Doutora em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Foi professora do Ensino Fundamental e Médio no Rio de Janeiro. Lecionou na Universidade Estadual de Londrina de 2001 a 2004, onde desenvolveu os seguintes projetos: Oficina de Estudos Ibero-Americanos, Tradução de Termos Culturalmente Marcados e Estratégias de Aprendizagem de Língua Estrangeira. Atualmente é Professora Adjunta II de espanhol na FALE/UFMG. É coordenadora do Projeto de Extensão Educação Continuada de Professores de Línguas Etrangeiras (EDUCONLE)*, do Projeto de Pesquisa FormAÇÃO de Professores: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática, do Projeto de Iniciação Científica Como formar hoje o professor-leitor-cidadão de amanhã?, e do Projeto PEG Leitura(s) para a formação do professor de E/LE. Participa do Centro de Estudos de Lingüística Aplicada (CELiA)** e do grupo de pesquisa/CNPq “Aprendizagem de Línguas Estrangeiras”.

Sua área de pesquisa abrange formação de professores, ensino-aprendizagem de LE e processos de leitura.

* http://www.letras.ufmg.br/educonle/

** http://www.letras.ufmg.br/celia/celiaproj.htm

 

* * * * *

 

Doctora en Lengua Española y Literaturas Hispánicas por la Faculdade de Letras de la Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Fue profesora de la Enseñanza Primaria y Secundaria en Río de Janeiro. Enseñó en la Universidade Estadual de Londrina de 2001 a 2004, donde desarrolló los siguientes proyectos: Taller de Estudios Iberoamericanos, Traducción de Términos Culturalmente Marcados y Estrategias de Aprendizaje de Lengua Extranjera. Actualmente es Profesora Adjunta II de español en la FALE/UFMG. Es coordinadora del Proyecto de Extensión Educação Continuada de Professores de Línguas Etrangeiras (EDUCONLE)*, del Proyecto de Investigación FormAÇÃO de Professores: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática, del Proyecto de Iniciación Científica Como formar hoje o professor-leitor-cidadão de amanhã?, y del Proyecto PEG Leitura(s) para a formação do professor de E/LE. Forma parte del Centro de Estudos de Lingüística Aplicada (CELiA)** y del grupo de investigación/CNPq “Aprendizagem de Línguas Estrangeiras”.

Su área de investigación abarca la formación de profesores, enseñanza-aprendizaje de LE y procesos de lectura.

 

* http://www.letras.ufmg.br/educonle/

** http://www.letras.ufmg.br/celia/celiaproj.htm