Manual
do Professor
Unit
1 – English Around the World
Lesson 3 – Countries and Nationalities
1)
Apresente a ilustração para os alunos e peça
para que leiam aleatoriamente trocando as informações
dos personagens apresentados por suas informações
pessoais (nome). Procure não traduzir as falas para que
os alunos possam fazer a inferência de seu sentido.
2)
Peça a um aluno que leia o enunciado da atividade. Tema
transversal: Inicie uma discussão acerca das diferenças
sócio-culturais aparentes nas mais diversas culturas do
mundo. Debata juntamente com os alunos as questões apresentadas
na atividade e ressalte a importância do respeito às
mais variadas manifestações culturais em uma sociedade.
3)
Peça aos alunos que associem os países e suas respectivas
nacionalidades. Utilize as bandeiras e os símbolos representantes
de cada nação para facilitar a associação
dos alunos. Mostre os nomes das nações em inglês
e suas respectivas nacionalidades.
4)
Apresente a palavra interrogativa where e, com base nas discussões
anteriores, explique o uso da forma afirmativa do verbo be e o
uso adequado dos pronomes pessoais. Peça aos alunos que,
em pares, repitam a pergunta Where are you from? para o colega
e responda trocando o país e sua respectiva nacionalidade.
Utilize o exemplo para ilustrar melhor o objetivo da atividade.
5)
Atividade interdisciplinar (Geografia): Antes de iniciar a atividade
propriamente dita, apresente o mapa-mundi para os alunos. Pergunte
se eles são capazes de identificar os países e os
seus respectivos continentes. Fale um pouco a respeito dos oceanos
que banham esses países e continentes, a relação
econômica, social e política estabelecida entre eles.
Peça para que os alunos apontem as possíveis localizações
no mapa onde se fala a língua inglesa oficialmente ou não-oficialmente.
Feito isso, apresente o exemplo, trabalhando com as nacionalidades,
a estrutura verbal e os pronomes pessoais.
6)
Mostre aos alunos as ilustrações contendo símbolos
importantes de diversas nações falantes de língua
inglesa. Mostre para eles que estes símbolos, assim como
plantas, objetos e outras coisas, também possuem ou representam
nacionalidade. Peça para que os alunos preencham os espaços
em branco nas frases utilizando o pronome pessoal adequado.
7)
Apresente as curiosidades acerca da língua inglesa para
os alunos pedindo para que eles leiam as frases. É importante
que eles leiam para obter familiaridade com a língua. Feito
isso, peça para que os alunos respondam as frases que se
seguem, com base nas informações contidas no texto.
8)
Mostre os cartões postais para os alunos. Explore as imagens
e pergunte se eles podem dar exemplos de monumentos importantes
em outros lugares do mundo. Em seguida, peça para que os
alunos leiam os cartões completando os espaços em
branco com as palavras apresentadas nos quadros anexos em cada
exercício.
|