ANAIS DO SIMPÓSIO


Sumário

Agnès SPIQUEL
Victor Hugo e a escritura épica

Ana Luiza Silva CAMARANI
O romantismo "frenético" de Han dŽIslande

Arnaud LASTER
Modernidade do teatro de Victor Hugo

Bruno SIBONA
Hugo leitor de Byron: um contra-senso voluntário

Daniele GASIGLIA-LASTER
A atualização da intriga em três adaptações de Notre Dame de Paris

Flávio KOTHE
Vitor Hugo e o cânone brasileiro

Ida Lúcia MACHADO
Algumas estratégias de persuasão e de sedução do sujeito-comunicante Victor Hugo

Jean MAUREL
Por que não Hugo? Por uma leitura atlética

José Maurício Saldanha ÁLVAREZ
Deter a leitura, despertar as imagens do Tormentum belli e Vis et vir de Hugo

Junia BARRETO
Bug-Jargal: a revolução do monstro

Júnia de Castro Magalhães ALVES
Notre-Dame de Paris: a prosa, a tela e o palco

Karin VOLOBUEF
O Romantismo na Espanha em diálogo com Victor Hugo

Kelly BASÍLIO
Hugo e Delacroix

Leda Tenório da MOTTA
Victor Hugo de frente para a ilha assombrada de Shakespeare

Lídia FACHIN
Mediações e valor no drama hugoano

Maria do Carmo M. SCHNEIDER
Victor Hugo: a face oculta de um gênio

Ofir Bergemann de AGUIAR
Os miseráveis
nos rodapés do Jornal do Comércio: uma tradução integral e semântica

Robert PONGE
Victor Hugo, a literatura engajada e a arte pela arte

Sergio Paulo ROUANET
Este século tem dois anos: a propósito do bicentenário de Victor Hugo

Sidney BARBOSA
Aspectos da modernidade em Notre Dame de Paris de Victor Hugo

Arquivos dos textos (.doc)

Início da Tela