Unit
1 – English Around the World
Lesson
4 – Radical Sports
1) Antes de iniciar a lição,
faça as seguintes perguntas (Warm up):
a) Vocês gostam de esporte?
b) Que tipo de esportes vocês praticam?
c) Vocês conhecem algum esporte radical?
d) Alguém já praticou algum esporte radical?
2)
Peça para os alunos abrirem o livro na Lição
3 da Unidade 1 e identificarem quais são os esportes apresentados,
relacionando o nome do esporte com a figura correspondente.
3)
Chame atenção para os nomes dos esportes que são
em inglês e que a maioria deles também tem o nome
em inglês aqui no Brasil.
4)
Trabalhe a pronúncia dos nomes dos esportes.
5)
Tema Transversal - Meio-Ambiente: A maioria dos esportes radicais
é praticada ao ar livre, ou seja, em contato com a natureza,
por isso é interessante despertar atenção
para a preservação ambiental, para a necessidade
de se valorizar o patrimônio cultural, o ecossistema, para
que a prática desses esportes radicais continue sendo possível
para gerações futuras.
Opção
de atividade: Pode-se propor a brincadeira de mímica, dividindo
a turma em dois grupos, escolhendo um líder para cada grupo,
este líder será o responsável de fazer a
mímica de um dos esportes trabalhados nesta lição.
6)
Apresente o tópico gramatical da lição que
é sobre o verbo modal CAN. Lembre-se de explicar que o
verbo CAN pode ter outros usos, mas que nesta lição
será utilizado para expressar habilidade. Apresente as
formas afirmativa, negativa e interrogativa, dando ênfase
ao significado, pois os exemplos se referem à prática
dos esportes mencionados nesta lição.
7)
Solicite que os alunos façam o exercício 1.
8)
Após a correção do exercício 1, os
alunos deverão fazer o exercício 2 oralmente, utilizando
as informações do exercício 1. Eles deverão
trabalhar em dupla.
9)
O último exercício desta lição é
uma atividade de Reading. A lição apresenta um texto
sobre a Nova Zelândia que é um dos melhores países
do mundo para a prática de esportes radicais.
10)
Os alunos deverão responder as questões propostas
com base no texto, utilizando a estratégia de leitura denominada
scanning, ou seja, busca por informações específicas.
Além disso, chame atenção para as palavras
cognatas presentes no texto, são muitas.
|