Confira a programação completa:
22/11 - 14h-17h
"Teletandem Brasil: A aprendizagem de línguas e a importância da mediação para o processo de aprendizagem"
Prof.ª Anna-Katharina Elstermann (Unesp Assis)
Resumo
Nesta palestra, apresentarei o projeto de aprendizagem de línguas Teletandem Brasil - Línguas estrangeiras para todos, que foi iniciado na UNESP em 2006 e se tornou um grande projeto de pesquisa e de prática de idiomas desde então. O Teletandem é um contexto de aprendizagem no qual alunos com línguas maternas ou proficientes diferentes se ajudam mutuamente a aprender o idioma do outro. Com objetivos linguísticos e culturais individuais, bem como com uma estrutura semiestruturada, mas que consiste principalmente em atividades livres, o foco nas parcerias de teletandem é a conversação. O teletandem é realizado por meio de ferramentas de videoconferência, como o Zoom ou o Skype, por exemplo, e, portanto, pode ser usado para formar pares de estudantes universitários de todo o mundo. Na segunda parte da palestra, quero falar sobre a importância do apoio ao aluno (learner support) no contexto do teletandem, que é um recurso essencial para apoiar os alunos e ajudá-los a tirar o máximo proveito do aprendizado e promover o aprendizado autônomo.
"Interações digitais em poliálogos do YouTube"
Prof.ª Adriana Fernandes Barbosa (UnB)
Resumo
Nesta apresentação, relato como os usuários multilíngues interagem na seção de comentários de dois vídeos do YouTube que ensinam Landeskunde no contexto de ensino de alemão como língua estrangeira (Barbosa, 2024). O objetivo é identificar como esses usuários se posicionam em relação a categorias emergentes, como “alemães”, “língua alemã” e “cultura alemã”. Com base no conceito de poliálogos do YouTube (Kerbrat Orecchioni, 2006; Bou-Franch; Lorenzo-Dus; Blitvich, 2012), a análise dos comentários demonstra como os participantes expressam suas identidades pessoais e sociais, a partir da interação, e se posicionam em relação ao conteúdo compartilhado pelos vídeos (Liebscher; Dailey-O'Cain, 2008). Além disso, discutiremos até que ponto os poliálogos do YouTube refletem elementos típicos das conversas cotidianas e como podem, portanto, serem analisados a partir de categorias tradicionais da linguística interacional e análise de conversa.
Local
https://us06web.zoom.us/j/88390728350?pwd=lL8ledNX2XjdtRFLm5NlA1ZXofguz9.1
Meeting ID: 883 9072 8350
Passcode: 342874
Sobre as palestrantes
Anna-Katharina Elstermann possui mestrado em Tradução, Linguística Aplicada e Estudos Culturais da Johannes Gutenberg Universität Mainz, Alemanha (2008). É doutora pela Ruhr Universität Bochum, Alemanha, na área de Linguística Aplicada (Sprachlehrforschung) (2016) e, desde 2012, é professora assistente no Departamento de Letras Modernas (Área de Alemão) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis. Realizou pesquisa pós-doc na TH Köln, Alemanha, sobre o apoio à escrita acadêmica em língua estrangeira. Tem experiência na área de Tradução, Didática de Línguas Estrangeiras, Ensino de Alemão, Inglês e Português como línguas estrangeiras, atuando principalmente nas áreas: formação de professores, tecnologia e ensino de línguas, teletandem, mediação/ aconselhamento na aprendizagem de línguas, aconselhamento para a escrita acadêmcia (Schreib- und Sprachlernberatung), plurilinguismo. Teve duas licenças maternidade entre 2017 e 2020.
Adriana Fernandes Barbosa é professora adjunta de língua alemã no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA-MSI), na Universidade de Brasília. Pesquisa a multimodalidade na interação face a face e nas interações mediadas pela tecnologia, a partir das perspectivas cognitiva, interacional e intercultural, na interface entre Linguística Cognitiva, Semiótica Social e Estudos dos Gestos. É membro do Centro de Pesquisa Comunicação Intercultural em Interações Multimodais (ICMI) da UFMG e vice-líder do Laboratório de Linguística Cognitiva e Estudos de Gesto (LabGest) da UESB.
Assessoria de Comunicação da FALE – 2024
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg