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Faculdade de Letras da UFMG Tópicos de Teoria da
Literatura - graduação Profa. Maria Ester Maciel Borges 2º. semestre de 2006 – segunda e quarta - 2º.horário Título do Curso: Literatura
e Cinema I. Ementa O curso tem como proposta o estudo de filmes que mantêm algum tipo de
relação com a literatura, seja através do trabalho de adaptação de textos
narrativos, seja pelo processo de incorporação de elementos poéticos na
construção da linguagem cinematográfica. Para tanto, serão discutidas várias
questões teóricas referentes à articulação literatura/cinema. O propósito é
mostrar que as formas de interação, interseção e diálogo entre os dois sistemas
de signos não se circunscrevem apenas ao trabalho de adaptação fílmica de
textos literários ou à incorporação, por parte destes, de elementos e
estratégias oriundos do discurso cinematográfico, mas se dão também através
de diálogos implícitos, citações, evocações oblíquas,
“transcriações” e cruzamentos imprevistos. Serão analisados os seguintes filmes: De olhos bem fechados, de
Stanley Kubrick, (baseado em Breve romance de sonho
, de Arthur Schnitzler), Amor & Cia., de
Helvécio Ratton (baseado em Alves & Cia., de
Eça de Queirós), O livro de cabeceira, de Peter Greenaway (baseado em The pillow book, de Sei Shonagon) e Asas do desejo, de Wim
Wenders (baseado no livro Elegias de Duíno, de Rainer Maria Rilke).
Fragmentos dos filmes Memórias Póstumas, de André Klotzel,
e Na solidão da noite, de Alberto Cavalcanti,
também serão trabalhados ao longo do curso. II.
Programa: 1.
Literatura e cinema: afinidades dissonantes 2.
A adaptação cinematográfica de narrativas
literárias 3.
Um Eça oblíquo: análise de Amor & Cia., de
Helvécio Ratton 4.
Sonho, ficção e realidade: De olhos bem fechados,
de Stanley Kubrick 5.
O labirinto e o pesadelo: Na solidão da noite, de
Alberto Cavalcanti (à luz de Borges) 6.
A poesia no cinema 7.
Poesia à flor da tela: uma leitura de O livro de
cabeceira, de Peter Greenaway, e Asas do desejo, de Wim Wenders. Textos literários de
referência: As elegias de Duíno, de
Rainer Maria Rilke; Alves & Cia.,
de Eça de Queirós; Breve romance de
sonho, de Arthur Schnitzler, Memórias póstumas de Brás Cubas, de
Machado de Assis, e poemas selecionados de William Blake. III. Cronograma
Agosto - 21, 23, 28, 30 ·
Apresentação
e discussão de programa, cronograma e bibliografia. ·
O narrativo e o poético no cinema: Griffith e Eiseinstein TTextos de referência: EISENSTEIN, Sergei. Dickens,
Griffith e nós. A forma do filme, p. 173-215. EISENSTEIN, Sergei. Palavra e
imagem. O sentido do filme, p. 13-47. GUIMARÃES, César. Algumas
aproximações entre literatura e cinema, p.109-142. MACIEL, Maria Esther. “Para além
da adaptação: formas alternativas da articulação entre cinema e
literatura”, p. 107-128. Filmes: O
encouraçado Potenkim (fragmento) Vidas secas, de Nelson Pereira
dos Santos (fragmento) Memórias póstumas de Brás
Cubas (fragmento) Setembro – 04, 06, 11, 13, 18,
20, 25, 27 ·
A
adaptação cinematográfica de narrativas literárias ·
Um Eça
oblíquo: análise de Amor & Cia., de Helvécio Ratton ·
O
labirinto e o pesadelo: Na solidão da noite, de Alberto Cavalcanti (à luz de
Borges) Textos de referência: PEÑA-ARDID, Carmen. Una tradición de
relaciones conflictivas. Lieratura
y cine – una aproximación comparativa,
pp.21-49. MACIEL, Maria Esther. Um olhar
oblíquo: notas sobre o filme Amor & Cia.,de Helvécio Ratton.
IN: A memória das coisas, pp. BORGES, Jorge Luis. O
pesadelo. In: Sete noites, pp. Filmes: Amor & Cia., de Helvécio Ratton Na solidão da noite, de
Alberto Cavalcanti Textos literários Alves & Cia., de Eça de
Queirós BORGES, Jorge Luis. As ruínas
circulares
Outubro – 02, 04, 09, 11, 16,
18, 23, 25, 30 ·
Sonho,
ficção e realidade: De olhos bem fechados, de Stanley Kubrick ·
A
poesia no cinema – de Buñuel a Greenaway Textos de referência: RAPHAEL, Frederic.
Kubrick – de olhos bem abertos (fragmento). BUÑUEL, Luis. O cinema como
instrumento de poesia. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema, p.
333-337.
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In: XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996,
pp.353-364.
EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas / Bonjour cinéma. In:
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema (org.), p. 269-280.
PASOLINI, P.P. O cinema de poesia. In: Ciclo Pasolini anos 60, p.
21-51. Filmes: De olhos bem fechados, de
Stanley Kubrick O cão andaluz, de Luis Buñuel.
Novembro – 01, 06, 08, 13, 20, 22, 27,
29 ·
Poesia á flor da tela: O livro de
cabeceira, de Peter Greenaway ·
O
sublime contemporâneo – Wim
Wenders à luz de Rilke e Benjamin Textos de referência: PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa. Las peras del olmo, p. 107-135. GREENAWAY, P. Cinema: 105 anos
de texto ilustrado. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura,
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Visualidade e concisão na poesia japonesa. A arte no horizonte do provável,
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albatros / O albatroz. In: As flores do mal, p. 110-111. RILKE, Rainer Maria. Elegias
de Duíno. BENJAMIN, Walter. O narrador.
Magia e técnica, arte e política, p.197-221.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Dos anjos em Walter Benjamin. Sete aulas sobre
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Greenaway Asas do desejo, de Wim Wenders
Dezembro: 1 dia letivo: 04 Encerramento do curso V.
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Edições 70, s/d. XAVIER,
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Rio de Janeiro: Imago, 1996. |
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