Coletivo de crítica 'Horizonte da Cena' promove live sobre teatro brasileiro na última década

Desde sua formação, em 2012, na cidade de Belo Horizonte, até hoje, o Horizonte da Cena (HdC) passou de blog, editado pelas jornalistas Luciana Romagnolli e Soraya Belusi, a um coletivo de crítica composto por uma dezena de pesquisadores, professores e artistas da cena, provando múltiplos modos de aproximação entre criação e crítica.

Essa história será celebrada em uma transmissão ao vivo pelo YouTube nesta quinta-feira (13/10), às 20h30, em debate com os integrantes do coletivo, que vão comentar questões da cena contemporânea brasileira, com foco na última década, em diálogo com a própria trajetória de atuação do HdC.

 

 

Reverberações
Clóvis Domingos, Julia Guimarães, Marcos Alexandre, Soraya Martins, Guilherme Diniz, Felipe Cordeiro, Diogo Horta, Ana Luísa Santos e Victor Guimarães compõem atualmente o coletivo, que em uma década conquistou reconhecimento na cena brasileira por movimentar o pensamento e o debate sobre teatros contemporâneos.

Com participação intensa em diversos festivais e mostras, como o Janela de Dramaturgia e o FIT-BH (MG), a MITsp e o Mirada (SP), o Festival de Curitiba (PR), o FIAC (BA), entre outros, o Horizonte da Cena articula práticas teatrais de dentro e fora de Belo Horizonte, fazendo conexões e reverberando pelo país.

Além disso, o coletivo contribuiu ativamente para o crescimento da cena de crítica de teatro brasileira, que hoje encontra pluralidade de vozes nos meios digitais. Ao lado da Questão de Crítica (RJ), do Satisfeita Yolanda (PE) e do TeatroJornal (SP), criou, em 2016, a DocumentaCena – Plataforma de Crítica, que abriu caminhos para a escrita crítica sobre teatro na internet e em festivais na década passada.

Em dez anos de construção coletiva com as artes da cena brasileiras, sem incentivo público direto, o Horizonte da Cena segue atento às transformações do teatro em Minas e no Brasil, de modo propositivo, que se desdobra em debates – como os Diálogos Horizontais –, ações de curadoria e, mais recentemente, no lançamento de um podcast, que pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming. 


Serviço
Debate com o coletivo de críticos Horizonte da Cena
Dia 13/10, quinta, às 20h30, pelo YouTube do Horizonte da Cena 
Sitewww.horizontedacena.com

 

O Horizonte em Cena:

Ana Luisa Santos é performer e escritora. Mestre em Comunicação Social/UFMG e Pós-Graduada em Arte da Performance/FAV, atua também como curadora em artes da presença na realização de exposições e residências artísticas, núcleos de pesquisa e criação, atividades de formação e política. Desenvolve trabalhos para teatro e dança, com destaque para dramaturgia e figurino. É idealizadora do PERFURA / ATELIÊ DE PERFORMANCE e co-diretora da plataforma O QUE VOCÊ QUEER. Artista indicada ao Prêmio PIPA 2017.

Clóvis Domingos é performer. Doutor em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da UFMG, pós-doutor pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFOP com pesquisa sobre crítica e cena contemporânea. É integrante do OBSCENA, agrupamento independente de pesquisa cênica em Belo Horizonte. Como professor e artista trabalha junto a grupos e instituições que entrelaçam Arte, Saúde, Educação e Políticas da Diferença. É colaborador e provocador em diversos processos de criação.
Diogo Horta é ator, professor e curador de teatro. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG e formado em Licenciatura e Bacharelado (Habilitação em Interpretação Teatral) em Teatro pela mesma universidade. Foi professor substituto das áreas de Atuação, Voz e História do Teatro Brasileiro do curso de Teatro da UFSJ e curador da área de Artes Cênicas do 25º e 26º Inverno Cultural da UFSJ. Integrou o elenco de diversos espetáculos em Belo Horizonte. Participou do Focus – Spetacle Vivant realizado pelo Institut Français em 2015 como curador e atua como responsável pelos projetos de teatro do Sesc Palladium em Belo Horizonte.

Felipe Cordeiro é artista de teatro, crítico, editor e pesquisador. Doutorando em Letras pela FALE/UFMG. Possui o título de Mestre pela mesma instituição. Bacharel em Teatro pela EBA/UFMG. Membro co-fundador do grupo de teatro Mulheres Míticas, sob direção de Sara Rojo. No cinema, possui trabalhos concluídos e em andamento com as diretoras Sonadie San e Julia Katharine. Editor de Literatura do jornal Letras (impresso/online/áudio/braile). Foi editor da “Em Tese – Revista de Literatura da UFMG” durante três anos. Crítico de teatro no site Horizonte da Cena e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT), filiada à UNESCO. Organizador do livro “Mulheres Míticas em performance” (Editora Javali), junto com Sara Rojo. Possui artigos e capítulos de livros publicados (e aceitos para publicação) no Brasil e em países da Europa. Lecionou nos cursos de graduação em Letras e Teatro da UFMG.

