No dia 29 de maio, próxima terça-feira, às 19hs, no auditório 1007, da Faculdade de Letras da UFMG, será lançado o livro do 3º Concurso Literário Travessia. Em sua terceira edição, o Concurso é uma realização do Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade, que selecionou textos em prosa e verso dos estudantes da Fale para a publicação em livro.
Em cada edição, um autor brasileiro é homenageado. Nesse livro, o homenageado é o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, um dos nomes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea. Autor de mais de 60 livros, Bartolomeu recebeu importantes prêmios, como o Jabuti, o Grande Prêmio da APCA, o Diploma de Honra do IBBY, o Selo de Ouro da FNLIJ, o Prêmio ABL, o Quatrième Octogonal (França), o Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), e a Medalha Rosa Branca (Cuba). Foi finalista do Hans Christian Andersen. Era membro da Academia Mineira de Letras. Faleceu no dia 16 de janeiro de 2012, em Belo Horizonte.
Além dos textos selecionados, o livro apresenta textos de Christian Coelho, organizador da edição, e dos integrantes da Comissão Avaliadora, o professor e escritor Eduardo Veras e o professor e editor Mário Santiago.
Ainda, um texto especial do escritor e tradutor Eric Nepomuceno, sobre o ofício do escrita. Eric Nepomuceno traduziu para o português obras de Julio Cortázar, Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Márquez, Jorge Luis Borges, Juan Rulfo, entre outros. É autor de livros como “A palavra nunca”, “Coisas do mundo” e “A memória de todos nós”, e apresentador do programa “Sangue Latino”, do Canal Brasil. O autor fará a palestra de abertura do evento.

Programação:
19hs – Encontro com o escritor e tradutor Eric Nepomuceno
20hs – Homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, com o escritor e jornalista Petrônio Souza Gonçalves

Apresentação da Comissão Avaliadora – Eduardo Veras, Emília Mendes e Mário Santiago

Entrega dos livros aos autores selecionados

Os livros também serão distribuídos para o público presente no evento.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/204428836950080/?active_tab=about