Amanhã, 21/10, às 20h50, no Auditório 2003 da FALE, será realizada a atividade “Estudos Linguísticos: diálogos entre a Psicanálise e a Universidade"

A proposta parte da compreensão da Psicanálise como uma práxis clínica, um método de investigação do psiquismo humano e um corpo teórico derivado dessas práticas e desse método. Embora a formação de psicanalistas stricto sensu não ocorra por meio de cursos universitários, mas por percursos formativos permanentes baseados na análise pessoal, no estudo teórico e na supervisão clínica, o corpo teórico da Psicanálise está presente há muitas décadas em diferentes formações acadêmicas. É dessa presença que surgem diálogos mutuamente benéficos entre a Psicanálise e a Universidade. Durante a atividade, serão discutidas portas abertas entre os estudos da linguagem e o discurso psicanalítico, exemplificando a potência dos diálogos entre esses campos.

 

 

Palestrantes:
- Maria Antonieta Amarante Cohen (Professora aposentada da FALE/UFMG)
- Ricardo Augusto de Souza (Professor Titular da FALE/UFMG)

Debatedora:
- Bárbara Brandão Guatimosim (Doutora em Estudos Literários pela UFMG/Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil)

Estudantes da UFMG que desejem obter certificados de participação podem realizar suas inscrições. Informações pelo site da PROGRAD.

A atividade ocorre simultaneamente como evento preparatório para a XVI Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte, que será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, com o tema “A Formação do Psicanalista e a Ética da Psicanálise”, e é aberta ao público externo à UFMG. Mais informações em https://forumdocampolacanianobh.com.br/.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2025

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg

FaLang translation system by Faboba