Poeta e ensaísta, é autor, entre outros livros de poesia, de Desassombro (Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional), Cinemateca (Prêmio Jabuti) e Sentimental (Prêmio Portugal Telecom).

 

 

No dia 15 de julho, sábado, às 10h, a Academia Mineira de Letras recebe o poeta carioca Eucanaã Ferraz para uma conversa informal sobre Carlos Drummond de Andrade. Em “Dois Poetas: Drummond por Eucanaã Ferraz”, duas gerações da poesia brasileira se encontram. Eucanaã fala sobre a importância do poeta de Itabira para o momento atual e conta várias estórias do vasto e saboroso anedotário sobre Drummond no Rio de Janeiro. Ele também conta como se deu a organização do recém-publicado “Dicionário Drummond”, do Instituto Moreira Salles, que organizou com com Bruno Cosentino. A conversa terá a mediação de Sara Begname, especialista em Drummond, da Faculdade de Letras da UFMG. O acesso é gratuito.

Eucanaã Ferraz (Rio de Janeiro, 1961) é poeta e ensaísta. Publicou, entre outros livros de poesia, Desassombro (2002, Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional), Cinemateca (2008, Prêmio Jabuti) e Sentimental (2012, Prêmio Portugal Telecom). Foi também organizador dos livros de Caetano Veloso Letra só (2001) e O mundo não é chato (2005). Editou a Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes (2004) e foi co-organizador, com Bruno Cosentino, do Dicionário Drummond (2023). É professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ e atua como consultor de literatura do Instituto Moreira Salles.

Realizado em parceria com o “Programa de Pós Graduação em Letras: Estudos Literários”, da UFMG, o evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

 

(Fonte: Academia Mineira de Letras)

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 20223

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg

FaLang translation system by Faboba