Manual do Professor

Unit 1 – English Around the World


Lesson 3 – Countries and Nationalities


1) Apresente a ilustração para os alunos e peça para que leiam aleatoriamente trocando as informações dos personagens apresentados por suas informações pessoais (nome). Procure não traduzir as falas para que os alunos possam fazer a inferência de seu sentido.

2) Peça a um aluno que leia o enunciado da atividade. Tema transversal: Inicie uma discussão acerca das diferenças sócio-culturais aparentes nas mais diversas culturas do mundo. Debata juntamente com os alunos as questões apresentadas na atividade e ressalte a importância do respeito às mais variadas manifestações culturais em uma sociedade.

3) Peça aos alunos que associem os países e suas respectivas nacionalidades. Utilize as bandeiras e os símbolos representantes de cada nação para facilitar a associação dos alunos. Mostre os nomes das nações em inglês e suas respectivas nacionalidades.

4) Apresente a palavra interrogativa where e, com base nas discussões anteriores, explique o uso da forma afirmativa do verbo be e o uso adequado dos pronomes pessoais. Peça aos alunos que, em pares, repitam a pergunta Where are you from? para o colega e responda trocando o país e sua respectiva nacionalidade. Utilize o exemplo para ilustrar melhor o objetivo da atividade.

5) Atividade interdisciplinar (Geografia): Antes de iniciar a atividade propriamente dita, apresente o mapa-mundi para os alunos. Pergunte se eles são capazes de identificar os países e os seus respectivos continentes. Fale um pouco a respeito dos oceanos que banham esses países e continentes, a relação econômica, social e política estabelecida entre eles. Peça para que os alunos apontem as possíveis localizações no mapa onde se fala a língua inglesa oficialmente ou não-oficialmente. Feito isso, apresente o exemplo, trabalhando com as nacionalidades, a estrutura verbal e os pronomes pessoais.

6) Mostre aos alunos as ilustrações contendo símbolos importantes de diversas nações falantes de língua inglesa. Mostre para eles que estes símbolos, assim como plantas, objetos e outras coisas, também possuem ou representam nacionalidade. Peça para que os alunos preencham os espaços em branco nas frases utilizando o pronome pessoal adequado.

7) Apresente as curiosidades acerca da língua inglesa para os alunos pedindo para que eles leiam as frases. É importante que eles leiam para obter familiaridade com a língua. Feito isso, peça para que os alunos respondam as frases que se seguem, com base nas informações contidas no texto.

8) Mostre os cartões postais para os alunos. Explore as imagens e pergunte se eles podem dar exemplos de monumentos importantes em outros lugares do mundo. Em seguida, peça para que os alunos leiam os cartões completando os espaços em branco com as palavras apresentadas nos quadros anexos em cada exercício.