p. 21-51.

PAZ, Octavio. El poeta Buñuel. Las peras del olmo. Barcelona: Seix Barral, 1986, pp.183-187.

PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa.  Las peras del olmo. México: Seix Barral, 1992, p. 107-135

PEIXOTO, Nelson Brissac. “Ver o Invisível: a Ética das Imagens” in NOVAES, Adauto (org.). Ética. 5a. reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

PEÑA-ARDID, Carmen. Literatura y cine – una aproximación comparativa. Madrid: Catedra, 1992.

QUEIRÓS, Eça. Alves & Cia - Obras completas. Porto: Lello & Irmão, s/d.

RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno. Trad. Dora Ferreira da Silva. Porto Alegre: Globo, 1976.

SALIBA, Ana Maria Portugal. Nas pegadas do anjo. O vidro da palavra. Belo Horizonte: Poslit-UFMG, 2003, p. 163-182. (tese de doutorado).

SARDUY, Severo. Escrito sobre um corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SHONAGON, Sei. The pillow book. Trad. Ivan Morris. London: Penguin, 1971.

WENDERS, Wim. A lógica das imagens. Trad. Maris Alexandra. Lisboa: Edições 70, s/d.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal,1983

XAVIER, Ismail. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp. 367-384.

XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

 

 

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