Alunos(as) do PosLin produzem coletânea didática de Letramento Digital para professores de Linguagens

O material, elaborado e organizado por mestrandos(as) e doutorandos(as), é um e-book gratuito

 

 

Está disponível para download gratuito o e-book Letramento Digital e Ensino de Linguagens: coletânea didática para a prática docente, organizado por Newton Lima Neto, Carolina Duarte, Elaine Teixeira, Jéssica Carvalho e Samuel Ribeiro, alunos(as) do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da UFMG, e publicado pela Pedro & João Editores.

O material foi produzido no âmbito da disciplina "Letramento Digital", ministrada pela Prof.ª Carla Coscarelli, no segundo semestre de 2021. Dentre os diversos produtos elaborados nas aulas, os organizadores reuniram, nesta coletânea, cinco propostas didáticas para se trabalhar o letramento digital de professores(as) da área de Linguagens e de estudantes da educação básica. Cada proposta, em seu conteúdo e forma, surgiu de discussões e do esforço criativo de grupos distintos de autores(as), também mestrandos(as) e doutorandos(as) do Poslin. Partindo de diferentes temas e objetos de aprendizagem, cada grupo de autores(as) teve, em comum, o comprometimento com o desenvolvimento de materiais capazes de sugerir e orientar práticas de letramento digital em aulas de linguagens, a partir de uma dimensão crítica e reflexiva, a qual considera não apenas elementos do digital, mas ainda aqueles do social.

Para além das questões de acesso e uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), as propostas exploram temas da vida cotidiana diretamente impactados pela presença dessas tecnologias, tais como a construção de padrões de beleza – agora também digitais –,  e de masculinidade normativa, veiculados em anúncios publicitários. As fronteiras entre realidade e ficção são também explanadas em propostas que valorizam a imaginação, a fruição e a criação de universos ficcionais, de fanfics e de galerias de arte digital.

“Esperamos que este produto, feito com tanto capricho, explorando a multimodalidade, a hipertextualidade e as potencialidades dos ambientes digitais, alcance e seja usado por muitos professores para promover o letramento digital e para mostrar que as ‘novas práticas’, há muito desejadas por nós, são viáveis e possíveis”, pontuou Carla Coscarelli, na assinatura do prefácio da obra.

Este é um e-book “para quem está com os dois pés bem plantados na educação e nas questões de linguagens”, afirmou Ana Elisa Ribeiro, professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em sua conta no Instagram, @anadigital.

Para mais informações, acesse https://pedroejoaoeditores.com.br/

 

 

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2022

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg

 

 

 

 

 

 

FaLang translation system by Faboba