O Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (Alce) organiza o debate

Iniciativas que buscam solucionar problemas educacionais do cotidiano compõem o tema central do evento promovido pelo Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (Alce). A palestra, que apresenta o tema Práticas pedagógicas abertas: design thinking e recursos educacionais abertos, ocorre no dia 28 de setembro, próxima sexta-feira, , às 15h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale). O tema será ministrado por Priscila Gonsales, do Instituto Educadigital (IED).

Gonsales dará enfoque ao design thinking, linha de ação que faz parte das estratégias educacionais implantadas pelo IED, organização sem fins lucrativos fundada em 2010. Juntamente à defesa da Educação Aberta, o Instituto acredita na abordagem do Design Thinking para os educadores, utilizando essa forma de ação crativa para solucionar problemas e causar impacto positivo na sociedade através do pensamento crítico. Educação Aberta (EA) é um movimento histórico que combina a partilha de boas ideias entre educadores com a colaboração e a interatividade da cultura digital. Um dos princípios da EA está o incentivo a práticas pedagógicas abertas, que envolvem muita autoria, coautoria e desenvolvimento de atividades criativas flexíveis e colaborativas permeadas pelo uso, produção e compartilhamento de materiais em diferentes suportes.

O projeto Alce foi criado pelo Grupo Texto Livre, visando o fortalecimento de ações que são, ao mesmo tempo, individuais e coletivas. Esse projeto também incentiva o compartilhamento do conhecimento dentro da comunidade acadêmica, o que vai ao encontro do debate que terá Priscila Gonsales como palestrante.

O evento é gratuito e recebe o apoio da Faculdade. Os interessados em participar da palestra não precisam inscrever-se.

FaLang translation system by Faboba