Formato híbrido — Sala 3059 da FALE
Thema: Minicurso Katharina Müller JLU Giessen
Zeit: 17. Sept. 2026 02:45 PM Sao Paulo
An Zoom-Meeting teilnehmen
https://us06web.zoom.us/j/85641492120?pwd=JcfXyyGu1RXhejSwyamFVLbpgX8Kb1.1
Meeting-Chat-Link
https://us06web.zoom.us/launch/jc/85641492120
Meeting-ID: 856 4149 2120
Kenncode: 118295
O ICMI - Grupo de Pesquisa Comunicação Intercultural em Interação (www.letras.ufmg.br/icmi) anuncia o minicurso ministrado por Katharina Müller:
Como podemos acelerar a transcrição de gravações de áudio e vídeo para a análise linguística da fala e de dados multimodais? Este minicurso oferece uma introdução prática à transcrição automatizada com o aTrain e o NoScribe, duas ferramentas de reconhecimento automático de fala (ASR) altamente eficazes para o processamento de dados linguísticos, ambas disponíveis gratuitamente online.
Esta sessão intensiva de duas horas vai além das discussões teóricas, com foco na aplicação prática. Inicialmente, será apresentada uma visão geral das duas ferramentas de ASR, seguida de uma sessão prática em que os próprios participantes utilizarão o software para obter experiência imediata. Além disso, também serão abordadas questões de privacidade de dados e de precisão dos resultados. Ao final, os participantes terão desenvolvido a confiança técnica necessária para implementar essas ferramentas em suas próprias pesquisas, possibilitando uma análise mais eficiente dos fenômenos da fala e uma redução significativa do trabalho manual.
Sobre a pesquisadora:
Katharina B. Müller é pesquisadora de pós-doutorado e pesquisadora associada no Departamento de Estudos Românicos da Justus Liebig University Giessen (JLU), na Alemanha. Tendo estudado línguas românicas e inglês na Goethe University Frankfurt e alemão como língua estrangeira na Johannes Gutenberg University Mainz, ela concluiu seu doutorado em Linguística Românica com uma tese sobre "Hibridismo Linguístico na Literatura Ítalo-Brasileira" na JLU Giessen. Também atuou como leitora do DAAD nas universidades de Liverpool e Florença, e como coordenadora de idiomas no Centro de Línguas da Goethe University Frankfurt. Seus principais interesses de pesquisa incluem sociolinguística, contato linguístico e multilinguismo.
As inscrições serão feitas por email, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., pedimos que indiquem o formato de participação (presencial ou online).






