No dia 11 de novembro, às 14h, acontecerá no Auditório Graciela Ravetti da FALE (antigo Auditório 1007) a Palestra "Quem descobriu, descobriu: uma introdução às canções de Itamar Assumpção", ministrada pelo discente Israel de Almeida. A atividade faz parte da programação do Novembro Negro UFMG 2024.
Com o objetivo de apresentar e discutir algumas leituras de canções compostas por Itamar Assumpção, um dos maiores artistas afro-brasileiros, o palestrante fará uma introdução à biografia criativa e ao contexto histórico do artista. Também, serão analisadas as canções “Oferenda”, “Longe de Mim” e “Noite Torta”, compostas e interpretadas por Itamar Assumpção, que têm em comum uma intenção sentimental: as duas primeiras são canções de amor e a última é uma música sobre desilusão. Mas, ainda que tratem de temas comuns ao cancioneiro nacional, é por meio da inventividade que elas são escritas, ou seja, as canções são conduzidas de modo original e criativo, misturando tradição com autoria individual.
Sobre o Novembro Negro UFMG
Novembro é o mês da consciência negra, momento importante para se refletir sobre temas como o racismo, o direito à diferença e a valorização das nossas raízes afroindígenas. Pensando nisso, desde 2018, as instâncias, entidades e coletividades da UFMG confluem esforços para construção coletiva de uma agenda única de eventos, propostos pela comunidade acadêmica. O objetivo principal é promover o senso de pertencimento à Universidade, celebrando a negritude e impulsionando reflexões acerca de nossas relações raciais e, portanto, dialogar sobre as relações e (des)privilégios estabelecidos entre grupos raciais de negros, brancos e indígenas.
A 7ª edição do Novembro Negro UFMG, tem como tema “A luta antirracista na UFMG”. Acredita-se que o papel da UFMG na luta antirracista deve ser o de assumir o compromisso social com a formação acadêmica e cidadã pautada na erradicação de todas as formas de intolerância, discriminação e violação de direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa. Para isso, é necessário transformar e reconstruir a universidade com uma educação antirracista, alicerçada em valores democráticos e com igualdade de oportunidades. Em 2024, serão destacados os avanços e pautadas as dificuldades no enfrentamento ao racismo em suas diferentes manifestações, (estrutural, institucional, epistemológico) dentre outras, na UFMG.
Saiba mais em: https://www.ufmg.br/novembronegro/
Assessoria de Comunicação da FALE – 2024
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg