No dia 2 de dezembro de 2024, Bárbara Malveira Orfanó, vice-diretora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e sua delegação visitaram a Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong (HUST), na China. O encontro abordou possibilidades de cooperação interinstitucional e interdisciplinar com representantes do Escritório de Relações Internacionais (OIA) da HUST e de diversas unidades acadêmicas.

 

 

Jiang Jing, vice-diretora do OIA da HUST, deu as boas-vindas à delegação brasileira e destacou a importância da parceria entre as duas universidades, ressaltando que a UFMG é o principal parceiro da HUST na América do Sul. Ela também enfatizou o papel do Instituto Confúcio, criado conjuntamente pelas instituições, como uma plataforma estratégica para o intercâmbio cultural entre Brasil e China. Segundo Jiang, a colaboração tem se expandido nos últimos anos para diversas áreas, resultando em acordos já estabelecidos com a Escola de Economia, a Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano e a Faculdade de Direito. Diante da celebração do 50º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, ela manifestou a expectativa de aprofundar a cooperação e fortalecer os laços culturais sino-brasileiros.

Em resposta, Bárbara Malveira Orfanó agradeceu a recepção calorosa e reafirmou o compromisso da UFMG em integrar as competências das duas universidades para avançar em projetos conjuntos nas áreas de educação, pesquisa e cultura. Ela ressaltou a importância da parceria consolidada pelo Instituto Confúcio e seu potencial para contribuir com questões globais na educação e no fortalecimento das relações entre Brasil e China.

Na sequência, Sueli Maria Coelho, diretora da Faculdade de Letras da UFMG, e Miriam Piedade Mansur Andrade, diretora brasileira do Instituto Confúcio, propuseram a criação de um programa de formação bilíngue em chinês e português. A iniciativa foi debatida em profundidade com representantes da Escola de Humanidades e da Escola de Línguas Estrangeiras da HUST.

Após a reunião, Antonella Lombardi Costa, chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da UFMG, participou de um intercâmbio acadêmico na Escola de Engenharia de Energia e Potência da HUST. Já o professor Marcus Vinicius Melo de Andrade, do Departamento de Medicina Clínica, visitou o Hospital União do Tongji Medical College, onde conheceu os departamentos de Medicina de Emergência, Acupuntura e Moxabustão, além do Museu de História do hospital. Durante a visita, foram discutidas oportunidades para programas de intercâmbio de estudantes de medicina.

A delegação também participou do Conselho do Instituto Confúcio, onde foram analisados os avanços na estruturação do Instituto e definidos os planos de trabalho para o próximo ano.

 

(Fonte: Huazhong University of Science and Technology)

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2025

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg

FaLang translation system by Faboba