Guilherme Diniz é pesquisador, ator e crítico teatral. Licenciado em Teatro pela EBA/UFMG e mestrando em Literatura Brasileira pela FALE/UFMG. Como crítico colabora no site Horizonte da Cena (BH/MG), sendo também membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT/AICT). Já realizou coberturas críticas para distintas mostras e festivais de teatro do país, como Janela de Dramaturgia (BH), Segunda Black (RJ) e Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (SP). Estudou Literaturas e Dramaturgias Africanas de Língua Portuguesa, bem como Análise e Crítica do Espetáculo na Universidade de Coimbra, pelo programa Abdias Nascimento/CAPES. Foi Coordenador de Cultura da APEB, Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, organizando projetos artístico-culturais. É um dos Produtores e Consultores do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras (BH/MG). É atualmente o Diretor Artístico do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, de Pará de Minas/MG.

Julia Guimarães é professora visitante na Faculdade de Letras da UFMG, na área de Literatura e Teatro. Realizou pós-doutorado na Escola de Belas Artes (UFMG) e concluiu o doutorado em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atuou como professora convidada. É coorganizadora do livro O teatro como experiência pública (ed. Hucitec, 2019), editora das revistas Subtexto (MG), Letras (MG) e do podcast do site Horizonte da Cena. Atuou como crítica de teatro nos jornais O Tempo e Pampulha (BH), no site Teatrojornal (SP) e em diversos festivais brasileiros, como a MITsp, o FIT-BH e o Mirada.

Luciana Romagnolli é jornalista, crítica, professora e curadora de teatro. Doutora em Artes Cênicas (ECA-USP), mestre em Artes (EBA-UFMG), especialista em Literatura Dramática e Teatro (UTFPR) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFPR). Lecionou disciplinas no curso de Teatro da USP (2021) e na Produção Cênica da UFPR (2022). Fundadora do site Horizonte da Cena, em 2012, e da DocumentaCena - Plataforma de Crítica, em 2014. Foi repórter nos jornais O Tempo (MG) e Gazeta do Povo (PR). Curadora da ocupação Conexões na Funarte-MG, em 2015; do Idiomas - Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro, em Curitiba, em 2016; do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua - FIT-BH 2018; e do eixo reflexivo Olhares Críticos da MITsp 2017 a 2020. Coordenadora de crítica do Janela de Dramaturgia de 2012 a 2020. Autora de verbetes para Enciclopédia Itaú Cultural e de livros didáticos de Arte para o Positivo Soluções Educacionais. Publicou o livro de poemas O Mistério de Haver Olhos (Quintal Edições) e a peça Hoje, Não? (Urutau).

Marcos Alexandre é Professor Titular da UFMG, graduado em Letras Português, Inglês e Espanhol pela FALE/UFMG (1995), onde concluiu o mestrado (em 1998) e o doutorado (em 2004) em Estudos Literários. Realizou a pesquisa de pós-doutorado "Brasil e Cuba em diálogo: a cultura afrodescendente em cena", na Facultad de Artes Escénicas do Instituto Superior de Arte, em Havana, Cuba, e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Como Visiting Research Scholar no Hemispheric Institute of Performance and Politics, na New York University, realizou a pesquisa de pós-doutorado "Performances e Alteridades: perspectivas críticas", cuja segunda etapa foi desenvolvida no Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias – NEPAA / Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC, da UNIRIO. Integra o Mayombe Grupo de Teatro e, atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Nível 1C, Editor da Revista Aletria, Coordenador do Centro de Estudos Africanos da UFMG (CEA), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA), e é cocoordenador do Programa Letras e Textos em Ação. Publicou livros e capítulos de livros, organizou livros e tem trabalhos publicados em revistas especializadas brasileiras e estrangeiras.

Soraya Belusi é jornalista, crítica e pesquisadora teatral. Mestre em Artes na UFMG, graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, e atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. Atuou durante oito anos como repórter especializada em artes cênicas no jornal O Tempo (BH) e colabora com diversos veículos do país, com artigos publicados no Estado de Minas, Folha de S.Paulo, Bravo!, Sala Preta, dentre outras. Curadora da ocupação Conexões na Funarte-MG, em 2015.

Soraya Martins é Doutora em Literatura -PUC-Minas. Mestre em Estudos Literários UFMG. Curadora do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - FIAC-BA 2019/2021 e do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua - FIT-BH 2018.  Atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. Cursou Semiologia do Teatro no Dipartimento di Musica e Spettacolo dell´Università di Bologna, Itália. Desde 2005, atua como atriz e pesquisadora de teatralidades brasileiras. Escreve críticas para teatro tanto no projeto segundaPRETA quanto para festivais: Festival de Curitiba, Mostra Internacional de Teatro- MITsp, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia-FIAC, Festival Estudantil de Teatro- FETO-BH, Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.

Victor Guimarães é crítico de cinema, programador e professor. Co-editor da Revista Cinética e colunista do portal argentino Con Los Ojos Abiertos, além de colaborador do Horizonte da Cena. Colaborou com publicações internacionais como Senses of Cinema, Desistfilm, La Vida Útil, La Fuga e La Furia Umana, além de diversos livros, catálogos de festivais e mostras retrospectivas no Brasil e no exterior. Foi professor na Escola de Belas Artes da UFMG, na PUC Minas e na Vila das Artes. Foi um dos coordenadores de programação do FestCurtasBH (2014), integrante das comissões do forumdoc.bh (2012 a 2015) e um dos programadores da Mostra de Cinema de Tiradentes (2019). Atualmente é programador e membro do comitê de seleção do FICValdivia (Chile) e diretor artístico do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas. Doutor em Comunicação Social pela UFMG, com passagem pela Université Sorbonne-Nouvelle (Paris 3).

 

 

 

Assessoria de Informação da FALE – 2022

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