Letras dos 34 cantos foram escritas em Hãtxa Kui pelo pesquisador, artista e professor Ibã Huni Kui e traduzidas para português e espanhol
A professora Maria Inês Almeida, aposentada da Faculdade de Letras, e o pesquisador, artista e professor Ibã Huni Kui lançaram nesta quinta-feira, 03/04, na Academia Mineira de Letras (AML), o livro "Nixi Pae – Espírito da floresta". O volume contém 34 cantos cujas letras foram escritas pelo txana (mestre de cantos) Ibã (ou Isaías Sales Kaxinawá) em Hãtxa Kui e traduzidas para o português e o espanhol.
Maria Inês foi residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG em 2024. Ao longo do projeto "O livro vivo e o caminho do mestre", ela empreendeu intensa pesquisa e realizou oficinas de tradução. Ibã Huni Kui vive na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão (Acre), na aldeia Xiku Kurumĩ.
O lançamento da obra faz parte do 2º Seminário Unã Baina da Escola Indígena e celebra o fechamento da residência da Prof.ª Maria Inês Almeida no Ieat.
Leia a matéria completa aqui.
(Fonte: Notícias UFMG)
Assessoria de Comunicação da FALE – 2025
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg