A professora Silvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, Alemanha, será recebida na UFMG como convidada do programa Cátedra FUNDEP/IEAT no mês de março, e promoverá uma série de atividades abertas ao público interessado.
Programação
Dia 18/03, 19h30, no Auditório 2001 da FALE
Palestra sobre "Língua de Herança e Língua de Acolhimento como Direito Linguístico no Brasil e na Alemanha".
Dia 19/03, 13h30, sala 314 do CAD1
Minicurso na abertura da Formação Transversal em Direitos Humanos da PROEX, com o tema "Métodos Artísticos de Geração de Registros".
Dia 21/03, 9h, Auditório A104 do CAD2
Grande Conferência "Nativespeakerism e micro-agressões linguísticas em aula de língua de acolhimento".
* Haverá emissão de certificados de participação para quem se inscrever e assinar a lista de presença no dia do evento.
Dia 26/03, 13h30, sala 314 do CAD1
Mesa-redonda com o tema "Direitos Humanos/ diferentes perspectivas", com a participação das professoras Silvia Melo-Pfeifer (Cátedra FUNDEP/IEAT; Uni Hamburg), Carolina Moulin (CSVM; CEDEPLAR-FACE), Carolyne Reys (LABTRAB-FAFICH) e Luciane C. Ferreira (Pró-Imigrantes/ FALE). A atividade faz parte da Formação Transversal em DH.
Para inscrições na disciplina coordenada pela Prof.ª Carolyne Reis Barros (FAFICH), acesse o site da Formação Transversal em Direitos Humanos (para graduação e PG, vale créditos, se fizer inscrição.
Sobre a convidada
Sílvia Melo-Pfeifer é professora catedrática na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Hamburgo na Alemanha. Possui licenciatura em ensino de Português e Francês e doutoramento em Didática de Línguas, graus que adquiriu na Universidade de Aveiro, em Portugal. Dentre os seus interesses de investigação, destacam-se a utilização de abordagens artísticas na educação em línguas e na formação de professores, o recurso a abordagens plurilingues na sala de aula e o ensino-aprendizagem de línguas de herança e de acolhimento. Foi coordenadora de diversos projetos europeus e publica regularmente acerca dos temas elencados. É membro dos grupos de investigação Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro, em Portugal, e Literacy in Diversity Settings (LiDS), na Universidade de Hamburgo, na Alemanha.
Na UFMG, a professora Sílvia Melo-Pfeifer terá o apoio de sua anfitriã, a professora Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, que é a responsável por coordenar as atividades da cátedra durante a visita. O Programa Cátedra FUNDEP/IEAT é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e financiado pela Fundação de Apoio (Fundep) da UFMG.
Assessoria de Comunicação da FALE – 2025
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg