Identidade
Cansei de ser uma foto 3x4
Acompanhada por uma sequência de dígitos.
Cansei de ser número
No RG, CPF, Título de Eleitor
Passaporte, Carteira de Trabalho.
A burocracia nunca me enxerga como gente.
Eles não sabem da cor azul
Que fui a Bahia e vi Dona Canô na festa de Reis
Que choro quando leio a Cor Púrpura
Nem que passo as tardes ouvindo Benito de Paula.
Cansei de ser número
Engrossando as estatísticas
De mãe solteira sem superior completo
De mulher negra que sofreu violência doméstica
Que agora sou parte dos 56% de classe C
Segundo a revista Exame.
Vexame.
As estatísticas não sabem, por isso não divulgam
Ando triste, confusa e ruim da memória.
E no posto de saúde.
Onde sou apenas mais um número no SUS
Não tem psicológicos para sequer uma consulta.
Desconfio que psicológicos devam atender
Apenas números inteiros e não os fracionados como eu.
Preocupa-me
No futuro, tudo ficará mais simples
Seremos como um código de barras
É só passar no leitor e pronto!
Teremos até preço
(a depender da inflação)
Um número com cifrão.
Lamento aos burocratas
Aos analisas organizacionais
Aos pesquisadores e estatísticos
Enquanto houver brilho nos olhos
Não posso, nem quero ser só um número.
(Terra fértil, p. 18)
A especulação do futuro, a perlaboração do presente e a tentativa de apreensão do passado são ações intimamente ligadas à formação maquínica da realidade, sobretudo no que diz respeito ao seu plano de existência na literatura. A escrita engajada do autor e pesquisador Waldson Souza, na obra 23 minutos (2024), projeta a ambiência necessária para a transcrição de territórios existenciais em imagens ficcionais. Por meio de um golpe de magia potente, a história decodifica e...
Há um mapa ancestral na minha cabeçacom avenidas, ruas, trilhas, becos e vielasEstradas sem-fins com mil andançasdas pretas velhas que vieram antesdas pretas novas que acabaram de passardos espíritos inquietos que não descansam Há tempos todos os dias, as ancestraisEstão a me guiar Elizandra Souza2021 Não há exagero no título desta resenha. Vejam: apenas em 2021 foram publicadas precisamente cinco antologias contendo a produção literária de escritoras negras! Um fato tão relevante como revelador. E neste ...
O interesse pela obra de Carolina Maria de Jesus ocorre, na maioria das vezes, em virtude da divulgação de Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960). Tornou-se a entrada para sua produção, que a crítica tem mostrado ser ampla e repleta de portas a serem abertas, como tão bem evidencia o livro de Amanda Crispim. A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola convida leitores e leitoras a adentrarem a obra poética de Carolina, ou da poetisa...
Que mundos são possíveis para nós, pessoas negras? Quais tecnologias – científicas, artísticas, espirituais – permitirão que continuemos vivos e vivas? São perguntas assim que movem a escrita futurista elaborada por e para pessoas negras. A narrativa que habita este volume nasce desse estímulo de fabulação que é, ao mesmo tempo ato de resistência. A escrita de autoria negra é uma ponte entre mundos da memória e do futuro, a ficção recria um passado não-registrado e proporciona novos horizontes que talvez ainda não possam ser vistos, mas que po...
“Negros têm um péssimo hábito: morrem cedo e não deixam memórias”. Em 2007, em entrevista concedida a mim, Oswaldo de Camargo assinalou a frase com que abro este prefácio. Tratava-se de uma reflexão acerca do que ele se recordava de alguns companheiros de militância intelectual no associativismo político e cultural negro paulistano. O sumiço, desaparecimento, como rastros sulcados na areia, de diferentes personagens daquela história, confirmavam aquela afirmação. Que sabemos hoje de suas passagens pelo mundo, de seus av...









