Temas de palestras e mesas redondas abordam conflito com olhar contemporâneo e diverso
Com o intuito de lançar um olhar contemporâneo sobre o contexto histórico-social em que se passou a Primeira Guerra Mundial, o Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (NEGUE) promove a terceira edição da Jornada do NEGUE. O evento, que carrega o tema 1918: O fim do século XIX - 100 anos depois, ocorre nos dias 12 e 13 de novembro no auditório 2003 da Faculdade de Letras (Fale).
Enfocando causas, desenvolvimento e legado do conflito, o debate proposto pelos convidados elucidará o que o Núcleo caracteriza como “o fim de uma era de impérios e o início da decadência de um complexo sistema econômico, político e ideológico”. Essa perspectiva, adotada pelos organizadores da Jornada origina-se na expressão “o longo século XIX”, cunhada pelo historiador Eric Hobsbawm.
O ritmo das discussões é ditado por temáticas relacionadas a jogos como Battlefield I e filmes como Wonder Woman, que estreou no ano de 2017. É dessa maneira que os debates presentes nas mesas redondas e palestras acompanham as estratégias utilizadas pela sociedade atual para relembrar os horrores e os mitos da guerra.
Para além da estética digital que nasce com as tecnologias das contemporaneidade, a 3ª Jornada do NEGUE será composta por apresentações que problematizam o papel do poeta durante a Primeira Grande Guerra, além de analisar aspectos da literatura de Virginia Woolf e Thomas Mann, que ilustram esse período histórico. No que diz respeito ao recorte temático voltado para aspectos históricos, o evento oferece apresentações que ilustram a mudança e a conservação de estruturas políticas, além de traumas adquiridos durante as batalhas no front.
Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no site do NEGUE, além do formulário de inscrição para a 3ª Jornada do NEGUE.