EDITAL Nº 038/2026 - FALE/UFMG
A Diretoria da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais faz saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para seleção de BOLSISTAS junto ao Centro de Extensão da FALE/UFMG, para LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, observados os seguintes itens:
1. A inscrição estará aberta de 26/03/2026 a 02/04/2026 e deverá ser efetuada por meio do preenchimento de formulário no link: https://forms.gle/2WLRVSggzbY2nvBj6.
2. Poderão se inscrever, para este Edital, os alunos regularmente matriculados na graduação em Letras-Libras ou Letras na UFMG que sejam proficientes em Libras. Alunos vinculados à pós-graduação da FALE/UFMG também podem se inscrever, mediante comprovação de matrícula no respectivo curso e comprovação de proficiência em Libras, por meio de certificados. Alunos SURDOS são fortemente encorajados a participar do processo.
3. O candidato deverá anexar, no ato de inscrição, cópia do comprovante de matrícula do semestre em curso e do histórico escolar – será aceito o histórico escolar emitido pela Internet e certificado de proficiência em Libras para os alunos do curso de Letras. Os alunos da pós-graduação deverão enviar, no ato da inscrição, cópia do comprovante de matrícula no semestre em curso e o certificado de proficiência em Libras.
4. A seleção de que trata este edital terá duas etapas:
4.1. A primeira etapa: entrevista e a segunda etapa: prova didática. As duas etapas acontecerão no mesmo dia: entrevista seguida da prova didática, ambas de caráter eliminatório, no dia 07/04/2026, a partir das 17h00, na sala 4007 na faculdade de Letras.
4.2. O resultado da entrevista e da prova didática serão divulgados por e-mail, no dia 08/04/2026 a partir das 17h00.
4.3. Tanto para a entrevista quanto para a prova didática, fica estipulada a nota mínima de 7,0 pontos, numa escala de 0 a 10 pontos.
4.4. Os candidatos podem interpor recurso. O prazo para entrega desse recurso é de 5 (cinco) dias corridos após a liberação do resultado.
4.4.1. Os recursos de que trata o item anterior serão respondidos pelo setor responsável pelo processo seletivo em, no máximo, 5 (cinco) dias e seus resultados serão informados por e-mail aos candidatos interessados.
4.5. O resultado final será informado por e-mail pela Secretaria do CENEX no dia 08/04/2026.
5. Será aproveitado como bolsista o candidato que obtiver média mais alta no resultado final, em número correspondente à demanda de turmas do Curso de Libras, oferecido pelo CENEX.
5.1. Os candidatos aprovados deverão assumir turmas no curso de Libras, sendo uma delas, necessariamente, aos sábados (manhã). A atribuição de apenas 01(uma) turma poderá ocorrer em casos específicos a serem definidos pela Supervisão dos cursos de Libras.
5.2. Sempre que se verificar uma desistência será chamado o candidato imediatamente colocado na ordem de classificação, obedecendo a validade deste Edital, que é de 24 meses.
6. A bolsa terá vigência de 4 (quatro) meses. Será feita nova vinculação a cada semestre até completar o prazo máximo de 24 meses.
7. O bolsista prestará, no mínimo, 20 (vinte) horas de trabalho semanais, devendo assumir as turmas distribuídas a critério da Supervisão dos cursos de Libras e participar obrigatoriamente da formação pedagógica e das reuniões agendadas pela Supervisão durante todo o período do estágio.
8. Extinguir-se-á a bolsa, automaticamente, por desistência, desvinculação com a FALE, ou por exercício não satisfatório da função (conforme avaliação da Supervisão do curso e/ou da Coordenação do CENEX).
9. O certificado de cumprimento de bolsa somente será concedido após um semestre de trabalho efetivo.
10. Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Coordenação do CENEX ou pela Câmara de Extensão.
Link para acesso ao Edital. Clique aqui.





