Manual do Professor

Unit 1 – English Around the World


Lesson 4 – Radical Sports


1) Antes de iniciar a lição, faça as seguintes perguntas (Warm up):
a) Vocês gostam de esporte?
b) Que tipo de esportes vocês praticam?
c) Vocês conhecem algum esporte radical?
d) Alguém já praticou algum esporte radical?

2) Peça para os alunos abrirem o livro na Lição 3 da Unidade 1 e identificarem quais são os esportes apresentados, relacionando o nome do esporte com a figura correspondente.

3) Chame atenção para os nomes dos esportes que são em inglês e que a maioria deles também tem o nome em inglês aqui no Brasil.

4) Trabalhe a pronúncia dos nomes dos esportes.

5) Tema Transversal - Meio-Ambiente: A maioria dos esportes radicais é praticada ao ar livre, ou seja, em contato com a natureza, por isso é interessante despertar atenção para a preservação ambiental, para a necessidade de se valorizar o patrimônio cultural, o ecossistema, para que a prática desses esportes radicais continue sendo possível para gerações futuras.

Opção de atividade: Pode-se propor a brincadeira de mímica, dividindo a turma em dois grupos, escolhendo um líder para cada grupo, este líder será o responsável de fazer a mímica de um dos esportes trabalhados nesta lição.

6) Apresente o tópico gramatical da lição que é sobre o verbo modal CAN. Lembre-se de explicar que o verbo CAN pode ter outros usos, mas que nesta lição será utilizado para expressar habilidade. Apresente as formas afirmativa, negativa e interrogativa, dando ênfase ao significado, pois os exemplos se referem à prática dos esportes mencionados nesta lição.

7) Solicite que os alunos façam o exercício 1.

8) Após a correção do exercício 1, os alunos deverão fazer o exercício 2 oralmente, utilizando as informações do exercício 1. Eles deverão trabalhar em dupla.

9) O último exercício desta lição é uma atividade de Reading. A lição apresenta um texto sobre a Nova Zelândia que é um dos melhores países do mundo para a prática de esportes radicais.

10) Os alunos deverão responder as questões propostas com base no texto, utilizando a estratégia de leitura denominada scanning, ou seja, busca por informações específicas. Além disso, chame atenção para as palavras cognatas presentes no texto, são muitas.